XVI.2 Rituais do pentagrama


  1. O Pentagrama e seus rituais

O pentagrama é também chamado Símbolo do Microcosmos e representa o que os Rabinos Cabalistas do livro do Zohar chamam o Microprosópio ao passo que o Exagrama que está consorciado pelos sete planetas ou arquétipos é denominaco como o Macrocosmos.

Exprime a dominação do Espírito sobre os elementos, e é por este signo que encadeamos os Silfos do ar, as salamandras do fogo, as Ondinas da água e os Gnomos da terra. Armado deste signo e convenientemente disposto, poderemos ver o infinito pelas vias de nossa alma, e nós faremos servir por legiões de entidades.

Pentagrama elementosDeste modo, o Pentagrama é um símbolo poderoso chamado peças Escolas Esotéricas a Estrela Flamígera, é o Símbolo da Omnipotência Mágica que, quando a ponta principal estiver elevada para o alto, representa a operação do Espírito Eterno juntamente com os quatro elementos sob a regência do nome divino Yehoshuah (nome atribuído a Jesus ou José).  Ocorre que a cruz dos elementos está governada pelo nome sagrado Jehovah, יהוה – “Yod-He-Vô-He”, contudo quando se coloca a letra hebraica Shin (refere-se a Ruach Elohim – o espirito genético de Deus que pairava sobre as águas) em seu interior o nome se converte em Yehoshuah (יהשוה) e também Yehovashah quando neste último caso se coloca a letra Shim entre a que rege a Terra e as outras três letras do Tetragramaton.

Quando o Pentagrama estiver elevando para o alto as duas pontas inferiores, representará o bode do aquelarre, El Gran Cabrón (“O grande Bode”) que difere do Bode de Mendes onde a tocha representa o Espírito, a ponta superior do símbolo, e possui a estrela positiva na testa. Então podemos concluir que uma figura humana com a cabeça para baixo representa naturalmente um demónio, quer dizer, a subversão intelectual, a desordem ou a loucura.

De cada ângulo côncavo do Pentagrama origina-se um raio, uma radiação do Divino e por isto é chamado de Pentagrama Flamejante ou Estrela de Grande Luz pois referem-se a afirmação das forças da Luz divina que nela se encontram. Quando a ponta está para cima dizemos que o Espírito governa a matéria e trata-se de um signo do bem, de outro modo, com a ponta para baixo a matéria é que governa o Espirito e daí vem a Loucura do arcano 21 invertido, um signo do mal.

As Cinco Impressões da Grande Luz e os Cinco Auxiliares (Cinco Génios: Gabriel, Rafael, Uriel, Miguel e Samael) estão contidos na Estrela Flamígera cuja imagem representa ainda o Homem com os braços e pernas abertos e esticados.

O Símbolo do Pentagrama pode, preferencialmente, composto com os sete metais ou pelo menos ser traçado com ouro puro sobre o mármore branco, mas também pode ser impresso em uma folha qualquer e posteriormente consagrado. Os sete metais são os seguintes: prata, mercúrio, cobre, ouro, feno, estanho e chumbo.

Com o raio superior para cima faz fugir as colunas de demónios, com os dois raios inferiores para cima, atrai os tenebrosos. Traçado com carvão, com os dois raios inferiores para fora no umbral da habitação, não permite a entrada aos tenebrosos.

1. Consagração do Pentagrama

Recomenda-se que antes de qualquer atividade espiritual se trace o círculo de proteção que podemPentagrama reconstituido por inacio vacchiano ser feitos após o cântico do Belilim ou qualquer outra conjuração (como a dos quatro ou dos sete) ou ainda pode-se utilizar os rituais do Pentagrama de acordo com a complexidade da operação.

Consagra-se o Pentagrama com os Quatro Elementos, recitando os exorcismos do Fogo, do Ar, da Água e da Terra (veja o capítulo intitulado “Os 5 Tatwas – os cinco elementos”).

  • Sopra-se cinco vezes sobre a mágica figura.
  • Asperge-se cinco vezes sobre a Estrela Flamígera com a água ritual.
  • Seca-se a figura do Pentagrama com o fumo dos cinco perfumes: incenso, mirra, aloés, enxofre e cânfora.
  • Depois coloca-se alternadamente o Pentagrama no solo, a norte, a sul, a oriente e a ocidente.
  • Pronunciar-se-á o nome de Aleph e do Thau sagrado reunidos no nome Cabalístico de Azoth.
  • Ao soprar-se cinco vezes sobre a Estrela Flamígera invocar-se-á os Cinco Auxiliares mágicos(Cinco Génios: Gabriel, Rafael, Uriel, Miguel e Samael).

2. Os espíritos ativos e passivo

As correntes que vão do Fogo ao Ar e da Terra à Água são as do Espírito. Estes dois Pentagramas do Espírito devem preceder e fechar as Invocações para equilibrar os Elementos e estabelecer a harmonia de sua influência. Ao fechar, estas correntes são invertidas.

Espírito ativo e passivoOcorre que há um tipo de Espírito (Éter) ativo que medeia o Fogo é o Ar e outro passivo que medeia a Água e a Terra.

