Presidente Jair Bolsonaro manifesta se enfaticamente contrario ao exame de ordem #FimDaReservaDeMercadoDaOAB


O presidente eleito Jair Bolsonaro do PSL  manifestou-se desfavorávela ideia de seu indicado ao Ministério da Saúde, o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), para exigir a certificação de médicos brasileiros formados. Em entrevista neste domingo, 25, Bolsonaro foi enfático ao discordar do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos).

Mandetta está sugerindo o Revalida até com uma certa periodicidade.

Bolsonaro: Eu sou contra porque vai desaguar na mesma situação que acontece com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Nós não podemos formar jovens no Brasil, em cinco anos, no caso dos bacharéis de Direito, e depois submetê-los a serem boys de luxo nos escritórios de advocacia.

Esse post foi publicado em EXAME DE ORDEM e marcado , , , . Guardar link permanente.

32 respostas para Presidente Jair Bolsonaro manifesta se enfaticamente contrario ao exame de ordem #FimDaReservaDeMercadoDaOAB

  1. ARLINDO MESSIAS SANTANA DE AGUIAR disse:

    “BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS”

    O EXAME DA OAB SÓ INTERESSA PARA ELA MESMA, PORQUE?

    1)MANTER A ESCRAVIDÃO DESTE EXAME CONTRA HOMENS E MULHERES, PARA GASTAREM TUDO O QUE TEM, PARA TENTAR SER APROVADO. RESSALTA-SE QUE TEM VÁRIOS EXAMINANDOS QUE TENTARAM POR MAIS DE 20 VEZES, SEM CONSEGUIREM LOGRAR ÊXITO NO EXAME DA OAB/FGV.

    2) MANTER A INDÚSTRIA DE CURSINHOS, LIVRARIAS, ETC.
    3) MANTER CONTRATOS MILIONÁRIOS COM JURISTAS/MESTRES/DOUTORES PARA CONSULTORIA PEDAGÓGICA DOS EXAMES
    3) ARRECADAR MAIS DE 1 BILHÃO E MEIO DE REAIS TODO ANO, SEM PAGAR IMPOSTOS, SEM PRESTAR CONTAS AO TCU E A NINGUÉM
    4) MANTER O CORPORATIVISMO, REPROVANDO MAIS DE 90% DOS QUE SE INSCREVEM NESTE CERTAME DE CAÇA-NÍQUEIS.
    5) MANTER O ALTO ÍNDICE DE DESEMPREGO, INCLUINDO OS BACHARÉIS EM DIREITO
    6) MANTER ALTA DISCRIMINAÇÃO SEM NOÇÃO AOS BACHARÉIS EM DIREITO
    7) MANTER SEU PODER, ACIMA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA E DA CONSTITUIÇÃO

    RECIFE, NORDESTE, 04 DE DEZEMBRO DE 2.018

    ***PEDRO DOS SANTOS CARDOSO DE FREITAS
    PRESIDENTE NACIONAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DESEMPREGADOS E VÍTIMAS DOS EXAMES DA OAB

  2. ARLINDO MESSIAS SANTANA DE AGUIAR disse:

    AO PRESIDENTE ELEITO JAIR MESSIAS BOLSONARO:

    “Brasil acima de tudo, DEUS acima de todos”

    Pedimos o apoio de Vossa Excelência para o fim do exame da OAB; pelo amor de DEUS, nos livre das chibatadas, da opressão e da escravidão da OAB, que perdura desde o ano de 1994.

    Mais de oitenta por cento dos atuais advogados que existe no quadro da OAB, não se submeteram ao exame de ORDEM.

    A OAB arrecada por ano, mais de 1 bilhão e meio de reais, sem prestar contas ao TCU e a ninguém.

    A OAB/FGV, reprova em massa mais de 90%(noventa por cento) dos que se inscrevem. Com tais reprovações, aumenta a indústria de cursinhos, livros didáticos, seminários da OAB/FGV, contratações milionárias de professores(mestres e doutores), para prestar consultoria jurídica para exames de provas; campanhas de publicidades enganosas, etc.

    Pedro dos Santos Cardoso de Freitas
    Presidente Nacional da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de São Paulo, Capital.

