4 y.4 Gênio Azariel עזריאל – Daleth ד


Gematria: 1+7+200+10+1+30 = 249 = 16 = 7

Outros nomes encontrados: Sarivar

Dia da Lua: Mestre das Influências Cósmicas do dia 4 da Lua Nova. A 4ª Morada Lunar se estende de 38º 34′ 18’’ a 51º 25′ 44” do seu ponto de partida, ou seja, de 8º 34′ 18’’ a 21º 25′ 44” de Touro.

Forças em ação no ciclo lunar: A força da Lua Nova (Fogo) que manifesta seus fluxos mediante as pulsações do Sol (Ar da Água) na primeira fase da Lua.

Azariel é o quarto da ordem das Calendas (Lua Nova) e situa-se na quarta morada filosofal da Lua (ou mansão Lunar).

1.1     Descrição Sephiroth cabalística

Trata primordialmente das forças do Fogo cuja natureza é a expansão e, mais precisamente, refere-se as forças do Fogo, o “Yod” – disposto na relação YHVH – יהוה – Yod-He-Vô-He, que nos inspira e nos dá força, atuando sobre o Ar da Água, que se refere a Sephirah Tiphereth-Sol e, também  tem a regência de Hochmah por ser o segundo da coluna central. Refere-se ainda ao signo de Peixes (conforme posição na Árvore – na primeira fase da Lua – “Yod” – Atziluth). Neste ponto, a Vontade, o entusiasmo atuarão sobre o pensamento já que como no caso do Fogo é da natureza do Ar (ambos elementos leves) subir constantemente ao ponto deste último escapar do elemento Água que, neste ponto, subira aos céus entusiasmada com o primeiro e, assim, neste processo, produz borbulhas e efervescência à medida que escapa deste último elemento.

Na 4ª Morada lunar se encontra ativo o Daleth, de onde provém a palavra ou o nome de poder Diah (Daleth-Yod-Hé – דיה). Seu atributo: Deus a Porta da Luz.

Letra segundo Lenain: “Daleth d (4), quarta letra, representa o nome Dagoul דגול (insignis); corresponde também aos anjos de quarta ordem, que os hebreus chamam hashmalim חשמלים, isto é, as dominações que formam o quarto coro de anjos. É por seu ministério que Deus, El אל, representa as imagens de corpos e todas as diversas formas da matéria. Seu atributo chama-se Chesed חסד e significa clemência e bondade.”

Desde sua 4ª Morada a Lua nos abastecerá em Daleth, letra que representa a Porta da Luz e a Porta das Trevas, segundo o lado em que nos encontremos situados, seja pelos maus aspectos astrológicas relativas ao lado esquerdo da Árvore, seja pelas quadraturas de nosso interior.

Se nos reportarmos aos 32 caminhos, observaremos a sabedoria e a Fonte da Misericórdia operando sobre a Inteligência, a esfera do Zodíaco movendo-se através de Marte sobre Saturno; “He” do Mundo de Atziluth trabalhando através de Marte sobre o “Vô” do Mundo de Atziluth; Água do Fogo atuando através de Marte sobre o Ar do Fogo; Hochmah o centro produtor de Amor-Sabedoria empreendendo através de Marte sobre Binah, o construtor do universo.

Veremos que o 4º caminho se refere a Inteligência Iluminante, também chamado de Chasmal donde as ideias são fruto da união entre Inteligência e Sabedoria e daí vem as antíteses entre as Portas de Luz ou Trevas, já que tudo que saiu do absoluto passa a ser dual e, temos aqui o fruto, o segundo He do nome impronunciável. Percebemos ainda neste caminho a presença da polarização da sexualidade santificada (aquela que não decorre dos instintos animais).

No sentido ascendente trata-se do canal que leva Binah a Hochmah pelas vias marcianas, uma porta de batalhas na busca da santidade e dos estados preparatórios em que se atua com entendimento (Binah) e sabedoria (Hochmah) para se chegar à iluminação da Visão de Deus face a face, daí seu atributo Deus a Porta da Luz.

