Parlamentares discutem fim da obrigatoriedade do Exame da OAB #FimDaReservaDeMercadoDaOAB


Apenas um em cada cinco bacharéis em Direito, inscritos no último Exame da Ordem, foi aprovado .

No último dia 11 de agosto, data em que é comemorado o Dia do Advogado, o deputado Ricardo Barros (PP-PR) apresentou à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania parecer favorável a cinco projetos de lei que acabam com a obrigatoriedade do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o exercício da advocacia. Apenas um em cada cinco bacharéis em Direito, inscritos no último exame da OAB, foi aprovado.

Para discutir esse assunto, o programa Brasil em Debate recebe os deputados Ricardo Barros(PP-PR) e Wadih Damous (PT-RJ).

Apresentação – Fabiana Melo

 

Esse post foi publicado em EXAME DE ORDEM e marcado . Guardar link permanente.

9 respostas para Parlamentares discutem fim da obrigatoriedade do Exame da OAB #FimDaReservaDeMercadoDaOAB

  1. LAZARO LUIZ DA SILVA disse:

    bacharel com várias especialidades, escrevem livros, até mesmo para promotor, defensor, juiz, ministro. Aptidão minima para o exercício da advocacia não seria os cinco anos ralando a bunda em uma cadeira da faculdade que o Bacharel foi diplomado ?????

  2. Claudinei José Iohann disse:

    Vai menti no inferno. Pra ser Juiz não é necessário ser exclusivamente advogado antes. Você não sabem nem o que ta falando. Da até nojo de ouvir.

  3. marcos coelho disse:

    Também estou decepcionado por ter pensado que uma faculdade iria mudar a minha vida.Era segurança e pensei que terminando a universidade ficaria feliz por um diploma que levei 5 anos para obter . hoje estou desempregado,tentando motivar-me. fiquei com depressão, síndrome do pânico por causa de uma frustração.Fui enganado conforme muitos foram,mas hoje estou tentando superar isso,Pois Deus é o meu refugio,mas as vezes essa ferida dói.

  4. PEDRO DOS SANTOS CARDOSO DE FREITAS disse:

    *************************CARTA ABERTA Nº 05, AO DEPUTADO FEDERAL WADIH DAMOUS E VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA MICHEL TEMER

    A/C da Presidenta Dilma Rousseff, Presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, Presidente do Senado e Congresso Nacional Renan Calheiros, demais Deputados Federais, Senadores, Governadores, Prefeitos, Vereadores e Líderes Partidários

    Nós, que somos cerca de cinco milhões de bacharéis em direito, vítimas do EXAME DA OAB, REPUDIAMOS a atitude de Vossa Excelência (Deputado Federal Wadih Damous) e do Vice-Presidente da República Michel Temer, em continuarem defendendo o exame da OAB, exame este, que gera milhões de desemprego, que aumenta a exclusão social e o desemprego da sociedade, parte desta sociedade é representada pelos milhões de bacharéis em direito e suas famílias.

    O exame da OAB, além de sua função corporativista, tem o escopo específico de reprovação em massa para manter a reserva de mercado. Outro objetivo do exame da OAB é tornar seu exame muito difícil de compreender, sem noção pelo tamanho de pegadinhas inseridas nas avaliações, sem didática pedagógica, com a finalidade cristalina de exclusão social e reprovação em massa dos bacharéis em direito, aumentando os cofres milionários da poderosa OAB e donos de cursos preparatórios do exame da OAB/FGV; dinheiro este, que nunca foi prestado contas ao TCU e a ninguém.

    Ressaltamos, que o Ex-Presidente Nacional da OAB, “Ophir Cavalcante”, não prestou o exame de ordem, além de ter criticado o Congresso Nacional, afirmando que esta casa legislativa, que também pertence ao POVO BRASILEIRO, é um “PÂNTANO”.

    As provas do exame da OAB é mais difícil das que são aplicadas a nível de concurso público para magistratura, membros do ministério público, delegados de polícia e outras carreiras jurídicas.