  3. José disse:

    Vamos pedir para o futuro Presidente deixar a OAB de fora e criar o Conselho Federal dos Bacharéis em Direito. Não é nenhum absurdo, no 31 de dezembro de 2010, o então Presidente Lula sancionou à lei 12.378, criando o CONSELHO FEDERAL DE ARQUITETURA E URBANISMO, separando a profissão de arquiteto, que antes pertencia ao Conselho de Engenharia e Agronomia. A OAB não é, e nunca foi a dona dor curso de Ciências Jurídicas, portanto, cada um no seu espaço defendendo os seus profissionais. Deixa para o mercado escolher, se quer TÁXI ou que UBER, o serviço é o mesmo. Só tem uma diferença que é uma plaquinha luminosa em cima do carro que diz “táxi”. Tem que acabar com o monopólio de qualquer profissão o serviço.

    • Gustavo disse:

      Um conselho de bacharéis em direito serviria pra que? Bacharel em direito não é profissão. Já existem inúmeras associações de bacharéis espalhadas pelo Brasil. Não servem para nada mas existem. Agora pra deixar a OAB de “fora”, só se o Bolsonaro rasgar a Constituição Federal.

      • José disse:

        Tem que fazer com os Conselhos o mesmo que o Temer fez com os Sindicatos, transformar em facultativo a obrigação de pagar anuidade. Na minha cidade muitos Sindicatos estão fechando às portas. Com os Conselhos não seriam diferentes. O imposto sindical era descontado compulsoriamente todos os anos do trabalhador, é o famoso “goela a baixo”, desde dá era Getúlio Vargas, criador dessas desgraças. O Temer deu o canetaço e o STF endossou. Acabou com a farra do Sindicatos, agora o Bolsonaro vai acabar com a dos Conselhos.

        • Gustavo disse:

          Não entendi. Primeiro você pede para criar um novo conselho e depois pede o fim dos conselhos.

          • José disse:

            Ilustríssimo senhor Dr. Gustavo, em nenhum momento eu pedi para acabar com os Conselhos, apenas pedi para tornar facultativo anuidade, quem quiser permanecer tudo bem, é opcional, como estão ocorrendo com os Sindicatos. Se o senhor ler com atenção o texto acima vai verificar que tem que acabar com a obrigatoriedade. Aliás, o artigo 5º XX , da CF, foi a fundamentação legal para que o Presidente Temer conseguisse aprovar à lei, além dos Sindicatos se envolverem com os partidos políticos, fugindo totalmente das suas atribuições. É o mesmo caso da OAB. Os Conselhos de Classes não foram criados para avaliar ninguém.

  4. Jessica disse:

    Wadih Damous(PT), Roberto Freire,MICHEL TEMER, DEMÓSTENES TORRES, JEAN WILLIS.Todos defensores do Exame da OAB!Precisa dizer mais?

    • Gustavo disse:

      o chefe da quadrilha Eduardo Cunha era contra o exame e está preso.

      • José disse:

        Com todo respeito, a OAB está mal de defensores! O PT os maiores corruptos de todos os tempos estão fora de combate. O Demóstenes Torres outro lixo da sociedade que fazia parceria com o bicheiro Carlos Cachoeira. No Temer não podemos falar porque ele é o chefe da Nação, teremos que esperar até 1º de jan. de 2019, para ele pagar pelos crimes que cometeu. O Temer vai ter uma carreira brilhante, que será do Palácio à prisão, será mais rápida que a do Lulu.

        • José disse:

          Só faltou profetizar que o Messias está voltando para salvar o Brasil e os bacharéis em direito das mãos do PT, PMDB e da OAB, respectivamente.

  5. ARLINDO MESSIAS SANTANA DE AGUIAR disse:

    O PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO:

    “BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS”

    Parabenizamos Vossa Excelência, pelo apoio e pela sábia decisão de se manifestar pelo fim do exame da OAB. Exame este, que desde 1994, faz opressão e escravidão contra milhões de bacharéis em direito, já formados, com os diplomas registrados no MEC/ESTADO/GOVERNO FEDERAL.

    Pelo amor de DEUS, chega de ESCRAVIDÃO, chega de chibatadas nos lombos dos Bacharéis em Direito; que já fez sua parte, ao concluir o curso de 5 anos de GRADUAÇÃO EM DIREITO.

    É óbvio que a OAB(ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL), continua a favor da manutenção do seu exame; a mesma mantém seu corporativismo, cobra uma taxa maior do mundo por cada etapa do exame, que custa atualmente R$ 260,00; esta mesma OAB, arrecada mais de 1 bilhão de reais por ano, com seus exames, sem pagar impostos e sem prestar contas ao TCU(TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO).

