12 h.5 Gênio Abdizuel עבדיזואל – Lamed ל


Gematria: 1+2+4+10+7+6+1+30 = 61 = 7

Outros nomes encontrados: Abdiziel e Mâh.

Dia da Lua: Mestre das Influências Cósmicas do 5º Dia do Quarto Crescente. A 12ª Morada Lunar se estende de 141º 25′ 44” a 154º 17′ 10” de seu ponto de partida, ou seja, de 21º 25′ 44” de Leão a 4º 17′ 10” de Virgem.

Forças em ação no ciclo lunar: A força da Lua Crescente (Água) que manifesta seus fluxos mediante as pulsações de Vênus (Fogo do Ar) na segunda fase da Lua.

Abdizuel é o quinto da ordem das Octos (Lua Crescente) e situa-se na décima segunda morada filosofal da Lua (ou mansão Lunar).

1.1     Descrição Sephiroth cabalística

Trata primordialmente das forças da Água, o “He” – disposto na relação YHVH – יהוה – Yod-He-Vô-He, cuja natureza é a contração, que é naturalmente oposto ao do Fogo, basta ver que quando algo se expande em demasia acaba por chegar ao ponto em que começa a se contrair; mais precisamente, refere-se as forças da Água, esta fonte de vida que fecunda, se adequa a qualquer ambiente ou situação, produz a germinação, o renascimento, trata dos sentimentos, atuando sobre o Fogo do Ar, que se refere a Sephirah Netzah e ao signo de Libra (conforme posição na Árvore – na segunda fase da Lua – “He” – Briah). Neste ponto, os sentimentos atuarão sobre a criatividade, que fluirá em um prisma de novas emoções em razão do Ar-pensamento ser um múltiplo. Cumpre lembrar que Fogo é Ar são amigos interdependentes e atuam em cooperação, mas aqui os sentimentos são predominantes de modo que o inconsciente será guiado pelas emoções.

Na 12ª Morada lunar se encontra ativo o Lamed, de onde provém a palavra ou o nome de poder Liah (Lamed-Yod-Hé – ליה). Seu atributo: Deus dos Caminhos da Sabedoria.

No ciclo zodiacal יהוה – “Yod-He-Vô-He”, Lamed equivale à transição entre Gêmeos – signo mutável aéreo e Capricórnio – signo estável terrestre. As ideias, os Pensamentos Já não bastam para configurar o mundo; assim, o indivíduo se dá conta que para conseguir qualquer mudança deverá colocar a mão na massa e dar vida aos seus projetos (Ar) com seus próprios esforços (Terra).

Na trilogia dos elementos: A terceira Sephirah Binah, no segundo ciclo, está relacionada com o signo de Sagitário, em seu aspecto He, signo este do Fogo exteriorizador da Vontade que é bastante ativo.

No 22º Caminho nos deparamos com a Água da Água (Geburah) atuando através de Libra (Fogo do Ar) sobre o Ar da Água (Tiphereth), nominada como Inteligência Fiel, onde Geburah impõe a correção dos erros pelas vias do pensamento junto a consciência, em sacrifício; eis que as virtudes espirituais acumuladas em Tiphereth e provenientes de Kether, Hochmah, Binah e Hesed assim como a quintessência das experiências materiais provindas das Sephiroth inferiores também convertidas em virtudes e agora são colocadas à disposição de Geburah que as utilizará em seus trabalhos de correção dos erros. Assim, este caminho está associado aos ajustes kármicos assim como o 19º (Hesed – Geburah) mas aqui são dados os primeiros passos onde Geburah pretende o resgate, a correção dos erros e, sob o império da balança (Libra), que pende o “Fiel”, na ponta da espada entre os dois pratos: o do mérito e o do demérito. Então compreendemos que o tópico das escrituras onde lemos “…teus pecados estão perdoados…” refere-se ao sacrifício efetuado por nosso Cristo interno, pois é dito pelo supliciado.

Letra segundo Lenain: “Lamed 9, décima segunda letra, dá origem ao nome Limmud למד (idoctus) que corresponde ao nome Saday שדי ou Schaddai (omnipotens), nome de Deus em três letras, chamado emblema do delta. Tem domínio sobre o terceiro céu e sobre as inteligências da terceira ordem que governam a esfera de Saturno, primeiro planeta chamado estrela errante, designado pelos hebreus שבטאי Schebtai. Sua inteligência particular chama-se Schebtaíel שבטיאל. Seu atributo significa contemplação de Deus, verdade de Deus ou Deus oculto. Abaixo dele estão os príncipes Zaphkiel, Uriel, Cassiel e Agiel. Os cabalistas afirmam ter sido Zaphkiel o mestre de Noé, e Uriel, o de Esdras.

