Jair Bolsonaro sacode o projeto que põe fim a taxa do exame de ordem do sindicato OAB #FimDaReservaDeMercadoDaOAB


O deputado Jair  Bolsonaro (PP-RJ) apresentou na última quarta feira(06/05/2015), à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, requerimento para desapensar o Projeto de Lei 8.220/14, que propõe fim da taxa de Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, do Projeto de Lei 5.054/05 que torna obrigatório o Exame de Ordem para todos os que quiserem inscrever-se como advogado, já que hoje, determinadas categorias são isentas de prestá-lo.

O Desapensamento do PL 8.220/14  visa agilizar a tramitação do projeto na Câmara dos Deputados. “É importante, garantir a isenção do pagamento de taxas ou despesas de qualquer natureza para a realização do exame, tornando-se premente sua aprovação para beneficiar a sociedade brasileira, em especial os bacharéis em direito”, ressaltou o deputado. 

A questão crucial é que a viabilização do exame da reserva de mercado da OAB vem justamente dos cerca de 85 MILHÕES que são arrecadados pela entidade Sindicato OAB. Sem este numerário não há como realizar as provas, já que os Advogados teriam que desembolsar o valor das anuidades para custear esta máquina de dinheiro fácil.

Por várias vezes projetos como este foram colocados em votação e a OAB, bastante articulada e “dona” da comissão de constituição e Justiça tem conseguindo na hora “H” derruba-los ao mesmo tempo em que vem cometendo “bulling” coletivo, divulgando falsas informações na grande mídia, ao afirmar que cerca de 80% dos Bacharéis em questão não tem condições de atuar e as universidades e professores é quem estão enganando os alunos.

Esta humilhação aos Bacharéis e antiga, basta lembrar que no julgamento do RE 603.583-RS o então presidente do Sindicato de classe OAB ao defender seu ponto de vista perante os Ministros do Supremo referia-se aos Bacharéis como “OS REPROVADOS”. No mesmo julgamento o Ministro Marco Aurélio sugeriu na defesa de sua tese que os Bacharéis em Direitos queriam um “pedigree social” e negou o provimento.

A contradição é flagrante, eis que se os Bacharéis queriam somente um “pedigree social”, não estariam causando prejuízo nem perigo a ninguém, contudo naquele histórico e vergonhoso julgamento foi negado o sagrado direito ao trabalho a cerca de 4,5 MILHÕES de Bacharéis em Direito.

Mas falando em “pedigree social”, vale lembrar que posteriormente uma filha do ministro conseguiu vaga em um dos tribunais quando, segundo os mais entendidos na área, haviam pessoas muito mais qualificada, com histórico de carreira, maior número de ações, etc.

Vitória odiosa e vergonhosa para os Ministros do STF é para do Sindicato OAB.

Contudo se formos analisar a vida de todas as pessoas que de alguma forma lutaram ou prejudicam os Bacharéis, veremos que as coisas não  lhes andaram nada bem.

A JUSTIÇA que tem sustentado todo o universo promove o ajuste nas coisas, nas pessoas, ainda que não seja no mesmo momento.

Quando fechamos uma porta para outra pessoa, estamos expressando para o universo que desejamos que as portas se fechem em nossa existência, e mais além, em nossa vida. Tudo o que fazemos nada mais é do que uma petição de princípios que se agregará a nós como ponto fundamental daquilo que não entendemos e precisamos experimentar ou do que decidimos que esteja em nós e, assim também, tudo retornará do mesmo modo que foi. E neste contexto, pela lei de afinidade vibratória, nos associamos e nos encontramos com todos aqueles que procuram o mesmo objetivo, tanto para dar como para receber.

Não vislumbro a menor possibilidade de que estes ajustes e acertos não venham ocorrer na mesma proporção e conforme a segunda Lei de Newton.

Esse post foi publicado em EXAME DE ORDEM e marcado . Guardar link permanente.

29 respostas para Jair Bolsonaro sacode o projeto que põe fim a taxa do exame de ordem do sindicato OAB #FimDaReservaDeMercadoDaOAB

  1. comando disse:

    Vão Estudar Seus Burros E parem de Chôrôrô…’

  2. JOÃO BATISTA SUAVE disse:

    COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA AUMENTA PODERES DA OAB E AO MESMO TEMPO AUMENTA A DESGRAÇA DOS BACHARÉIS:

    Transcrevemos o texto abaixo com o nosso repúdio:

    “CCJ aprova ampliação da atividade privativa de advocacia
    A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta terça-feira (19) o Projeto de Lei 3962/12, do deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC), que amplia as atividades privativas de advocacia e tipifica o exercício ilegal da profissão de advogado.

