Lula “honoris causa” pode advogar sem ter feito Faculdade de Direito. O Bacharel, Não!!! #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL #CPIdaOAB


luladrhonoriscausacoimbraLuiz Inácio Lula da Silva declarado Dr. Honoris Causa.

Abaixo segue o ritual da Faculdade de Direito da Universidade Coimbra onde saem os tocadores e depois os professores catedráticos com os suas respectivas insígnias de cores diferentes representando os cursos da UC. O azul claro dos cursos da Faculdade de Ciencia e Tecnologia, o vermelho Direito, azul escuro Letras, amarelo Medicina, laranja Psicologia, Marrom Desporto, Roxo Farmácia.

Lula e a Dilma participaram do cortejo. Todos sairam da Biblioteca Joanina em direção a Sala dos Capelos onde foi feita a Cerimonia do Doutoramento Honoris Causa do Luiz Inácio Lula da Silva.

O mais incrível que que mesmo sem ler um livro de direito o ex Presidente, condecorado em Portugal, pode agora ter seu registro na OAB e advogar no Brasil enquanto milhões de Bacharéis em Direito não podem ter este direito ao trabalho e dar sustento a sua família exercendo a profissão que escolheram.

A president(A) Dilma que se preocupou tando em defender o feminino do nome de seu cargo, tendo o poder e o dever em por um fim a esta situação,  não é capaz  de levantar um dedo por esta REGULAMENTAÇÃO de ATO PRIVATIVO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA (CF art. 84 inc. IV) – não sendo sequer objeto de delegação conforme ensina o art. 68 § 1º da CF – e permitir o constitucional DIREITO AO TRABALHO a esta vastidão de prejudicados que inclusive somam-se às suas famílias.

Esse post foi publicado em EXAME DE ORDEM e marcado , , . Guardar link permanente.

19 respostas para Lula “honoris causa” pode advogar sem ter feito Faculdade de Direito. O Bacharel, Não!!! #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL #CPIdaOAB

  1. JOÃO BATISTA SUAVE disse:

    Na próxima Quinta feira, na data de 05/09/2013, vai haver uma paralisação nacional, pelos Estudantes e Bacharéis em Direito, outros Bacharéis de várias profissões, Sindicatos diversos, associações diversas e o publico de um modo geral que apóiam nossa classe, para uma manifestação em rede nacional, pedindo a extinção do exame da OAB. Vamos às ruas!
    Bacharéis em Direito, para que nosso diploma possa valer, vamos as ruas lutar pelos nossos direitos, queremos trabalhar com dignidade e contra a discriminação daqueles que já formaram e não pode tirar a carteira da OAB, porque não passaram no exame. Pedimos apoio desde já, do nosso Sindicato, da OBB(Ordem dos Bacharéis do Brasil), MNBD(Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito), BAÇÃO(Bacharéis em Ação), todas as representações dos movimentos e marchas dos bacharéis em direito, espalhados por todo território nacional e enfim da população de um modo em geral. Se nós não lutarmos com afinco pelos nossos direitos, os nossos objetivos jamais serão alcançados.
    Para fundamentar nossa indignação contra o exame injusto, imoral, desequilibrado, sem nenhuma finalidade educacional, com fins de forma cristalina, de arrecadação milionária, reserva de mercado, imposto pela ditadura da OAB, nos baseamos também no texto abaixo transcrito:
    João Batista Suave – Presidente Nacional da Marcha dos Bacharéis em Direito do Brasil

    “MERCADANTE RECEBE PROVAS
    MERCADANTE RECEBE PROVAS DE MANIPULAÇÃO DO EXAME DA OAB

    Estar domiciliado em Brasília já começa a render seus frutos, Na última 4ª feira à noite, o Ministro da Educação e Cultura (MEC) Aloísio Mercadante estava no Salão Verde da Câmara dos Deputados, conversando em coletiva com a imprensa sobre a destinação dos recursos do Pré-Sal para a Educação e para a Saúde.

