Cuidados na hora de (como) escolher uma casa para alugar.(?)


Só de pensar em mudanças, na maioria das vezes já dá um desanimo, salvo se a situação atual for tão ruim que qualquer coisa parece melhor. Contudo a pressa pode fazer com que o que é ruim fique inda pior.

Para ajudar, relacionamos abaixo algumas dicas a serem observadas na hora de escolher um novo imóvel para alugar.

Localização:

Inicialmente a escolha do locar deve levar em consideração o local onde se trabalha, pois, se for muito distante o valor economizado no aluguel será repassado com a condução, seja ônibus, gasolina, etc. É preciso fazer os cálculos.

Outra questão refere-se a violência local. Há regiões que são mais propensas a assaltos, furtos, agressões.

Certifique-se de que a região não está sujeita a alagamentos. No lado de fora, no pé do muro, na calçada é possível ver a altura em que as águas sobem. Prefira locais mais elevados.

Segurança da residência:

Se for casa, veja se possui cerca elétrica e/ou alarme, se há grades nas janelas e portas, altura dos muros.

Tamanho da imóvel:

Deve atender as necessidades peculiares de cada família. Quem não tem tempo para muita limpeza ou poucos recursos para pagar uma empregada deve procurar uma casa ou apartamento menor.

Alias, os apartamentos por não terem quintais individuais são muito bom neste sentido.

Barulhos nas ruas:

Cuidado com ruas movimentadas, pois seu sossego pode chegar ao fim e até provocar alguma doença nervosa.

É muito comum nas cidades aqueles motoqueiros que tiram o miolo das motos, na maioria dos casos são motos furtadas/roubadas, desmontadas e remontadas. Infelizmente o serviço público não tem fiscalizado como deveria seja, em rigor ou em frequência.

Outra questão que deve ser bem observada é se em sua cidade existem aqueles veículos que fazem propagandas de estabelecimento pro meio de carros de som. Geralmente o fazem em altura superior a 80 decibéis, o que é proibido.

Trata-se de um tipo de propaganda que faz com que o consumidor fique com verdadeiro ódio do comerciante que o patrocina, mas infelizmente ainda é muito utilizado nas pequenas cidades.

Quem mora principalmente nas regiões norte e nordeste não conta com um serviço de fiscalização que é praticamente zero, e as pessoas estão tão acostumadas a viver sem Lei que o próprio Ministério Público não atua.

Assim, prefira ruas com pouco movimento salvo se goste de barulho.

Estrutura da residência:

Verifique o reboco das paredes. É muito comum que casas mais antigas ou mesmo em construções novas feitas por grandes empreiteiras que se utilizem pouco cimento na composição da argamassa, de modos que retirando a pintura, por baixo sobre apenas areia. Isto será um bom problema na hora de colocar moveis, prateleiras parafusadas nas paredes.

Confira as se nas paredes ascendem humidade do chão. São casos graves que consomem as paredes, a pintura é que exigem a retirada do reboco e feitura com materiais impermeabilizantes.

Rede elétrica:

Confira se a quantidade de circuitos é suficiente e se o disjuntor do padrão é compatível. Um circuito e fiação incompatível, sem aterramento pode aumentar o consumo de energia e/ou danificar aparelhos, computadores, etc.

Um padrão com disjuntor geral de cerca de 30 ou 40 amperes é aceitável. Em uma pequena residência utilizam-se um disjuntor para cada ar condicionado, um para o chuveiro, outro para as lampadas, outro para as tomadas em geral e um para as tomadas da cozinha.

Assegure-se de que há pontos de luz, tomadas suficientes.

O reparo de uma instalação elétrica mal feita pode ficar entre 1 e 2 aluguéis.

Instalações hidráulicas:

Verifique ainda se há vazamentos nas torneiras, no vaso de descarga onde é muito comum e o reparo costuma ser caro, em alguns casos, estupidamente, o preço de uma caixa acoplada.

Certifique se o tamanho da caixa d’água atende as suas necessidades, coloque no contrato as informações fornecidas pelo corretor ou proprietário, assim, caso faltem com a verdade pode-se exigir que a realidade se adeque ao contrato, podendo inclusive ser enquadrada como manutenção necessária com desconto no aluguel caso não seja providenciado.

Veja sé ha contas em atraso, tanto de água quanto de luz.

Coleta do lixo:

Verifique se não há terrenos baldios ao lado ou próximo onde os moradores despejam lixo, águas empoçadas. Pergunte aos vizinhos a periodicidade do serviço público de coleta de lixo.

Conheça seus vizinhos:

Um mal vizinho pode virar caso de polícia. Caso esteja próximo de uma decisão, antes de dar a palavra final veja quem está ao seu lado.

Bares por perto pode significar movimentação e atividades indesejáveis, som alto.

Igreja Evangélica. Nada contra qualquer religião, muito pelo contrário. Contudo morar próximo de uma igreja evangélica é indesejável até para seus fieis. Som alto, vigílias, possibilidades de assédio, etc. Na prática prega-se amor ao próximo mão não o respeito a este. Se a residência estiver em frente a igreja, o culto será dentro de sua casa. Vale lembrar que raramente os 80 decibéis são respeitados pelos servos do Senhor.

É interessante que hajam por perto, padarias, supermercados, ponto de ônibus, quitanda, açougues.

Sempre que possível privilegie o comercio local, caminhões de rua. A distribuição de renda sempre beneficia a todos.

Imobiliárias:

Em cidades pequenas pode ocorrer o monopólio de uma ou outra imobiliária que está nas mãos de uma família local e como todos se conhecem e precisam uns dos outros não se propõe a enfrenta-las. Observa-se inclusive práticas desleais e super tabelamento de imóveis.

Outras imobiliárias fazem mais exigências do que tomar empréstimo em uma instituição financeira, são verdadeiros absurdos.

É muito comum que imobiliárias, loucas por lucros ilegítimos, atrapalhem mais do que ajudem o cliente a resolver seus problemas.

A saída é sair em zigue-zague procura de uma placa e falar diretamente com o dono do imóvel ou procurar na internet, redes sociais, se sua cidade comporta estes recursos.

BOA SORTE!

Esse post foi publicado em Diversos. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Cuidados na hora de (como) escolher uma casa para alugar.(?)

  1. Sergio disse:

    🙈🙉🙊 Que vergonha…….

  2. Ulisses Aranha disse:

    Concordo Manuel!! Sinceramente estamos em busca de matéria que concretizem o fim do exame de ordem, mas acho que o Dr. Inácio está um pouco desinteressado pela luta..ninguém tem mais noticias sobre o exame, pelo que estou vendo o Vaccjiano vai aderir à OAB, igual ao deputado vicentinho. Obrigado

    • rsrsrs. Não é nada disto pessoal. Estive sem internet por quase um mês, em trânsito. Tem muitas partes de nosso pais que a rede ainda não é muito boa. Estive ainda sem TV e sabendo pouco do que vinha acontecendo. Vocês podem ajudar nos mandando notícias para publicarmos ou algo que nos passe despercebido. Toda ajuda é bem vinda. De qualquer modo estamos de volta agora em outra localidade. Abraços!

  3. Manuel disse:

    Quanta coisa acontecendo VC sem internet e avô a pública como alugar uma casa ????? Só por Deus amigo, melhor VC ficar sem internet mesmo

  4. ORDEM DOS ADVOGADOS DIREITO - OAD - NOVA GERAÇÃO. disse:

    OTIMAS DICAS PROF INACIO …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s