11 Rahadetz: Dois de Copas


                   Elementos constitutivos ou relacionados

Nome divino:הוהי HVHY
Arcanjo:מוריאל Muriel
Anjo:פכיאל Pakiel
Anjo regente da casa:כעאל Kael
Anjo do decanato:רהדץ Rahadetz
Gênios dos quinquídios:21. 3->6 Nelkhael e 22. 3->7 Yeiaiel
Nome hebraico – Signo:Câncer (Cheth), Água/Fogo da Água יה
Força ativa do signo:Hesed
Força ativa do Decanato:Hochmah
Elementos concorrentes:Água do Fogo da Água
Relação/mundos:He do Yod de He ou sentimento da Vontade do sentimento ou Briah de Atziluth de Briah
Tribo:Issachar
Apóstolo:Judas Iscariotes
Planeta regente do signo:Lua
Planeta do decanato:Marte
Posição zodiacal:2º decanato de Câncer
Velas: 1 amarela e duas vermelhas
Incenso:[sândalo, acácia, cipreste, absinto, balsamo e também a pimenta, a cebola, etc.] e [cânfora, murta, louro, arruda, eucalipto, hortelã, alecrim, patchouli, citronela, absinto, etc.] e [mirra, almíscar, estoraque, âmbar, e também aloe vera, cravo, louro, olíbano, etc.]
Letras:Zain – Zain -Resh
Gemátria:7+7+200 = 214 = 2+1+4 = 5
Invocação por domicílio:de 10 a 20° de Câncer ou 2 a 12 de julho
Invocação pelo ciclo diário:   06:40 às 07:20 h. a partir da saída do Sol.
Invocação por conjunção: Quando Marte se encontra no 2º decanato de Câncer.
Forças em ação:As forças de Marte se expressam pelo signo de Câncer ou ainda Água do Fogo da Água; as forças de Hesed se expressam pelas vias do Água do Fogo pelas configurações de Hochmah-Leão.
Sendeiro:Pelo signo: Subsendeiro de Geburah a Yesod; gênio 5->9: IEIAZEL. Pela árvore: 19 de Geburah a Hesed; gênio 5->4: CHAVAKIAH.

             Segundo decanato de Câncer

O segundo Decanato de Câncer refere-se aos graus que vão de 10 a 20 do signo, ou seja, os nascidos entre 30 de junho a 10 de julho (aproximadamente). No plano planetário é regido por Marte por encontrar-se em analogia com o segundo signo da Água; o segundo decanato de Câncer é o He do Yod dos signos da Água e, no Taro, é o domicílio do dois de Copas. Na ordem sephirótica Hesed exerce privilégio sobre ele, por ser o primeiro signo do elemento Água, e em segundo lugar, o Decanato, é regido por Hochmah (segunda Séfira da Árvore Cabalística, que corresponde a Urano por ser o segundo Decanato do elemento).

O Gênio do Decanato é רהדץ Rahadetz que poderá ser invocado ou evocado para sanar tudo que seja de seu atributo neste interstício ou mesmo de interesse do nativo em sua senda evolutiva, quanto mais em seu período de manifestação. Trata-se de Decanato He do signo de Câncer que é um signo Yod – He, Fogo da Água יה, de modo que dará lugar a trabalhos próprios deste signo. Corresponde ainda ao mundo Cabalístico das criações.

Aqui realizar-se-ão trabalhos de antecipação, correspondentes ao estágio de Escorpião. Dessarte encontramo-nos num Decanato de antecipação, na qual o indivíduo utiliza as forças formadoras dos sentimentos de Câncer para obter a perfeição emotiva interior própria do Escorpião. Lembremo-nos que Câncer é o signo através do qual tomamos consciência de nós mesmos.

Quando “trabalhamos” no ciclo de Fogo (signos de Áries, Leão e Sagitário), nos inteiramos demasiadamente sobre o que nosso Real Ser pretende de nós, eis que somos manipulados por ele. Contudo, é no próximo ciclo, o de Água, que tomamos consciência de que há em nós sentimentos, desejos que nos impulsionam para um objetivo, e identificamo-nos com eles, dizendo: “Eu sou os a minha Vontade ou meus desejos” (conforme provenha do Real Ser ou do ego).

