Asssociação que denunciou na OIT o “exame de ordem” convoca Assembléia Geral. #FimDaReservaDeMercadoDaOAB


Associação que ingressou denúncia na OIT contra “exigência do exame da OAB” convoca Assembleia Geral

Responsive imageCarlos Otávio Schneider, presidente da Associação Nacional dos Bacharéis (ANB). (Foto: Arq/JF)OAB & CIA

A assembleia será realizada: rua Gustavo Leopoldo Feltes, 620, Bairro Hamburgo Velho, Município de Novo Hamburgo – RS.

OIT 

A Associação é presidida pelo empresário e bacharel em direito Carlos Otávio Schneider, autor da denúncia, em março de 2014, junto a Organização Internacional do Trabalho (OIT), contra o Exame de Ordem realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e sua aprovação como única condição para o bacharel em direito atuar como advogado.

A ANB registrou na OIT que a exigência de exame de proficiência é dispensada em outras profissões no Brasil, por exemplo: Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e outros. “O curso superior de direito é reconhecido pelo governo brasileiro através do Ministério da Educação (MEC). Daí, não pode um órgão privado como é OAB, aprovar ou não, o bacharel em direito para ser advogado, via exame de proficiência”, disse na época Carlos Schneider presidente da ANB.

Esse post foi publicado em EXAME DE ORDEM e marcado . Guardar link permanente.

14 respostas para Asssociação que denunciou na OIT o “exame de ordem” convoca Assembléia Geral. #FimDaReservaDeMercadoDaOAB

  1. Elço F. dos Santos disse:

    Volto a falar, a sacanagem que a OAB criou, numa ardilosa manobra, foi na criação do estatuto dos advogados. Reparem que o exame era uma forma da OAB séria de ajudar os bacharéis que não trabalhavam na área jurídica, para tanto era feito um exame na seccional onde residia o bacharel, isso sim dava ao mesmo a condição correta, em passando fazer o seu registro.
    E bom lembrar que o pré requisito era a pratica forense, quem a tinha, podia fazer o seu registro, em 1994 na aprovação do estatuto dos advogados foi tirado o pré requisito e colocado o exame, o objetivo era fazer reserva de mercado. Ardilosamente a OAB armou junto aos seus pares safados na câmara dos deputados federais para aprovarem a criação do estatuto.
    É sabido que um pequeno numero de deputados sabem o estão votando, o restante maioria não, um projeto bem armado que vincou.

  2. O DIREITO É UM CONTO DE FADAS CONTADA POR PINÓQUIOS ... disse:

    O SINDICATO DO OBA-OBA TEM MILICIANOS EM SECCIONAIS ESPALHADOS POR TODOS OS ESTADOS E MUNICÍPIOS, ISTO DIFICULTA OS TRABALHOS DOS BACHARÉIS.

  3. PEDRO DOS SANTOS CARDOSO DE FREITAS disse:

    AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, EDUARDO CUNHA

    A/C DE TODOS OS DEPUTADOS FEDERAIS

    PEDIDO: VOTAÇÃO DO PL 2154/2011 EM CARÁTER DE URGÊNCIA

    FINALIDADE: EXTINÇÃO DO EXAME DA OAB

    FUNDAMENTAÇÃO:

    A SOCIEDADE DE FORMA EM GERAL, JÁ DEU SEU VEREDICTO SOBRE O EXAME FRAUDULENTO DA OAB, QUE A CADA CERTAME AUMENTA A EXCLUSÃO SOCIAL DOS BACHARÉIS EM DIREITO, QUE JÁ FORMARAM E POSSUEM SEUS DIPLOMAS APROVADOS PELO MEC. O EXAME DA OAB TEM ESCOPO DE REPROVAÇÃO EM MASSA, ARRECADAÇÃO MILIONÁRIA, SEUS CERTAMES HÁ COMPROVAÇÃO DE FRAUDE, ONDE AS PROVAS SÃO IGUAIS, NOTAS DIFERENTES.

    SEGUE OS RESULTADOS OBTIDOS NO PORTAL DA CÂMARA:

    Você é a favor do fim do exame da OAB? (Clique aqui para saber mais). Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+ Compartilhar Compartilhar na Página Pessoal
    Sim
    63,10%
    116.588 votos
    Não
    36,50%
    67.436 votos
    Não sei
    0,40%
    735 votos

    SÃO PAULO – SP, 12 DE JUNHO DE 2015

    PEDRO DOS SANTOS CARDOSO DE FREITAS
    Presidente Nacional dos Bacharéis Desempregados

  4. ANTONIO MARCOS LANGA disse:

    EXAME FRAUDULENTO DE CARTAS MARCADAS(ANTONIO MARCOS LANGA)