A letra força Daleth d (4) é uma letra dupla, cujo valor é igual a 4, e expressa hieroglificamente o seio que alimenta, a ideia de produção de alimentos em abundância. Temos então o Tetragrammaton em todo o seu ciclo: יהוה – “Yod-He-Vô-He” onde “Yod” é o elemento ativo; o “He” elemento passivo; em “Vô” a união dos dois primeiros e, no segundo “He” os frutos da operação.

No ciclo Sepher Yetzirah não há correspondência zodiacal, somente planetária, temos que na correspondência dos números em relação a Árvore corresponde a Hesed-Júpiter, o provedor de Paz e abundância de modo que favorece a agricultura e a fertilidade. Em Hesed a árvore renasce pela semente de seu fruto – a semente morre e, então, nasce o germe.

No tarô, o Imperador aparece sentado ou encostado sob uma pedra cúbica perfeitamente trabalhada, ou seja, em posição estável, indicando um poder que emana da Vontade, atributo masculino. Nas representações egípcias, de sua cabeça sobressai uma serpente, mais uma vez o símbolo da maestria. Na mão direita retém o báculo do poder.

Ainda no taro egípcio, no interior da pedra há um gato e uma simbologia do elemento Fogo, em outras versões da lâmina aparece a ave fênix (que renasce das próprias cinzas: INRI, “In Necis Renascor Integer”, “na morte renascer intacto e puro” – o ego morre e daí nasce o Cristo); há ainda a tradução esotérica “Ignis Natura Renovatur Integra”, o Fogo Renova a Natureza Incessantemente – Trata-se é claro do Fogo sexual, de Hadit a alada serpente energética da Kundalini.

Em algumas cartas o báculo e terminado por uma cruz (quatro elementos, animais, idades, fases da Lua, estações do ano etc.) e encimado por uma esfera ou círculo símbolo do espírito sobre a matéria, em outras está equivocadamente invertido, eis que o mestrado sempre trada da espiritualidade vencendo o material. A cruz é ainda um símbolo sexual do cruzamento Lingam-Yoni (falo útero – ambos unidos formam uma cruz) refere-se a magia sexual.

Com o Daleth o Fogo Divino do Aleph-Beth-Ghimel, resulta convertido em Forma e pelos bons ofícios do Ghimel, desce ao mundo da Água em Briah. O Daleth representa pois o primeiro contato da Fogo com a Água (Fogo da Água = Hesed). Um fogo arrefecido por assim dizer, convertido em Ovo Divino (segundo He do Tetragrama) ao passar pelos canais moderadores de Binah-Ghimel, Amor-Sabedoria. Esta mistura de elementos produzirá calor (Fogo) nos sentimentos (Água), lhes proporcionará o alento do sublime, os encherá de transcendência.

Na ordem dos elementos, Daleth corresponde ao ponto de transição entre o Fogo e a Água em Hesed, um ciclo que termina e outro se inicia.

Na ordem Sephirótica corresponde a Hesed em seu primeiro ciclo, de onde tudo emana, as inteligências soberanas que recebem as influências da primeira luz eterna relativo a Atziluth e ao planeta Júpiter.

Na trilogia dos elementos: Hesed está relacionado ao signo de Câncer.

No ciclo zodiacal יהוה – “Yod-He-Vô-He”, equivale a transição do signo de Sagitário (o último do Fogo) para o de Câncer (o primeiro da Água).

Como já dissemos, neste ponto, o ciclo Sepher Yetzirah não tem correspondência zodiacal, somente planetária.

Na ordem planetário representa a Marte, o quinto dos sete planetas exotéricos, na ordem proposta por Ptolomeu que colocou os planetas em ordem crescente a partir da Terra. Marte realiza com as forças de Daleth as funções de justiça, correção dos erros, retificação no resultado tangível da ação das três forças anteriores de modo que o fruto seja o desenlace de uma atuação consciente.

