As vinte e oito mansões da Lua e suas virtudes


Os antigos astrólogos e alguns sábios indianos dividiram os espaços do Zodíaco em 28 dias em razão do ciclo lunar, muito embora houvesse divergências em razão do ciclo lunar de 27,3 dias divididos em 12 graus, 51 minutos e quase 26 segundos.

Deram o nome a estes espaços de mansões que, estando fixas, terminavam por desfrutar dos nomes e propriedades oriundos dos diversos signos e astros relacionados ao seu escopo que ocorre durante os movimentos da Lua. Estas mansões foram reproduzidas por Agrippa, Matters, Picatrix, em textos sagrados etc.

Cumpre não interpretar literalmente as propriedades das mansões, mas sempre dendro de um processo alquímico; os estudos estão sempre ocultos aos profanos, aos feiticeiros. Nessas 28 mansões se ocultam muitos segredos da sabedoria dos antigos, com a qual eles criavam maravilhas em todas as coisas que se encontram sob o círculo da Lua. Então, a título de exemplo, quando se diz “espantar as moscas” tratamos dos trabalhos ocultos referentes a expurgar as frequências ligadas a “Belzebu”.

Atribuíam a cada mansão suas semelhanças, imagens e selos, bem como com a inteligência que as preside e assim trabalhavam segundo a virtude delas, das mais diversas maneiras, tudo com a finalidade de adentrarem aos Arquétipos ou as egrégoras de sua época e lugar; eram inscritos ainda os nomes dos espíritos ou aspirações e seus caracteres, seguiam-se as invocações e orações pelas coisas desejadas.

Alguns pontos que costumam ser considerados:

1) as mansões da Lua revelam a verdadeira origem dos dias felizes e aziagos do mês.

2) Enquanto viaja pelo espaço girando em torno da Terra, a Lua passa pelos doze signos, permanecendo cerca de dois dias e meio em cada um deles.

3) A influência da Lua em cada signo afeta a Terra e os seres humanos profundamente, deste modo, cumpre que, nos trabalhos alquímicos se observe as “marés lunares”, que marcam os signos onde a Lua está a cada dia, a fim de se evitar frustrações nos procedimentos, a ausência de resultados ditosos.

No que concerne aos rituais e cerimônias de invocação ou evocação, quando se chama um espírito para que se materialize diante da pessoa, é também indispensável observar o signo em que está o Sol e os aspectos entre planetas, as influências lunar e planetária, para que a cerimônia seja eficaz.

4) Deve-se evitar começar algo novo quando a Lua estiver no vazio, ou seja, quando forma o último aspecto com um dos planetas que está no signo que ela visita. Desse momento até a saída da Lua desse signo para entrar no próximo, diz-se que a Lua está no vazio, ou seja, não tem trajetória. Por exemplo, se a Lua forma um trígono ou uma quadratura com o planeta Vênus no signo de Leão, e este é o último aspecto que forma no signo de Leão, sai de curso nesses momentos e cai no vazio. E continua no vazio até sair de Leão para entrar no próximo signo que é Virgem. Isto pode durar umas poucas horas, mas que são de muita importância para as ações humanas bem como para a alquimia já que tudo se torna inútil ou infrutífero.

Devemos sempre lavar em conta que o verdadeiro esoterismo se refere ao trabalho sobre si mesmo; que temos um exército, um país, um mundo dentro de nós mesmos; dominando o interno o externo se rende – assim como é em cima o é embaixo e vice-versa.

Primeiro quarto do céu:

  1. Alnath, ou seja, os Chifres de Áries;

A primeira casa da Lua estende-se do 1º ao 12º grau de Áries.

Causa discórdia e promove viagens bem como deslocamentos urgentes, a ingestão de medicamentos.

PICATRIX: “Você pode fazer um taco para um viajante que servirá de talismã para a segurança de sua jornada”; Um talismã também é feito nesta mansão para estragar o que há entre o cônjuges ou amigos com a separação e inimizade e também aqui um talismã para que um servo fugir e ficar com quem ele quiser e tiver interesse, e estragar a associação entre associado, porque é desastroso e ardente. E aqui lembro um princípio: procure sempre em operações benéficas, a Lua está sã e salva de danos e não eclipsados, e em operações maléficas eclipsado e desastroso; Tenha isso em mente.”

