MUNDO DE YETZIRAH


O Mundo de Yetzirah ou de Formação refere-se ao plano dos pensamentos. É constituído pelo Triangulo Mágico formado por Netzah, Hod e Yesod. Trata-se do mundo etérico, algo como a contraparte do Mundo Físico já que se trata da última manifestação energética anterior a materialização, a condensação das energias descendentes.

O terceiro triangulo abarca o Mundo de Formação de cima e o de baixo, isto significa que trata também com os trabalhos realizados junto aos sefirotes adversos os Kliphos/ qliphós – a árvore negativa, as energias abismais, aqueles que submergiram nos pântanos do subconsciente, almas em pena, os que esgotaram o ciclo de exitêcia e passam agora pelo doloroso processo de depuração onde não existe mais a estabilidade da matéria, “não podem acordar”, de modo que submergem profunda e intensivamente em tudo o que criaram em suas estrutras internas.

É no chamado Triangulo Mágico que se desenvolve a magia ou a Alta Magia onde inicialmente se trabalham com os quatro elementos e os quatro mundos que vão de Malkuth a Netzah, agora podemos entender a origem do nome.

Este plano privilegia a Inteligência, a lógica, a razão que elaborarão as condições necessárias anteriores a manifestação, é quando a energia perde sua Luz e torna a matéria mais agregada.

Podemos comparar este ponto ao fio ou cabo que conduz a eletricidade. No interior se encontra um elemento que oferece pouca resistência a passagem da energia, como cobre alumínio, ferro, etc. e então obtemos a eletricidade que pode ser direcionada os mais diversos usos. Recobrindo o metal nos deparamos com um elemento que oferece grandes resistências a fluidez da Luz, da energia de modo que o seu aprisionamento ao núcleo atômico, este atributo de Binah, dificultam o movimento, isto impede que o elétron passe de uma camada a outra, temos assim um cerceamento à liberdade que termina por dificultar ou condicionar a condutividade.

Então neste mundo a energia que corria mais solta, por estar vibrando em planos superiores, se condensa nos sentidos, no raciocínio, nas imagens onde ocorrem os acondicionamentos. O ser humano possui cinco sentidos ordinários (visão, paladar, audição, olfato, tato) correspondentes a cada um dos quatro elementos mais o Éter. Com estes sentidos consegue adentrar a ciência do material. Mas possui ainda outros sete sentidos extraordinários, qualificativo que indicam a necessidade de serem desenvolvidos, trabalhados a fim de perceber o ultra da natureza, de adentrar aos diversos mundos e adquirir o conhecimento que que ultrapassa os cinco sentidos ordinários.

Em sentido positivo, neste plano, nos dispomos a realização dos propósitos originários iniciados pela Vontade e dinamizado pelos sentimentos, (ou pelos desejos se considerarmos sua face negativa), a conversão em realidade factível o propósito espiritual gerado e alimentado, nutrido pelo Emotivo.

O Mundo de Formação é também considera do plano etérico do mundo físico, quando observado pela ótica dos quatro mundos. Olhando de outro ponto percebemos também que o Mundo de Criação, outrossim, nominado como Mundo dos Desejos tem relação intima com a séfira Netzah, já que esta se constitui no resultado da elaboração das três séfiras daquele mundo a saber Hesed, Geburah e Tiphereth, portanto o segundo “He” e simultaneamente o elemento inicador do mundo em questão. Assim, a partir deste plano as percepções sensoriais – ora nominadas – bem como os centros da máquina humana (intelectual, instintivo-motor, emocional e sexual) passam a ter maior relevância.

Clique na imagem ao lado para ser direcionado a pagina princial e baixar gratuitamente o livro.

A CABALA DE HAKASH BA HAKASH

Filosofia Metafísica Quântica Cabalística – TOMO III

Schemhammephorasch  שם הםףורש

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s