  1. Contextualização astrológica-cabalística

Como vimos, trata-se do resultado final da ação das três primeiras letras, deste modo, o Daleth encerra um grande poder e, por isso, no Taro é ilustrado com a figura do Imperador. Trata-se do poder da espiritualidade que governa o mundo sombrios dos sentimentos, inclinando-os para tudo o que é elevado e de nível superior.

Assim, quando os planetas se encontram na 4ª Morada, Coletiva (que partem de Áries) ou Celestial (que partem da Lua), diremos que o Imperador está no comando ditando, com suas Leis, sentimentos superiores, que seu Real Ser tem poder e comando sobre seus sentimentos. Tratando-se da 4º Morada Celeste (que partem da Lua), dizemos ainda que esse poder vem do céu e exerce uma ação coerciva sobre o indivíduo.

Quando observarmos em um Mapa Natal que há muitos planetas nos signos de Água, temos aí uma natureza predominante de sentimentos e, se ainda coincidirem com a 4º Morada Lunar deduzimos que os sentimentos são dominados pelo Imperador do Daleth de modo que sua condução será de nível superior, com bastante tendência.

Podemos ainda acrescentar que quando haja confluência de planetas na 4ª Morada Terrestre (que partem do Ascendente), indicará que, o poder foi alcançado pelo próprio do indivíduo, que tem domado seus sentimentos e os tem posto a serviço do seu Desígnio. Assim, quando no ciclo mensal a Lua transita por sua 4ª Morada, disparará sobre nós o Daleth ou o expulsa de nossa própria natureza. Será o dia apropriado para iluminar os nossos sentimentos, para submetê-los voluntariamente ao serviço do nosso Real Ser, expressar com força o nosso Deus interno, nossos anelos de anular nossos desejos e, colocar o enorme fluxo de energia, à disposição da transcendência.

Quando esta 4ª Morada Terrestre entre em ação, convém a nosso Imperador interno exercer o comando sobre as emoções e ordená-los para trabalhar nas tarefas superiores. O trânsito de planetas por essa Morada porá em relevo essa figura do Imperador. Os planetas a esquerda da árvore (Saturno, Marte e Mercúrio), vão assegurar a sua atuação rigorosa e até mesmo impiedosa, se formarem maus aspectos, fazendo com que os sentimentos se dobrem diante da força espiritual. Por isso a Tradição árabe atribui a esta Morada sentimentos violentos e discórdias em casa e na vida conjugal, causa de destruição, como pode ser observado nas Mansões da Lua. Os planetas da esquerda, com maus aspectos, exigem muita retidão, já que podem produzir discórdias se estas forças forem canalizadas pela casa IV.

Como estamos tratando do 14º caminho temos aqui presentes o sendeiro ativado pelos Querubins (Hochmah) e pelos Tronos (Binah) conjuntamente. O caminho de ida pela árvore é regido pelo Querubim o 10 2->3: ALADIAH e o caminho de volta pelo Trono 17 3->2: LAUVIAH.

Azariel sob as pulsações destes Gênios promove o perdão que concorre as boas relações sociais, a reencontros, a cura física e moral, o entusiasmo dos pensamentos, da inteligência, com a borbulha dos sentimentos, a sonhos proféticos.

Nos traz o prazer que acompanha a todo ato de criação já que estamos tratando aqui do fruto de algo já iniciado. Nosso projeto, posto em andamento pela Vontade (inoculada por Geniel) que teve a capacidade de atrair o que estava em harmonia com ele, ou seja, de fazer-se amar por todos (graças a Enediel que recebe vibrações de Hochmah) e finalmente nosso desejo concreto, nosso projeto ou intenção, obteve (de Amixiel) a união das duas forças anteriores, criou um retrato, um ambiente, um ambiente protegido pelas leis cósmicas e humanas, onde o indivíduo e o projeto podem se instalar para agir.

O conjunto de tudo isso, dá lugar a um fruto, um resultado que tem as propriedades dos Turbilhões de energias chamados Kether-Hochmah-Binah, propriedades que nos são transmitidas pelos Gênios que estão sob as ordens dos ArcGênios Metatron (em Kether – Ketheriel), 9 Gênio 2->2: HAZIEL (em Hochmah-Hochmael) e Binael (em Bina).

