VEL DE PAROKETH


Veu do templo paroketh e abismoAtrás de Tiphereth, atravessando a Árvore horizontalmente, estende-se uma linha denominada Paroketh, chamada de o Véu do Templo, que corresponde, num plano inferior, ao Abismo que corta DAATH e separa as Três Supremas do resto da Árvore. Assim como o Abismo, este Véu marca uma cisão na consciência. O modo de mentalização num lado da cisão (do plano superior), difere, em espécie, do modo de mentalização que prevalece no outro plano, o inferior.

Tiphereth é a Esfera superior, por ser a primeira do Mundo de Briah, na 6º dimensão, à qual a consciência humana normal pode elevar-se, eis que por esta esfera é possível ver ao Pai, a Kether conforme pode ser averiguado em João 14:9 “…Quem me vê a mim vê o pai…”, ou seja, a mente humana só pode conhecer de Kether aquilo que se reflete em Tiphereth, o Centro Cristológico manifesto, a Esfera do Filho. Então Paroketh é o Véu do Templo, que se rasgou no instante da Crucificação.

Mateus 27:50-51 “E Jesus, havendo bradado[clamando] outra vez com grande voz, entregou[rendeu] o espírito.

E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto[riba] a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras. [rochas].”

 

Em Tiphereth obtemos a consciência iluminada, o aspecto mais elevado da personalidade a que a individualidade pode se unir e que se constitui no estado que possibilita a iniciação. Trata-se da consciência com nosso Real Ser o vislumbre da consciência superior oriunda da parte posterior do véu de Paroketh.

Refere-se a um grau em que o indivíduo recebe a purificação do ouro, ou seja, com fogo, pela aflição, se busca a pedra dos sábios. Deste modo, o indivíduo se aproxima sem vanglorias e com muita simplicidade, despido de todos os seus ornamentos e insígnias como ocorreu no drama do salvador até que seja atado a cruz e seja coberto somente com uma pequena roupa negra. Estando crucificado assume o compromisso com a Grande Obra que consiste em purificar e exaltar sua natureza espiritual a fim de que com o auxílio divino possa chegar a ser mais que humano e deste modo unir-se ao seu Gênio Superior Divino, seu Real Ser ao mesmo tempo em que se compromete a não abusar dos poderes recebidos. Durante o ritual invocam-se os Gênios IAO e HUA para que coloquem suas mãos invisíveis sobre a cabeça do aspirante como testemunhos de sua obrigação.

A CABALA DE HAKASH BA HAKASH TOMOS I capaClique na imagem ao lado para ser direcionado a pagina principal e baixar gratuitamente o livro.

A CABALA DE HAKASH BA HAKASH

Filosofia Metafísica Quântica Cabalística – TOMO I

ÀRVORE DA VIDA – OTZ CHIIM

ELEMENTOS, PLANETAS, SIGNO, TARO

 

Autor: Inácio Vacchiano