    Ele explicava que a intenção da Presidenta Dilma Rousseff de destinar 75% dos recursos a serem obtidos com a Educação e 25% com a Saúde estavam tendo boa receptividade entre os parlamentares e que ele faria um trabalho corpo a corpo para que a proposta fosse aprovada no Congresso.
    Tive então, a oportunidade de conversar durante 30 segundos com o Ministro. A conversa foi direta: ” Ministro, o Deputado Eduardo Cunha já conversou com o senhor sobre a questão exame de ordem da OAB. Aqui estão provas documentais de que a OAB está manipulando para reprovar mesmo quem obtém nota para passar.”
    E passei às suas mãos as provas documentais que estamos divulgando há mais de um ano no Congresso.
    Acabou minha primeira parte da conversa. Uma jornalista da Rede Globo já chegou com o microfone aberto para entrevistá-lo. Fiquei ao lado esperando nova oportunidade.
    Acabada a entrevista, empurrei “gentilmente” um segurança da Câmara já na entrada do Plenário e completei: “Ministro, com qual assessor posso conversar para passar mais subsídios de minha afirmação ao senhor?
    Desta vez tive resposta: “Converse com qualquer técnico do SISU que ele te encaminha para a informação chegar pra mim”.
    Tinha feito uma parte da “lição de casa”.
    Na semana que entra estarei fazendo o contato com o MEC, no setor do SISU, para entregar material para derrubar a negociação criminosa e mentirosa que a OAB fez com o Ministro nos primeiros meses do ano, denegrindo os cursos de direito e propondo um estágio que, se aprovado, acaba com o curso de Direito no Brasil, pois pouquíssimos colegas acadêmicos terá como manter-se no curso e manter sua vida e sua família com os parcos salários pagos a estagiários em órgãos públicos, que pela proposta da OAB seriam obrigatórios.
    Nossa luta pelo fim do exame tem várias frentes, todas tem as bases principais aqui em Brasília…
    Como nunca perdemos a oportunidade de reiterar e divulgar as escandalosas provas de manipulação que a OAB faz em seus exames, abaixo as provas para quem quiser ler, baixar e divulgar:

    1 – PROVA DE MANIPULAÇÃO DA 1ª FASE – Duas respostas diferentes na MESMA folha de recurso da Fundação Getúlio Vargas – Leia aqui.
    2 – PROVA DE MANIPULAÇÃO DA 2ª FASE – Oficio do Presidente da OAB MT para a CESPE UnB, para que cumpram decisão judicial e dêem NOTAS IGUAIS para 15 COLEGAS QUE RESPONDERAM IGUAL E TIVERAM NOTAS DIFERENTES – Leia aqui. “.
    FONTE: SITE DO MNBD (MOVIMENTO NACIONAL DOS BACHARÉIS EM DIREITO)
    ______________________________________________________________________
    APOIO AO TEXTO ACIMA:
    *MOVIMENTO NACIONAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL
    *ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL DESEMPREGADOS
    *ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL ENDIVIDADOS PELO FIES
    *ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL(ADVOGADOS)
    *ASSOCIAÇÃO ESTADUAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL DE SÃO PAULO-SP
    *ASSOCIAÇÃO ESTADUAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL DO ES
    *ASSOCIAÇÃO ESTADUAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL DE MINAS GERAIS
    *ASSOCIAÇÃO ESTADUAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL DO RIO DE JANEIRO
    *ASSOCIAÇÃO ESTADUAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL DE BRASÍLIA-DF
    *ASSOCIAÇÃO ESTADUAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL DO CEARÁ
    *ASSOCIAÇÃO ESTADUAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL DO PERNAMBUCO
    *ASSOCIAÇÃO ESTADUAL REGIONAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
    *ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL
    *ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FAMÍLIAS DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL
    *ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA CLASSE FEMININA DE BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL
    *ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ESTUDANTES DE DIREITO DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL

  2. sandra disse:

    Se isso é realmente vero, então é o fim dos tempos mesmo, onde satanás está em pleno comando, eu aprendi na faculdade de Direito que abuso de poder é crime no Código Penal, e o que é que nos estamos vivendo agora.

  3. andre disse:

    isso é um tapa na cara de todos os estudantes do curso de direito.
    um analfabeto,ladrão condecorado pela universidade de coimbra sem nunca ter conhecido uma sala de aula,sem nunca ter lido um gibi se quer.
    e hoje esse canalha pode ser um advogado sem ao menos ter que enfrentar um exame de ordem sujo e mal elaborado como muitos baichareis tem que fazer.
    fica aqui registrado minha indignação e nojo de ser brasileiro !

  4. robsondireito23 disse:

    Sabe por que no fazemos nada e no nos juntamos??? Por que sabemos que sempre no da em nada. Sempre termina assim. No bastam as decepes que tivemos nas injustas correes das provas, da perda no STF e agora a substituio do PL 2154/2011 entre outros.QUE MERDA!!!

    Como que querem que tenhamos fora e credibilidade sendo que a nossa prpria Democracia e Polticos no nos da possibilidade e esperana de uma Democracia justa e correta.

    Resumindo disso tudo, ns temos polticos sujos que se curvam diante da ENRABADA da OAB. No vamos conseguir isso nunca… o que pensamos… Que pas esse??? a porra do Brasil.. Somos nada mais nada menos, do que lixos perante os poderes que nos dirige. Pas e Polticos de MERDA!!!