Segundo Kircher, Schebtaíel recebe as influências de Deus por intermédio de Raziel, para transmiti-las às potências inferiores.”

A Letra-força Lamedl (30) provê o resultado prático da ação divina expressa através de Ghimel que impulsionará o indivíduo a propor uma obra na Terra como reflexo de uma obra no céu; expressa hieroglificamente um braço estendido: a longa manus Dei.

Nesta figura nos deparamos com o Enforcado, um homem seminu, apenas com um pedaço de pano, se acha suspenso em uma forca onde em cada um dos lados encontram-se seis ramas cortadas (símbolo dos doze signos do zodíaco, os 12 Apóstolos, as 12 tribos de Israel, as doze faculdades etc.), onde as laterais e o dormente formam a letra Tau e, refere-se ao apostolado: que tem atitude. Significa por a mão na massa a fim de manter o equilíbrio entre o 9 (a sabedoria) e o arcano (15) a fatalidade ao passo que se submete os Ditames Universais. Por estar amarrado pelos braços às costas seus braços formam um triângulo invertido, símbolo do elemento Água e, também, do elemento passivo, o yoni ou cteis feminino. O formato de suas pernas em cruz nos remete ao Grande Arcano, assim como a posição do Enforcado internamente ao Tao.

O triângulo invertido bem como a cruz ao cruzar as pernas representa ainda o domínio da matéria ou do sexo sobre a razão. O triângulo precisa ser invertido para ficar com a ponta para cima de modo que o homem (cruz em baixo – sexo) se ligue ao espírito (triângulo em cima), nossa trindade imortal, ou seja, o trabalho do apostolado consiste em fazer subirem as energias, combinar “a ânsia sexual com o entusiasmo espiritual.

O indivíduo influenciado por esta força compreende que para mudar as coisas deve ser proativo e se dispõe a sacrificar tudo para se projetar-se na matéria; o iniciado deve ter a disciplina e submissão as Leis Universais para trilhar o caminho espiritual. Afirma-se que este arcano traz muitos sacrifícios, sofrimentos, muitas lutas. A Lua na Morada 12ª influencia o indivíduo a abandonar suas ideias para adentrar a práxis, na experiencia material das coisas.

A meio caminho entre a teoria e a prática, a posição deste indivíduo será desconfortável; quando conduzido a realizar coisas sem dispor da preparação necessária para realizá-las o que levará a falha, mesmo que suas ideias sejam maravilhosas: e o serão. Podemos encontrar aqui o indivíduo que quer ser mestre sem ter sido discípulo ou que de algum modo ainda está incompleto. Contudo, estando tudo pronto, estas ideias brilhantes, serão empreendidas com perfeição em todos os seus detalhes.

Se essa tendência figurada entre a teoria e a prática não oferece ainda suporte adequado de preparação e isto está impresso em seu subconsciente conforme aponta o seu horóscopo solar, não havendo uma forte ocupação planetária em signos da Terra, esta pessoa passará a vida desenvolvendo empresas, planejando-as brilhantemente e logo lhe falharão já que o Lamed, não possui ainda a experiência substancial que lhe permitiria transportá-las realizado com sucesso.

Na ordem dos elementos, Lamed (12 = 1+2 = 3) corresponde Ar do Fogo no segundo ciclo da terceira Sephirah e, também, o Binah interiorizado, já que Lamed é o Ghimel na fase “He” do nome יהוה – “Yod-He-Vô-He”.

No ciclo Sepher Yetzirah corresponde ao signo de Libra o primeiro signo aéreo (Fogo do Ar), a porta de entrada para as energias mentais.

Na ordem Sephirótica corresponde a Binah em seu segundo ciclo, as inteligências soberanas que habitam o mundo visível, astrológico relativo a Briahe ao planeta Saturno.

Na ordem planetário representa a Vênus em razão deste planeta ser o regente de Libra o governador do 22º caminho.

Na ordem de fenômenos naturais o Lamed representa o vento – O princípio rápido (a ideia de equilíbrio como nos ventos tropicais). Aparece quando a água, emoções desaparecem – São os pensamentos. Porta de entrada do Ar. Representa o vento que transporta os germes do pensamento e os espalha pela nossa Terra

  1. Contextualização astrológica-cabalística

Logicamente que os planetas nesta Morada acentuarão a força do Lamed, ou seja, acentuarão o afã de envolver-se em negócios e empresas por parte do indivíduo. Se seu nível evolutivo é elevado, o Apostolado animará o ardente desejo de instituir a ordem divina no mundo material. No polo negativo afastar-se-á das noções morais que possam constituir uma barreira à realização de suas ambições, cortando o contato consciente com o seu Ser.