    Para continuar a injustiça contra os BACHARÉIS EM DIREITO, a OAB/FGV, reprova em massa mais de 90%(noventa por cento), dos que submetem a sua avaliação cheia de pegadinhas, imoral, desumana, estarrecedora e fraudulenta.

    Transcrição de parte do depoimento de JAIR MESSIAS BOLSONARO:

    “O presidente eleito Jair Bolsonaro ainda não assumiu seu posto, mas já deixou claro o que pensa sobre o fim do Exame da OAB.

    Questionado sobre a ideia do seu futuro Ministro da Saúde de tornar o Revalida uma avaliação periódica, disse ser contra a avaliação e aproveitou para fazer um paralelo com a Prova da OAB, afirmando ser uma “prova para fazer boys de luxo”.

    Para Bolsonaro:

    Nós não podemos formar jovens no Brasil, cinco anos no caso dos bacharéis em direito, e depois submetê-los a serem advogados de luxo em escritórios de advocacia”, completou ele, corrigindo sua explicação em seguida: “Advogados de luxo, não. Boys de luxo em escritórios de advocacia.” – Assista ao vídeo.

    Isso não é nenhuma novidade, pois Bolsonaro, enquanto parlamentar, nunca escondeu seu descontentamento, tanto em relação aos posicionamentos da OAB, quanto em face da avaliação dos bacharéis para o ingresso nos quadros da advocacia, inclusive propondo o fim do Exame da OAB.

    Até mesmo no período em que era apenas presidenciável, aproveitou para receber e dar apoio às lideranças dos movimentos que sempre lutaram pela extinção do certame – confira.

    Em que pese já tenha havido diversos ataques à existência do Exame da OAB, esta será a primeira vez que teremos alguém à frente do Executivo Nacional que sustente tal posição abertamente.

    E, naturalmente, isso trouxe à baila, mais uma vez, o tema “Fim do Exame da OAB”, que já estava adormecido há algum tempo, desde a última investida contra o certame arquitetada por Eduardo Cunha.

    Então a pergunta que fica é:

    Bolsonaro irá acabar com o Exame da OAB?
    Para responder a esta pergunta é preciso voltar um pouco no tempo e analisarmos o retrospecto de mais de 10 anos de luta do Presidente Jair Bolsonaro contra o Exame da OAB.

    Sua investida contra o certame teve início como Deputado Federal, em 2007, quando propôs o PL 2.426/07, a fim de que fosse extinto o exame. O projeto então foi apensado a outro de mesmo tema, o PL 5801/2005, de autoria de Max Rosenmann.

    Sobre sua proposta, Bolsonaro afirmou: “nós devemos derrubar as paredes da Ordem. São paredes blindadas. E se está blindada, é porque tem um cofre lá dentro. O concurso, no meu entender, é o meio para isto.”

    O fundamento do seu PL justificava que a exigência do Exame da OAB fere os princípios constitucionais presentes nos arts. 22-XVI e 205 da CF.”

    RECIFE – NORDESTE, 28 DE NOVEMBRO DE 2018

    *PEDRO DOS SANTOS FREITAS CARDOSO
    PRESIDENTE NACIONAL DOS BACHARÉIS DESEMPREGADOS E VÍTIMAS DOS EXAMES DA OAB

    • José disse:

      Até o Pezão foi tirar férias na cadeia. Viva à imprensa falada, escrita e televisada, além Polícia Federal, MPF, Justiça de 1º grau , TRF4 e STJ. Eles estão carregando o País nas costas. É com base nessas autoridades é que eu tenho a esperança que apareça um delator somente para denunciar à taxa abusiva do exame da ordem e as reprovações em massa, e que são os beneficiários!
      Nunca na história um governador saiu do Palácio direto para prisão! Esse é o Brasil atual. A OAB que se prepare e comprem bastante morfina, para tirar a dor da consciência do mal que vocês estão causando aos bacharéis em direito.
      Como disse o Ministro do STF: ” A corrupção mata nas estradas por falta de manutenção, no hospitais por falta de assistência e a OAB destrói o psicológico dos bacharéis!

  6. José disse:

    Não vamos esquecer que o futuro Chefe da Casa Civil (Onyx), do novo Presidente sempre votou contra os bacharéis em direito, além de adorar uma propina. Os delatores da JBS disseram com todas às letras que em 2012 deram 100 mil reais e em 2014 mais 200 mil reais, para manter um bom relacionamento com o político. Se 300 mil reais não é propina, num país cheio de carência, eu não sei o que é propina. Ele é uma cópia fiel do Zé Dirceu, inclusive, está nomeada para o mesmo cargo. Ainda dá tempo futuro Presidente corrigir essa desgraça que está pairando na Presidência da República.