    Em 25 de agosto de 2013 20:24, “Inacio Vacchiano – Filsofo, jurista,

  5. Leo disse:

    Meu DEUS! quando será que isto vai acabar? que vergonha, quanta humilhação o Bacharel em direito, precisa passar!
    Mas, por outro, é muito bem feito! quando é que vão de unir e ir lutar, por seus diretos?
    .Lula, nunca, se que pisou, em uma faculdade de direito., mas, poderá se inscrever, na OAB, como advogado.
    Isto demonstra-se, a seriedade que tem o exame da OAB, e sua finalidade.R$$$$$$$$$$……..acordem, AOB, não qualifica e nunca irá qualificar ninguém.
    O que ela, não quer, é perder a galinha de OURO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. MÁRCIO MOURA disse:

    Eu tenho até sido um pouco repetitivo com relação ao o que eu escrevo, não somente nesta pagina de Inácio Vacchiano, como também na pagina da Justiça em Foco e outras (o qual por algumas vezes fui censurado, não foi publicado o meu comentário). Infelizmente tenho dito que o maior problema dos Bels. Direito, são os próprios, pois se você verificar, basta observar as enquetes da câmara dos deputados, das petições publicas pedindo apoio para acabar com essa “Excrescência” da participação nos movimentos, etc., que vocês verão o montante que votam ou assinam. Segundo informações da UNBA, haviam em torno de (200) Bels. Direito em Brasília no dia 20/08. Ora colegas, se existem em torno de mais de (100) cem mil reprovados no “V” exame da OAB, por onde anda o restantes nas enquetes, nas manifestações? Uma outra questão é a falta de união por parte das próprias entidades que almejam acabar com essa “Aberração constitucional”, pois não vi nenhuma alardear essa manifestação nos seus sites, OBB, MNBD, etc., é como se cada uma quisesse a obtenção dos louros no final, o que isso é uma bobagem. Se não houver UNIÃO de todos nesta luta, não haverá vitória, pois o lobby da OAB é forte e lamentavelmente somos fracos, e a prova é tanta, que a manutenção dessa “Mazela” continua. Não são todos que podem se deslocar para Brasília, São Paulo ou qualquer outro Estado, mas que pelo menos se dê o trabalho de enviar e-mails aos Congressistas, STF, Blog da Dilma, Site da Dilma, e outras instituições que por ventura alguém conhece. Também não digam que não adianta. Não adianta é ficar parado esperando que a OAB tenha uma crise de consciência e acabe com o “Estelionato” que se arrecada milhões por anos, isso nem pensar!!!! Abs. a todos.

  7. cristiana disse:

    Pelo fim dos exames da OAB!

    Hoje, vou tocar nas questões delicadas que são exames da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Profissionalmente estou no outro extremo, isto é, sou profissional da área de ciências exatas, especificamente, engenheiro civil. Pode parecer intromissão, na área alheia, mas faço comentário como qualquer cidadão brasileiro.

    Domingo passado, houve exame de OAB, 11ª Edição, para 101.156 inscritos. Houve queda de inscrição em relação aos inscritos na 10ª Edição que teve 124 mil inscritos, sendo desse total, 33.965 aprovados. O índice de aprovação da X Edição foi de 28%. Para começar acho absurdo o índice de aprovação e também da realização dos próprios exames.

    As OABs funciona como Conselhos Regionais de qualquer outra profissão. Os Conselhos Regionais foram criados para regular e fiscalizar a atividade profissional. São entidades fiscalizadas pelos Conselhos Federais e têm seu espaço de atuação delimitado por leis constitucionais e, muitas vezes, estão impedidos legalmente de fazer mais pela profissão.

    Dentre as atribuições delegadas pelas leis, a mim me parece inconstitucional OAB exigir exame de habilitação para o exercício da profissão aos formados em Cursos Superiores de direito, com carga plena, cursos com duração de 5 anos.

    Para mim, a realização dos exames é uma anomalia. A OAB ou a sua Confederação, exorbita da função de Conselhos Regionais, pelo menos, previsto no espírito da criação dos Conselhos. Se à OAB foram dados requisitos especiais, como realização de exames de habilitações, deve ser extirpados tais direitos. Alega-se a OAB que tem muitos bachareis em direito formando no Brasil.