Os espíritos ativos e passivo são invocados utilizando-se do pentagrama e deverão ser traçados antes dos pentagramas dos elementos tanto para abertura como fechamento dos portais.

Assim, o pentagrama ativo invocatório deverá ser traçado antes dos pentagramas invocatórios do ar e do fogo. O pentagrama ativo de banimento deverá ser traçado antes dos pentagramas de banimento do ar e do fogo.

O pentagrama passivo invocatório deverá ser traçado antes dos pentagramas invocatórios da água e da terra. O pentagrama passivo de banimento deverá ser traçado antes dos pentagramas de banimento da água e da terra.

Os pentagramas ativos e passivos podem deixar de serem traçados, dependendo do ritual e se o ritual não exigir.

Para invocar temos utilizado os elementos que estão em cima puxando-os para baixo e para proscrever temos utilizado as vias que vão de baixo para cima embora, outras entidades façam o oposto, contudo uma forte intuição nos direcionou neste sentido, de outro ponto adaptamos sua utilização para o hemisfério Sul.

No pentagrama o símbolo da roda representa ao Espírito omnipresente; o laborioso Boi é o símbolo da Terra, o Leão do Fogo, a Águia do Ar e as ondas da Água[1].

Adiante daremos mais explicações de como se utilizar conjuntamente os pentagramas do espirito bem como o de invocação e proscrição dos elementos.

3. Ritual menor do pentagrama

Em operações menores como concentração, meditação, etc., podemos utilizar o ritual menor do pentagrama que consistem em traça-los nos quatro pontos cardiais na sequencia Leste, Norte, Oeste e Sul, ou seja, seguindo o caminho do Sol no hemisfério Sul.

  • Mirar para Leste e fazer a Cruz cabalística;Pentagrama Proscrição Terra
  • Fazer o Pentagrama de Proscrição da Terra;
  • Vibrar EHEIEH;
  • Levar a ponta da Vara para Norte;
  • Fazer o Pentagrama de Proscrição da Terra;
  • Vibrar ADONAI;
  • Levar a ponta da Vara para Oeste;
  • Fazer o Pentagrama de Proscrição da Terra;
  • Vibrar יהוה – “Yod-He-Vô-He”;
  • Levar a ponta da Vara para Sul;
  • Fazer o Pentagrama de Proscrição da Terra;
  • Vibrar AGLA;
  • Fazer a cruz cabalística

4. Ritual maior ou supremo de invocação do Pentagrama

(disposição para o hemisfério Sul)

  • Mirar para Leste e fazer a Cruz cabalística;Pentagrama Espírito passivo agua terra
  • Fazer o Pentagrama equilibrador do Espírito passivo de invocação Água-Terra;
  • Vibrar Hcoma ao traçar o Pentagrama;
  • Vibrar AGLA ao fazer a Roda do Espírito no centro do Pentagrama;
  • Terminar com o signo do silêncio[2];
  • Fazer o Pentagrama de Invocação da Água;
  • Pentagrama Invocação Água
  • Vibrar Empeh Arsel Gaiol ao fazer o Pentagrama;
  • Vibrar Al ao fazer o símbolo da água (ondas) no centro do pentagrama;
  • Terminar saldando a Água fazendo seu signo com as mãos (um triângulo invertido logo abaixo do umbigo). Imagine-se em uma cachoeira, rio, lago, etc. enquanto pronuncia o mantra VAM. Imagine ainda no limite do círculo mágico o Kerub da Àgua: uma jovem donzela com grandes e reluzentes asas[3].

1)     Levar a ponta da Vara para Norte;Pentagrama Espírito ativo invocação

2)     Fazer o Pentagrama equilibrador do Espírito ativo de invocação Ar-Fogo;

3)     Vibrar Biton ao traçar o Pentagrama;

4)     Vibrar EHEIEH ao fazer a Roda do Espírito no centro do Pentagrama;

5)     Terminar com o signo do silêncio;

6)     Fazer o Pentagrama de Invocação do Fogo;Pentagrama invocação do fogo

7)     Vibrar Oip Tea Pedoce ao fazer o Pentagrama;

8)     Vibrar ELOHIM ao fazer o símbolo do Fogo (Leão) no centro do pentagrama;

9)     Terminar saldando o Fogo fazendo seu signo com as mãos (um triângulo na região do entrecenho). Imagine-se meio a chamas, etc. enquanto pronuncia o mantra RAM. Imagine ainda no limite do círculo mágico o Kerub do Fogo que tem o rosto em forma de Leão com grandes e frondosas asas.

  • Levar a ponta da Vara para o Oeste;Pentagrama Espírito ativo invocação
  • Fazer o Pentagrama equilibrador do Espírito Ativo de invocação Ar-Fogo;
  • Vibrar Exarp ao traçar o Pentagrama;
  • Vibrar Eheieh ao fazer a Roda do Espírito no centro do Pentagrama;
  • Terminar com o signo do silêncio;
  • Fazer o Pentagrama de Invocação da Ar;Pentagrama invocação do Ar
  • Vibrar Oro Ibah Aozpi ao fazer o Pentagrama;
  • Vibrar יהוה – “Yod-He-Vô-He” ao fazer o símbolo do Ar (águia) no centro do pentagrama;
  • Terminar saldando o Ar fazendo seu signo com as mãos (braços estendidos em “V”). Imagine-se no alto, nos céus, etc. enquanto visualiza toda a paisagem distante no arco do mundo e então pronuncia o mantra PAM. Imagine ainda no limite do círculo mágico o Kerub do Ar que tem o rosto de uma Águia com grandes asas que dão sombra.

