Vasco: Presidente Michel Temer, por quê tu calas perante os mercenários da OAB? #FimDaReservaDeMercadoDaOAB


vascovasconcelosOPINIÃO

Por Vasco Vasconcelos, escritor,  jurista e abolicionista contemporâneo.

Presidente Michel Temer Vossa Excelência  a exemplo dos seus antecessores ao tomar posse como Presidente  da República Federativa do Brasil em exercício, em face o  processo de impeachment em andamento da Presidente Dilma Rousseff, fez o seguinte juramento:  Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil.

Doravante o país está sob suas rédeas. Ainda continua repercutindo a entrevista que Vossa Excelência concedeu ao Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão, há duas semanas, quando afirmou que sua esposa  Marcela Temer é advogada. Vossa Excelência está correto ao falar a verdade que incomodou os mercenários da OAB, os quais discordaram afirmando que sua esposa não é advogada uma vez que não submeteu ao exame caça-níqueis da OAB.

Os dirigentes da OAB atuam como dirigente de futebol de várzea. A bola é minha e no meu time só joga quem eu quero. Saliento que os maiores juristas deste país, Como Vossa Excelência, Presidente Temer, meu saudoso conterrâneo e colega jurista Ruy Barbosa, Ives Gandra Martins, Joaquim Barbosa, Pontes de Miranda, Nelson Hungria, Hely Lopes Meirelles, Vicente Rao, José Carlos Moreira Alves, Sobral Pinto, Levi Carneiro (1º Presidente da OAB), Teixeira de Freitas, Clóvis Beviláqua, Barbosa Lima Sobrinho, Ibaneis Rocha, Délio Lins e Silva, Vladimir  de Carvalho, Pinheiro Neto, Márcio Thomás Bastos, Afonso Arinos, Seabra Fagundes, Raymundo Faoro, Rubens Approbato, Maurício Correa, Evaristo de Macedo, João Paulo Cavalcanti Filho, Miguel Reale, Fernando Lima, e nenhum dos Ministros do STF, STJ, TST, TSE, etc, não precisaram submeter ao exame caça-níqueis da OAB para se tornarem famosos.

Isso significa afirmar que um bom advogado se faz ao longo dos anos de experiências forenses e não com exame caça-níqueis, até porque o papel de qualificação é das universidades e não dos  Conselhos de Fiscalizações das  Profissões. Essa prova não é para medir conhecimento e sim reprovação em massa. Quanto maior reprovação maior o faturamento. Vendem-se dificuldades para colher facilidades.

Vossa Excelência  Presidente Temer, é professor de direito constitucional foi o autor do artigo 133 da Constituição Federal que diz:  “O advogado é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”. Está coberto de razão ao afirmar que a 1ª Dama do País é advogada. A palavra advogado é derivada do latim, advocatus. Segundo o dicionário Aurélio, Advogado é o “Bacharel em direito legalmente habilitado a advogar, i. e., a prestar assistência profissional a terceiros em assunto jurídico, defendendo-lhes os interesses, ou como consultor, ou como procurador em juízo”.

O Ministro da Educação Mendonça Filho, Senhores Deputados Federais e Senadores da República  precisam saber,  pena que os jornais e revistas e tevês, censuram as verdades: Não compete a OAB e nenhum sindicato avaliar ninguém. A Constituição Federal diz em seu art. 209 que compete ao poder público avaliar o ensino. Ou seja avaliação do ensino é papel do Estado (MEC) junto às universidades e não de sindicatos. A Lei nº 10.861, de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, não possui nenhum dispositivo permitindo a interferência das corporações no processo avaliativo, este da competência exclusiva do MEC para as IES que integram o sistema federal de ensino É notório que OAB não tem interesse em melhorar o ensino jurídico; não tem poder de regulamentar leis e não tem poder de legislar sobre exercício profissional. Para que serve o Congresso Nacional?

Mas para calar nossas autoridades, depois desses desabafos:  “As provas da OAB estão num nível de dificuldade absolutamente igual às da defensoria do Ministério Público e, se bobear, da magistratura”, palavras do desembargador Sylvio Capanema, ex-vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. “Posso dizer com absoluta sinceridade que eu, hoje, não passaria no Exame de Ordem.” Afirmou aquele ilustre Desembargador no Portal G1 de 05.11.2011.

O então Presidente do TJDFT desembargador Lécio Resende: “Exame da OAB É uma exigência descabida. Restringe o direito de livre exercício que o título universitário habilita”. Dias depois, pasme, OAB usurpando papel do omisso Congresso Nacional, isentou do seu exame caça-níqueis os bacharéis em direito oriundos da Magistratura, do Ministério Público e os bacharéis em Direito, oriundos de Portugal. E com essas tenebrosas aberrações e discriminações ainda têm a petulância de afirmarem que esse tipo de excrescência é Constitucional? Onde fica senhores ministros do Egrégio Supremo Tribunal Federal – STF, Senhor Procurador – Geral da  República, Dr. Rodrigo Janot, o Princípio da Igualdade?

A lei não é para todos? A Declaração Universal dos Direitos do Homem, de 1948, repudia a discriminação, em quaisquer de suas formas, por atentar contra a dignidade da pessoa humana e ferir de morte os direitos humanos. A submissão dos bacharéis  em direito (advogados) ao caça-níqueis da OAB  atenta contra os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da igualdade, do livre exercício das profissões, bem como contra o direito à vida.

Eis aqui as verdades sobre essa excrescência: OAB e FGV além de usurparem papel do Estado (MEC) ainda se negam a corrigir com seriedade as provas da segunda fase do X caça-níqueis Exame da OAB. Uma excrescência tão grande que de acordo com o Blog Bocão News, levou o ex- Presidente da OAB/BA, Saul Quadros Filho em seu Facebook, a fazer duras críticas à empresa que organiza atualmente o exame da OAB. De acordo com Saul Quadros Filho, a FGV comete tantos erros na confecção da prova que é preciso urgentemente cobrar da instituição o mínimo de competência.(…) Portanto, o dever do Conselho Federal é cuidar da qualidade das provas ou então aposentar o exame. (…) No atual momento o Conselho Federal tem que ser solidário e não o algoz dos que “foram reprovados” pela FGV quando, na verdade, se tem alguém que merece ser reprovada é, induvidosamente, a própria Fundação Getúlio Vargas, endureceu Quadros.

A propósito durante o lançamento do livro ‘Ilegalidade e inconstitucionalidade do Exame de Ordem do corregedor do TRF da 5º Região, desembargador Vladimir Souza Carvalho, afirmou que “Exame de Ordem é um monstro criado pela OAB. Disse que é uma mentira que a aprovação de 10% dos estudantes mensure que o ensino jurídico do país está ruim. Não é possível falar em didática com decoreba”, completou Vladimir Carvalho.

 

Assegura a Constituição Federal – CF art. 5º, inciso XIII, “É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9.394/96 art. 48 da LDB: os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.” Isso vale para medicina, administração, psicologia, economia, engenharia (…), enfim para todas as profissões menos para advocacia?

Não é justo punir por antecipação, milhares de bacharéis em direito, (advogados) sem o devido processo legal, arquivando recursos administrativos, cerceando a ampla defesa, aplicando prova tipo casca de banana, para reprovação em massa ao ponto do Eminente Professor Renato Saraiva, desabafar que não passaria no exame da OAB, diante das tremendas injustiças que vem praticando OAB: Ele afirmou:

LUTE POR SEUS DIREITOS no Blog Exame de Ordem, Fonte: http://www.portalexamedeordem.com.br/renato/2011/03/lutem-por-seus-direitos/

“Excelentíssimo Presidente da OAB, Excelentíssimos Conselheiros da OAB e Representantes da FGV. Tenho 10 anos de Magistério, 7 livros editados sobre Trabalho e Processo do Trabalho, com 70 mil livros em média vendidos anualmente. Fui aprovado num do concursos mais difíceis do Brasil, o do Ministério Público do Trabalho – MPT. Já preparei e APROVEI no exame de ordem, talvez, mais da metade do quadro atual de advogados. Portanto, de exame de ordem, eu entendo.

O QUE ESTÃO FAZENDO COM OS EXAMINANDOS É UMA COVARDIA!!!

VOU SER CLARO: EU, RENATO SARAIVA, NÃO PASSARIA NESSE EXAME, POIS ERA HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL TERMINAR A PROVA.

UMA PROVA FEITA POR UM DESEQUILIBRADO, ALGOZ, CARRASCO, SELVAGEM, RECHEADA DE QUESTÕES SEM FUNDAMENTAÇÃO OU ALTAMENTE CONTROVERTIDAS.

PRONTO! DIVULLGUEM PARA TODOS!!! RENATO SARAIVA AFIRMOU QUE NÃO PASSARIA NA PROVA. É VERDADE!!! SÓ FALTA  O PRESIDENTE DA OAB DIZER QUE EU, RENATO SARAIVA, NÃO ESTAVA PREPARADO PARA A PROVA.

QUAL SERÁ A DESCULPA AGORA?

MEUS ALUNOS E OUVINTES. NOSSA MISSÃO É APOIÁ-LOS!!

AGORA, NÃO ESPEREM QUE NINGUEM LUTE A LUTA DE VOCÊS!

VOCÊS DEVEM LUTAR. É PREFERÍVEL MORRER LUTANDO DO QUE SE CURVAR A UM SISTEMA INJUSTO E DESUMANO.

LUTEM! LUTEM LUTEM! “

RENATO SARAIVA

No instante em que o país está batendo recorde cerca de onze milhões de desempregados  incluindo cerca de 130 mil escravos contemporâneos da OAB, o Presidente Michel Temer   deveria num ato de grandeza impor limites à OAB, extirpando urgente do nosso ordenamento jurídico esse câncer, o caça níqueis exame da OAB uma chaga social que envergonha o país ou então transferir de vez o omisso Ministério da Educação – MEC  para OAB.