Imagem: para a destruição de alguém, era feita em um anel de ferro a imagem de um homem negro trajando uma vestimenta de pelos, usando um cinturão, arremessando uma pequena lança com a mão direita; essa imagem era selada em cera negra e perfumada com estoraque líquido, e sobre ela se desejava que viesse o mal.

  • Allothaim, ou Albochan, a barriga de Áries,

Começa no 12º grau do mesmo signo, 51 minutos, 22 segundos completos;

Ela conduz à descoberta de e bons negócios, de ganhos, de tesouros e à prisão, retenção ou manutenção de prisioneiros, auxilia, também a conseguir bons casamentos.

Imagem: contra a ira do príncipe, e para a reconciliação com ele, era selada em cera branca e almecega uma imagem de um rei coroado, perfumada com áloe lenhosa.

  • Achaomazon ou Athoray, ou seja, Enxurrada ou Plêiades;

Seu início é aos 25 graus de Áries, 42 minutos completos e 51 segundos.

Ela é propícia, rendável para os navegantes, caçadores, pesquisadores e alquimistas.

Imagem: imagem em um anel de prata, com a parte frontal quadrada e a figura de uma mulher bem vestida sentada em uma cadeira, com a mão direita erguida até a cabeça; era selada e perfumada com almíscar, cânfora e cálamo-aromático (ácoro – Cálamo doce  – alamus aromaticus). Afirmava-se que tal imagem trazia boa sorte e todas as coisas boas.

Também é dito que é feito nele o talismã para que quem viaja por mar seja salvo, talismã para remediar a deterioração da associação e talismã para reter e libertar prisioneiros e ensinar-lhes uma lição; iniciar faz um talismã para o bem da experiência da alquimia e do uso do fogo, um talismã para caça, um talismã para afeto entre cônjuges e um talismã para ferir ovelhas e vacas e o servo ao seu senhor e que não fique em sua mão, porque é pomposo e duplo, saiba disso.

  • Aldebarã, ou Aldelamen, Olho ou Cabeça de Touro;

Começa no 8º grau de Touro, 34 minutos e 7 segundos.

Causa a destruição e a obstrução de construções, fontes, poços, minas de ouro, provoca o afastamento de coisas rastejantes, abate o voo e gera discórdia.

Imagem: vingança, separação, inimizade e má Vontade, era selada em cera vermelha a imagem de um soldado sentado sobre um cavalo, segurando uma serpente na mão direita; era perfumada com mirra vermelha e estoraque.

Talismã é feito nele deteriorar a situação de uma cidade, um talismã para que uma construção não tenha espero que dure e para que não fique em bom estado, um talismã para estragar a semente, talismã para preservar o servo de seu mestre, talismã para estragar o que há entre os cônjuges e lançam o rompimento entre ambos e talismãs que atraem adversidades para quem abre poços e extrair objetos fechados e perdição a quem quiser e amarrar as víboras e Escorpiões.

  • A quinta se chama Alchatay ou Albachay.

Seu começo é depois do 21º grau de Touro, 20 minutos, 40 segundos.

Ela ajuda na volta de uma viagem, na instrução dos estudiosos; fortalece a construção de edifícios e traz saúde, propicia a cura e induz a boa Vontade.

Imagem: para se obter o favor de reis e oficiais e um bom entretenimento, era selada em prata a cabeça de um homem, sendo perfumada com sândalo.

  • Alhanna, ou Alchaya, a Pequena Estrela de Grande Luz;

Seu início é depois do 4º grau de Gêmeos, 17 minutos e 9 segundos.

Conduz a caça, ao cerco e tomada de cidades e a revanche de príncipes, dos altos comandantes; destrói as colheitas e as frutas e atrapalha a operação, a execução da medicina pelo médico.

Imagem: para a obtenção de amor entre duas pessoas, eram seladas em cera branca duas imagens se abraçando, sendo perfumadas com áloe lenhosa e âmbar.

  • Aldimiach, ou Alarzach, isto é, o Braço de Gêmeos,

Começa no 17º grau de Gêmeos, 8 minutos e 34 segundos, e dura até o fim do signo.

Ela promove ganhos e amizades e é favorável aos amantes, espanta as moscas e destrói magistraturas.