    O EXAME DA OAB/FGV SE TORNOU UM ESCÂNDALO CRIMINOSO DE REPERCUSSÃO NACIONAL. A POLÍCIA FEDERAL DEVERIA COMEÇAR A PRENDER DONOS DE CURSINHOS, PROFESSORES E DIRIGENTES DA FGV QUE APLICAM O EXAME DA OAB. SE COMBATE A FRAUDE COMO O QUE ESTÁ ACONTECENDO NOS CERTAMES APLICADOS PELA FGV/OAB, POIS PROVAS IGUAIS, NOTAS DIFERENTES, COM O PODER DE POLÍCIA EXERCIDO PELA POLÍCIA FEDERAL E COM A PARTICIPAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NA INVESTIGAÇÃO. A ROUBALHEIRA NA FIFA, CULMINOU COM A PRISÃO DE 7 DIRIGENTES DA DIRETORIA. O EXAME CORPORATIVISTA E FRAUDULENTO DA OAB, TAMBÉM É CASO DE POLÍCIA.

  5. José disse:

    Tem que colocar toda essa bandidagem na cadeia, não importa se tem Q.I. alto e pedigree , ou se tem formação religiosa. Bandidos são todos iguais sejam da OAB, da Igreja, ou da Medicina. No meu Estado a polícia está fazendo uma devassa nas máfias das próteses, formados for Médicos e Advogados , que vergonha. O Papa entrou na luta, quer punir os Bispos que são omissos nas denúncias contra os estupros praticados dentro das Igrejas. Na medida em que as autoridades lutam para punir esses vagabundos, outros apoiam esses pilantras.

  6. Elço F. dos Santos disse:

    Agua mole em pedra dura tanto bate até que fura, será que a OAB não terá a OIT, também no bolso? lidar com MAFIA é perigoso.

  7. José disse:

    O que vai fazer a diferença não hora do voto do Deputado não será a inconstitucionalidade ou não, e sim, as manipulações nos exames, conforme já apresentado no Senado , respostas iguais, com notas diferentes , isso é fato , não há argumento. Outra denúncia grave contra a OAB é que ela paga em dobro aos examinadores por cada reprovação. Isto, e muito mais, serão debatidos. Por exemplo: o valor da taxa do exame são duas ou três vezes maiores que os demais concursos públicos. Isto tudo os defensores da OAB terão que provar que não há má-fé , sob pena dos debates se transformar numa CPI. Eu, particularmente posso ter o “QI” baixo mas não sou trouxa de entregar os pontos sem lutar. Só para lembrar que o maior defensor da OAB no Congresso foi o Demóstenes Torres, um dos maiores quadrilheiros de toda história. Portanto, ninguém vai se intimidar com ameaças. Vamos até o fim. Como diz a letra da música o dia de formatura :” nesta vida nada me intimida”. Outro exemplo é o PT, ameaçavam os adversários sem piedade e sem provas, todos eram corruptos, só eles que eram os bons Samaritanos, até que um dia a casa deles caiu. Hoje, estão lá fazendo história dentro dos presídios, com a OAB não será diferente caso ela não prove o seu verdadeiro objetivo. Gente bem maior que os dirigentes da OAB já foram direto para o inferno, por quê ? eles não.

  8. JOÃO BOSCO disse:

    O exame de ordem é uma garantia em prol dos interesses do cidadão brasileiro. O exame da OAB visa apenas atestar que o bacharel está apto a exercer a advocacia, uma vez que profissionais incompetentes, desprovidos de ética e qualificação técnica, por certo, acabariam por comprometer a reputação desta profissão tão importante para o bom andamento do Estado Democrático de Direito. A OAB, conforme já aduzido pelas várias Seccionais, não está disposta a admitir em seus quadros profissionais desprovidos de qualificação técnica. Muitos podem ser formados em instituições como PUC e FGV, mas isso não significa que estejam aptos ou que possuam suficiente qualificação técnica para defender interesses de terceiros. As coisas que um aluno aprende na PUC e na FGV, também são aprendidas por alunos de faculdades “inexpressivas”. Outrossim, quem faz a faculdade é o aluno. Assim, pouco importa que pessoas formadas em instituições como PUC e FGV não consigam lograr êxito no supracitado exame. Alunos incompetentes e de baixo Q.I. existem em todas as instituições. Assim, evidente que muitos dos formados em instituições de renome não consigam passar no exame. Bachareis despreparados, desqualificados e incapacitados não podem e não devem se inscrever nos quadros da OAB. A OAB não pode tolerar a instalação do caos jurídico. O bacharel desprovido de qualificação técnica formulará, com certeza, pretensões ineptas, absurdas, equivocadas e ridículas, razão pela qual não pode e não deve advogar. A OAB precisa zelar pela dignidade desta profissão indispensável ao funcionamento da Justiça. Nunca é demais recordar que o advogado exerce função pública, tamanha a relevância desta profissão na esfera do Estado Democrático de Direito. Os verdadeiros advogados e juristas devem lutar pela manutenção do exame de ordem, que é uma avaliação bastante razoável, justa e sobretudo constitucional. O próprio STF já deixou claro que o exame de ordem é constitucional. Com certeza absoluta, o Congresso Nacional chegará à mesma conclusão. Já há, nos bastidores do Congresso Nacional, uma forte movimentação da OAB visando a guerra que se aproxima. Guerra essa da qual a OAB não sairá derrotada. A OAB venceu no STF. E vai vencer no Congresso Nacional também. Quem viver, verá.