Há vinte anos OAB vem pregando, o medo, o terror e a mentira, se aproveitando dos governos covardes e corruptos para impor essa máquina de triturar sonhos e diplomas, gerando fome, desemprego, depressão, doenças psicossociais, síndrome do pânico, síndrome de Estocolmo e outras comorbidades diagnósticas, uma chaga social que envergonha o país.

O Presidente da República em exercício, Michel Temer que é professor de direito constitucional, foi muito feliz a cerimônia de formatura dos 70 advogados da 1ª Turma da Faculdade de Direito Zumbi dos Palmares- UNIPALMARES, ressaltou a importância da formatura da UNIPALMARES “”Os senhores quando se graduam, se formam, como advogados e futuros juristas nas mais variadas áreas, estarão enaltecendo o estado democrático de direito”.”

Pergunta que não quer calar: Onde está responsabilidade social da OAB? Se para ser ministro da maior Corte de Justiça do país, o Egrégio Supremo Tribunal Federal – STF, não precisa ser advogado, basta o cidadão ter mais de trinta e cinco nos e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada conforme art.101 da Constituição. Se para ocupar vagas nos Tribunais Superiores, OAB se utiliza de listas de apadrinhados da elite? Via o quinto dos apadrinhados? Por quê para ser advogado o bacharel tem que passar por essa cruel humilhação e terrorismo?

Mire-se na Lei n. 13. 270 de 13. 04. 2016 que determinou as instituições de ensino superior, emitirem doravante,  Diploma de Medico e não bacharel em medicina. Urge daqui pra frente estabelecer tratamento igualitário para todas  profissões a  saber: Diploma de Advogado; Diploma de Psicólogo; Diploma de Arquiteto; Diploma de Administrador, Diploma de Engenheiro  (…) em respeito ao Principio Constitucional da Igualdade.

A lei não é para todos? Onde fica o Princípio Constitucional da Igualdade? “In-casu” o  princípio da igualdade está insculpido  no rol dos direitos e garantias fundamentais da Carta Magna Brasileira   em seu  caput art. 5º, o qual explicita que todos são iguais perante a lei, não havendo qualquer distinção, garantindo a todos a inviolabilidade do direito a igualdade.

Senhor Presidente da República Michel Temer, chegou o limite de tolerar o intolerável e suportar o insuportável. Segundo dados recém  divulgados pelo IBGE: “O Brasil fechou o ano de 2015 com uma taxa de desemprego de 8,5%, a maior desde 2012. Afirmou que em 2014, o percentual de desemprego no país foi de 6,9. O Brasil  conta hoje com cera de 11 milhões de desempregados entre eles cerca de 130 mil escravos contemporâneos da OAB, sem direito ao primado do trabalho.

Como esses escravos contemporâneos da OAB irão comprovar experiências de dois ou três anos, exigidos nos concursos públicos da Magistratura? Como vão conseguir pagar os empréstimos do Fies?  Se não tem direito ao primado do trabalho? Correndo sério risco de serem presos por exercício ilegal da profissão?

Destarte torna-se imperioso e urgente que o Presidente da República, em exercício Michel Temer, em respeito aos Movimentos Sociais e ao Direito ao Trabalho e ao Princípio da Igualdade, insculpido na Constituição Federal,  bem como na Declaração Universal dos Direitos Humanos, editar urgente uma Medida Provisória, visando abolir do nosso ordenamento jurídico a última ditadura, a escravidão contemporânea da OAB, o caça-níqueis Exame da OAB, uma chaga social que envergonha o país, revogando o inciso IV e § 1º do art. 8º da Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994, que dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os Direitos Humanos agradecem.

Seria de bom alvitre que uma entidade como a colenda OAB, hoje na contramão da história, que só tem olhos para os bolsos dos seus escravos contemporâneos, instituísse com a máxima urgência a Comissão Nacional da Verdade da escravidão contemporânea no Brasil para fazer um resgate histórico dos últimos vinte anos do  caça-níqueis exame da OAB  e discutir formas de reparação em  respeito a Convenção nº 168 da Organização Internacional do Trabalho – OIT relativa à Promoção do Emprego e à Proteção contra o Desemprego, assinada em Genebra, em 1º de junho de 1988.

OAB que tem como missão “defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social (…)” com todo esse volume de dinheiro cerca de quase R$ 1,0 Bilhão de reais tosquiados nos últimos vinte anos, dos bolsos e dos sacrifícios dos seus escravos contemporâneos, subalternos como fossem janizeres, sem nenhuma transparência, sem nenhum retorno social e sem prestar contas ao TCU, deveria reverter  tais recursos no reforço das qualificações desses advogados  jogados ao banimento, objetivando a inserção  de  cerca de 130 mil escravos contemporâneos que estão  agonizando  a busca de suas cidadanias, independências financeiras, enfim suas sobrevivências e assim OAB juntamente outros abolicionista  contemporâneos, OAB  seria forte  concorrentes a ser galardoada com o Prêmio Nobel da Paz, pela libertação, ou seja pelo  direito ao trabalho de  cerca de 130 mil escravos  contemporâneos da OAB.

O fim dessa excrescência, exame da OAB significa: mais emprego, mais renda, mais cidadania mais contribuições papa Previdência Social e acima de tudo maior respeito à Declaração Universal dos Direitos Humanos, um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinado em 1948. Nela estão enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem. Está previsto Artigo XXIII – 1 – Toda pessoa tem o direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, à justas e favoráveis condições de trabalho e à proteção contra o desemprego

“A privação do emprego é um ataque frontal aos direitos humanos. “Assistir os desassistidos e integrar na sociedade os excluídos”. “‘De todo os aspectos da miséria social, nada é tão doloroso quanto o desemprego “ Janne Adms.  Vamos humanizar a colenda OAB.

Vasco Vasconcelos,

escritor e jurista Brasília-DF vasco.vasconcelos@brturbo.com.br

Esse post foi publicado em EXAME DE ORDEM e marcado . Guardar link permanente.

47 respostas para Vasco: Presidente Michel Temer, por quê tu calas perante os mercenários da OAB? #FimDaReservaDeMercadoDaOAB

  1. Valdinea francisca da mata fabricio disse:

    Estou passando por um câncer de mama, mais antes de morrer, vou pegar a minha carteira da OAB nas mãos, se Deus quiser! bjs

  2. JOSE SILO DA SILVA disse:

    Ordem e Progresso, Respeitável Presidente da República em Exercício Michel Temer:
    Somos mais de 4 milhões de bacharéis desempregados e endividados pelo FIES, mesmo formados em direito e com diploma registrado pelo MEC, somos impedidos de trabalhar pelo exame OPORTUNISTA DA OAB, que reprova em massa mais de 90% os que se inscrevem no certame da OAB.
    1) Pedido principal: Fim do exame da OAB
    PEDIDOS SUCESSIVOS(ALTERNATIVOS):
    1) Enfoque nas matérias de Ética e Estatuto da OAB, que irá compor 50% da nota necessária na primeira fase da prova.(pedimos este benefício, o qual foi concedido pela Presidenta Dilma, para quem formará como Tecnólogo em Direito).
    2) Exigência do Conteúdo das matérias apenas relativas a Direito Penal, Direito Civil, Direito Constitucional e Direito do Consumidor.(pedimos este benefício, o qual também foi concedido pela Presidenta Dilma, para quem formará como Tecnólogo em Direito).
    3) Gratuidade Geral do Exame da OAB, como forma de justiça social

    Fonte: Marcha Nacional dos Bacharéis Desempregados e Endividados pelo FIES

  3. JOSE SILO DA SILVA disse:

    “Um dia roubaram nosso pão, ficamos calados, outro dia roubaram nossa dignidade, ficamos indignados, no outro dia, batemos na porta da justiça, agora aguardamos a solução”.
    (Pedro dos Santos Cardoso de Freitas).

    O EXAME DA OAB SEMPRE REPROVOU EM MASSA

    Não consigo entender por que se reprovam tanto na prova da OAB, há colegas nossos que já faleceram por doenças psicossomáticas e outros cometeram suicídio, por tentarem passar neste exame por mais de 10 vezes. Este tipo de exame é cruel, uma verdadeira escravidão contra os bacharéis, pois reprova mais de 90% dos inscritos. O único curso do nosso País, que o cidadão mesmo com o diploma aprovado pelo MEC, tem que se humilhar perante a OAB e contar com a sorte para ser aprovado, trata-se do curso de DIREITO.

    Se quiser exercer a profissão com dignidade, o inscrito tem que passar neste vexame autoritário da OAB, Infelizmente, só no do curso de DIREITO, se pratica tal arbitrariedade. A verdade que a OAB reprova em massa, para arrecadar sempre mais, pois já faturou mais de 1 bilhão de reais sem pagar nenhum imposto e prestação ao TCU(Tribunal de Contas da União).

    Outrossim, os donos de cursinhos preparatórios dos exames da OAB, estão também milionários, já arrecadaram mais de 300 milhões de reais, sem pagar impostos, e sem prestar contas a ninguém. Infelizmente o MPF(Ministério Público Federal) e o Presidente da República em Exercício não se manifestam, a Presidenta Dilma nunca se manifestou, o PGR(Procurador Geral da República) se manifestou na pessoa do Dr. Rodrigo Zanot, um tempo atrás, mas atualmente está inerte.

