Razão: 18 anos sem ser aprovado. Ameaça de bomba durante prova da OAB suspende exame na Bahia #FimDaReservaDeMercadoDaOAB


Ameaça de bomba durante prova da OAB suspende exame na Bahia

JOÃO PEDRO PITOMBO
DE SALVADOR

Um homem ameaçou explodir uma bomba durante o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) neste domingo (24) em Salvador.

A prova seria realizada na Unijorge (Centro Universitário Jorge Amado). O prédio foi evacuado e a polícia já está no local. Três mil pessoas estavam presentes na hora da ameaça.

A Polícia Militar da Bahia informa que o homem entrou em uma das salas, pouco antes do início da prova. Antes do exame começar, informou que carregava uma bomba e que iria explodir o prédio. Não houve registro de explosões.

Após a ameaça, o homem isolou-se na mesma sala em que faria a prova, que fica no sétimo andar. A polícia negocia a saída dele do local.

Segundo testemunhas, o homem afirmou que faz o exame há 18 anos, sem ser aprovado.

Pessoas saindo correndo após ameaça de bomba em prova da OAB

A pedagoga Joana Matos, 38, que estava na mesma sala do suspeito, afirma que usava um colete por baixo da roupa e carregava uma mochila.

Faltando dez minutos para o início da prova, ele levantou e disse que os candidatos tinham 11 minutos para deixar o prédio antes de explodi-lo.

“Foi um pânico total. Todos saíram correndo, houve muita confusão”, afirma a pedagoga, que fazia o exame da OAB.

A professora Leonísia Fragoso, 30, estava o mesmo andar em que houve a ameaça. Segundo ela, enquanto os candidatos corriam, o homem gritava: “estou dando chance [deles fugirem]”.

“Foi insano. Vi pessoas sendo pisoteadas, perdendo seus pertences que ficaram pelo caminho”, afirma.

Na fuga, a estudante Carime Souza, 28, deixou todos os pertences como celular, bolsa e carteira na sala. O autônomo Fernando portela, 32, feriu-se no braço após ser imprensado na parede durante a saída dos candidatos do prédio.

Presidente da OAB na Bahia, Luiz Viana Queiroz classificou o ato como “atípico” e “lamentável”. E confirma que a prova foi suspensa na Bahia.

“A coordenação nacional vai adotar medidas para que nenhum candidato seja prejudicado”, disse Queiroz. A Fundação Getúlio Vargas, que organiza o exame, também confirma a suspensão da prova.

Em nota, a Unijorge confirma o incidente e diz que não há mortos, feridos ou reféns no prédio da faculdade.

A secretaria de segurança da Bahia informa que uma equipe do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) negocia a rendição do homem.

Créditos: folha.uol

==============

FALTA DE SEGURANÇA

OAB cancela Exame de Ordem em Salvador por causa de ameaça de bomba

Por Marcelo Galli

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil cancelou neste domingo (24/7) a aplicação da primeira fase do Exame da Ordem, em Salvador, porque um homem ameaçou explodir uma bomba durante o teste. A prova seria realizada no Centro Universitário Jorge Amado, mas o prédio foi evacuado.

De acordo com a Secretaria de Segurança da Bahia, o homem entrou em uma das salas, pouco antes do início da prova, e anunciou que carregava uma bomba e iria explodir o prédio. Após a ameaça, o homem isolou-se em uma sala do sétimo andar da faculdade.

Por volta das 14 horas, o Batalhão de Operações Policiais Especiais ainda tentava negociar rendição do homem, de acordo com a secretaria do governo baiano. Ainda não se sabe a motivação das ameaças.

“A Coordenação Nacional do Exame de Ordem e a Fundação Getulio Vargas, no uso de suas atribuições, em face do caso fortuito ocorrido no município de Salvador, que impossibilitou a continuidade da aplicação do XX Exame de Ordem Unificado, resolvem suspender a aplicação do Exame exclusivamente neste município, sem prejuízo aos demais locais de realização das provas. Demais decisões a serem deliberadas pelas diretorias da FGV e do CFOAB serão oportunamente comunicadas aos examinandos envolvidos”, diz a nota publicada no site da seccional baiana da OAB na tarde domingo falando sobre o cancelamento.

