8 h.1 Gênio Amnediel אמנדיאל – Cheth ח


Gematria: 1+40+50+4+10+1+30 = 136 = 1+3+6 = 10 = 1+0 = 1  

Outros nomes encontrados: Manédiel, Amaediel e Deybadur.

Dia da Lua: Mestre das Influências Cósmicas Do 1° dia do Quarto Crescente. A 8ª Morada Lunar se estende de 90º 00′ 00” a 102º 51′ 26” do seu ponto de partida, i.e, do 1º grau de Câncer e vai até o 12º 51′ 26” do mesmo signo.

Forças em ação no ciclo lunar: A força da Lua Crescente (Água) que manifesta seus fluxos mediante as pulsações de Saturno (Ar do Fogo) na segunda fase da Lua.

Amnediel é o primeiro da ordem das Octos (Lua Crescente) e situa-se na oitava morada filosofal da Lua (ou mansão Lunar).

1.1     Descrição Sephiroth cabalística

Trata primordialmente das forças da Água, o “He” – disposto na relação YHVH – יהוה – Yod-He-Vô-He, cuja natureza é a contração, que é naturalmente oposto ao do Fogo, basta ver que quando algo se expande em demasia acaba por chegar ao ponto em que começa a se contrair; mais precisamente, refere-se as forças da Água, esta fonte de vida que fecunda, se adequa a qualquer ambiente ou situação, produz a germinação, o renascimento, trata dos sentimentos, atuando sobre o Ar do Fogo, ligado a Sephirah Binah-Saturno e ao signo de Sagitário (conforme posição na Árvore – na segunda fase da Lua – “He” – Briah), que nos torna senhores do nosso destino sob as influências de Hochmah – assim, há providencia neste destino -, portanto, nos propicia o controle dos sentimentos a fim de que não sejamos vítimas das circunstâncias e, deste modo, propicia uma irrigação equilibrada em nossos propósitos ao passo que, como a Água, contornamos os percalços em vias do melhor caminho.  

Na 8ª Morada lunar se encontra ativo o Heith, de onde provém a palavra ou o nome de poder Hiah (Heith-Yod-Hé – חיה). Seu atributo: Deus de Misericórdia.

Letra segundo Lenain: “A oitava letra é chamada Cheth (8) j e designa o nome Hasid חסיד (misericors). Corresponde aos anjos da oitava ordem, chamados pelos hebreus Beni-Elohim isto é, filhos dos Deuses[1], e, segundo os ortodoxos, o coro dos arcanjos. É por seu ministério que Deus, Elohim-Sabaoth, produz os animais e tudo o que existe no reino animal… Seu atributo chama-se hod, הוד, e significa louvor.”

A Lua na 8ª Morada disparará o Heith desde o Zodíaco na Morada Celeste (que partem da Lua) e do interior do próprio indivíduo na Terra – Morada terrestre.

Analisando-se sob a perspectiva do ciclo zodiacal יהוה – “Yod-He-Vô-He”, equivalerá a transição entre o signo de Peixes para o de Libra.  Consequentemente, o Heith (ou Cheth) é a Força que liga Peixes com Libra. Nela os desejos, as emoções (Água), vão ao encontro da razão (Ar) ainda não nascida. Sob o prisma do presente capítulo as forças da Água estão atuando sobre o Ar do fogo, o que agrega entusiasmo a esta alquimia.

O 18º Caminho marca Saturno atuando pelas vias de Câncer sobre Marte, ou seja. Temos a confirmação que o signo cardinal da Água está atuando neste ponto, fluindo ao signo Água da Água que recebe estes fluxos das imagens. Então o Entendimento atua sobre a Severidade pelas vias sentimentais. E denominado a Inteligência da Casa da Influência, que supervaloriza as coisas boas efetuadas o que propicia um bom período para a negociação do karma desde que haja boas ações para equilibrar a balança de Binah e evitar a ação de Geburah na correção dos erros. Como tem Binah e Geburah em dois polos, concebe-se que se trata de um caminho de rigor, que raramente se é chamado voluntariamente, mas referisse-se a um sacrifício forçado, quiçá, as duras provas de Jó. Como em Binah nos deparamos com os registros akashicos, os Arcanos das coisas escondidas são postos para fora. Mas como a força da Lua Crescente, que é regida pela Água acrescida a influência de Hochmah neste segundo ciclo lunar estão atuando aqui, temos que sempre haverá a procura do melhor caminho para se desviar dos percalços.

Na tabela das letras hebraicas o Cheth (8) j se situa abaixo do He (5), que representava a interiorização de Beth (2), ou seja, dos sentimentos. Como Cheth expressa hieroglificamente um campo para cultivo, concebe a ideia de trabalho, pena e esforços para a produção, haveremos de concluir que neste período devemos trabalhar para equilibrar a balança.