Imagem: Para se conseguir alguma coisa boa, era selada em prata a imagem de um homem bem-vestido, erguendo as mãos para o céu, como em oração e súplica, perfumada com bons odores.

Segundo quarto do céu:

  • Alnaza ou Anatrachya, isto é, Enevoado ou Nublado

A oitava casa começa na lua crescente, isto é, no 1º grau de Câncer e vai até o 12º grau do mesmo signo.

Ela promove amor, amizade e companhia entre os viajantes; afasta os ratos e aflige os prisioneiros, reforçando lhes o aprisionamento, confirma a prisão de fugitivos.

Imagem: para vitória em guerra, era feito um selo de estanho com a imagem de uma águia com rosto de homem, perfumado com enxofre.

  • Archamm, ou Arcaph, Olho do Leão

A nona casa começa no 12º grau, 51 minutos e 22 segundos de Câncer e vai até o 25º grau do mesmo signo.

Ela atrapalha a colheita e os viajantes e semeia discórdia entre os homens.

Imagem: Para causar enfermidades, era feito um selo de chumbo com a imagem de um homem sem suas partes íntimas, cobrindo os olhos com as mãos; e a imagem era perfumada com resina de pinho.

  1. Algelioche, ou Albgegh, Pescoço ou Testa de Leão.

A 10ª casa começa no 25º grau, 42 minutos e 52 segundos de Câncer e vai até o 8º grau de Leão.

Fortalece as construções, promove amor e benevolência e é uma ajuda contra os inimigos.

Imagem: Para facilitar os trabalhos de parto e curar os doentes, era feito um selo de ouro com uma cabeça de leão, sendo perfumada com âmbar.

  1. Azobra, ou Arduf, o Pelo na Cabeça do Leão;

A 11ª casa começa no 8º grau, 34 minutos e 17 segundos de Leão, e vai até o 21º grau do mesmo signo.

É boa para viagens e para os ganhos comerciais, bem como para a rendição de prisioneiros fugitivos.

Imagem: Para instalar o medo reverência e veneração, era feito um selo de uma placa de ouro com a imagem de um homem montado em um leão, segurando a orelha esquerda do animal com a mão esquerda e, na direita, portando um bracelete de ouro, e a imagem era perfumada com bons odores e açafrão.

  1. Alzarpha, Azarpha, Cauda de Leão

A 12ª casa começa no 21º grau, 25 minutos e 43 segundos de Leão e vai até o 4º grau de Virgem.

Traz prosperidade às colheitas e plantações, mas atrapalha os navegantes e promove obstáculos para quem lida com a água ou mar.

É boa para melhorar o estado e aprimoramento dos servos, dos prisioneiros e dos companheiros.

Imagem: Para a separação de amantes era feito um selo de chumbo preto, com a imagem de um dragão lutando contra um homem, e sendo perfumado com pelos de leão e assa-fétida.

  1. Alhaire, ou Estrelas do Cão, ou ainda Asas de Virgem

A 13ª casa começa no 4º grau, 17 minutos e 9 segundos de Virgem e vai até o 17º grau do mesmo signo.

É útil para benevolência, ganho material, viagens, colheitas e liberdade de prisioneiros.

Imagem: Para promover a concórdia entre os casais e para dissolver encantamentos contra copulação, era feito um selo com as imagens de ambos, do homem com cera vermelha, da mulher com cera branca, abraçados; e a imagem era perfumada com áloe lenhosa e âmbar

  1. Achureth, ou Arimet, Azimeth ou Alhumech, ou ainda Alcheymech, ou seja, a Espiga de Virgem ou Espiga Voadora.

A 14ª casa começa no 17º grau, 8 minutos e 34 segundos de Virgem e vai até o fim desse signo.

Ela promove o amor das pessoas casadas, cura os doentes, é proveitosa para os navegantes, mas atrapalha as viagens por terra; e, com essa, o segundo quarto do céu se completa.

Imagem: Para provocar o divórcio e a separação entre homem e mulher, era feito um selo de cobre vermelho com a imagem de um cachorro mordendo a cauda, perfumado com pelos de um cachorro preto e de um gato preto.

Terceiro quarto do céu:

  1. Agrapha, ou Algarpha, ou Coberta, ou Voando Encoberta.

A 15º casa começa na Lua Cheia, isto é, no 1º grau de Balança e vai até o 12º grau do mesmo signo..

