.AS QUATRO INFERIORES – O CARRO DE MERCABAH


Até aqui tratamos dos triângulos Logoico ou Supremo e Ético. O primeiro forma a base da manifestação onde as forças são latentes e, também, dão expressão aos três princípios abstratos, ou seja, o Triângulo Ético, Funcional ou Abstrato onde as forças são ativas.

1) O primeiro plano da Forma refere-se a Binah que formata as forças de Hochmah; 2) Em um segundo nível temos a Forma no segundo triângulo como resultado das forças do primeiro triângulo e em um 3) terceiro nível nos deparamos com as quatro Sephiroth inferiores (Netzah, Hod, Yesod e Malkuth) cuja Forma é o resultado da Força, i.é., as seis superiores (Kether, Hochmah, Binah, Hesed, Geburah e Tiphereth).

Com estes recursos podemos compreender a diversidade de manifestação dos planos da forma enquanto trabalhamos com seus princípios primários.

Então quando trabalhamos com as quatro inferiores o fazemos não como um triângulo, mas como um quadrado e temos aqui mais uma ligação ao nome impronunciável Jehovah, יהוה – “Yod-He-Vô-He” onde: Yod (Netzah), He (Hod), Vô (Yesod), 2º He (Malkuth). Estas Sephiroth pertencem, portanto, ao plano da Forma, onde a Força não se move livremente, mas está enfrascada, de modo que só pode ser liberada por ocasião da destruição da Forma que a aprisiona.

Esta separação no terceiro nível nos leva a perceber que Tiphereth (no limiar entre o segundo e terceiro nível) exerce aí uma função equilibradora que permite assim a estabilidade e coesão entre os mundos inferiores e superiores. Esta coesão alcançará sua plenitude em Malkuth onde a energia se adequa plenamente na Forma. Deste ponto a matéria começa a voltar-se para o espirito novamente e procura liberar-se da prisão, mas levando consigo os extratos anímicos, as suas experiências adquiridas enquanto presa na disciplina da forma. Entendemos isto mais claramente no processo humano onde uma alma ao tomar um corpo vive sua existência e, em determinado momento, se vê obrigada a abandonar a matéria e deixar todos os seus pertences levando consigo apenas as experiências de seu aprendizado que passaram para a essência.

As energias provenientes das emanações de Tiphereth faz-se multifacetado em Netzah como a Luz em um prisma e, esta Sephirah, faz as vezes de Hochmah, atuando como Força; em Hod (atua como Binah) estas Forças revestem-se de Formas mentais e em Yesod como moldes ou Formas etéricas para as manifestações finais em Malkuth.

A CABALA DE HAKASH BA HAKASH TOMOS I capaClique na imagem ao lado para ser direcionado a pagina principal e baixar gratuitamente o livro.

A CABALA DE HAKASH BA HAKASH

Filosofia Metafísica Quântica Cabalística – TOMO I

ÀRVORE DA VIDA – OTZ CHIIM

ELEMENTOS, PLANETAS, SIGNO, TARO

 

Autor: Inácio Vacchiano