Vasco: Adeus Ministro Jarbas Passarinho #FimDaReservaDeMercadoDaOAB


Por Vasco Vasconcelos, escritor e jurista.

vascovasconcelosO Brasil perdeu dia 05.06 um grande político e homem público, Jarbas Gonçalves Passarinho. (1920-2016). Ele foi Governador  do Estado do Pará,  Senador da República, Ministro do Trabalho e Previdência Social, Ministro da Educação e Cultura – MEC  e Ministro  da Justiça.  Descanse em paz Ministro Jarbas Passarinho.

Foi Vossa Excelência que criou o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) instituído pela Lei n° 5.379, de 15 de dezembro de 1967, notadamente uma das maiores iniciativas governamentais na área da alfabetização de jovens e adultos, em nosso país e no mundo.

Quando foi Ministro da Educação nem OAB e nenhum sindicato mandava no MEC. Naquela época havia critérios rígidos na escolha e investidura no cargo de ministro. Não existia escravidão contemporânea, o famigerado fraudulento concupiscente caça níqueis exame da OAB, uma chaga social que envergonha o país dos desempregados.

Pois compete ao poder público avaliar o ensino. O MEC hoje não passa de um mero departamento da OAB. Entra e sai ministro da educação e todos se curvam para os mercenários.

Há vinte anos OAB vem se aproveitando dos governos COVARDES e corruptos para impor sua máquina de triturar sonhos e diplomas gerando fome desemprego depressão síndrome do pânico síndrome de Estocolmo doenças psicossociais e outras comorbidades diagnósticas uma chaga social que envergonha o país e ainda acha que está contribuindo para o belo quadro social.

Os mercenários da OAB tem que parar de pregar o medo o terror e a mentira. Isso porque não é da alçada da OAB e de nenhum sindicato avaliar ninguém. A Constituição é clara em seu artigo 209 diz que compete ao poder público avaliar o ensino.

OAB é uma entidade privada que muda de cor de acordo a conveniência para não prestar contas ao Tribunal de Contas da União – TCU. O famigerado, concupiscente, fraudulento caça-níqueis exame da OAB, é um abuso um assalto ao bolso dos escravos contemporâneos OAB.

Ministro Jarbas Passarinho vai ser muito difícil substituir a dignidade que o Senhor tão bem emprestou ao país dos desempregados. Que o seu legado sirva de exemplo para novas gerações. Daqui envio as minhas condolências à família enlutada desse grande político e homem público.

Vasco Vasconcelos, escritor e jurista

Brasília-DF

e-mail:vasco.vasconcelos@brturbo.com.br

Esse post foi publicado em EXAME DE ORDEM e marcado . Guardar link permanente.

8 respostas para Vasco: Adeus Ministro Jarbas Passarinho #FimDaReservaDeMercadoDaOAB

  1. José disse:

    Como os Ministros do STF não peito e nem coragem para mandar prender os caciques do PMDB, que são Jucá, Sarney e Renan, que cometeram os mesmos crimes do Delcidio do Amaral, eles vão atacar o Cunha, ele vai ser o “boi de piranha”. O Collor está roubando o dinheiro dos brasileiros deste 92, vejam se algum dia ele foi preso. Os Ministros usam a tática das leoas, escolhem na manada de búfalo o mais fraco e desgarrado e atacam sem piedade. Quando fizeram o julgamento da inconstitucionalidade do exame da ordem, eles Ministros se uniram com o Senado mais precisamente com o corrupto e quadrilheiro do Demóstenes Torres e atacaram sem nenhum escrúpulo os Bacharéis em Direito.

  2. Sandra disse:

    Precisamos de outro Jarbas Passarinho, ou de outro Moro para assumir o Ministério da Educação, quem sabe a coisa funciona, um Ministro de caráter e com responsabilidade para com o povo e a Ensino Superior, uma excelente ideia que seria, para derrubar o caça-níquel, e criar uma lei para que a própria Instituição de ensino, quando o acadêmico colar grau, já lhe é entregue junto com o Diploma, a carteira profissional, com seu número, aí não tem como ser barrado por nem um sindicato, por mais poderoso que seja, aí é ação, ai é ajuda, barra qualquer problema, e derruba os poderosos. Mas para isso precisamos de alguém com pulso e caráter e vontade de ajudar e resolver qualquer problema. Ora, ora, não acredito que não haja ninguém para resolver tal problema que se arrasta a décadas, enquanto o tempo passa, a OAB enche mais e mais as burras de dinheiro, ficando mais poderosa para comprar quem quer que seja que atravessar seu caminho, essa é nossa dura realidade.