Na oitava carta nos deparamos com a Justiça sendo expressa por uma mulher (sentimentos). A mulher está sentada, em posição passiva, com a balança de Binah em uma das mãos e a espada de Geburah em sua destra.  Em algumas obras aparecem a pena em um dos pratos da balança e o coração em outro prato. Denota uma sentença àqueles que fazem mal-uso de seu livre arbítrio, dos poderes recebidos ou sua profanação.

Na ordem planetário, ciclo Sepher Yetzirah, representa a Lua em razão deste planeta ser o regente de Câncer o governador do 18º caminho e tem a missão de converter em imagens concretas as pulsações dos demais planetas. Consequentemente, na ordem dos fenômenos naturais o Cheth retrata as chuvas, as nascentes, rios correntes etc. – Águas de cima – o ataque apaixonado, rápido. Sentimentos, emoções, paixões, coração, humanidade. As águas doces das quais os cabalísticos falam (as energias seminais antes da transubstanciação), as nuvens antes de precipitar.

Na ordem dos elementos, Cheth corresponde a Água do Ar em Hod, o segundo Sephirah de Yetzirah.

Na ordem Sephirótica corresponde a Hod em seu primeiro ciclo, de onde tudo emana, as inteligências soberanas que recebem as influências da primeira luz eterna relativo a Atziluth e ao planeta Mercúrio.

Na trilogia dos elementos: Hod está relacionado com o signo de Aquário.

No ciclo zodiacal יהוה – “Yod-He-Vô-He”, equivale a transição entre o signo de Peixes para o de Libra, assim, o Cheth realiza funções semelhantes às do Daleth (4) que assegura a transição entre o ciclo de Água e o Ar, mas aqui a transição que propiciará Cheth será a do ciclo de Água ao Ar onde é feita uma ponte entre os dois primeiros elementos (Fogo e Água) e os dois último (Ar e Terra) de modo a permitir um ajustamento.

Do mesmo modo ao analisarmos as 3 Moradas anteriores sob a perspectiva do ciclo zodiacal יהוה – “Yod-He-Vô-He”, nos depararemos com os signos de Câncer, Escorpião e Peixes, o que denota a explosão do Ser emotivo que se traduz na descoberta do outro, onde o indivíduo sacrifica seus interesses pessoais em prol a esse outro ideal com o qual deseja compartilhar tudo, daí vemos o atributo: Misericórdia, o que justifica a supervalorização das coisas boas efetuadas, tão necessário neste momento.

8.2    Contextualização astrológica-cabalística

Quando a Lua se encontra na 8ª Morada será, pois, um bom momento para a busca da paz e concórdia posto que se produz no indivíduo um sentimento, primordial, portanto, de pureza, de renúncia, para dar preferência ao outro, procurando uma solução de equilíbrio entre os interesses próprios (muitas vezes egóicos) e os interesses alheios. Isto aparecerá muitas vezes como uma derrota do ego sentimental e, assim, pode-se dizer que a Lua nesta Morada potenciará a figura do derrotado.

Os planetas nesta Morada, potencializarão o Heith, ou seja, darão uma maior força a essa tendência ao abandono e à preferência pelo outro.

Os maus aspectos exagerarão esse abandono; essa atitude tropeçará nos valores que impulsionam a individualidade e, se o horóscopo solar programa a vitória da autoafirmação, muitos planetas no Ascendente, produzirá uma luta entre as tendências ancestrais da personalidade e as modernas, dando lugar a um indivíduo em conflito consigo mesmo.

O trânsito da Lua por esta Morada propiciará o entendimento entre os homens, não de uma forma radical, mas equilibrada, posto que a identificação com o outro não é total no Heith, contudo, estarão dispostos a renunciar a seus privilégios em favor do outro. Será, pois, o momento ideal para que em Cheth se faça justiça.

Amnediel implanta em nós as virtudes específicas dos Tronos (Binah) e pelas Potestades (Geburah) conjuntamente. O caminho de ida pela árvore é regido pelo Trono 20 3->5: PAHALIAH e o caminho de volta pela Potestade 34 5->3: LEHAHIAH que favorecem a redenção dos erros, a castidade científica (Sahaja Maithuna), o cumprimento da Lei, sua compreensão bem como o senso de dever, a recuperação da Fé, a solitude meditativa.

Amnediel, sob a influência direta do ArcGênio 2->2: HAZIEL (assim como todos os Gênios lunares), nos inocula o Amor de Hochmah (de modo maximizado) neste difícil período. A ação deste Gênio nos salva em qualquer catástrofe. Atraindo o seu poder, estaremos sempre seguros. Podemos chamá-lo pela Invocação, pela Oração.

A tradição afirma que Amnediel escreveu (inspirando, é claro) o capítulo 2 do Levítico (terceiro livro da Bíblia). Este texto nos ajuda a compreender a ação deste Gênio Lunar.