  7. SUN BOARDS disse:

    OLIGARCAS COMUNISTAS DA ADVOCACIA COM MEDO. PELO FIM DO EXAME E DA PRÓPRIA OAB DIRETÓRIO PETISTA!

  8. José disse:

    Dois pontos importantes para se analisar, a OAB não é nada, não passa de uma instituição privada como qualquer outra. Atualmente só temos três poderes, no tempo do império eram quatro. No que se refere o STF, às decisões deles não são absolutas, são relativas, depende pra que lada está o vento. Tanto é verdade que a prisão após a segunda instância já foram discutidas várias vezes, inclusive pelo pleno e a qualquer momento poderá ser revogada. Nem eles mesmos se entendem. Quantos bandidos alguns Ministros mandaram prender e outros mandam soltar. Terça-feira dia 04 do corrente mês, o Lula será julgado pela segunda turma do STF, já dá para imaginar o resultado!

    • Gustavo disse:

      OAB não é nada? Instituição privada como qualquer outra? A OAB está explicitamente citada na Constituição Federal. Incrível como os bacharéis ignoraram a própria Carta Magna, talvez esse seja o motivo de não lograrem êxito no exame.

  9. Gustavo disse:

    A opinião do Bolsonaro não serve para nada. O exame já foi analisado pelo STF que por unanimidade julgou constitucional. Bolsonaro não seria louco de dar uma de Eduardo Cunha logo agora. Arrumar briga com o STF e com a OAB é tudo que ele não quer. Outras opiniões do Bolsonaro que vão ficar só na promessa serão a diminuição da maioridade penal pra 16 anos e a posse de armas para o cidadão de bem. Votei nele, mas sei que isso tudo é promessa de campanha pra ganhar votos.

  10. Marco Antonio Silva disse:

    Este exame da OAB, NÃO AVALIA ninguém ,só enche os bolsos da OAB, importante de tudo é que este murro de Berlim, já esta desabando há muito tempo.

    Tenho certeza como estive muitos anos atrás , com o nosso Presidente atual Jair Bolsonaro, este famigerado exame de ordem já esta sepultado. !

    O Presidente da OAB – DF , já estar tomando morfina no fígado e tomando uma dose de cachaça, para poder dormir bem.

    Mas se acorda com o mesmo pesadelo, meu deus como iremos continuar avaliando os bacharéis de direito , com uma taxa de R$ 270,00, que já são avaliado pelo MEC A 5 anos , e nós avaliamos em 4 horas o que faço agora.

    É só meter uma bala na cabeça e vai pra casa de deus ou do diabo, a escolha é sua !

    Viva nosso Presidente Jair Bolsonaro , Deus sempre estará com ele !

    • José disse:

      Eu sei para onde eles vão, direto para o inferno, mas antes eles poderão tirar umas férias no Paraná junto com a turma do PT, ou na papuda com os demais.
      O futuro Presidente já está articulando algumas CPIs. dentre elas está o Mais Médicos. Vamos pedir uma CPI da taxa abusiva do exame e da reprovação em massa, saber que são os beneficiários, além da corja da OAB.

  11. Jorge Santos disse:

    Bom dia,

    Uma dúvida, o Presidente da Republica com um canetaço pode acabar com o exame da ordem??

    Fiz essa pergunta para um professor de direito constitucional, falou que não. Afinal, pode ou não pode??

    Att

    Jorge Santos.

    ________________________________

    • Gustavo disse:

      Não pode. Só se ele rasgar a CF e a decisão do STF que tem repercussão geral. Bolsonaro já disse que vai respeitar as decisões do Supremo.

  12. Vander disse:

    Digo*(ADVOGADOS).

  13. Vander disse:

    Digo (ADVOGADOOS).

  14. Vander disse:

    Essa oab, em outros governos e não neste que está vindo, ela (oab), sempre foi como o bobo da corte, e não saia dos pés dos presidentes CORRUPTOS.
    Infelizmente, para a desgraça deles e para a felicidade de muitos BACHARÉIS EM DIREITO (ADOVOGADOS), eles terão que ser, expelido do reino (Governo).
    Agora ela,(oab) tomará o seu lugar de no picadeiro, aonde nunca deveriam ter saído do”CIRCO”. O qual. é o lugar dessa criatura com os seus amiguinhos ursos: ” LULA, ZÉ DIRCEU E CIA”.
    Abraços fraternais!