  3. José disse:

    O PGR pediu às prisões do Senhores Cunha, Renan, Sarney e Jucá. Vamos aguardar para verificar se os Ministros do STF tem cacife para mandar eles para prisão. Eles cometeram os mesmos crimes que o Delcídio do Amaral cometeu. Vamos ver se o pau que bateu no Chico vai bater nos Francisco (s). Vai ficar feio para o Supremo se não for atendido o pedido do Procurador. Quando foi o julgamento do RE, oriundo do RS. da inconstitucionalidade do exame da Ordem , os Ministros não tiveram a coragem de cumprir a Constituição, violaram às leis maior para ficar numa boa com a OAB. É por isso que tenho as minhas dúvidas quanto aos pedidos de prisões.
    Tem um ditado popular que diz o seguinte: “Quem tem c…, tem medo.

  4. JOAO BATISTA SUAVE SUAVE disse:

    “Um dia roubaram nosso pão, ficamos calados, outro dia roubaram nossa dignidade, ficamos indignados, no outro dia, batemos na porta da justiça, agora aguardamos a solução”.
    (Pedro dos Santos Cardoso de Freitas).

    O EXAME DA OAB SEMPRE REPROVOU EM MASSA

    Não consigo entender por que se reprovam tanto na prova da OAB, há colegas nossos que já faleceram por doenças psicossomáticas e outros cometeram suicídio, por tentarem passar neste exame por mais de 10 vezes. Este tipo de exame é cruel, uma verdadeira escravidão contra os bacharéis, pois reprova mais de 90% dos inscritos. O único curso do nosso País, que o cidadão mesmo com o diploma aprovado pelo MEC, tem que se humilhar perante a OAB e contar com a sorte para ser aprovado, trata-se do curso de DIREITO.

    Se quiser exercer a profissão com dignidade, o inscrito tem que passar neste vexame autoritário da OAB, Infelizmente, só no do curso de DIREITO, se pratica tal arbitrariedade. A verdade que a OAB reprova em massa, para arrecadar sempre mais, pois já faturou mais de 1 bilhão de reais sem pagar nenhum imposto e prestação ao TCU(Tribunal de Contas da União).

    Outrossim, os donos de cursinhos preparatórios dos exames da OAB, estão também milionários, já arrecadaram mais de 300 milhões de reais, sem pagar impostos, e sem prestar contas a ninguém. Infelizmente o MPF(Ministério Público Federal) e o Presidente da República em Exercício não se manifestam, a Presidenta Dilma nunca se manifestou, o PGR(Procurador Geral da República) se manifestou na pessoa do Dr. Rodrigo Zanot, um tempo atrás, mas atualmente está inerte.

    Fonte: Jornalista ANA PAULA DA SILVA
    Data: 03/06/2016

    CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM EXERCÍCIO MICHEL TEMER
    Ordem e Progresso, Pedimos a Vossa Excelência, apoio para ajudar acabar ou implementar mudanças no Exame da OAB em caráter de urgência, exame este, que mantém a chaga social contra os milhões de bacharéis em direito, que estão desempregados, tendo seus sonhos dilacerados por não exercer a profissão com dignidade, mesmo depois de formados, os quais são impedidos pelo exame da OAB/FGV, certame este, que reprova mais de 90% dos inscritos.

    A OAB sempre manteve o seu poder acima do nosso ESTADO democrático de direito(CF/88), para ditar regras próprias que são de seu interesse de cunho particular. O exame da OAB/FGV, já arrecadou mais de 1 bilhão de reais desde 1994, quando foi implantado, nunca pagou imposto e nem tampouco prestação de contas ao TCU.
    Os milhões de Bacharéis em Direito, clamam por justiça, pedindo mudanças no exame da OAB. Ressaltando que o curso de direito, é o único do nosso país, que mesmo o cidadão já formado de posse de um diploma universitário, tem que submeter ao EXAME OPORTUNISTA DA OAB, se quiser ingressar no mercado de trabalho. Infelizmente o Exame da OAB, reprova em massa mais de 90% dos que se inscreve neste certame.