Esta tomada de consciência deveria ter sido realizada no primeiro Decanato, contudo há pessoas que não vivem profundamente seus sentimentos, seus desejos, porque estão muito impregnados de um passado espiritual e intuem vagamente que o desejo é o inimigo, que nelas atuam, são as forças diabólicas e, assim, refugiam-se na espiritualidade e ali permanece para não serem presas delas. São pessoas que não se adaptaram às suas exigências evolutivas, já que o desejo é a força que nos leva a descobrir a realidade material, e é preciso assumi-lo, compreende-lo e destruí-lo em pro da Vontade. Então essas pessoas, em uma próxima existência, se verão colocadas no segundo Decanato de Câncer, onde os desejos levam o indivíduo ao esquecimento da sua realidade espiritual, em proveito de sua realidade emotiva por serem mais intensos, mais profundos e atuarem coercivamente.

O segundo decanato, assim como tudo o que seja regido pelo número 2 em qualquer ordem, pertence a Hochmah. Portanto Câncer, enquanto He, pertence a Hochmah, de modo que se a chave do primeiro Decanato era Vontade-Amor, neste deste segundo Decanato será Amor-Amor.

Quando duas forças se opõem, sua dinâmica fica neutralizada e ocorre a inércia (Vontade-sentimento). Mas Câncer, por sua pertença ao elemento Água, corresponde ao mundo cabalístico de Criação, onde Hesed é a força germinativa e Geburah gestativa, que trabalha com Escorpião e, portanto, ativa no segundo decanato de câncer, de modo que junto à chave Amor-Amor, constatamos a chave Geburah-Geburah ou Marte-Marte, com todas as implicações turbulentas e redimensionadas que isso implica.

A dinâmica da inércia produzida por duas forças que se opõe só dá lugar a um estado de repouso na aparência eis que em realidade agem por dentro (positivo e negativo lutando para dominar se anulam mutuamente), de modo que o aspecto contemplativo do nativo deste segundo decanato não será mais do que uma aparência externa. Internamente este Canceriano, em razão da necessidade de compreender a si mesmo no aspecto emotivo, é habitado por violentas confrontações.

Em Câncer ocorre a revelação de si mesmo, conforme já constatamos no primeiro Decanato. Contudo neste ponto não existe ainda a consciência de uma organização interna. Trata-se de um si mesmo, uma Vontade vaga ofuscada por desejos incompreendidos, mas portadora de um potencial.

Os trabalhos do segundo Decanato de Câncer são de antecipação das realidades escorpianas e produzirão algo como um sonho onde o indivíduo contemplará a imagem de algo que ainda não existe na realidade. Ocorre que é em Escorpião que surge a consciência de uma organização humana funcionando e, então, o indivíduo é impulsionado a usar todas as forças do Universo para garantir o bom funcionamento dessa entidade, deste modo Escorpião acaba sendo visto como o signo do egoísmo em sua mais exaltada expressão.

Imaginar uma estrutura funcionando é como imaginar uma história que termina bem ou mal, mas em que tudo se encaixa perfeitamente. Contudo quando este indivíduo vivenciar realmente no terreno de Escorpião, verá em seu próprio sistema emotivo tudo o que não funciona, embora contemplando utopicamente, desde seu outro mundo de quimera, o indivíduo do segundo Decanato se verá perfeito e sentira em si mesmo nessa adoração que inspira a perfeição. Assim, conclui-se que o Canceriano deste segundo decanato será, portanto, essencialmente o indivíduo que sonha, que idealiza.

Trata-se da pessoa que se identifica com um sonho, que acredita ser alguém que ainda não é, que acredita possuir uns sentimentos que ainda não possui, não se trata de Narciso que se apaixona por sua própria realidade. Seus contemporâneos não o verão tal como ele se vê pois encontra-se sempre identificado com seu polo ideal e sua defesa consistirá em inibir-se da realidade para refugiar-se no sonho. Se colocará em contacto com tudo o que representa uma ficção a fim de realizar essa fuga do real. No terreno profissional o porá no cinema, na televisão, no romance, no teatro, decoração, com o fim de criar um quadro ideal as suas quimeras dentro de um ambiente ordinário. No mais, este processo o fara ver também os macrocósmicos, através da idealização que representa a Filosofia, a matemática, as ciências abstratas pela contemplação de seus esquemas interiores ainda não estruturados.