  1. Virtudes concedidas

Azariel é o Gênio do êxito realizado. Permite aos humanos saborear com antecipação o fruto Divino. Neste sentido, nos faz viver o Sétimo dia da Criação, quando o Homem seja realmente o Rei da Criação, capaz de dominar todas as coisas. Dessarte, Azariel nos oferece a visão antecipada da realização de nossos projetos, nós vemos nossos desejos realizados como em um sonho maravilhoso, que produz em nós felicidade e alegria.

Assim, esta harmonia interior é projetada ao exterior e nós nos colocamos em contato com todos os que elaborarão conosco, o Projeto (o nosso, de nosso Ser, o do Gênio), é assim que se estabelece (o 4º dia da Lua Nova) a relação humana essencial para nosso sucesso.

Azariel aproveita as energias dispensadas pelos coros dos Gênios-Dominações sob a regência do ArcGênio Hesediel (provenientes de Júpiter-Hesed) que igualmente reforçam a Vontade (o mesmo que Genediel), porém só no que concerne às emoções da pessoa em razão de Hesed ser o primeiro do mundo de Briah.

Podemos então afirmar que Azariel introduz o Prazer (Divino e humano) na execução da Idea-Retrato animado pelos Gênios Lunares precedentes. Azariel exalta, mobiliza os sentimentos, para que estes colaborem entusiasticamente com a ação empreendida por nós faz com que tenhamos a certeza de que o que se está a realizar terá êxito, pois ele é o Angel do Éxito. Perceba que na Gematria de seu nome (1+7+200+10+1+30 = 249 = 16 = 7) esconde-se o número da Vitória.

  1. Atitudes

Como neste ponto prevalece as influências do Fogo da Água, os sentimentos estarão fogosamente exaltados, o que favorece operar sortilégios de todas as classes e alcançar seus prodígios em razão da quantidade de energia dispensada.

Como o universo vibra, ressoa nossos sentimentos, neste ponto cumpre evitar encher a alma de pena e tristeza. Pode ocorrer aqui um sentimento de saudosidade da alma em relação a sua pátria celestial, sua casa, a casa do Pai, de nosso Real Ser, isto implica que estamos a vislumbrar nossa missão sagrada, daí provem esta pena e dor e, deste modo, por um momento ao menos, cumpre nos afastarmos dos prazeres mundanos.

Aconselha-se que durante este 4º dia Lunar nos mostremos eufórico, otimista, seguro de ter plena segurança, de que o sucesso está lá. Cumpre invocar plenamente a Azariel e logo cantar, rir, dançar; festejar a Vitória, prolatar sua palavra de poder: Diah.

Manifestemo-nos com alegria, canções; organizar reuniões, passeios por jardins, bosques, proponha-se lanchar no campo. Deve-se explodir! toda efusão coletiva de alegria, contentamento, para que se desponte as consequências benéficas.

O mundo deve ser visto como será quando o projeto estiver concluído no constante estado “Ser Sendo” ….

  1. Orações

O GÊNIO AZARIEL EXORTA

Pense naquilo que você deseja obter

Imagina-te! (Emociona-te, estoure de alegria) imaginando!

O que você deseja e diga:

Obrigado Gênio Azariel, por ter ordenado tudo, para que eu tenha sucesso

Pronuncie meu nome e apresente sua petição

Mas acima de tudo seja livre, magnífico

Generoso contigo

Não me peça um sucesso mínimo

Ou uma casa pequena

Ou um emprego mal pago

Peça-me! O que te satisfaça plenamente

O trabalho dos seus sonhos, o salário,

O apartamento que te convém

E para o dinheiro, diga-me a quantia exata. Palavras chaves: Vontade, entusiasmo, agricultura e a fertilidade, poder da espiritualidade, iluminação e comando dos sentimentos, perdão, sonhos proféticos, êxito realizado, operação de sortilégios.

A CABALA DE HAKASH BA HAKASH TOMO IV

Filosofia Metafísica Quântica Cabalística – TOMO IVOs Gênios Lunares