    PEDIDO DE MUDANÇAS DO EXAME DA OAB:

    Para: PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM EXERCÍCIO MICHEL TEMER, DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES DA REPÚBLICA

    *PEDIDO PRINCIPAL: O FIM DO EXAME DA OAB

    PEDIDOS SUCESSIVOS
    1)ENFOQUE NAS MATÉRIAS DE ÉTICA E ESTATUTO DA OAB, QUE IRÁ COMPOR 50% DA NOTA NECESSÁRIA NA PRIMEIRA FASE DO EXAME DA OAB. (Pedimos tratamento de igualdade com o novo curso de direito, denominado “Tecnólogo em Direito”, que tem duração de apenas dois anos, criado pelo MEC, com a aprovação da Presidenta Dilma). Inclusive o novo curso de direito(Tecnólogo em Direito), já foi publicado no Diário Oficial da União.

    2)EXIGÊNCIA NO CONTEÚDO DA 1ª FASE, apenas das matérias de Direito Penal, Direito Civil e Direito Constitucional.(Previsão também no novo Curso de Tecnólogo em Direito, criado pelo MEC, com aprovação da Presidenta Dilma).
    OBB e ABB./ MBDB…..BACHARÉIS DO BRASIL.

    3) GRATUIDADE GERAL DO EXAME DA OAB

    4) DISPENSA DO EXAME DA OAB PARA QUEM POSSUI PÓS GRADUAÇÃO NA ÁREA DO DIREITO

    5) Tributação sobre os valores arrecadados sobre as taxas dos exames da OAB.(O Governo Federal, ao invés de aumentar impostos, deve administrar os que já recolhe e cobrar daqueles que não pagam impostos).

    6) Mudança do Exame da OAB para ser aplicado pelo MEC

    São Bernardo do Campo – SP, 06 de Junho de 2016

    APOIO PARA ESTA MANIFESTAÇÃO:

    “Já somos escravos, queremos trabalhar para não morrer de fome”
    MARCHA NACIONAL DOS BACHARÉIS DO BRASIL
    MARCHA NACIONAL DOS BACHARÉIS DESEMPREGADOS E ENDIVIDADOS PELO FIES
    MARCHA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E VÍTIMAS DOS EXAMES DA OAB
    MARCHA NACIONAL DAS MULHERES BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL
    FRENTE SINDICAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS DO BRASIL
    MOVIMENTO POLÍTICO NACIONAL PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA INTERNACIONAL PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA NACIONAL DOS ESCRAVOS DO EXAME DA OAB
    MARCHA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE DIREITO, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DAS FAMÍLIAS DOS ESTUDANTES E BACHARÉIS EM DIREITO
    UNIÃO BRASILEIRA DE JURISTAS(UBJ), PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    UNIÃO DE CONSULTORES BRASILEIROS NA ÁREA TRIBUTÁRIA
    MARCHA CARIOCA DE BACHARÉIS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA PAULISTA DE BACHARÉIS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA MINEIRA DE BACHARÉIS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DOS BACHARÉIS DO ESTADO DA BAHIA, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DOS BACHARÉIS DE BRASÍLIA-DF , PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    UNIÃO NACIONAL DE JURISTAS EVANGÉLICOS(UNJE)
    UNIÃO NACIONAL DE ESCRITORES BRASILEIROS(UNEB)
    UNIÃO NACIONAL DE RADIALISTAS BRASILEIROS(UNRB)
    UNIÃO NACIONAL DE ARTISTAS BRASILEIROS(UNAB

    • Sandra disse:

      Esse é o problema dos brasileiros, se calam por tempos demais, têm paciência demais e quando resolvem, o mal já se enraizou e aí é duro de arrancar, nesses casos temos que usar de força e persistência para quem sabe um dia. Enquanto os que têm razão enfraquecem os errados prevalecem. Temos que ser mais rápidos no agir, ver o perigo e coltá-lo pela raiz, antes que a coisa se agrave e o inimigo ganhe força.

    • REINALDO FERREIRA DE SOUSA disse:

      Eu, REINALDO FERREIRA DE SOUSA, apoio os pedidos acima, pelo FIM DO EXAME DA ORDEM JÁ.

  5. José disse:

    São bem merecidas às homenagens feitas ao ex-Ministro. Ele revolucionou a educação no Brasil. Lembrando que, ele era Tenente-Coronel do Exército, homem de muito caráter. Atualmente é uma vergonha, os últimos Ministros que lá estiveram já levavam consigo o título de corrupto.

  6. REINALDO FERREIRA DE SOUSA disse:

    Bom dia Dr. VASCO VASCONCELLOS, meus parabéns pelas colocações e homenagens feitas ao Ministro JARBAS PASSARINHO, são legados deixado pela pessoa publica que tinha responsabilidade com o povo Brasileiro. faço minha as suas palavras, que Deus os abençoe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s