O capítulo 2 fala de oferendas pacíficas de flor de farinha[2] e azeite[3]; este azeite que vem do ArcGênio 2->2: HAZIEL (das energias de Hocmah-Urano) e que faz as frequências de Hochmah resvalarem em nossa natureza; o que impede as más ideias e os maus sentimentos incrustar-se em nós.

Levitico 2:1

“E QUANDO alguma pessoa oferecer oferta de manjares ao SENHOR, a sua oferta será de flor de farinha, e nela deitará azeite, e porá o incenso sobre ela.”

O óleo, elemento Crístico, é um ingrediente muito utilizado na dinâmica do perdão e é, por esta razão que é usado nos tratamentos aos que desejam o perdão dos enfermos. A farinha é a obra cumprida, a partir do grão de trigo: a obra que devemos oferecer aos nossos próximos, a caridade para equilibrar a balança do karma e daí, do perdão e da caridade, que vem o atributo Deus de Misericórdia.

Observemos ainda que este Gênio detém influências de Hod no primeiro ciclo (segundo a numeração da sequência das letras – 8), Sephirah esta que também, em alguns pontos, atua como fiscal da Lei e, é claro que aqui sofre as mitigações dos Gênios relacionados a Hochmah e Tiphereth em razão da caridade ora abordada, quando efetuada é claro.

“Ao Leão da Lei, combate-se com a balança.”

Na gemátria temos que Amnediel (1+40+50+4+10+1+30 = 136 = 1+3+6 = 10 = 1+0 = 1) possui relação com o Espírito de Júpiter (הסמאל) Hismael (5+60+40+1+30 = 136 = 1+3+6 = 10 = 1+0 = 1) e a inteligência Iophiel (יהפיאל) portadores (10+5+80+10+1+30 = 136  = 1+3+6 =10 = 1+0 = 1) de misericórdia, paz e bonança impactadas pelo primeiro ciclo (resultado = 1) onde as emanações ainda conservam grande pureza e, por vezes até ausência de relação de causa e efeito, por não terem chegados ainda em Binah.

  1. Virtudes concedidas

A invocação desse Gênio Lunar produzirá, no ato, uma mudança de orientação no sentido de se promover a caridade como compensação do erro, o que nos proporcionará uma nova vida, satisfatória, plena e feliz.

Há cabalistas que afirmem que durante o 1º dia do Quarto Crescente, os acidentes rodoviários aumentem (pela intervenção de nossos animais, nossos egos interiores) e que muitos automobilistas, também sejam protegidos milagrosamente (ileso ou quase) pela intervenção sempre benéfica e amorosa deste Gênio Lunar, Octos Amnediel.

Como este Gênio trate da compensação kármica, pode nos libertar de todo trabalho penoso. Diz ainda que pode dispensar-nos do trabalho sem que haja dispensa do salário, dos rendimentos, mas ao contrário, pode nos outorgar fortes rendimentos de dinheiro.

  1. Atitudes

As ações relativas a este Gênio estão relacionadas a servidão, no intuído de auxiliar ao próximo voluntariamente e consequentemente estas energias retornam a nós. Trata-se ainda de Gênios guardiões de modo todo aquele que tenha a guarda de alguém recebe seu auxílio, como cuidadores, médicos, enfermeiros, guardiões em geral, servidores que cuidam de prever e sanar acidentes tais como bombeiros etc.

  1. Orações

O Gênio Amnediel exorta:  

Alegria e ternura em ti, atuam em teu coração

Em Teu cérebro e sua coluna vertebral, para introduzir,

Para mergulhar, todo o teu ser, num banho de graça

De juventude, num banho de felicidade.

E é neste clima que eu posso

Oferecer todos os presentes

Que você deseja receber da Vida.

Pronuncie esta invocação mágica:

Gênio Amnediel, estou relaxado

Sorridente, feliz, como os Gênios

Perto de Deus, como a célula de Deus

Que eu sou. Eu escolho a vida

A felicidade. O sucesso, o Amor, sim!

Tu me ofereces as mãos cheias

Eis o que eu te peço… Palavras chaves: Contorno dos percalços, Misericórdia, negociação do karma, equilíbrio da balança, entendimento entre os homens, redenção dos erros, compensação kármica, caridade.


[1] Esse nome corresponde a Mercúrio, o mensageiro dos deuses.

[2] A flor de farinha era a denominação dada ao trigo passado em peneira muito fina, resultando numa farinha semelhante a que usamos hoje. É a farinha mais refinada e branca que existe. É um trigo bem moído.

[3] Como se trata de elementos Críticos, vislumbramos que seu uso ritual absorve as energias negativa. Uma das formas de utilizá-las é passar a mistura ritualizada no corpo, nas feridas etc. e, depois de absorvido o mal, lavá-las. Sua queima pode ser usada para incensar o corpo energético em rituais de purificação e obra cumprida (cura, retificação do mal).

A CABALA DE HAKASH BA HAKASH TOMO IV

Filosofia Metafísica Quântica Cabalística – TOMO IVOs Gênios Lunares

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