    • José disse:

      Mais do que isso, a OAB é covarde e traiçoeira! O PT pelo menos defende os seus monstros. A OAB é igual a cobra fica bem quieta para depois dar o bote e correr para o STF, para pedir proteção com uma lei inconstitucional em baixo do braço.

  15. José disse:

    Esse futuro ministro da saúde joga no mesmo time da OAB, Deus para ele e o diabo para os outros. Quem tem que dar o revalida é o STF para os crimes que ele cometeu em Campo Grande (MS). São fraude à licitação, caixa 2 e etc. O futuro Presidente vai ter que ter pulso firme para não cometer a mesma porcaria que o Itamar Franco cometeu, dando poderes ilegalmente para OAB. Aliás, ele na qualidade de Presidente da República, não era nem nomear ficha suja para o seu governo . Lembrando que ele só chegou ao poder criticando o desarmamento da população e à corrupção dos outros partidos. Infelizmente, dois futuros Ministros dele são fichas sujas, o da Saúde e o da Casa Civil, Mandetta e Onix, respectivamente.

  16. JORGE SANTOS DA SILVA disse:

    ESSE PRESIDENTE ME REPRESENTA.

  17. JORGE SANTOS DA SILVA disse:

    TEM QUE ACABAR COM EXAME JÁ, PRA ONTEM, NÃO TENHO NADA CONTRA A OAB, E SIM CONTRA ESSE FAMIGERADO EXAME, PORQUE ESTUDAR CINCO ANOS?
    OS ENGENHEIROS, OS MÉDICOS, APÓS FORMADOS, SÃO ENGENHEIROS E MÉDICOS, O ESTUDANTE DE DIREITO DEPOIS DE FORMADO NÃO É NADA. NÃO PODE TRABALHAR. É UM ABSURDO.

  18. osias marcelo vieira de castro disse:

    Excelentíssimo Sr. Presidente da República Federativa do Brasil ” JAIR BOLSONARO”, é com IMENSA alegria que ouvi de Vossa Excelência, no que tange ao famigerado exame da oab, que fatura os tubos (R$ 260,00) a cada trimestre e NÃO presta conta a nenhum órgão do que toma dos tantos e tantos Bacharel que cursaram por 05 (cinco) anos, com as mais diversas dificuldades para honrar as mensalidades e o pior Sr. Presidente é os familiares firmar contrato com a Cx. Econômica por contra do FIES, que financia os estudos, que apos graduação começa a pagar as tantas outras parcelas. Mais Sr. veja, o que isso, acaba por ocasionar também, são a contração de doenças das mais diversas, tanto pelo formando quanto aos seus pais e amigos. Outra coisa os escritórios que gostam desses escravos jurídicos, usam todos pelo período de dois anos e depois os joga no limbo e nunca mais. Presidente pelo AMOR DE DEUS, OLHE E ABRA NOVO HORIZONTES, trazendo DIGNIDADE, AMOR, FORÇA PARA O FÍSICO, PSÍQUICO E ESPIRITUAL. Por exemplo eu tenho um amigo bem próximo de mim que conseguiu suplantar as epatas desse famigerado exame, porém não faz uma inicial, não faz audiências não tem traquejo, ele mesmo vive me dizendo isso. Olham nem sempre o 10 (dez) da da sala de aula é o 10 (dez) da pratica nos mais diversos seguimentos. ROGO MAIS UMA VEZ QUE AJUDE A TIRAR DO “L I M B O”, NÃO só os graduados, mais uma montanha de familiares. Que seu Deus o tenha na Paz e que sua árdua tarefa que é pilotar essa nave, que outros antes mergulharam num mar de podridão.
    Engraçado se revoga, fazem emendas em Leis e no que diz respeito ao exame de ordem, ” é lei que não se mexe? por que? Pois é hora de fazer o Ministério da Educação tome o timão e coloque a embarcação no rumo certo. Viva, Viva.
    Rio/Rj

  19. Calistamar Novre de Queiroz disse:

    Esse presidente me representa!

  20. Flavio Cavalcanti Junior disse:

    ESPERO QUE O MESMO ACABE COM ESTE EXAME DE ORDEM!!! ________________________________

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s