    Fonte: Jornalista ANA PAULA DA SILVA
    Data: 03/06/2016

    CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM EXERCÍCIO MICHEL TEMER
    Ordem e Progresso, Pedimos a Vossa Excelência, apoio para ajudar acabar ou implementar mudanças no Exame da OAB em caráter de urgência, exame este, que mantém a chaga social contra os milhões de bacharéis em direito, que estão desempregados, tendo seus sonhos dilacerados por não exercer a profissão com dignidade, mesmo depois de formados, os quais são impedidos pelo exame da OAB/FGV, certame este, que reprova mais de 90% dos inscritos.

    A OAB sempre manteve o seu poder acima do nosso ESTADO democrático de direito(CF/88), para ditar regras próprias que são de seu interesse de cunho particular. O exame da OAB/FGV, já arrecadou mais de 1 bilhão de reais desde 1994, quando foi implantado, nunca pagou imposto e nem tampouco prestação de contas ao TCU.
    Os milhões de Bacharéis em Direito, clamam por justiça, pedindo mudanças no exame da OAB. Ressaltando que o curso de direito, é o único do nosso país, que mesmo o cidadão já formado de posse de um diploma universitário, tem que submeter ao EXAME OPORTUNISTA DA OAB, se quiser ingressar no mercado de trabalho. Infelizmente o Exame da OAB, reprova em massa mais de 90% dos que se inscreve neste certame.

    PEDIDO DE MUDANÇAS DO EXAME DA OAB:

    Para: PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM EXERCÍCIO MICHEL TEMER, DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES DA REPÚBLICA

    *PEDIDO PRINCIPAL: O FIM DO EXAME DA OAB

    PEDIDOS SUCESSIVOS
    1)ENFOQUE NAS MATÉRIAS DE ÉTICA E ESTATUTO DA OAB, QUE IRÁ COMPOR 50% DA NOTA NECESSÁRIA NA PRIMEIRA FASE DO EXAME DA OAB. (Pedimos tratamento de igualdade com o novo curso de direito, denominado “Tecnólogo em Direito”, que tem duração de apenas dois anos, criado pelo MEC, com a aprovação da Presidenta Dilma). Inclusive o novo curso de direito(Tecnólogo em Direito), já foi publicado no Diário Oficial da União.

    2)EXIGÊNCIA NO CONTEÚDO DA 1ª FASE, apenas das matérias de Direito Penal, Direito Civil e Direito Constitucional.(Previsão também no novo Curso de Tecnólogo em Direito, criado pelo MEC, com aprovação da Presidenta Dilma).
    OBB e ABB./ MBDB…..BACHARÉIS DO BRASIL.

    3) GRATUIDADE GERAL DO EXAME DA OAB

    4) DISPENSA DO EXAME DA OAB PARA QUEM POSSUI PÓS GRADUAÇÃO NA ÁREA DO DIREITO

    5) Tributação sobre os valores arrecadados sobre as taxas dos exames da OAB.(O Governo Federal, ao invés de aumentar impostos, deve administrar os que já recolhe e cobrar daqueles que não pagam impostos).

    6) Mudança do Exame da OAB para ser aplicado pelo MEC

    São Bernardo do Campo – SP, 06 de Junho de 2016

    APOIO PARA ESTA MANIFESTAÇÃO:

    “Já somos escravos, queremos trabalhar para não morrer de fome”
    MARCHA NACIONAL DOS BACHARÉIS DO BRASIL
    MARCHA NACIONAL DOS BACHARÉIS DESEMPREGADOS E ENDIVIDADOS PELO FIES
    MARCHA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E VÍTIMAS DOS EXAMES DA OAB
    MARCHA NACIONAL DAS MULHERES BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL
    FRENTE SINDICAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS DO BRASIL
    MOVIMENTO POLÍTICO NACIONAL PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA INTERNACIONAL PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA NACIONAL DOS ESCRAVOS DO EXAME DA OAB
    MARCHA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE DIREITO, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DAS FAMÍLIAS DOS ESTUDANTES E BACHARÉIS EM DIREITO
    UNIÃO BRASILEIRA DE JURISTAS(UBJ), PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    UNIÃO DE CONSULTORES BRASILEIROS NA ÁREA TRIBUTÁRIA
    MARCHA CARIOCA DE BACHARÉIS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA PAULISTA DE BACHARÉIS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA MINEIRA DE BACHARÉIS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DOS BACHARÉIS DO ESTADO DA BAHIA, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DOS BACHARÉIS DE BRASÍLIA-DF , PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    UNIÃO NACIONAL DE JURISTAS EVANGÉLICOS(UNJE)
    UNIÃO NACIONAL DE ESCRITORES BRASILEIROS(UNEB)
    UNIÃO NACIONAL DE RADIALISTAS BRASILEIROS(UNRB)
    UNIÃO NACIONAL DE ARTISTAS BRASILEIROS(UNAB

  4. JOAO BATISTA SUAVE SUAVE disse:

    A/C DO DEPUTADO FEDERAL ROGÉRIO ROSSO:

    Pedimos a Vossa Excelência, que é o novo RELATOR sobre o Exame da OAB, que tramita no CCJ(COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA), para se manifestar favorável ao fim do Exame da OAB. Esperamos por ser ADVOGADO, que faz parte da OAB(ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL), possa agir com imparcialidade(transparência/bom senso), pois são milhões de Bacharéis em Direito, que estão desempregados, que há uma década são vítimas de um exame cruel, que reprova em massa em massa cerca de 90% dos inscritos.

    O exame da OAB, já arrecadou até a presente data mais de 1 bilhão de reais, sem pagar impostos e sem prestação de contas ao TCU(TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO).

    Os donos de cursinhos preparatórios do Exame da OAB, também estão milionários, já arrecadaram mais de 300 milhões de reais, até a presente data, sem pagar impostos e sem prestação de contas a ninguém.

    São Paulo-SP, 04 de Junho de 2.016

    Pedro dos Santos Cardoso de Freitas
    Presidente Nacional dos Bacharéis Desempregados e Endividados pelo FIES

    FUNDAMENTAÇÃO:

    O EXAME DA OAB SEMPRE REPROVOU EM MASSA

    Não consigo entender por que se reprovam tanto na prova da OAB, há colegas nossos que já faleceram por doenças psicossomáticas e outros cometeram suicídio, por tentarem passar neste exame por mais de 10 vezes. Este tipo de exame é cruel, uma verdadeira escravidão contra os bacharéis, pois reprova mais de 90% dos inscritos. O único curso do nosso País, que o cidadão mesmo com o diploma aprovado pelo MEC, tem que se humilhar perante a OAB e contar com a sorte para ser aprovado.

    Se quiser exercer a profissão com dignidade, o inscrito tem que passar neste vexame autoritário da OAB, Infelizmente, só no do curso de DIREITO, se pratica tal arbitrariedade. A verdade que a OAB reprova em massa, para arrecadar sempre mais, pois já faturou mais de 1 bilhão de reais sem pagar nenhum imposto e prestação ao TCU(Tribunal de Contas da União).

    Outrossim, os donos de cursinhos preparatórios dos exames da OAB, estão milionários, já arrecadaram mais de 300 milhões de reais, sem pagar impostos, e sem prestar contas a ninguém. Infelizmente o MPF(Ministério Público Federal) e o Presidente da República em Exercício não se manifestam, a Presidenta Dilma nunca se manifestou, o PGR(Procurador Geral da República) se manifestou na pessoa do Dr. Rodrigo Zanot, um tempo atrás, mas atualmente está inerte.

    Fonte: Jornalista ANA PAULA DA SILVA
    Data: 03/06/2016

    CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM EXERCÍCIO MICHEL TEMER
    Ordem e Progresso, Pedimos a Vossa Excelência, apoio para ajudar acabar ou implementar mudanças no Exame da OAB em caráter de urgência, exame este, que mantém a chaga social contra os milhões de bacharéis em direito, que estão desempregados, tendo seus sonhos dilacerados por não exercer a profissão com dignidade, mesmo depois de formados, os quais são impedidos pelo exame da OAB/FGV, certame este, que reprova mais de 90% dos inscritos.

    A OAB sempre manteve o seu poder acima do nosso ESTADO democrático de direito(CF/88), para ditar regras próprias que são de seu interesse de cunho particular. O exame da OAB/FGV, já arrecadou mais de 1 bilhão de reais desde 1994, quando foi implantado, nunca pagou imposto e nem tampouco prestação de contas ao TCU.
    Os milhões de Bacharéis em Direito, clamam por justiça, pedindo mudanças no exame da OAB. Ressaltando que o curso de direito, é o único do nosso país, que mesmo o cidadão já formado de posse de um diploma universitário, tem que submeter ao EXAME OPORTUNISTA DA OAB, se quiser ingressar no mercado de trabalho. Infelizmente o Exame da OAB, reprova em massa mais de 90% dos que se inscreve neste certame.

    PEDIDO DE MUDANÇAS DO EXAME DA OAB:

    Para: PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM EXERCÍCIO MICHEL TEMER, DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES DA REPÚBLICA

    1)ENFOQUE NAS MATÉRIAS DE ÉTICA E ESTATUTO DA OAB, QUE IRÁ COMPOR 50% DA NOTA NECESSÁRIA NA PRIMEIRA FASE DO EXAME DA OAB. (Pedimos tratamento de igualdade com o novo curso de direito, denominado “Tecnólogo em Direito”, que tem duração de apenas dois anos, criado pelo MEC, com a aprovação da Presidenta Dilma). Inclusive o novo curso de direito(Tecnólogo em Direito), já foi publicado no Diário Oficial da União.

    2)EXIGÊNCIA NO CONTEÚDO DA 1ª FASE, apenas das matérias de Direito Penal, Direito Civil e Direito Constitucional.(Previsão também no novo Curso de Tecnólogo em Direito, criado pelo MEC, com aprovação da Presidenta Dilma).