Ela é útil para a extração de tesouros, ganhos patrimoniais, para se cavarem buracos, poços; ajuda a acelerar o divórcio, a discórdia e a destruição de casas e de inimigos, e atrapalha os viajantes.

Imagem: Para gerar amizade e boa Vontade, era feita a imagem de um homem sentado e escrevendo, perfumada com olíbano e noz-moscada.

  1. Azubene, ou é Ahubene, isto é, os Chifres de Escorpião.

A 16ª casa começa no 12º grau, 51 minutos e 22 segundos de Balança e vai até o 25º grau do mesmo signo.

Ela atrapalha as viagens e o matrimônio, a colheita e o comércio; mas ajuda na redenção dos prisioneiros.

Imagem: Para lucros comerciais, era feito um selo de prata com a imagem de um homem sentado em uma cadeira, segurando uma balança na mão, perfumada com especiarias muito fragrantes.

  1. A 17ª é chamada de Alchil, a Coroa de Escorpião.

A 17ª casa começa no 25 grau, 42 minutos e 51 minutos de Balança e vai até o 8º grau de Escorpião.

Ela melhora a sorte, faz o amor durar, fortalece as construções e ajuda os navegantes.

Imagem: Contra ladrões e assaltantes, era selada com ferro a imagem de um macaco, perfumada com pelos de macaco.

  1. Alchas, ou Altob, Coração de Escorpião;

A 18ª casa começa no 8º grau, 34 minutos e 17 segundos de Escorpião e vai até o 21º grau do mesmo signo.

Ela causa discórdia, sedição, conspiração, contra príncipes e homens poderosos, e inspira vingança dos inimigos, mas liberta prisioneiros e ajuda nas construções

Imagem: contra febres e dores de barriga, era feito um selo de cobre com a imagem de uma cobra mordendo a cauda acima da cabeça, perfumado com chifres de cervo, e supostamente o mesmo selo afugentava as serpentes e todas as criaturas venenosas do lugar onde fosse enterrado.

  1. Allatha, ou Achala, e por outros é chamada de Hycula ou Axala, isto é, a Cauda de Escorpião

A 19ª casa começa no 21º grau, 25 minutos e 43 segundos de Escorpião, e vai até o 4º grau de Sagitário.

Ajuda a sitiar e tomar cidades e afasta os homens de seus lugares; também semeia a destruição de navegantes, a perdição dos prisioneiros, perda de poder sobre subordinados.

Imagem: Para facilitar o parto e provocar menstruação, era feito um selo de cobre com a imagem de uma mulher com as mãos cobrindo o rosto, perfumado com estoraque líquido.

  • Abnahaya, ou Raio (emanação)

A 20ª casa começa no 4º grau, 17 minutos e 9 segundos de Sagitário e vai até o 17º grau do mesmo signo.

Ela ajuda a domar animais selvagens, fortalece as prisões, destrói a riqueza das sociedades e impele um homem a ir a determinado lugar.

Imagem: Para caça era feito um selo de estanho com a imagem de Sagitário, meio homem e meio cavalo, perfumado com a cabeça de um lobo (considerava-se que o lobo tinha poder sobre o cavalo).

  • Abeda, ou Albeldach, que significa uma Derrota.

A 21º casa começa no 17º grau, 8 minutos e 34 segundos de Sagitário e vai até o final desse signo.

Ela é boa para colheitas, ganhos financeiros, construções e viajantes; causa divórcio, e assim se completa o terceiro quarto do céu.

Imagem: Para a destruição de uma pessoa, era feita a imagem de um homem com duas faces, frontal e traseira, sendo perfumada com enxofre e azeviche, e colocada em uma caixa de bronze, adicionando-se enxofre e azeviche, e cabelos daquele a quem se pretendia ferir.

Quarto quarto do céu:

  • Sadahacha, ou Zobeboluch, ou ainda Zandeldena, ou seja, Pastor

A 22ª casa começa na Lua minguante, isto é, no 1º grau de Capricórnio, e vai até o 12º grau do mesmo signo.

Promove a fuga de servos e prisioneiros e ajuda na cura de doenças.

Imagem: Para a captura de fugitivos, era feito um selo de ferro com  a imagem de um homem com asas nos pés e um capacete na cabeça, sendo perfumado com argento-vivo (azougue – Mercúrio).