No seu ciclo mensal, quando a Lua se encontra-se nesta Morada projetará sobre o mundo o Lamed de modo que a sociedade tenderá a elaborar os planos que venham conduzir à realização perfeita da obra nos estádios seguintes.

Como ainda há uma volatilidade entre a teoria e a práxis, esta Morada há de dar lugar à figura do bom conselheiro, à pessoa expert no manejo da razão, mas não em sua aplicação às coisas materiais.

Vimos que no ciclo zodiacal יהוה – “Yod-He-Vô-He”, Lamed equivale à transição entre Gêmeos e Capricórnio. Analisando por este ponto perceberemos que o indivíduo arrastará consigo uma tendência inconsciente de deixar seguro, as ideias, com vistas a odisseia, o que implicará no negócio, a realização concreta. Pode ficar totalmente identificado com um dos polos deste eixo, com o relacionado com seu passado, ou seja, com o Gêmeos-Ideias. O outro polo (Capricórnio) aparecerá em sua vida como sócio, aliado, talvez cônjuge. Deste modo, poderá ocorrer que Gêmeos-Ideias, seja forte, inventivo, capaz de ganhar muito dinheiro; mas o sócio será fraco, inepto, catastrófico, já que será a representação material desta parte Capricorniana, ligado as realizações práticas, mas ainda não experimentada. Assim, esta outra parte, pronta, consciente, censurará constantemente a parte tonta, representada pelo outro, simplesmente teórico, em razão de sua ineficácia.

O atributo de Liah, as Vias da Sabedoria, Deus dos Caminhos da Sabedoria, nos dá o entendimento de que a Sabedoria Divina fez que Deus se sacrificasse, obscurecendo-se, para dar vida a uma onda inferior de seres. A Luz obscurece-se, desacelera, para que a matéria se faça visível, para que a criação apareça. Ponto este muito entendido em Binah e aqui configurado no sacrifício do apostolado quando sai da teoria para a prática, quando põe a mão na massa. Dessarte, quando o Lamed se encontre ativo, o indivíduo tem que sacrificar-se, sacrificar sua inteligência para abordar o mundo das coisas concretas.

Se pretende aplicar sua luz a esse mundo obscuro, as coisas lhe sairão mal, perceberá que tem a solução, que a vê com toda lucidez, e que, no entanto, as coisas lhe falham. Não convém aqui aplicar o preto ou o branco, mas caminhar no meio termo, fazer-se cinza.

Em se tratando dos caminhos, Abdizuel nos oferece as influências ativadas pelas Potestades (Geburah) e pelas Virtudes (Tiphereth) conjuntamente. O caminho de ida pela árvore é regido pela Potestade o 37 5->6: ANIEL e o caminho de volta pela Virtude 44 6->5: YLAHIAH, que nos concede vitórias circunstanciais, auxílio durante a travessia do mar vermelho, i.e., a desobstrução dos caminhos e a cura pela lavagem do karma, nos faz colocar a mão na massa no intuído de promover a reparação do erro; promove a Vontade com habilidade para superar os desafios com novas ideias; a quebra dos anacronismos, dos paradigmas que vem do passado atuando sobre os sentimentos e a consciência; o poder de mudar o Mal em Bem. Nos deparamos aqui com a rosa que transforma o esterco em perfume.

  1. Virtudes concedidas

Abdizuel nos orienta para o bem e o sucesso se estamos caminhando para o erro, controla a Água de nossos sentimentos excessivos e como Noé depois do Dilúvio, podemos contemplar o sol e a harmonia agradável de nosso sucesso, de nossas obras, de nossos trabalhos (e de toda a Criação em geral).

Pela sua invocação podemos pedir que nosso trabalho seja criador de bem e de bens, que nossas obras sejam sólidas e de acordo com as Leis Eternas. No capítulo 9 do Levítico temos a configuração do sacrifício para a expiação do erro, assim como no novo testamento a figura do Salvador. Os animais, os manjares, as vísceras referem-se ao sacrifício de nossas paixões, de nossos erros (cada um refere-se a um estado emotivo, um desejo, pensamento e até atitudes), afinal qual a utilidade de tudo isto para um Deus?