    3) GRATUIDADE GERAL DO EXAME DA OAB

    4) DISPENSA DO EXAME DA OAB PARA QUEM POSSUI PÓS GRADUAÇÃO NA ÁREA DO DIREITO

    5) Tributação sobre os valores arrecadados sobre as taxas dos exames da OAB.(O Governo Federal, ao invés de aumentar impostos, deve administrar os que já recolhe e cobrar daqueles que não pagam impostos).

    6) Mudança do Exame da OAB para ser aplicado pelo MEC

    São Bernardo do Campo – SP, 12 de Maio de 2016

    APOIO PARA ESTA MANIFESTAÇÃO:
    MARCHA NACIONAL DOS BACHARÉIS DO BRASIL
    MARCHA NACIONAL DOS BACHARÉIS DESEMPREGADOS E ENDIVIDADOS PELO FIES
    MARCHA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E VÍTIMAS DOS EXAMES DA OAB
    MARCHA NACIONAL DAS MULHERES BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL
    FRENTE SINDICAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS DO BRASIL
    MOVIMENTO POLÍTICO NACIONAL PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA INTERNACIONAL PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA NACIONAL DOS ESCRAVOS DO EXAME DA OAB
    MARCHA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE DIREITO, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DAS FAMÍLIAS DOS ESTUDANTES E BACHARÉIS EM DIREITO
    UNIÃO BRASILEIRA DE JURISTAS(UBJ), PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    UNIÃO DE CONSULTORES BRASILEIROS NA ÁREA TRIBUTÁRIA
    MARCHA CARIOCA DE BACHARÉIS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA PAULISTA DE BACHARÉIS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA MINEIRA DE BACHARÉIS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DOS BACHARÉIS DO ESTADO DA BAHIA, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DOS BACHARÉIS DE BRASÍLIA-DF , PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    UNIÃO NACIONAL DE JURISTAS EVANGELICOS(UNJE)
    UNIÃO NACIONAL DE ESCRITORES BRASILEIROS(UNEB)
    UNIÃO NACIONAL DE RADIALISTAS BRASILEIROS(UNRB)
    UNIÃO NACIONAL DE ARTISTAS BRASILEIROS(UNAB

  5. JOAO BATISTA SUAVE SUAVE disse:

    “Projeto de Lei pelo fim do Exame de Ordem tem novo relator

    Ano passado, exatamente no dia do advogado, o deputado federal Ricardo Barros “presenteou” a advocacia com uma infâmia: apresentou para a CCJ da Câmara o relatório sobre o PL 5054/2005, o projeto que visa modificar o Exame de Ordem, e o fez da pior forma possível.

    A redação do substitutivo foi curta e grossa, como vocês podem ver abaixo:

    A reação da OAB foi forte, assim como o temor de que tal relatório fosse aproado na CCJ de forma terminativa, indo direto para o Senado. Ricardo Barros é aliado do famoso Eduardo Cunha, o homem que odeia a OAB com todas a ssuas forças.

    Cunha, em várias oportunidades ao longo dos últimos anos tentou acabar com a prova. O relatório de Barros foi sua articulação mais forte. E, como vocês sabem, Cunha é fortíssimo dentro da Câmara.

    Entretanto, o relatório não foi votado, em especial porque o clima do Congresso como um todo foi profundamento alterado pelo impeachment e pela força da Lava Jato.

    Aliás, com a aceitação do processo de impeachment pelo Senado, e consequente posse de Temer, Ricardo Barros, até então relator, foi para o Ministério da Saúde, deixando portanto seu mandato e, claro, a relatoria do PL 5054/2005.

    Quando o relator sai e o PL não é votado, outro relator é designado e ele pode apresentar um novo relatório, em substituição ao antigo.

    E foi isso o que aconteceu!

    O deputado Rogério Rosso (PSD/DF) foi designado como o novo relator do PL, e o relatório de Ricardo Barros, consequentemente, caiu.

    E agora? O que pode pensar Rogério Rosso sobre o Exame de Ordem? Qualquer seria o futuro posicionamento dele?

    Confesso que não sei quais são as ligações dele, mas descobrir, assim por acaso, qual é a formação dele. A imagem abaixo não deixa dúvidas quanto a isto:

    Fonte: Blog do Exame de Ordem do Mauricio.

  6. ANA PAULA DA SILVA disse:

    Não consigo entender porquê se reprovam tanto na prova da OAB, há colegas nossos que já faleceram por doenças psicossomáticas por tentarem passar neste exame por mais de 10 vezes. Este tipo de exame é cruel, uma verdadeira escravidão contra os bacharéis, pois reprova mais de 90% dos inscritos. O único curso do nosso País, que o cidadão mesmo com o diploma aprovado pelo MEC, tem que se humilhar perante a OAB e contar com a sorte para ser aprovado, para talvez exercer exercer a profissão com dignidade. A verdade que a OAB reprova em massa, para arrecadar sempre mais, pois já faturou mais de 1 bilhão de reais sem pagar nenhum imposto. Outrossim sim os donos de cursinhos preparatórios dos exames da OAB, estão milionários, já arrecadaram mais de 300 milhões de reais, sem pagar impostos, e sem prestar contas a ninguém. Infelizmente o MPF não se manifesta e tampouco o PGR.

  7. ANA PAULA DA SILVA disse:

    A/C dos Prefeitos e Vereadores Municipais

    Prezados Colegas Bacharéis e Estudantes de Direito do nono e décimo período:

    Já que temos vergonha de protestar em público, vamos pelo menos ter atitude de sindicalistas e de inteligente que somos, não se inscrever(boicotar) nos próximos exames, até que haja uma modificação significativa nas provas da OAB. Como exemplo cobrar as matérias que foram incluídas no curso de “Tecnólogo em Direito”, decreto-lei publicado pela Presidenta Dilma e publicado no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Afinal é um total desrespeito com os bacharéis em direito, que estudaram por longos cinco anos, transcrevo abaixo os benefícios que serão concedidos para os próximos formandos como “Tecnólogos em Direito”, ferindo portanto de forma avassaladora o princípio de isonomia(igualdade), que que transcrevo abaixo:
    1) Enfoque nas matérias de Ética e Disciplina e Estatuto da OAB, que irá compor 50% da nota necessária para aprovação na 1ª fase do exame da OAB. (queremos igualdade como tratamento oferecido no novo curso de tecnólogo em direito, aprovado pelo MEC e Presidenta Dilma, publicado no Diário Oficial).
    2) Exigência do conteúdo na 1ª fase apenas relativo as matérias de Direito Penal, Direito Civil e Direito Constitucional.(queremos igualdade como tratamento oferecido no novo curso de tecnólogo em direito, aprovado pelo MEC e Presidenta Dilma, publicado no Diário Oficial).

    Brasília-DF, 02 de Junho de 2016

    São Bernardo do Campo – SP, 20 de Maio de 2016
    João Batista Suave – Presidente Nacional da Marcha dos Bacharéis em Direito do Brasil, Sede: ES
    Pedro dos Santos Cardoso de Freitas – Presidente Nacional dos Bacharéis Desempregados, Sede: SP
    Jurandir dos Santos Silva – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do RJ
    José Silo da Silva – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de MG
    Rosangela Coutinho da Silveira – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado da BA
    Fernando Pimentel da Costa – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado da Alagoas
    Brigite de Albuquerque- Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de SC
    Antonio Pimentel – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Acre
    Joana Santana de Mendonça – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Amapá
    Silvio Rodrigues Pereira – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado da Amazonas
    Nilson Suave Batista – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Ceará
    Luiz Carlos da Silva- Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de Goiás
    Maria Alice Mendonça – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Distrito Federal
    Silvana Pinto da Silva – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Maranhão
    Cláudia Pires de Oliveira – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Mato Grosso
    Fernanda da Fonseca – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Mato Grosso do Sul
    Joaquim Cardoso de Melo – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Pará
    Silviano Cardoso de Melo – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado da Paraíba
    Gilson da Cunha – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Paraná
    Arlindo Sarney de Oliveira – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de Pernanbuco
    Glória Silva Barbosa – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Piauí
    Mariane de Matos – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Rio Grande do Norte
    Alice de Carvalho – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de Rondônia
    Eliene Santana – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de Roraima
    Rita de Cássia – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de Sergipe
    Gabriela Caiado Cardoso– Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito de Tocantins
    MARCHA NACIONAL DOS BACHARÉIS DO BRASIL
    MARCHA NACIONAL DOS BACHARÉIS DESEMPREGADOS E ENDIVIDADOS PELO FIES
    MARCHA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E VÍTIMAS DOS EXAMES DA OAB
    MARCHA NACIONAL DAS MULHERES BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL
    FRENTE SINDICAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS DO BRASIL
    MOVIMENTO POLÍTICO NACIONAL PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA NACIONAL PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA INTERNACIONAL PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA NACIONAL DOS ESCRAVOS DO EXAME DA OAB
    MARCHA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE DIREITO, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DAS FAMÍLIAS DOS ESTUDANTES E BACHARÉIS EM DIREITO
    UNIÃO BRASILEIRA DE JURISTAS(UBJ)
    UNIÃO DE CONSULTORES BRASILEIROS NA ÁREA TRIBUTÁRIA(UCBT)
    MARCHA CARIOCA DE BACHARÉIS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA PAULISTA DE BACHARÉIS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA MINEIRA DE BACHARÉIS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DOS BACHARÉIS DO ESTADO DA BAHIA, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DOS BACHARÉIS DE BRASÍLIA-DF, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DOS BACHARÉIS CAPIXABAS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DOS BACHARÉIS ALAGOANOS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DOS BACHARÉIS GAÚCHOS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DAS MULHERES BRASILIENSE, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    UNIÃO NACIONAL DE JURISTAS EVANGELICOS(UNJE)
    UNIÃO NACIONAL DE ESCRITORES BRASILEIROS(UNEB)
    UNIÃO NACIONAL DE RADIALISTAS BRASILEIROS(UNRB)
    UNIÃO NACIONAL DE ARTISTAS BRASILEIROS(UNAB)

  8. José disse:

    Além da OAB e da FGV, outro castigo grande que pesa nos ombros dos Bacharéis é ter que aturar o mala, a tranqueira do Dr. João Bosco. É outra cruz pesada que os Bacharéis estão carregando.

