IX. OS QUATRO VELETES


Os Valetes em conjunto correspondem ao mundo material (Assiah), e representam o segundo He das figuras e representam separadamente o nome divino, יהוה – “Yod-He-Vô-He”, se dividirá da seguinte forma: o Valetes de paus é o Yod; o Valetes de copas o He; o Valetes de espadas o Vô e o Valetes de ouros o segundo He.

  1. Valete de Paus

valete de pausO valete de Paus é o menino de fogo, o infante espiritual que vem dar um novo sentido a nossa existência. Representa a transição entre Sagitário e o Ás de paus, ou seja, anuncia esse momento sublime em que a personalidade mortal assume o fardo suportado até então pela divindade.

Sabemos que em Sagitário o pensamento divino atua no homem, a suas expensas, que somos o seu veículo inconsciente? O valete de paus anuncia que a partir desse momento, o homem, conscientemente, trabalhará para estabelecer em si mesmo e, na sociedade, o Reino de Deus. Para isso será preciso que estabeleçamos novas relações com pessoas em afinidade com o homem novo que se anuncia. A criança representada pelo valete será o símbolo vivo dessas novas realizações.

Como, simbolicamente falando, os mundos espirituais estão muito afastados do material, o valete de paus se materializará em um menino ou recém-chegado que venha de longe.

Palavras chaves: V♣ Valete de Paus, menino que dá novo sentido à vida, mensageiro espiritual.

(Reta) Estrangeiro, desconhecido, menino vindo em estranhas circunstâncias, prodigiosas, milagrosas, inusitadas.

(Invertida) Instrução, advertência, admoestação, em especial por um menino.

 

  1. Valete de Copas

valete de copasSe o valete de paus representava a transição de Sagitário ao ás de paus, o valete de copas representará a transição de Peixes ao ás de copas, ou seja, do amor, do céu, passa-se ao amor da Terra. Temos então o Cupido, atirando a flecha, e todo o amor do mundo vai se concentrar em uma pessoa, um objeto, em uma situação.

Enquanto o valete de paus é o mensageiro da espiritualidade, o valete de copas é o mensageiro do amor e anunciará a próxima entrada no jogo do as de copas, ou seja, que em nossa vida é chegada a batalha dos sentimentos, das emoções, dos desejos. Não se trata do anúncio da chegada da pessoa que faremos depositária de nosso amor, mas do anuncio de uma disponibilidade interior para o sentimental.

O valete de copas estará encarnado preferencialmente em um menino louro, delicado, bonito que aparece em atitude meditativa, de estudo, já que a fase sentimental corresponde a um período de interiorização.

Palavras chaves: V♥ Valete de copas. Mensageiro do amor – disposição interna.

(Reta) Estudioso, meditativo, absorto, quimera.

(Invertida) Jovem invejoso, apaixonado, egoísta, gozador, indolente.

 

  1. Valete de Espadas

valete de espadasO valete de espadas, anuncia a chegada ao reino do ás de espadas, uma transição de Gêmeos ao ás de espadas, ou seja, da entronização da razão que porá fim o regime estabelecido pelos desejos.

Sua aparição em um jogo anuncia, pois, o final de um período sem o que temos deixado que nossos desejos vagem livremente. Virão as discussões, controvérsias, divisões, exclusões. Significa, pois, que vamos nos desapaixonar e que o nosso interesse pela sociedade será maior do que o prestado aos nossos familiares e entes queridos.

A pessoa que represente o valete de espadas terá algo de vigilante, de espião de desconfiado. Nossa severidade para a representação humana do valete de espadas será a exteriorização de um desconforto interior que sentimos. Suscitará, a nossa má vontade, porque ninguém passa alegremente da etapa dos sonhos e quimeras para as responsabilidades.

Talvez rechacemos esse menino promovendo-lhe todas as injúrias e, se o fizermos, não será mais do que uma encenação de repreensões e injúrias que dirigimos a nós mesmos ao sentir essa necessidade de uma mudança anímica em oposição as tendências reinantes.

Não se abandona o reino dos sentimentos sem protesto, nem mesmo sem agressão, de modo que não seria estranho levantarmos a mão contra esse rapaz que se nos apresenta como representação dessa nova tendência que inexoravelmente tomará o comando de nossa psique.

Palavras chaves: V♠ Valete de espadas, final da emoção e início da razão

(Reta) Espião, observador, examinador, intelectual, sábio.

(Invertida) Vingador, agressor, vigilante, rival, inimigo, difamador, caluniador

 

  1. Valete de Ouros

valete de ourosO valete de ouros, anuncia a chegada ao reino do Ás de ouros, uma transição de Virgem ao ás de ouros, ou seja, a busca e captura de riqueza através das realizações materiais. Significa, pois, o abandono das controvérsias, da política, da ação social, para passar ao terreno prático dos negócios.

A figura do menino, que representará essa tendência interior será algo rechonchudo. Pode tratar-se de um simpático gordinho devorador de lanches, bolos e doces, ou simplesmente um operário, um cara ocupado, configurando o trabalho que vem nesse novo período.

Também pode ser que nos retiremos das batalhas da vida para descansar, para viver de rendas ou de retiro, e, em tal caso, esse valete de ouros, pode tomar a aparência de um menino preguiçoso, deitado em uma rede, um preguiçoso que não faz nada.

Palavras chaves: V♦ Valete de Ouros. Abandono da teoria para realidade material.

(Reta) Aprendiz, negociante, especulador, de boa família, menino mimado.

(Invertida) Parasita, drogado, avarento, chantagista, estupido, esbanjador.

 

Assim, o que teremos como valetes representam:

  1. Pessoas que entram pela primeira vez em nossas vidas, que nascem em nós, por assim dizer, e que, por isso, o seu aspecto exterior é o de uma criança.
  2. São a representação de uma tendência interior um ponto a ser ativado em nós e por isso tomam o aspecto, positivo ou negativo, dessa tendência.
  3. Por se tratar de algo de novo que vai acontecer a nosso ser interno, as pessoas que representam os valetes são as vezes estrangeiros, viajantes, crianças que vêm de longe, portadores de anúncios, cartas, comunicados, meninos que nos surpreendem de improviso, ou bem ainda filhos de um rival, de um inimigo.

Considerando o Tarô em sua totalidade, teremos que:

-Os Arcanos Maiores representam o Yod e correspondem em bloco, o mundo das emanações (Atziluth).

-As figuras representam o He e correspondem ao mundo das criações (Briah).

-Os números dos Arcanos Menores são o Vô e correspondem ao mundo de formação (Yetzirah).

 

A CABALA DE HAKASH BA HAKASH TOMOS I capaClique na imagem ao lado para ser direcionado a pagina principal e baixar gratuitamente o livro.

A CABALA DE HAKASH BA HAKASH

Filosofia Metafísica Quântica Cabalística – TOMO I

ÀRVORE DA VIDA – OTZ CHIIM

ELEMENTOS, PLANETAS, SIGNO, TARO

 

Autor: Inácio Vacchiano