O capítulo 17 do Levítico nos revela as influências de Abdizuel; os trabalhos que ele nos ajuda a realizar com êxito. Neste capítulo o Senhor fala a Moisés das propriedades do sangue, de como toda nossa história está gravado em nosso sangue, nosso DNA, e que de algum modo a alma de toda carne está no sangue. Esotericamente afirma-se que pelo sangue e pelo sexo os karmas se unem (veja o relato do Gato Preto no Tomo III, 48 Gênio 6->9: MIHAEL).

Sim, de fato o sangue é o veículo do Corpo de Desejo ou corpo Astral e é no sangue que está gravado toda a nossa história. O Gênios Potestades, comandado pelo ArcGênio Camael, inscreve – por intermédio de seus Gênios assistentes (neste caso, o Gênio Lunar Abdizuel) nossa história em nosso sangue; pois é por suas energias que nossos nervos motores e nossos músculos agem e realizam os desígnios de nossa alma.

Se absorvêssemos sangue alheio estaríamos incorporando em nós uma vida que não nos pertence e não podemos apresentar ao nosso Real Ser uma oferta que não nos pertence, já que somos avatares, batedores de nosso Ser, que busca experiências projetadas por Ele. É por isso que Jeová disse a Moisés referindo-se a aquele que absorvesse sangue, que seria eliminado de sua tribo, da fonte de suas experiências ora definidas, ao passo que nos imiscuímos em outras fontes, do Ser do outro.

Ocorre algo semelhante quando misturamos sangue já que as energias genéticas vitais se misturam e como a parte tem relação com o todo acaba influindo entre aqueles que o sangue foi misturado. Daí surgem os pactos de sangue entre os indivíduos, trata-se da união das energias, da identidade, das influências de um e de outro. É inclusive recomendado que os laboratórios evitem misturar o sangue das pessoas no descarte, o ideal seria jogá-los a terra em pontos próprios. A evidência da Fotografia Kirlian ou Kirliangrafia nos mostra que ao cortar uma folha de uma planta qualquer sua áurea permanece intacta. O mesmo ocorre com o sangue, que mesmo extraído do corpo permanece sua a relação energética da parte com o todo como se fosse uma partícula subatômica spin, um fractal interligado.

Abdizuel filtra nossas ações para eliminar tudo o que não tem sido realmente obtida graças aos nossos próprios esforços, nossos karma e nossos dharmas.

Não absorvemos o sangue dos outros somente quando nos colocam transfusões de sangue, mas também quando fazemos nossa uma experiência vital elaborada por outra pessoa, quando roubamos suas ideias etc., lembremos que tudo é Frequência, Energia e Vibração. O Gênio Abdizuel nos permitirá reconhecer o que é nosso e o que não o é; ele apagará o que não nos pertence; basta invocá-lo.

O Gênio Abdizuel ainda nos desembaraça discretamente do que se chama Cultura, do politicamente correto, das boas maneiras egóicas, vaidosas, sem fundamento; ou seja, deste verniz aparente de que a sociedade é coberta, e que nós aceitamos sem pensar, porque é confortável passar por pessoas pseudo cultas.

A parte de nosso Ser Binah diz igualmente a nosso Moisés interior que o sangue das Bestas da qual não somos portadores (nossas paixões excessivas, bestiais) deve ser derramado em um lugar preciso adequado, quer dizer perseguindo um fim, uma atitude determinada e não de outra maneira.

Abdizuel nos concede anda a sabedoria pelas vias do obscurecimento da Luz já que quanto maior as trevas, mais brilhante a Luz se mostra.

  1. Atitudes

Trata-se de um período em que devemos colocar a mão na massa, sair da teoria para a prática, sair da zona de conforto, dar vida aos projetos, corrigir nossos erros, sacrificar nossas paixões, dar a cada um o que é seu, seja no plano material, dos pensamentos, dos sentimentos ou mesmo dos impulsos originários.

  1. Orações

O GÊNIO ABDIZUEL EXORTA

Eu farei por você tudo o que está em meu poder

Eu farei que o seu corpo, seus sentimentos

E os teus pensamentos, sejam puros e vigorosos

E que a harmonia reine ao teu redor

ME INVOQUE COM AS PALAVRAS

“Gênio Abdizuel, eu prometo agir com prudência,

E fazer conhecer a Verdade ao meu próximo

(Leia pelo menos 7 versículos do Levítico e 7 do Evangelho de João)

Em sinal de agradecimento pelos bens que você me concede

Palavras chaves: Sabedoria, expiação do erro, cura, apostolado, da teoria para a prática, quebra dos anacronismos, transformação do mal em bem, legitimidade das ideias.

 

A CABALA DE HAKASH BA HAKASH TOMO IV

Filosofia Metafísica Quântica Cabalística – TOMO IVOs Gênios Lunares

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