    • JOÃO BOSCO disse:

      Você não tem capacidade para passar no exame de ordem seu fracassado, perdedor. Você é uma vergonha para sua família: estudou CINCO anos para ser um “nada”. Cinco anos jogados no LIXO. A você, só digo uma coisa José: O EXAME DA OAB NUNCA VAI CAIR, OU NÃO ME CHAMO JOÃO PAULO BOSCO.

      • José disse:

        O sr. está enganado ao meu respeito. Eu fui aprovado no X exame da OAB, inclusive, estou com o comprovante em mãos da FGV. Só não fiz a inscrição na OAB porque sou funcionário público, e tenho que esperar mais dois anos. Mesmo assim, eu não me considero um vencedor, até porque, fui aprovado na sexta tentativa. Portanto, daqui dois anos nós iremos nos encontrar nos Tribunais. Ainda assim, continuo sustentando que a OAB e a FGV cometem muitas injustiças contra os Bacharéis, estou dizendo isso por experiência própria.

        • JOÃO BOSCO disse:

          Desculpe Dr. José, não sabia que é um Dr. também, realmente me enganei, achei que o senhor fosse mais um analfabeto resmungão. Desculpe pelo equívoco Dr. José, espero que me perdoe por ter concluído de forma errada a seu respeito.

          • José disse:

            O Sr. não tem que pedir desculpas. Nunca devemos ser irônicos. Não é salutar ofender às pessoas, principalmente quem lutou por cinco anos e continuam lutando e pagando cursinhos, sem retorno. Não é justo só os Bacharéis em Direito depois de aprovados nas Universidades ter que se submeter ao exame. Jamais devemos apoiar às injustiças. Na minha concepção inteligente é quem conclui o curso e não quem passa no exame da ordem. Repito , ser aprovado no exame cheio de armadilhas, mal elaborado, não é sinônimo de inteligência. Nos temos nosso País excelentes Médicos, Engenheiros, Economistas, e nenhum deles se submeteram aos caprichos dos seus Conselhos de Classes.

  9. ANA PAULA DA SILVA disse:

    Bacharéis e Estudantes de Direito, infelizmente os milhões de bacharéis em direito, se silenciam perante a OAB, não protestam, não reivindicam nada. Somente DEUS, para socorrer os bacharéis. As outras classes correm atrás, chamam à atenção da mídia e atinge seus objetivos, já a classe dos Bacharéis, preferem ser eternos escravos do exame imposto pela OAB, em forma de ditadura e escravidão.

    • José disse:

      Concordo plenamente com o comentário da colega . Os Sem Terra, os Sem Teto são mais unidos do que os Bacharéis em Direito. Aos poucos eles vão galgando os seus espaços. Os governantes não conhece a palavra “diálogo”, por isso às conquistas deles são feitas na força bruta, que é o método por eles usado. Os Bacharéis por sua vez, e por serem graduados não querem se expor, acham feio, por isso não vão à luta. Como os dirigentes da OAB e da FGV não tem escrúpulos, eles continuarão extorquindo os miseráveis reais dos graduados e não graduados em direito. Se fosse em outro País como por exemplo na França, os dirigentes da OAB e da FGV , já estavam presos, ou já tinham ido direto para o inferno.

  10. José disse:

    Respeito à revolta do colega, mas mesma assim, eu ainda não perdi às esperanças. A qualquer momento poderão surgir um Delcidio II, um Sergio II, que não aguenta mais ver tanta arrogância e injustiça contra os Bacharéis, por parte da OAB e resolve dar um basta. Se alguém denunciar um parlamentar, às autoridades vão imediatamente conferir à veracidade dos fatos , mas falou em OAB todos silenciam, parece uma doença contagiosa, ninguém quer chegar perto. Parece o 4° mistério que ainda falta desvendar. Nem o próprio Eduardo Cunha que disse que iria abrir a caixa preta da OAB, inesperadamente silenciou, covardemente. O próprio PGR que antes era contra o exame da OAB por ser inconstitucional, inclusive, é o que consta no parecer dele, atualmente, optou pelo silêncio. Só a reprovação em massa de 85% a 90% dos candidatos e mais a taxa abusiva do exame de R$ 240,00 já são motivos para dar inicio às investigações, se denegrir à imagem da instituição.

  11. JOÃO BATISTA SUAVE disse:

    Prezados Colegas Bacharéis e Estudantes de Direito:
    Sabe porquê não conseguimos ainda acabar com o exame da OAB, porque não nos mobilizamos(protestamos), não vamos a luta, para chamar à atenção da mídia. Todos que lutam contra o exame da OAB, é uma luta solitária, não há adesão dos principais interessados, que somos nós(Bacharéis em Direito). Entendo e me solidarizo com sua situação, mas sem esforço e luta, nunca haverá vitória.
    João Batista

  12. PAULO ROGERIO PORTO TEIXEIRA disse:

    Prezados colegas, todo os dias ao levantar-me penso que a maior burrada que fiz na vida foi de fazer o curso de direito, era um sonho ser advogado, hoje vivo com um diploma que não serve para nada, endividado com o fies e a faculdade, sem trabalho e as contas chegam sem parar.Sonho que algo possa acontecer e os parlamentares ou o presidente interino fazerem algo para que eu possa trabalhar na área que escolhi, mas a cada dia que passa a sensação é que fui condenado pelo estado e a OAB a não trabalhar e entrar para o rol de diplomados inúteis, até pensei que com a hipótese da 1º dama estar ,segundo noticiário,na mesma situação o Temer poderia de imediato se posicionar e nos deixar trabalhar, mas pensando bem isto será impossível pois a OAB com certeza,como bem escreveu um colega aqui,ira enviar a carteira para a 1º dama sem custo algum. Diante dos fatos simplesmente desisti de sonhar que os lobos vão comer outros lobos terminando que esta pilantragem chamada OAB este sindicato manda e desmanda no País com o aval dos que se dizem corte suprema e parlamentares que alem de ladrões são incompetentes, não tenho mais recursos financeiro para dar ao sindicato nojento e arrecadador, mesmo que tivesse não mais darei, assim estou procurando trabalho como vendedor externo que é minha profissão declarada, pois acredito que jamais vão terminar com a quadrilha chamada OAB/FGV, cada vez mais irão tirar o trabalho justo de todos em comluio se tornarão milionários, inclusive as faculdades que ministram o curso de direito sabedora da falcatrua da OAB e o governo que através do MEC, que não tem nenhuma serventia, aplaude e lambe o saco da OAB.

    • José disse:

      Ilustre colega, o MEC jamais vai fazer algo contra a OAB. Aquilo é outro antro da corrupção. Eles compraram carrinho de mão para reformas dos colégios, nada mais e nada menos de que R$ 700,00 (setecentos reais), cada um. Na praça ele custa de R$ 70,00 à R$ 100,00. Portanto, estelionatário não ataca estelionatário. Lobo não como lobo. É uma excelente matéria para às revistas Época e Veja, que são destemidas em suas reportagens.

    • JOÃO BOSCO disse:

      Paulo Rogério você diz logo na segunda linha de seu texto que “era um sonho ser advogado”. Esse sonho, pelo visto, foi para o ralo. Você Paulo Rogério não é o único a ver seu sonho se esfacelar no ar. Milhões de outros analfabetos e botequeiros já passaram por essa mesma frustração. Esse Paulo Rogério, digno de pena, me fez lembrar das sábias palavras do Ministro Marco Aurélio: “vende-se o sonho, entrega-se o pesadelo”, disse nosso amado ministro. Você comprou um pesadelo que lhe acompanhará pelo resto de sua vida. Você é um coitado Paulo Rogério. Vai morrer frustrado, decepcionado, amargurado, desempregado e vendo a OAB rir da sua cara. NEM DEUS PODE COM A OAB. Entendam isso analfabetos.

      • José disse:

        O Egito sofreu com às dez pragas lançadas por Deus. Os Bacharéis em Direito foram amaldiçoados com cinco até o momento, a saber: A criação do exame, o descaso do STF, a omissão do Legislativo e da Presidência da República e a participação do João Bosco nas redes sociais. Como diziam antigamente: “a desgraça quando vem , vem por atacado.