Quando esse espaço sonhador é muito acentuado pela presença de planetas ou de aspectos, essas pessoas podem alcançar índices passionais extremos que abrirão a porta para todos os tipos de dramas. Isto porque que estes nativos do segundo decanato amam profundamente, desejam profundamente.

Os bons aspectos sobre este Decanato, de acordo com os planetas atuantes neste Decanato e de acordo com a posição que ocupa no mundo, devem dar a este nativo um considerável poder idealizador, que utilizarão no domínio das criações artísticas ou de outras criações.

Os maus aspectos acentuarão o divórcio entre o modo de ser real do indivíduo e o seu modo de ser ideal com o qual se identifique. Haverão de produzir duras caídas, de modo que quanto mais o indivíduo se destaca em suas ficções, mais fortemente sente o contraste de sus realidade.

Este nativo constrói tudo ao redor de uma entidade que ainda não tem existe senão em sonhos, é como se edifica castelos na areia, não assentados sobre uma firme realidade, esses castelos estarão à mercê da primeira chuva que os desmoronará.

Segundo a procedência desses maus aspectos, a pessoa pode sentir-se impulsionado a procurar vingança e pode ser muito cruel pelas ofensas.

Os sentimentos dos Cancerianos são constituídos em imagens internas que muitas vezes o levam a reagir ante um suposto evento antes que ocorra. Acontece que, estas imagens, no segundo Decanato, adquirem muita força, dando-lhes uma visão antecipada do que vai acontecer, ou do que que acreditam que vai acontecer, Câncer é o signo da imagem e de sua consequência: a imaginação. Como se baseia, não em fatos reais, mas em fantasias internas, isso faz com que o seu comportamento seja imprevisível.

Essas construções ideais só são possíveis no mundo do ideal, eis que, uma vez que suas construções estejam em terra firme, por bonitas e sugestivas que sejam, eles não se sustentarão. Deste modo, é preciso orientar essas pessoas para a arte, de acordo com as aptidões que os seus temas específicos indicam.

             Carta do Tarô: Dois de Copas

 Recebe o título de Senhor do Amor. Refere-se ao elemento Água e astrologicamente corresponde a posição de Urano transitando pelo segundo decanato de Câncer onde Hochmah manifesta seus fluxos mediante as roupagens deste signo regido por Yesod-Lua que o influencia e sob as pulsações do regente deste decanato que é o Urano.

Neste ponto o Amor-sabedoria de Hochmah expressa-se por intermédio de seu próprio centro. No mais, o resultado desta alquimia se exteriorizará ainda pelo tom prismático de Geburah, o coordenador deste subciclo evolutivo.

Aqui ainda a liberdade é ilimitada e, assim, o amor é inesgotável, magnânimo, expansivo que não se prende a um objeto determinado, basta ver que Hochmah encontra-se no mundo das emanações, onde Binah ainda não se manifestou impondo seus limites, suas restrições, suas Leis.

O Dois de Copas é o He (יהוה “Yod-He-Vô-He”) do quaternário dos dois, deste modo, possui uma relação com Hochmah o supremo representante do amor e refere-se à influência de Hochmah no plano astral (Hochmah em He).

Neste ponto o amor sem limite abrange a todo o criado, por cima de todas as coisas, capaz de todos os sacrifícios.     

Ao analisarmos o segundo signo do elemento Água veremos que se trata de Escorpião, regido por Marte, ao passo que na árvore cabalística, pertence ao mundo da criação que é subordinado a Hochmah, já que ambos são “He”, e neste mundo ocupa a segunda posição que também pertence a Hochmah. Perceberemos, deste modo, como está carta e dominada inteiramente pela segunda Sephirah.

De outro lado como esta carta refere-se ao número dois, no sentido invertido encontrará elementos de passividade como o desejo, a paixão.

Palavras chaves: 2♥ Senhor do amor, amor ilimitado, por todo o criado.

(Reta) Amor, atração, simpatia, amizade, bondade, sublimes sentimentos.

(Invertida) Desejo, concupiscência, paixão, ilusão, capricho, apetite.

Clique na imagem ao lado para ser direcionado a pagina principal e baixar gratuitamente o livro.

A CABALA DE HAKASH BA HAKASH

Filosofia Metafísica Quântica Cabalística – TOMO II

A ODISSEIA ZODIACAL

Autor: Inácio Vacchiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s