Ex -presidente da OAB é envolvido na compra de sentenças do desembargador preso pela PF. #FimDaReservaDeMercadoDaOAB


Ex -presidente da OAB é envolvido na compra de sentenças do desembargador preso hoje pela PF

Ex -presidente da OAB é envolvido na compra de sentenças do desembargador preso pela PF

03/05/2017. Credito: Roberto Ramos/DP. POLITICA – Segundo dia do Seminario Direito Penal e Processo Penal em Tempos de Lava-Jato no RioMar Trade Center. Na foto, Advogado Ademar Rigueira foi o primeiro palestrante.

Por Ricardo Antunes A Operação Alcmeon, feita pela PF em conjunto com o MPF, que prendeu hoje o desembargador aposentado Francisco Barros Dias caiu com uma bomba nos meios jurídicos e envolveu um dos maiores escritórios de advogacia do Nordeste, comandando pelo ex-presidente da OAB (PE), Ademar Rigueira. O advogado pernambucano teve seu nome citado pelo MPF na operação que desarticulou um grupo que explorava a compra e venda de sentença junto ao Tribunal Regional Federal da Quinta Região, no Recife.

Os crimes foram descobertos, entre outras razões, por meio da delação de Rychardson de Macedo Bernardo, ex-diretor do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), preso pela Operação Pecado Capital. Políticos também teriam se beneficiado pelo esquema. Considerado umm dos mais competentes advogados criminalistas de Pernambuco, Ademar Rigueira, tem entre seus clientes o ex-sócio de Eduardo Campos, Aldo Guedes, citado pela Lava Jato e o atual prefeito Geraldo Júlio (PSB)

Também defende alguns empresários que foram alvos da Operação Turbulência e, recentemente, os marqueteiros André Gustavo Vieira e Antonio Carlos Júnior que foram presos durante outra operação da PF junto com o ex-presidente da Petrobrás, Ademir Bendine.

Em um primeiro momento,segundo a PF, Rychardson Maedo procurou os advogados Francisco Welligton da Silva e Ademar Rigueira para “comprar os votos” no TRF. Segundo os procuradores, ele pagou R$ 250 mil através dos advogados para conseguir um habeas corpus, tendo sido liberado pelo desembargador Francisco Barros Dias

O réu ainda teria pago ainda outros R$ 150 mil, em outro momento, para ter bens desbloqueados pelo desembargador Paulo Gadelha, falecido em 2013. O blog ainda não conseguiu falar com o advogado pernambucano mas já deixou dois recados em seu escritório. Todos os jornais e blog da mídia pernambucana omitiram o nome do advogado em sua matéria. Em nota, o TRF disse que “não tem conhecimento das eventuais irregularidades” denunciadas pelo MPF.

www.ricardoantunes.com.br

Esse post foi publicado em Direito e justiça, EXAME DE ORDEM e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Ex -presidente da OAB é envolvido na compra de sentenças do desembargador preso pela PF. #FimDaReservaDeMercadoDaOAB