* Texto atualizado às 16h15 do dia 24/7/2016 para acréscimo de informações.

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 24 de julho de 2016

======================

Homem-bomba fez 11 provas da OAB e afirmou que candidatos tinham 11 segundos para evacuar o prédio

O homem-bomba que invadiu uma sala do Centro Universitário Jorge Amado na tarde deste domingo (24) disse aos candidatos que fez 11 provas da OAB e há 18 anos tentava obter a carteira. Um dos candidatos entrou em contato com o Informe Baiano minutos após sair da instituição. “Ele estava na sala 711 com duas malas de viagem e disse que estava fazendo a prova há 18 anos e não passou. E afirmou que a gente tinha 11 segundos para evacuar o prédio se não ele iria explodir tudo”, contou. Houve pânico e muito corre-corre no local. As provas foram suspensas e policiais militares estão negociando neste momento com o suspeito. As pistas que dão acesso a Unijorge foram bloqueadas pela Transalvador.

Crédito: informebaiano

Esse post foi publicado em EXAME DE ORDEM e marcado . Guardar link permanente.

7 respostas para Razão: 18 anos sem ser aprovado. Ameaça de bomba durante prova da OAB suspende exame na Bahia #FimDaReservaDeMercadoDaOAB

  1. alaide de fatima silva kayser disse:

    TEM QUE CONDECORAR ESTE BACHAREL, POIS NINGUÉM FAZ NADA CONTRA A QUADRILHA DA OAB…. TEM QUE COLOCAR BOMBA EM TODOS OS EXAMES INCLUSIVE NELES… OAB… FIM DESTA RESERVA DE MERCADO, “MASCARADA…”

  2. José disse:

    Tem que derrubar a OAB como fizeram com a Igreja no passado, tiraram os poderes dela, mas não com terrorismo. O terrorismo é a maior ignorância e atraso que um ser humano possa praticar. Com raras exceções, às vítimas são sempre pessoas inocentes, os verdadeiros responsáveis ficam de fora dos ataques. A onde estão os Direitos Humanos que se intitulam defensores dos oprimidos e discriminados.
    Os responsáveis por essa tragédia por enquanto de pequena proporção são atualmente de responsabilidades dos: Presidente em exercício, Congresso Nacional e o STF. Estes são os maiores responsáveis que assistem os abusos da OAB e não tomam uma providência. A OAB e a FGV na realidade não são nada perante o poder público, nada mais do que uma Conselho de Classe e uma Fundação, respectivamente.

  3. ORDEM DOS ADVOGADOS DIREITO - OAD disse:

    ESTA QUADRILHA É A MAIS BEM MONTADA DO BRASIL …
    COM APOIO DO CONGRESSO, JUDICIARIO E DO MPF …
    SO UM TRIBUNAL MILITAR PARA ACABAR COM ESTA BADERNA …

  4. A Policia está preocupada com o homem? Tem que prender os sanguessugas da OAB, esta OAB tem destruído a vida de muitos Bachareis(a).

  5. José disse:

    Esse Bacharel cometeu este crime num ato de desespero, que serve como alerta para OAB, FGV e para às autoridades que são os responsáveis por tudo isso que estão acontecendo. Há anos que a OAB e a FGV estão humilhando os Bacharéis chamando-os de burros, despreparados, inclusive, chamando às Universidades de estelionatárias , e as autoridades, que tem o dever de interceder não fazem nada, ou melhor, ninguém ouve o clamor dos Bacharéis. Tem aproximadamente 20 projetos trancados, parados no Congresso Nacional que pede para rever o exame da ordem e não são colocados em votações.
    Conclusão:
    No nosso País não tem espaço , nem para terroristas, nem para privilegiados com tratamento diferenciados dos demais. Pensem nisso e no que estão acontecendo no outros Países.

    .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s