    • JOÃO BATISTA SUAVE disse:

      Prezado Colega:
      Sabe porquê não conseguimos ainda acabar com o exame da OAB, porque não nos mobilizamos(protestamos), não vamos a luta, para chamar à atenção da mídia. Todos que lutam contra o exame da OAB, é uma luta solitária, não há adesão dos principais interessados, que somos nós(Bacharéis em Direito). Entendo e me solidarizo com sua situação, mas sem esforço e luta, nunca haverá vitória.
      João Batista

  13. PEDRO DOS SANTOS CARDOSO DE FREITAS disse:

    “MICHEL TEMER VAI ACABAR COM EXAME DE ORDEM DA OAB
    Posted on 17 de maio de 2016 by CristalVox
    A maior fonte de renda da Ordem dos Advogados do Brasil e dos “caça níqueis” preparatórios para o exame de “qualificação profissional” está com os dias contados. Milhares de alunos dos cursos de direito são submetidos, a cada semestre, a tortura do exame de ordem. Com a justificativa de qualificar os profissionais do direito, a OAB montou uma gigantesca máquina econômica que envolve a cifra de bilhão, todo o ano.
    Na entrevista concedida na último domingo para o programa Fantástico da Rede Globo, o presidente em exercício Michel Temer enalteceu as qualidades intelectuais da sua mulher. Disse, com orgulho, que Marcela Temer é uma advogada altamente qualificada. Quem venceu a graduação, com louvor.
    Hoje, terça, a revista Época publica matéria para desmerecer Marcela, dizendo que ela não é advogada porque não prestou o exame de ordem. A revista só fez “ecoar” o desconforto e a frustração de milhares de brasileiros que se sentem cidadãos de segunda classe: Estão graduados em faculdades de direito, reconhecidas pelo Ministério da Educação e fiscalizadas pela OAB, mas não conseguem trabalhar em razão da cláusula de barreira imposta pela Entidade.
    A matéria da Época é a “gota d’agua” que faltava para acabar de vez com o assunto chamado “exame do ordem”. O clamor dos rejeitados vai subir a rampa do Palácio do Planalto. Em semanas, vai descer, velozmente, em forma de Medida Provisória ou mesmo Projeto de Lei , fulminando de morte a restrição imposta ao direito de trabalhar dos advogados brasileiros.”
    Fonte: CRISTALVOX

  14. José disse:

    Aquela maracutaia que o corrupto do Demóstenes Torres fez com o Carlos Cachoeira, carinhosamente chamado de (Carlinhos), para desqualificar os Bacharéis e promover a OAB , a qualquer momento pode vir à tona, inclusive , pelo próprio Cachoeira, para aliviar os 39 anos de condenação. Ou ele abre aquela bocarra ou vai cumprir toda condenação sem nenhum desconto. A opção é dele. Tem que aparecer alguém para derrubar a máscara da OAB.
    Segundo informação, ele já tentou negociar a delação.

    • José disse:

      Fica bem claro para os defensores do exame da ordem que, quando há fatos novos, qualquer pena ou decisão poderão ser revista. Principalmente quando estiver envolvimento do Legislativo, Executivo e até mesmo do próprio Judiciário. Nada é definitivo nesta vida. O maior exemplo foi o delator e ex-Deputado Pedro Correia, ele disse que estão desviando dinheiro da Petrobrás há mais de 30 anos. Portanto, a OAB não se considere a única e a soberana, por quê? a qualquer momento às manipulações e às sujeiras dela e da FGV poderão vir à tona.

      • Caro colega, concordo plenamente o dia da OAB, vai chegar. Oro todos os dias, eterno só o poderoso Deus.

        • ANA PAULA DA SILVA disse:

          Caríssima Colega, infelizmente os milhões de bacharéis em direito, se silenciam perante a OAB, não protestam, não reivindicam nada. Somente DEUS, para socorrer os bacharéis. As outras classes correm atrás, chamam à atenção da mídia e atinge seus objetivos, já a classe dos Bacharéis, preferem ser eternos escravos do exame imposto pela OAB, em forma de ditadura e escravidão.

  15. José disse:

    Os últimos dois que criticavam os Bacharéis, um era Ministro da Educação e o outro era Ministro da Justiça , que defendiam os abusos da OAB, atualmente parecem criança quando mija nas calças, estão todos borrados com medo de ir preso . Dizem que, quem ri por último, ri melhor. E aqueles que cantavam de galo , hoje estão cacarejando. É questão de tempo para nós Bacharéis jantar todos eles. Não temos pressa, mingau quente se come pelas beiradas, inclusive , os Doutores em Direito com à vermelhaça e tudo mais.

  16. JOÃO BOSCO disse:

    Gatos fazem MIAU MIAU MIAU. Cachorros fazem AU AU AU. Galinhas fazem COCORICÓ. Já os bachareis fazem HI-HÓ-HI-HÓ-HI-HÓ-HI-HÓ… kkkkkkkkkkkkkkk
    PARA O PASTO JUMENTADA!

  17. José disse:

    Infelizmente, em 2011 quando foi julgado a inconstitucionalidade do exame da ordem no Supremo, não tinha um Juiz Sérgio Moro para ter desmascarado o corrupto e quadrilheiro do Demóstenes Torres, OAB e os Ministros do STF, que foram unânimes em desqualificar os Bacharéis para manter a OAB no poder. Descaradamente violaram vários artigos da Constituição Federal. Agora está cristalino porque os acusados não querem ser investigados pelo referido Juiz e sim pelo STF.
    Pelo andar da carruagem o citado Magistrado não faz acordo com bandidos. Bandidos são todos iguais.

  18. José disse:

    O Supremo afastou o Deputado Eduardo Cunha da Presidência da Câmara. Vamos aguardar se eles vão afastar o Jucá, Renan , Collor e Aécio , eles também estão obstruindo o trabalho da justiça, além de ter pedalado o caixa da Petrobrás.

  19. José disse:

    Ilustres colegas, não adianta pedir apoio para o Presidente em exercício, Legislativo e para o STF, são todos cartas marcadas. Por ex.: O Senador Collor está roubando o dinheiro dos brasileiros desde 1992, até agora nunca foi preso, o próprio STF absolveu ele em mais de 100 processos. O máximo que aconteceu com ele foi apreensão dos carros de luxo, e também já foram devolvidos. O que a justiça do Paraná constrói com as mãos, o STF destrói com os pés. Isto são fatos que envergonham os brasileiros e o próprio judiciário que não merece ter uma corte deste calibre.

    • José disse:

      Outra vergonha nacional e internacional é o tal de Maluf, outro corrupto de primeira grandeza. Até agora o STF não fez nada e ainda quer explicação da Presidente afastado por ela ter dito que sofreu um golpe. Golpe realmente não foi, mas foi um acordo de corruptos para afasta-la. Cadê o pau que bate no Chico, que não está batendo no Francisco.

      • José disse:

        Por onde anda o corrupto do Demóstenes Torres, ele deveria estar preso junto com o Carlos Cachoeira. O Carlinhos como era conhecido carinhosamente foi condenado a 39 anos de prisão e o Demóstenes Torres a quantos anos foi ?

  20. ORDEM DOS ADVOGADOS DIREITO - OAD disse:

    PROVAVELMENTE ELA VAI RECEBER EM CASA A CARTEIRINHA ROSADA … TRANQUILAMENTE. É ASSIM QUE FUNCIONAM AS FACÇÕES MILICIANAS DA MAÇONARIA. AJUDA MUTUA ENTRE SI. TEMER O MAÇON, JUROU QUE IRIA MANTER O EXAME.

  21. Silva disse:

    PESSOAL! EU SOU BACHAREL EM DIREITO! RECONHECIDO ELO” MEC” ! E SOU BANDIDO! POR EXERCER A PROFISSÃO QUE É RECONHECIDA NA NOSSA CARTA MAGNA? POR FAVOR , SINDICATO NÃO DITA REGRAS!, SEGUE O TEXTO CONSTITUCIONAL! PORTANTO JUDICIÁRIO, CUMPRA TAMBÉM O SEU PAPEL QUE É DE SER O PROTETOR DOS NOSSOS DIREITOS.

  22. Excelente nobre colega, Parabéns! A luta é de todos nós.

  23. PEDRO DOS SANTOS CARDOSO DE FREITAS disse:

    Temer quer criar o Ministério do Advogado Que Não Passou na OAB só para Marcela
    O presidente interino Michel Temer disse em entrevista que pretende colocar Marcela Temer, sua esposa, em um cargo relacionado à área social do governo. Enquanto falava das qualidades de Marcela, Temer incluiu no currículo de sua esposa que ela é advogada, apesar de ela não ter registro na OAB, o que exige a aprovação no exame de ordem.
    Quando questionado sobre sua turbinada no currículo de Marcela, Temer fez pouco caso do assunto e anunciou que criará o Ministério do Advogado Que Não Passou na OAB, apenas para sua esposa.
    “O importante é a proximidade com quem está no poder no momento, todo mundo sabe disso. O resto a gente dá um jeito”, disse Temer.
    Depois de saber da mentira de Temer sobre seu currículo, Marcela ficou indignada: “Se eu me separar dele e precisar procurar emprego não vou conseguir. Ninguém acreditará mais no meu currículo depois dessa. Vou colocar ele para dormir no sofá por uma semana”.
    Veja também: 12 fatos sobre Marcela Temer que parecem coisa do Sensacionalista
    Fonte: M Zorzanelli com Bruno Machado

  24. Marcos disse:

    Sabe quando a parte tem interesse na causa ? O VP é o maior interessado em manter o respectivo certame. Quando vai mudar ? Agora com certeza não !