  1. Valeria. disse:

    Todo o dinheiro que a oab recebeu até hoje deve ser devolvido. Nenhuma lei pode se sobrepor a Constituição e nenhum ente de Classe tem ou deve ter supremacia para dizer o que é e o que não é em um Estado Democrático de Direito. No Brasil, os direitos eram feitos a beneficiar e esconder os atos de dirigentes intimamente ligados à administração do país, Os cargos políticos eram por indicação gerando conchavos e perdas de direitos aos demais com propostas diversas e, consequentemente, com perda para a sociedade. Hoje, ocorre ainda este fato em ramificações variadas, em instituição de Classe, diga-se de passagem, fruto do não compromisso com a verdade e com propósitos que progridam o pais, dê ao cidadão a qualidade de vida. A população não tolera tal conduta. O falsear em opiniões para tentar articular de forma convincente não prevalece mais. O conteúdo dos argumentos são vazios, falhos e visíveis. Até quando o Congresso vai continuar deliberando a favor do desrespeito à Constituição do país e sendo omisso aos interesses do povo como vem agindo. Quem está acabando com o Brasil são os políticos. Faz-se necessário mudar as leis, torna-las rígidas, sem caráter paliativo, fingindo que o Estado está agindo, quando na realidade está contribuindo e fomentando o não zelo para dele obter vantagens altamente lucrativas. Para que servem as Instituições Judiciárias se são os primeiros a consentirem os atos imorais respaldando atos abusivos e contrários aos direitos do cidadão? Se o STF realmente fosse o guardião da Constituição seria o primeiro a mostrar aos demais que as leis contidas na carta magna deveriam se mantidas e não jogadas ao léo. Que conhecimento têm aqueles que se concentram em julgar uma conduta se os mesmos não têm capacidade sequer para fazer valer as leis?
    O conhecimento não está orientando como devem agir e exigir, muito menos o bom senso e a bagunça se torna no país. Onde está a maturidade intelectual e vivida que dizem ter?Tal método retrógrado paira em beneficiar interesses escusos em detrimento dos que estudaram e da sociedade que é vítima desse embuste. Mais atenção INSTITUIÇÕES ao que está acontecendo. O país que sofreu um grande abalo financeiro por conta de políticos que são a vergonha na administração do país não pode trabalhar para sustentar sangue sugas, bandidos, que sequer são limitados ou repugnantes de si próprio. É preferível ser rico, milionário, bilionário ao ser alguém que apareça para mostrar que a sua condição, sua existência é bem diferente da de uma ameba.
    Dinheiro no nenhum no mundo compra esse respeito.

  2. JOÃO BATISTA SUAVE disse:

    CONVOCAÇÃO NACIONAL DOS BACHARÉIS EM DIREITO E TODAS ASSOCIAÇÕES DOS BACHARÉIS EM DIREITO

    Circular n° 06/2017

    CARTA ABERTA aos Deputados Federais, Senadores e Presidente Michel Temer

    A/c do Deputado Relator Glauber Braga(PSOL-RJ)

    A OBB(ORDEM DOS BACHARÉIS DO BRASIL), apresentou uma sugestão de projeto de lei(SUG-32/2015-CLP), que pede “a regulamentação da profissão dos Bacharéis em Direito”, tendo em vista, que o único ingresso no mercado de trabalho, é através do Exame da OAB, que reprova em massa, mais de 90%(noventa por cento) dos inscritos. Tal projeto, está tramitando na Câmara dos Deputados, que depende de nossa mobilização, junto a Câmara dos Deputados, Redes Sociais, Congresso Nacional, Senado Federal, Sede da OAB em Brasília-DF, Canais de TV e todos os meios de comunicação em geral, pedindo a aprovação e aceleração da votação da sugestão do projeto de lei.

    Já existe uma estatística, que há mais de 13 milhões de desempregados em nosso país, neste montante, também estão incluídos os bacharéis em direito, que são mais de 1 milhão espalhados em nosso país.

    Brasília – DF, 25 de Setembro de 2.017

    Fonte: Marcha Nacional dos Bacharéis em Direito do Brasil(MNBDB)

  3. jose disse:

    Hoje é dia “D”, de verificar se o STF tem colhão roxo e manda pra Papuda o Aécio Neves. Ou vão esperar até o término do mandato e depois remeterem para justiça de primeiro grau. Já está ficando vergonhoso essas postergações destes políticos corruptos. Vamos ver que desculpas os Ministros vão arranjar. Eles são capazes de achar pelo em ovo , chifre em cabeça de cavalo e por aí afora.

  4. jose disse:

    O que eu admiro quando leio às reportagens, são os inocentes da OAB, eles nunca fazem nada, são sempre às vítimas. O Zé Dirceu, a esposa do ex-governador do Rio , os grandes escritórios de advocacia envolvidos na corrupção, aquele quadrilheiro do Demóstenes Torres, são todos Advogados inocentes. Às alegações são sempre a mesma, querem macular à imagem da instituição e do seus membros. Eles perderam o respeito e a vergonha. Por isso que mais reforça a ideia de uma boa investigação por parte da Polícia Federal e do MPF, no MEC, FGV e na OAB, no que tange o exame, quem são os beneficiários da taxa abusiva do certame, e da reserva de mercado. Tem que derrubar às máscaras deles como foram feitas com os últimos três Presidentes da República: Lula, Dilma e Temer, nem vou falar nos Senadores e Deputados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s