    Se há excesso de bachareis, não é culpa dos que se formam em faculdades de direito, espalhados Brasil a fora. Os cursos de direitos, se é que tem demais, foram autorizados pelo Ministério da Educação, não cabendo a OAB utilizar isto como justificativa para realização de exames. Caberia sim, fazer gestão junto ao Ministério da Educação restringir a criação de novos cursos de direitos. Matar o problema no nascedouro e não tentar fazer vez do MEC, realizando prova de habilitação.

    Não vejo em outras profissões a realização de exames de habilitações para exercício da profissão. Qualquer Conselhos Regionais, exige como pré-requisito para sua inscrição, a apresentação de conclusão de cursos nas respectivas classe de profissionais a que pertencem. Se a profissão exige nível superior, exige-se diploma do nível superior. Se a profissão exige nível médio específico, exige-se certificado de conclusão do nível médio. E pronto!

    O Conselho existe para fiscalização do exercício da profissão, em resumo. A OAB também. Muitos médicos que agiram fora da ética médica ou imperícia médica, são seus registros no Conselho Regional de Medicina cassados. E assim, acontecem nas demais classes de profissionais. Que eu tenha conhecimento, não vi até hoje, algum advogado sendo seu registro na OAB cassado. Posso estar errado, se conhecer algum, favor postar no espaço de comentário no rodapé.

    Eu já estou na lida de comércio e de engenharia há 45 anos. A prática do cotidiano mostra que como qualquer profissão, há advogado competente e advogado incompetente, assim como tem engenheiro competente e engenheiro incompetente. É coisa do ser humano, há advogado com registro na OAB, bandido, como há também engenheiro com registro no CREA, bandido.

    Os registros na OAB não são passaportes para entrar no reino da moralidade pública e da competência. Os registros na OAB, não significa que pode tudo. Os advogados são como qualquer outra profissão, sujeitos às mesmas regras impostas aos profissionais de outras áreas. A carteira da OAB, vale tanto quanto carteira do CREA, vale apenas como identidade, nada mais.

    Os advogados não são autoridades, assim como engenheiros não são. Nem os advogados, nem os médicos, nem os engenheiros, fazem parte da casta prilegiada de classes sociais. Somos apenas reles brasileiros à serviço do povo brasileiro. Devemos assim, seguir e obedecer a Constituição e Leis brasileiras, como todos demais 200 milhões de brasileiros. Vamos baixa a bola, vamos!

    Pelo fim dos exames do OAB!

    Ossami Sakamori

  8. Elço Ferreira dos Santos disse:

    Triste muito triste,os bachareis de direito se não se mobilizarem, serão sempre esmagados.
    Ocorre que é preciso se ter liderança, o objetivo não é fazer baderna, quebra quebra ou outras atividades fora da lei. Penso que essa monilização terá que ser de forma pacifica, o ideal que seja em Brasilia em volta do congresso nacional.
    Portanto digo, senhores bachareis vamos a luta em Brasilia, se necessário for ajudaremos aos colegas que por ventura não tenha recurso para tal, essa será a corrente do bem.
    Não tenho duvidas que sairemos vencedores dessa batalha para corrigir o item da Lei 8906-94,que tirou o pré requisito que era pratica juridica e manteve o exame que era opcional, numa manobra maquiavélica desse conselho totalitario e prepotente.

  9. Elço Ferreira dos Santos disse:

    Chegou a hora de se perguntar ao tribunal politico, se isso é constitucional, se for os bachareis de direito pelo principio da isonomia, terão o mesmo direito.
    O tribunal politico é o STF.

  10. Roberto disse:

    É simplesmente vergonhoso. Não é o PT, o PSDB, o PTB, o PMDB, ou qualquer outro partido, é tão somente a inércia do povo brasileiro que se mobiliza somente para brigar por R$ 0,20, mas quando há uma causa que realmente valha lutar, o povo se amedronta, se encolhe e se enconde. A vergonha, ou melhor dizendo a falta dela, já chegou ao descaramento da ausência do medo, pois a classe política tudo pode, e a OAB pode tudo e muito mais. Sinto vergonha de ser brasileiro quando olho para tudo o que acontece nesse pais, por isso já decidi, meu troco não vou dar nas urnas, mas fora delas, simplesmente não votarei mais, sempre justificando.Tudo o que aprendemos nas faculdades de nada vale para a vida, pois a justiça brasileira é categorizada por pedigrees sociais, o interesse público só vale para o público de determinados níveis, o legislativo legisla de acordo com o que bem quer, o judiciário em retórica elegante rasga a constituição, e o executivo é apático e inerte. Bem vindos ao Brasil, e demos viva a OAB, pois no ritmo em que anda, ainda se tornará maior que todos os poderes juntos.