  25. PEDRO DOS SANTOS CARDOSO DE FREITAS disse:

    CARTA DE PROTESTO EM GERAL PEDINDO MUDANÇAS NO EXAME DA OAB N° 02
    A/C DA AGU(ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO), TCU( TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO), MPF(MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL), ONU(ORGANIZAÇÃO DAS NACÕES UNIDAS), PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA, MINISTROS DO STF E MINISTROS DO STJ, RELATIVO A TODOS OS TEXTOS ABAIXO:
    CARTA ABERTA Nº 02, AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM EXERCÍCIO MICHEL TEMER
    Ordem e Progresso, Pedimos a Vossa Excelência, apoio para ajudar acabar ou implementar mudanças no Exame da OAB em caráter de urgência, exame este, que mantém a chaga social contra os milhões de bacharéis em direito, que estão desempregados, tendo seus sonhos dilacerados por não exercer a profissão com dignidade, mesmo depois de formados, os quais são impedidos pelo exame da OAB/FGV, certame este, que reprova mais de 90% dos inscritos.
    A OAB sempre manteve o seu poder acima do nosso ESTADO democrático de direito(CF/88), para ditar regras próprias que são de seu interesse de cunho particular. O exame da OAB/FGV, já arrecadou mais de 1 bilhão de reais desde 1994, quando foi implantado, nunca pagou imposto e nem tampouco prestação de contas ao TCU.
    Os milhões de Bacharéis em Direito, clamam por justiça, pedindo mudanças no exame da OAB. Ressaltando que o curso de direito, é o único do nosso país, que mesmo o cidadão já formado de posse de um diploma universitário, tem que submeter ao EXAME OPORTUNISTA DA OAB, se quiser ingressar no mercado de trabalho. Infelizmente o Exame da OAB, reprova em massa mais de 90% dos que se inscreve neste certame.
    PEDIDO DE MUDANÇAS DO EXAME DA OAB
    Para: PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM EXERCÍCIO MICHEL TEMER, DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES DA REPÚBLICA
    1)ENFOQUE NAS MATÉRIAS DE ÉTICA E ESTATUTO DA OAB, QUE IRÁ COMPOR 50% DA NOTA NECESSÁRIA NA PRIMEIRA FASE DO EXAME DA OAB. (Pedimos tratamento de igualdade com o novo curso de direito, denominado “Tecnólogo em Direito”, que tem duração de apenas dois anos, criado pelo MEC, com a aprovação da Presidenta Dilma). Inclusive o novo curso de direito(Tecnólogo em Direito), já foi publicado no Diário Oficial da União.
    2)EXIGÊNCIA NO CONTEÚDO DA 1ª FASE, apenas das matérias de Direito Penal, Direito Civil e Direito Constitucional.(Previsão também no novo Curso de Tecnólogo em Direito, criado pelo MEC, com aprovação da Presidenta Dilma).
    2) FIM DA 2ª FASE DO EXAME DA OAB
    3) GRATUIDADE GERAL DO EXAME DA OAB
    4) DISPENSA DO EXAME DA OAB PARA QUEM POSSUI PÓS GRADUAÇÃO NA ÁREA DO DIREITO
    5) Tributação sobre os valores arrecadados sobre as taxas dos exames da OAB.(O Governo Federal, ao invés de aumentar impostos, deve administrar os que já recolhe e cobrar daqueles que não pagam impostos).
    6) Mudança do Exame da OAB para ser aplicado pelo MEC
    São Bernardo do Campo – SP, 20 de Maio de 2016
    APOIO PARA ESTA MANIFESTAÇÃO:
    João Batista Suave – Presidente Nacional da Marcha dos Bacharéis em Direito do Brasil, Sede: ES
    Pedro dos Santos Cardoso de Freitas – Presidente Nacional dos Bacharéis Desempregados, Sede: SP
    Jurandir dos Santos Silva – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do RJ
    José Silo da Silva – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de MG
    Rosangela Coutinho da Silveira – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado da BA
    Fernando Pimentel da Costa – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado da Alagoas
    Brigite de Albuquerque- Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de SC
    Antonio Pimentel – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Acre
    Joana Santana de Mendonça – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Amapá
    Silvio Rodrigues Pereira – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado da Amazonas
    Nilson Suave Batista – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Ceará
    Luiz Carlos da Silva- Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de Goiás
    Maria Alice Mendonça – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Distrito Federal
    Silvana Pinto da Silva – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Maranhão
    Cláudia Pires de Oliveira – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Mato Grosso
    Fernanda da Fonseca – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Mato Grosso do Sul
    Joaquim Cardoso de Melo – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Pará
    Silviano Cardoso de Melo – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado da Paraíba
    Gilson da Cunha – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Paraná
    Arlindo Sarney de Oliveira – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de Pernanbuco
    Glória Silva Barbosa – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Piauí
    Mariane de Matos – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Rio Grande do Norte
    Alice de Carvalho – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de Rondônia
    Eliene Santana – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de Roraima
    Rita de Cássia – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de Sergipe
    Gabriela Caiado Cardoso– Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Tocantins
    MARCHA NACIONAL DOS BACHARÉIS DO BRASIL
    MARCHA NACIONAL DOS BACHARÉIS DESEMPREGADOS E ENDIVIDADOS PELO FIES
    MARCHA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E VÍTIMAS DOS EXAMES DA OAB
    MARCHA NACIONAL DAS MULHERES BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL
    FRENTE SINDICAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS DO BRASIL
    MOVIMENTO POLÍTICO NACIONAL PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA INTERNACIONAL PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA NACIONAL DOS ESCRAVOS DO EXAME DA OAB
    MARCHA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE DIREITO, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DAS FAMÍLIAS DOS ESTUDANTES E BACHARÉIS EM DIREITO
    UNIÃO BRASILEIRA DE JURISTAS(UBJ)
    UNIÃO DE CONSULTORES BRASILEIROS NA ÁREA TRIBUTÁRIA(UCBT)
    MARCHA CARIOCA DE BACHARÉIS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA PAULISTA DE BACHARÉIS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA MINEIRA DE BACHARÉIS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DOS BACHARÉIS DO ESTADO DA BAHIA, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DOS BACHARÉIS DE BRASÍLIA-DF, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DOS BACHARÉIS CAPIXABAS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DOS BACHARÉIS ALAGOANOS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DOS BACHARÉIS GAÚCHOS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DAS MULHERES BRASILIENSE, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    UNIÃO NACIONAL DE JURISTAS EVANGELICOS(UNJE)
    UNIÃO NACIONAL DE ESCRITORES BRASILEIROS(UNEB)
    UNIÃO NACIONAL DE RADIALISTAS BRASILEIROS(UNRB)
    UNIÃO NACIONAL DE ARTISTAS BRASILEIROS(UNAB)

    CARTA ABERTA nº 02, DE CLAMOR PÚBLICO A NÍVEL NACIONAL, AO PRESIDENTE EM EXERCÍCIO, MICHEL TEMER, DEPUTADOS FEDERAIS, SENADORES DA REPÚBLICA, GOVERNADORES DE ESTADOS, PREFEITOS/VEREADORES E DEPUTADOS ESTADUAIS
    Ordem e Progresso, Presidente Michel Temer, são mais de 4 milhões de bacharéis em direito que são discriminados e que são impedidos de trabalhar pelo Sindicato da OAB, que deveria fiscalizar a profissão e não manter um exame oportunista para arrecadar milhões de reais, que já chegou a mais de 1 bilhão de reais, que jamais pagou impostos e tampouco prestação de contas ao TCU. Porque só no curso de direito, a OAB aplica o exame?
    A OAB SONEGA IMPOSTOS E NÃO PRESTA CONTAS AO TCU, DESDE O ANO DE 1994
    “Escravos Bacharéis e Estudantes em Direito”, vamos fazer um protesto em frente do Palácio do Planalto(Palácio do Governo Federal) e junto ao Congresso Nacional em caráter de urgência , pedindo medidas urgentes em relação ao exame da OAB, ou acabam com o exame ou mudam para aplicação do MEC, que é órgão competente para tal ato, se for mantido o certame. Colegas Bacharéis e Estudantes em Direito, sem luta não há vitória, ORDEM E PROGRESSO, enquanto continuarem se inscrevendo no Exame da OAB, cuja taxa de inscrição é a mais onerosa de nosso País, em torno de R$ 240,00(duzentos e quarenta reais), além de incentivarem o aumento da arrecadação para os cofres dos donos de cursinhos, que arrecadam mais de TREZENTOS MILHÕES DE REAIS todo ano, sem pagar impostos e prestação de contas a ninguém, incentivarão também para arrecadação ainda mais de valores financeiros proveniente de material didático, livros, lanches, transporte de deslocamento, etc. Infelizmente o investimento com a taxa de inscrição da OAB e demais custos já citados, não dão resultado para a maioria, pois apenas 10% são aprovados. VAMOS BOICOTAR O EXAME DA OAB JÁ OU SEREMOS ETERNOS ESCRAVOS DESTE EXAME OPORTUNISTA, QUE SEMPRE VAI REPROVAR EM MASSA, PARA ARRECADAR SEMPRE MAIS.
    Ressalta-se, “colegas escravos dos exames da OAB”, que participando do exame de alguma forma, estão contribuindo para a corrupção de nosso país, porque a OAB arrecada mais de 1 bilhão de reais sem prestar contas ao TCU e sem pagar qualquer tipo de imposto. Com tanto dinheiro no cofre da OAB, de forma esdrúxula, aumenta seu poder de controlar politicamente o Congresso Nacional para julgar matérias de leis que interessa a própria Ordem da OAB. A quantia arrecadada de mais de 1 bilhão de reais com os certames da OAB, onde estão, qual a verdadeira finalidade da OAB? Como está sendo investido os valores já arrecadados pela OAB, em torno de 1 bilhão de reais?
    O intuito da OAB sempre foi arrecadar dinheiro de forma fácil, sem se preocupar com “os escravos estudantes e bacharéis em direito”, que se inscrevem no seu exame. Enfim, nunca houve quais investimentos que beneficiassem os próprios Advogados inscritos e nem tampouco a “classe dos escravos estudantes e bacharéis em direito”.
    Faleceu na Capital de São Paulo, o Bacharel em Direito “José Fernandes da Silva”, vítima de AVC, o mesmo vinha tentando passar no exame da OAB, umas quinze vezes, ele trabalhava na zona rural do município da Cidade de São Bernardo do Campo-SP. A família ainda não procurou a imprensa nacional, para alertar as autoridades e nem divulgar na mídia os detalhes, por causa da perseguição(represália) da OAB.
    A OAB já arrecadou mais de 1 bilhão de reais, desde o ano de 1994, sem prestar contas ao TCU e nem tampouco pagou qualquer tipo de imposto. Os donos de cursinhos preparatórios de Exames da OAB, também arrecadam em média mais de 300 milhões de reais por ano, sem pagar impostos e sem prestação de contas aos governos municipais, estaduais e Federal, onde funcionam a sede das empresas dos cursos ofertados.
    Os exames da OAB só interessa para ela e os donos de cursinhos, porque não pagam impostos e não prestam contas ao TCU e a ninguém. Ressaltando que o exame da OAB, reprova sempre em torno de 90% dos que se inscrevem. Os bacharéis em direito continuam “escravos da OAB”, porque cada vez que são reprovados, aumenta mais a arrecadação da OAB e os donos de cursinhos, porque as milhares(centenas) de pessoas que foram reprovadas, tem que pagar novamente para ser inscritos nos próximos exames.
    Nossa Marcha Nacional dos Bacharéis em Direito, faz um pedido de clamor público aos estudantes e bacharéis em direito, para não se inscreverem nos próximos exames da OAB, até que seja feito alguma mudança concreta que possa amenizar o bolso e o conteúdo exagerado que cobram no certame; a prova é mais difícil do que as aplicadas para o Ministério Público, Magistratura e Delegados de Polícia. Enfim a OAB, quer continuar reprovando em massa em torno de 90%, para continuar milionária; para que seus “escravos estudantes e bacharéis em direito”, continuem mais pobres, assim ela continua mais rica e com muito mais poder, com excessão do poder de DEUS, que tarda, mas não falha.
    Nota: O único curso do nosso país, que depende de fazer exame depois do cidadão ser graduado, é o curso de direito. Entendemos que esta imposição da OAB, coloca uma pecha nos estudantes e bacharéis em direito, de “escravos”. Pois é lamentável que o cidadão deter um título universitário de “bacharel em direito(formado)” e não poder exercer sua profissão com dignidade como os demais cidadãos que detém outros diplomas universitários.