1)     Levar a ponta da Vara para Sul;

2)     Fazer o Pentagrama equilibrador do Espírito passivo de invocação Água-Terra;Pentagrama Espírito passivo agua terra

3)     Vibrar Nanta ao traçar o Pentagrama;

4)     Vibrar AGLA ao fazer a Roda do Espírito no centro do Pentagrama;

5)     Terminar com o signo do silêncio;

6)     Fazer o Pentagrama de Invocação da Terra;Pentagrama Invocação Terra

7)     Vibrar Emor Dial Hectega ao fazer o Pentagrama;

8)     Vibrar ADONAI ao fazer o símbolo da Terra (boi) no centro do pentagrama;

9)     Terminar saldando a Terra fazendo seu signo com as mãos (mãos para baixo com os braços estendidos um pouco abertos formando um “V” invertido). Imagine-se em meio a pastos, animais, pedras preciosas, ouro, etc. enquanto pronuncia o mantra LAM. Imagine ainda no limite do círculo mágico o Kerub da Terra que tem o rosto e a forma de um Touro com asas pesadas e opacas.

13)   Dirija-se ao centro da sala, mirando para o Leste estenda os braços formando uma cruz com o corpo e pronuncie:

A minha frente Gabriel;Pentagrama Ritual supremo de invocação

Atrás de mim, Rafael;

A minha direita Auriel e

A minha esquerda Michael.

Em minha volta ardem os pentagramas flamejantes;

Em cima e em baixo brilha a estrela de seis pontas.

14) Fazer a cruz cabalística.

Ao terminar os trabalhos realizar o procedimento inverso; mesma sequência cardeal, mas inverte-se o sentido do movimento nos pentagramas que agora serão de proscrição.

A regra é invocar dirigindo-se para o ponto em que se atribui o elemento em questão e proscrever a partir dele.

Antes de se pronunciar os nomes, convém fazer uma inspiração profunda e vibra-los internamente com a expiração tanto quanto seja possível. Não é necessário gritar, mas mantê-los de forma vibrante imaginando que estas vibrações atinjam até os confins do Universo.

5. Pentagramas Zodiacais

Caso se utilize o Pentagrama para invocar ou proscrever forças Zodiacais, então Pentagrama Ritual supremo de invocação SIGNOSutilizamos o Pentagrama do Elemento ao qual o signo se atribui. Deve-se traçar no centro o Sigilo ordinário do Signo em questão conforme sugerido nos exemplos ao lado.

Sempre que se trace um Sigilo de qualquer natureza que não disponha a origem do movimento começa-se a traça-lo da esquerda para a direita seguindo o curso do Sol (no hemisfério Sul).

Convém ainda, sempre que se invoque as forças dos signos do Zodíaco, como distintas dos Elementos, que se levante o esquema astrológico para a hora do trabalho de modo que ao traçar o Pentagrama se esteja de frente para a direção zodiacal pertinente.

Lembre-se de limpar e consagrar o local com o Ritual menor do Pentagrama de banimento e/ou o Ritual Menor de Banimento do Hexagrama antes dos trabalhos. E conforme sejam as invocações ou evocações convém utilizar o Ritual de Proscrição do Hexagrama.

Todas as invocações começam e terminam com o Signo da Cruz Cabalística. Em certos casos pronunciar-se á outros nomes tais como de Anjos e Espíritos que se pronunciam em seus quadrantes pertinentes traçando no ar seus Nomes e Sigilos.

Para que uma Força, corrente, cor ou som possam ser unidos no mesmo símbolo, a cada ângulo do Pentagrama foram atribuídos certos Nomes Divinos conforme foram demonstrados. Estes devem ser pronunciados com os Pentagramas de invocação e banimento.

[1] Pode ocorrer que outras egrégoras adotem símbolos divergentes.

[2] Dedo indicador esquerdo cerrando os lábios e a outra mão descansando na lateral do corpo enquanto segura a vara mágica ou punhal; ou simplesmente descansa se utilizou os três dedos (polegar, indicador e médio) para traçar o Pentagrama.

[3] Veja o capitulo intitulado: Os 5 Tatwas – os cinco elementos.

A CABALA DE HAKASH BA HAKASH TOMOS I capaClique na imagem ao lado para ser direcionado a pagina principal e baixar gratuitamente o livro.

A CABALA DE HAKASH BA HAKASH

Filosofia Metafísica Quântica Cabalística – TOMO I

ÀRVORE DA VIDA – OTZ CHIIM

ELEMENTOS, PLANETAS, SIGNO, TARO

Autor: Inácio Vacchiano