  11. Angela Martins disse:

    Parece coisa de masson,.Quanto custou, dinheiro nosso.O Eterno, Bendito Seja Ele, não dorme.Viva aos brasileiros decentes e de carater ilibado., sem sangue nas mãos.

    • Natasha disse:

      “Parece coisa de masson”?? Tuas palavras são tão absurdas quanto o fato do Lula ser dr. Honoris Causa!!

  12. ELE, LULA, pode ter recebido as vestes TALARES na UNIVERSIDADE DE COIMBRA.
    QUE com ela estando de posse, vai se sentir alfinetado. Alfinetado pela poderosa e infalível ESPADA de DOIS GUMES. Que faz o corte de dois lados.
    BRINCAR
    Com TOGA de ADVOGADO é o mesmo que cuspir no ROSTO da JUSTIÇA DIVINA E HUMANA.
    PODE-SE ADVOGAR COM:
    O vermelho Direito da UC, Lá em COIMBRA PORTUGAL…
    O BACHAREL no BRASIL pode sim ADVOGAR COM AS CORES DE NOSSA AMADA BANDEIRA BRASILEIRA. ESPATIFADA esse sagrado direito pela LEI ANENCÉFALA 8.906/94 da OAB BRASILEIRA.
    VERDE, AMARELO, AZUL e BRANCO…
    SE
    Não pode aqui advogar o BACHAREL então as cores pátria são símbolos sem sentido nacional
    SERÁ?
    Que a COR VERMELHO adquirida em COIMBRA, não teria sido patrocinado pela FRIGO BOY?
    CONGRESSO NOSSO BRASILEIRA
    Veja aonde chega o atrevimento de L U L A L Á…
    JOÃO RIBEIRO PADILHA
    BACHAREL em DIREITO. DIPLOMA REGISTRADO PELO MEC em 1974. LEI 4215/63 da OAB NACIONAL.
    Brasileiro nato. 80 de idade
    26 de agosto de 2013 segunda feira 08h52
    SALVE LINDO PENDÃO DA ESPERANÇA. SALVE SÍMBOLO AUGUSTO DA PAZ
    SALVE LINDO PENDÃO DA ESPERANÇA. SALVE SIÍMBOLO AUGUSTO DA PAZ
    SALVE LINDO PENDÃO DA ESPERANÇA. SALVE SÍMBOLO AUGUSTO DA PAZ.
    SALVE LINDO PENDÃO DA ESPERANÇA. SALVE SÍMBOLO AUGUSTO DA PAZ – B R A N C O
    REPETIÇÃO DA CANÇÃO BRASILEIRA NAS QUATRO CORES DE NOSSA BANDEIRA.

  13. BILL disse:

    DAS 100 MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO, NEM UMA É BRASILEIRA, E DAS 20 PRIMEIRAS 17 SÃO AMERICANAS. É POR ISSO QUE NESSE PROTÓTIPO ATÉ LULA É ADVOGADO. É DE DÁ VERGONHA !

  14. humberto disse:

    È só o que faltava. Quando penso que já vi de tudo, sou surpreendido por mais essa. Onde já se viu, um cidadão que nunca frequentou uma faculdade de direito, ser condecorado, e ter o direito de advogar, sem nunca ter estudado, enquanto nós bacharaeis de Direito brasileiros, somos humilhados, chamados de vagabundos pelos conselheiros da OAB. Muitos de nós pais de familia, que ralamos cinco anos numa faculdade de direito, estudando até de madrugada, gastando, sofrendo privações, em busca um objetivo e um sonho de ter e dar um futuro melhor para nossos filhos, para no final sermos barrados por esse exame fajuto, que não avalia ninguém, que só serve para fazer reserva de mercado e encher os cofres da OAB ou OBA OBA. Isso é brincadeira, estão gozando da nossa cara. Presidentes desses movimentos pelo fim do exame de ordem, tomem uma atitude já. Penso que o momento é oportuno. Façam uma mobilização em direção ao congresso nacional. Vamos mostrar a nossa indignação por tudo que está acontecendo.

  15. marcelo matias de souza disse:

    É a verdadeira falta de respeito para com a nação e a sociedade brasileira, não vamos lamentar, porém só lembrar que aqui é BRASIL.

  16. JOSE MARIA DE AQUINO disse:

    Com todo respeito, a Presidenta Dilma não veio pra governar o país. Ela veio para ter autoridade para caçar o que restam ou que possa restar da ditadura em que ela se declara vítima. E por isso, nós milhares de Bacharéis é quem pagamos o pato. É um absurdo formar numa faculdade plenamente reconhecida pelo MEC e por uma falta de autoridade do Presidente sermos impedidos de trabalhar. BRINCADEIRA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s