MUNDO DE BRIAH


O mundo de Briah ou da Criação relaciona-se as emoções e, cabalisticamente, refere-se ao plano dos desejos, produto do ego e, portanto, uma forma degenerada, passiva da Vontade.

E formado por Hesed, Geburah e Tiphereth cuja composição é conhecido como Triângulo Ético e também como a “Casa do Filho”. O Filho é o responsável pela realização da Vontade do Pai, o executor deste, fornece as energias e as circunstâncias para sua realização. Assim, as emoções se mobilizam para a realização da Vontade, sempre que não haja a intromissão do ego animal que venha a desconfigurar o impulso originário.

Então em um curso natural nos deparamos aqui com a Vontade que passa a ser carregada com as emoções, as energias emocionais e quando se trate do ego ocorre de modo semelhante, contudo o desejo que passa a ser dinamizado.

O Mundo de Briah em seu aspecto negativo da Vontade: os desejos, é por onde Adão e Eva saíram do paraíso, eis que, enquanto a Vontade por ser de natureza ativa mira em direção a Kether os desejos por sua natureza passiva parte rumo a Malkut.

Nos quatro mundos tudo se operam pela Vontade, sentimento e pensamento que resulta em uma construção qualquer. Esta é a disposição da árvore. Mas como em Malkut os últimos serão os primeiros a Vontade tem sua representação nos órgãos sexuais, os sentimentos no coração e o pensamento na cabeça.

Quando observarmos os triângulos Logoico e o Ético perceberemos que há um espelhamento entre os dois, de modo que o primeiro representa a Vontade e o segundo, seus aspectos negativos: os desejos. Portando o trabalho que deve ser desenvolvido em Briah refere-se a conversão dos desejos em Vontade.

Clique na imagem ao lado para ser direcionado a pagina princial e baixar gratuitamente o livro.

A CABALA DE HAKASH BA HAKASH

Filosofia Metafísica Quântica Cabalística – TOMO III

Schemhammephorasch  שם הםףורש