    Rio de Janeiro – RJ, 07 de Setembro de 2.015

    João Batista Suave – Presidente Nacional da Marcha dos Bacharéis em Direito do Brasil, Sede: ES
    Pedro dos Santos Cardoso de Freitas – Presidente Nacional dos Bacharéis Desempregados, Sede: SP

  5. jose hipolito disse:

    Esse i. Deputado Wadih Damous nem sequer fez exame não passa pra nada… a oab dele e antiga, deve ter feito estágio que nem era supervisionado e sim de orelha. esse ao é igual ao ex presidente da oab OPHIR: “EU NÃO FIZ EXAME DE ORDEM”…TUDO INDICA RESERVA DE MERCADO…se for aprovado a PL quero ver esses grandes escritórios, vejam a defensoria não conseguem atender o povo, além do mais as formiguinhas (bacharéis e estagiários) serão independentes e vão dar show. tem mercado a todos. quantos bel. se suicidaram, e quantos clientes e deputados continuam roubando este país. outro ponto, sabe quem deu aula para esse povo…bacharel com várias especialidades, escrevem livros, até mesmo para promotor, defensor, juiz, ministro. humm
    É ai a oab libera para Portugueses advogarem, ora qual motivo…um absurdo, este grandes escritórios com esquemas internacionais. além do mais, não pagam impostos pela arrecadação do exame. hummmmm …todos safados. libera a oab ou passa um pente fino em todos os velhinhos….mas desde que a oab não manipule a prova em reprovação em massa…já vi vários profissionais advogados com 25 anos de profissão estarem passando fome…sabe porque ninguém confia nele…LADRÃO ou velhos e crianças…mete a mão junto com prefeito e seus lideres nas contas públicas. vamos ver libera de uma vez ou pente fino em todos.

    • REINALDO FERREIRA DE SOUSA disse:

      Com certeza, o grande problema é a RESERVA DE MERCADO, dessa famigerada OAB, a manipulação dos pobres bacharéis em direito, que levaram 5 ou 6 anos de sua vida nos bancos de uma faculdade/universidade para graduar, e depois vem um SINDICATO DE CLASSE PRIVADO, ditando ordens e aplicando provas com requinte de crueldade para subtrair daqueles que esperam ter apoio desse sindicato privado, para poderem trabalhar na profissão que escolheram, mas são proibidos por essa massa gananciosa que só visam lucros para pagarem luxos a quem não tem direito.se pelo menos desse apoio aos bacharéis em direito, criando mecanismo que facilitasse a sua Admissão nos quadros do sindicato e aperfeiçoasse com cursos de qualificações e atualizações nas modificações jurídicas que ora acontece.

  6. José disse:

    Provavelmente os Bacharéis não tenha tantas aptidões como eles tem, principalmente para roubar o dinheiro do povo e do estado. Isso tudo é jogada ensaiado. Os debates começam sempre um pouco antes das campanhas eleitorais. Quando eles tem interesse , votam num dia e vão até a madrugada. É que nem um casal de namorados, no iniciou tudo são flores, depois de casados a vida dos dois virá num inferno. O mesmo ocorre com o exame da OAB, um finge que está defendendo e o outro finge que quer acabar! Tudo teatro, são bons atores. Não é demagogia, falei diretamente para o Deputado que representa a minha região.
    Quantos anos estão parados mais de 20 PLs. no Congresso?

  7. José disse:

    O Estado do Rio Grande do Sul está quebrado, o Governador que é um homem integro até a presente data, não consegue pagar o funcionalismo, do qual eu também sou vítima. O golpe que o Presidente Nacional da OAB deu no Estado do Piauí, nos precatórios dos Professores e Merendeiras, às quadrilhas de Advogados também aplicaram no Rio Grande do Sul. E o que é mais grave, eles falsificavam alvarás e assinaturas dos Juízes. Ainda tem uns cara-de-pau que defendem essas máfias desgraçadas e imundas, argumentando que os Bacharéis colocam em risco o Patrimônio e a Liberdade das pessoas. Os maiores bandidos e estelionatários dando moral para os Bacharéis, que nem sequer podem trabalhar.

  8. manuel disse:

    Aptidão minima para o exercício da advocacia não seria os cinco anos ralando a bunda em uma cadeira da faculdade que o Bacharel foi diplomado ????? #bandodepicareta#

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s