    • ANTONIO MARCOS LANGA disse:

      Senhor João Bosco:

      O EXAME DA OAB NÃO AVALIA NINGUÉM, AS RESPOSTAS SERÃO DADAS AINDA EM TEMPO NAS HORAS CERTAS. TEMOS PROVAS QUE A OAB/FGV MANIPULA OS EXAMES. PROVAS IGUAIS, RESPOSTAS DIFERENTES. A POLÍCIA FEDERAL, O MP JÁ ESTÃO INVESTIGANDO A OAB, FGV E DONOS DE CURSINHOS. SE VOCÊ ESTÁ MISTURADO EM ALGUM FATO QUE RELACIONA A SAFADEZAS DA OAB/FGV E DONOS DE CURSINHOS, SOBRARÁ ATÉ PARA O SENHOR. AGUARDE, TEMOS ASSOCIAÇÕES EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, NÃO VAMOS NOS INTIMIDAR, VAMOS LUTAR CONTRA O EXAME DA OAB/FGV E MOSTRAR PARA A JUSTIÇA, OS POLÍTICOS E PARA SOCIEDADE EM GERAL, QUE O EXAME DA OAB É SOMENTE UMA FORMA DE DAR MAIS PODER A OAB E ENGORDAR SEU COFRE MILIONÁRIO, SEM PAGAR IMPOSTO E SEM PRESTAR CONTAS A NINGUÉM.

      • JOÃO BOSCO disse:

        Acredito que vocês possuam mesmo associações pelo país inteiro. Acredito, também, que vocês irão lutar com todas as suas forças contra o exame de ordem. No entanto, se você analisar a situação com sinceridade e honestidade, perceberá que isso tudo não significa nada Senhor Antonio. Nada mesmo. Seja realista, pare e pense: 1) a OAB é muito mais poderosa e muito mais influente do que OBB, MNBD, ANB ou qualquer entidade do tipo; 2) se vocês tem associações pelo país inteiro, a OAB tem Seccionais em todos os Estados do Brasil; 3) a OAB possui subseções em cada município deste país; 4) a OAB possui representação no Congresso Nacional; 5) a OAB possui representantes no STF; 6) o STF, de forma unânime, apoia, como já apoiou a OAB; 7) a OAB conta com apoio total da FGV para manter o exame; 8) a OAB já jogou pesticida contra um bacharel no Distrito Federal, e o que aconteceu? NADA. A OAB é forte, poderosa, soberana e ABSOLUTAMENTE INATINGÍVEL. VOCÊS NÃO VÃO NOCAUTEAR A OAB. DISSO EU TENHO CERTEZA.

  9. Durval Baron disse:

    Parabenizo, Admiro e Apoio mais esta iniciativa, a DENÚNCIA é totalmente LEGÍTIMA e com amparo Constitucional. Está insculpido no art. 5º inciso XIII, da Constituição:  “É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. A reivindicação é justa e todos sabemos que a continuidade dos estudos é condição obrigatória para o exercício de qualquer atividade, mantendo-se atualizado e preparado para os desafios do mercado. O que realmente é um absurdo é o fato de sermos impedidos de trabalhar. Conheço dezenas de pessoas, acredito haver milhares, que após concluir o curso superior em Direito sendo Bacharel, também são Pós Graduados nas diversas disciplinas existentes no ramo do Direito, nas mais importantes instituições de ensino do país, exemplo: Mackenzie, Damásio, FGV, PUC, etc., que após sucessivas tentativas de serem aprovados no Exame da OAB, resultadas em fracassos, entraram em profunda depressão e tentam outros caminhos, para manterem-se vivos e se adaptarem a outras atividades ou funções visando atender no mínimo as condições financeiras básicas de sobrevivência.
    Conclusão total decepção da não realização do ideal planejado com muita dedicação, sacrifícios, e grande investimento financeiro, travado por um Exame Obrigatório e Injusto.

  10. Antonio Carlos disse:

    Deus, ajude esse nosso irmão, pois não aguento mais, tanta injustiça, da parte da OAB, dese governo corrupto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s