  • Zabadola, ou Zobrach, que significa Engolir

A 23º casa começa no 12º grau, 51 minutos e 22 segundos de Capricórnio e vai até o 25º grau do mesmo signo.

Ela causa divórcio, promove a liberdade de prisioneiros e a saúde dos doentes.

Imagem: Para destruição e desperdício, era feito um selo de ferro com a imagem de um gato com cabeça de cão, perfumado com pelos da cabeça de um cão e enterrado no lugar onde se pretendia prejudicar.

  • Sadabath, ou Chadezoad, a Estrela da Fortuna

A 24ª casa começa no 25º grau, 42 minutos e 51 segundos de Capricórnio e vai até o 8º grau de Aquário.

Promove o bem das pessoas casada e sócios, a vitória de soldados; mas fere a execução do governo, atrapalhando-o de modo que não consegue exercer o poder.

Imagem: para a multiplicação de rebanhos de gato, era usado o chifre de um carneiro, touro ou bode, ou de qualquer animal cujo rebanho se desejava aumentar, selado com um selo de ferro, tendo a imagem de uma mulher amamentando o filho, e o penduravam no pescoço do animal que fosse o líder do rebanho, ou era selado (impresso com queimação) em seu chifre.

  • Sadalabra, ou Sadalachia, isto é, Borboleta ou um Quarto Espalmado.

A 25º casa começa no 8º grau, 34 minutos e 17 segundos de Aquário e vai até o 21º grau do mesmo signo.

Ajuda a tomar cidades e contra-atacar, destrói os inimigos, causa divórcio, reforça prisões e construções, apressa os mensageiros, é útil para encantamentos contra copulação, restringindo o membro de um homem de modo que este não consiga cumprir seu dever.

Imagem: para a preservação de árvores e colheitas, era selada em madeira uma figura de um homem plantando, perfumada com as flores da figueira e pendurada na árvore.

  • Alpharg, ou Pragol Mocaden, a Primeira Atração

A 26ª casa começa no 21º grau, 25 minutos e 43 segundos de Aquário e vai até o 4º grau de Peixes.

Promove a união e o amor dos homens, a saúde dos prisioneiros e destrói prisões e construções.

Imagem: para amor e favores, era selada em cera branca e almécega a imagem de uma mulher lavando e penteando o cabelo, perfumada com coisas de bons aromas.

  • Alcharya, ou Alhalgalmoad, ou a Segunda Atração

A 27º casa começa no 4º grau, 17 minutos e 9 segundos de Peixes e vai até o 17º grau do mesmo signo.

Aumenta as colheitas, as rendas, os ganhos; cura enfermidades, mas atrapalha construções; prolonga a prisão, causa perigo aos navegantes e ajuda a causar o mal a quem você desejar.

Imagem: para destruir fontes, fossos, águas medicinais e banhos, era feita de terra vermelha uma imagem de um homem alado, segurando na mão um vaso vazio e perfurado; após queimada a imagem, eram colocados no vaso assa-fétida e estoraque líquido, e o receptáculo era fechado e enterrado na lagoa ou fonte que se pretendia destruir.

  • Albotham, ou Alchalcy, ou seja, Peixes

A 28º e última casa da Lua começa no 17º grau, 8 minutos e 34 segundos de Peixes e vai até o final do mesmo signo.

Ela aumenta a colheita e o comércio; dá segurança aos viajantes em lugares perigosos; promove a alegria dos casais, mas provoca prisões e perda de tesouros, patrimônio, riquezas.

Imagem: para pegar peixes, era feito um selo de cobre com a imagem de um peixe e perfumado com a pele de um peixe do mar, que era em seguida jogado na água da região onde se desejava apanhar peixes.

Mansões favoráveis: 2 – 3 – 5 – 7 – 8 – 10 – 11 – 12 – 13 – 14 – 17 – 21 – 24 – 28.

Mansões desfavoráveis: 1 – 4 – 6 – 9 – 15 – 16 – 18 – 19 – 20 – 22 – 23 – 25 – 26 – 27.

A CABALA DE HAKASH BA HAKASH TOMO IV

Filosofia Metafísica Quântica Cabalística – TOMO IVOs Gênios Lunares

Deixe um comentário