    PROPOSTAS QUE ENVIAMOS AO PRESIDENTE EM EXERCÍCIO MICHEL TEMER, ATRAVÉS DE EMAILS:
    PEDIDO PRINCIPAL: “FIM DO EXAME DA OAB/FGV EM CARÁTER DE URGÊNCIA”.
    PEDIDOS ALTERNATIVOS:
    1) Enfoque nas matérias de Ética e Disciplina e Estatuto da OAB, que irá compor 50% da nota necessária para aprovação na 1ª fase do exame da OAB. (queremos igualdade como tratamento oferecido no novo curso de tecnólogo em direito, aprovado pelo MEC e Presidenta Dilma, publicado no Diário Oficial).
    2) Exigência do conteúdo na 1ª fase apenas relativo as matérias de Direito Penal, Direito Civil e Direito Constitucional.(queremos igualdade como tratamento oferecido no novo curso de tecnólogo em direito, aprovado pelo MEC e Presidenta Dilma, publicado no Diário Oficial).
    2) Fim da segunda fase do exame da OAB.
    4) Gratuidade Geral do Exame da OAB
    5) Plano de fiscalização para que a OAB pague seus impostos sobre a arrecadação bilionária das taxas recolhidas sobre seu exame, além de prestar contas ao TCU. A OAB não paga impostos desde o ano de 1994, quando foi implantada, além de nunca ter prestado contas ao TCU.
    6) Mudanças da aplicação do exame da OAB(Ordem dos Advogados do Brasil), para ser aplicado e de a responsabilidade do MEC(Ministério de Educação e Cultura).
    7) Plano de fiscalização para que os donos de cursinhos do exame da OAB e os professores que atuam nesta seara, possam pagar impostos e prestar contas ao TCU ou qualquer outro órgão competente.(Os donos de cursinhos, professores, colaboradores, etc, também não pagam impostos desde o ano de 1994, quando foi implantado o exame da OAB e tampouco prestaram contas a nenhum órgão competente
    São Bernardo do Campo – SP, 20 de Maio de 2016
    João Batista Suave – Presidente Nacional da Marcha dos Bacharéis em Direito do Brasil, Sede: ES
    Pedro dos Santos Cardoso de Freitas – Presidente Nacional dos Bacharéis Desempregados, Sede: SP
    Jurandir dos Santos Silva – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do RJ
    José Silo da Silva – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de MG
    Rosangela Coutinho da Silveira – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado da BA
    Fernando Pimentel da Costa – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado da Alagoas
    Brigite de Albuquerque- Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de SC
    Antonio Pimentel – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Acre
    Joana Santana de Mendonça – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Amapá
    Silvio Rodrigues Pereira – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado da Amazonas
    Nilson Suave Batista – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Ceará
    Luiz Carlos da Silva- Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de Goiás
    Maria Alice Mendonça – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Distrito Federal
    Silvana Pinto da Silva – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Maranhão
    Cláudia Pires de Oliveira – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Mato Grosso
    Fernanda da Fonseca – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Mato Grosso do Sul
    Joaquim Cardoso de Melo – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Pará
    Silviano Cardoso de Melo – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado da Paraíba
    Gilson da Cunha – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Paraná
    Arlindo Sarney de Oliveira – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de Pernanbuco
    Glória Silva Barbosa – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Piauí
    Mariane de Matos – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado do Rio Grande do Norte
    Alice de Carvalho – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de Rondônia
    Eliene Santana – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de Roraima
    Rita de Cássia – Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Estado de Sergipe
    Gabriela Caiado Cardoso– Presidenta Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito de Tocantins
    MARCHA NACIONAL DOS BACHARÉIS DO BRASIL
    MARCHA NACIONAL DOS BACHARÉIS DESEMPREGADOS E ENDIVIDADOS PELO FIES
    MARCHA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E VÍTIMAS DOS EXAMES DA OAB
    MARCHA NACIONAL DAS MULHERES BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL
    FRENTE SINDICAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS DO BRASIL
    MOVIMENTO POLÍTICO NACIONAL PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA NACIONAL PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA INTERNACIONAL PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA NACIONAL DOS ESCRAVOS DO EXAME DA OAB
    MARCHA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE DIREITO, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DAS FAMÍLIAS DOS ESTUDANTES E BACHARÉIS EM DIREITO
    UNIÃO BRASILEIRA DE JURISTAS(UBJ)
    UNIÃO DE CONSULTORES BRASILEIROS NA ÁREA TRIBUTÁRIA(UCBT)
    MARCHA CARIOCA DE BACHARÉIS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA PAULISTA DE BACHARÉIS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA MINEIRA DE BACHARÉIS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DOS BACHARÉIS DO ESTADO DA BAHIA, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DOS BACHARÉIS DE BRASÍLIA-DF, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DOS BACHARÉIS CAPIXABAS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DOS BACHARÉIS ALAGOANOS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DOS BACHARÉIS GAÚCHOS, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    MARCHA DAS MULHERES BRASILIENSE, PEDINDO O FIM DO EXAME DA OAB
    UNIÃO NACIONAL DE JURISTAS EVANGELICOS(UNJE)
    UNIÃO NACIONAL DE ESCRITORES BRASILEIROS(UNEB)
    UNIÃO NACIONAL DE RADIALISTAS BRASILEIROS(UNRB)
    UNIÃO NACIONAL DE ARTISTAS BRASILEIROS(UNAB)

    • Silva disse:

      PEDRO! EU QUERO MOBILIZAR OS NOSSOS SEGUIDORES BACHARÉIS EM DIREITO E BACHARÉIS EM OUTRAS ÁREAS PROFISSIONAIS, FAMILIARES, AMIGOS E SIMPATIZANTES DA NOSSA CAUSA! A, FAZER UMA CORRENTE EM PROL DOS PRECEITOS CONSTITUCIONAIS DA NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL QUE ESTÃO SENDO VIOLADAS POR CONTA DE UMA AGREMIAÇÃO( SINDICATO DA OAB) QUE QUER SER MAIS DO QUE A NOSSA CARTA MAGNA!.

  26. AOM disse:

    Muito bom texto. Sou Bacharel em Direito, portanto sou advogado. Minha filha é Bacharel em Medicina, portanto é médica em pleno exercício. Precisa dizer mais alguma coisa?

  27. REINALDO FERREIRA DE SOUSA disse:

    Bom dia a todos!
    Eu, REINALDO FERREIRA, faço minhas as palavras do escritor e jurista VASCO. VASCONCELOS, EXCELENTE EXORTAÇÃO DA EXCRESCÊNCIA DO EXAME DE ORDEM DA OAB, que o Excelentíssimo Senhor Presidente da Republica em Exercício MICHEL TEMER e Professor de Direito Constitucional, haja com firmeza extinguindo por MP o Exame de Ordem Já.
    os 130 mil bacharéis em Direito agradecem e esperam pelo Fim desse exame que não qualifica ninguém.

  28. José disse:

    Não sou petista mas é oportuno fazer uma observação: O STF está exigindo uma explicação, do porque da Presidente afastada dizer que o seu impedimento foi um golpe. É simples: a defesa e contestação está exatamente na gravação do ex-Ministro Jucá. “Quem com o ferro fere , com o ferro será ferido”.

  29. José disse:

    Depois que o partido do Presidente em exercício confessou que o melhor para estancar a operação LAVA JATO seria cassar a Dilma e colocar o Temer, o que nós Bacharéis podemos esperar deste governo, inclusive, com o aval dos Ministros do STF, segundo consta nas conversas gravadas. É o famoso boi de piranha : Os tropeiros escolhiam o boi mais fraco e desgraçado e jogavam no rio para às piranhas fazer o banquete, enquanto o resto da tropa atravessavam para a outra margem. Foi exatamente o que fizeram , sacrificaram a Dona Dilma para poder tentar salvar os corruptos do seu próprio partido e da oposição, que hoje, estão juntos. Eles não tem escrúpulos, são do mesmo naipe da OAB. Falta adjetivos.

  30. CARLOS ALBERTO P.PAZ Masculino CARLOS P.PAZ disse:

    Meus Parabéns , Continue Divulgando as opiniões dos que mais entendem ,,,,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s