    Luis Macedo / Câmara dos Deputados
    Reunião Ordinária. Dep. Valtenir Pereira (PROS-MT)
    Valtenir: somente quem tem inscrição na OAB pode atuar como advogado. O exercício ilegal da advocacia não pode ser tratado apenas como contravenção penal.
    Atualmente, o Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94) define como atividades privativas de advocacia: a postulação a órgão do Poder Judiciário e aos juizados especiais; e as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas.

    Pelo projeto, também serão atividades privativas da profissão: o assessoramento jurídico em contratos e acordos extrajudiciais; a defesa e o assessoramento jurídico em sindicâncias e processos administrativos disciplinares; e o assessoramento e a representação jurídica em procedimentos administrativos perante órgãos públicos e privados.

    Punição
    Para o exercício ilegal da profissão de advogado, o projeto sujeita o responsável a multa de R$ 5 mil a R$ 100 mil.

    A proposta também define como crime exercer profissão ou atividade econômica sem as exigências legais, o que seria o caso da advocacia nesses casos, com pena de reclusão, de um a cinco anos, e multa. Atualmente isso é apenas uma contravenção, com pena de prisão de 15 dias a 3 meses, ou multa.

    A fiscalização, de acordo com a proposta, será feita pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que terá poder de polícia para aplicar aos responsáveis as penalidades previstas.

    O relator da proposta, deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), defendeu o texto, e disse que é preciso realmente atualizar as atribuições dos advogados. “Somente aqueles que têm inscrição nas seções da Ordem dos Advogados do Brasil podem atuar e se comportar como advogados, com as prerrogativas que a lei lhes faculta. E o exercício ilegal da advocacia não pode ser tratado apenas como contravenção penal”, disse.

    Tramitação
    A proposta seguirá para ser analisada pelo Plenário.”

    Íntegra da proposta:

    PL-3962/2012
    Reportagem – Marcello Larcher
    Edição – Regina Céli Assumpção

  3. Elço Ferreira dos Santos disse:

    Sr. Deputado Jair Bossonaro, parabéns, mexer no bolso, foi uma maneira inteligente do nobre deputado equacionar o problema, ainda faria uma pergunta ao STF o exame da OAB fere o principio da Isonomia ou não? Será que o STF teria coragem de responder, eles apenas disseram ser o exame constitucional, mas isso foi uma pergunta mal elaborada em processo no STF, e foi fácil para o Sr. Barroso, como amigo da corte, evidentemente financiado pela OAB, influenciar o tribunal politico.

  4. MARIA AUXILIADORA SARNEY CUNHA disse:

    O EXAME DA OAB ALÉM DE SER UM MÉTODO DE EXCLUSÃO SOCIAL, VIOLA TAMBÉM AS DIRETRIZES DOS DIREITOS HUMANOS, ISONOMIA, ENTRE OUTROS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS.

    MARIA AUXILIADORA SARNEY CUNHA
    PRESIDENTE NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS
    DA MARCHA DOS BACHARÉIS DO BRASIL

  5. RICARDO MINORU MIURA disse:

    O EXAME DA ORDEM DA OAB É UMA INDUSTRIA CAPITALISTA QUE SÓ INTERESSA AOS COFRES DA OAB. QUANTO MAIS REPROVAÇÕES, MAIS A TENDENCIA DE LUCRAR COM OS REPROVADOS. SOU BACHAREL EM DIREITO PELA UNICID DE 2004, ATÉ A PRESENTE DATA NÃO FUI APROVADO NESSE NEFASTO E CORRUPTO EXAME DA ORDEM DA OAB.

    • JOÃO BATISTA SUAVE disse:

      COLEGA, INFELIZMENTE O EXAME DA OAB FOI ELABORADO PARA REPROVAR EM MASSA, É UM JOGO DE CARTAS MARCADAS, OS PROFESSORES SÃO ORIENTADOS A APROVAR UM DETERMINADO NÚMERO DE INSCRITOS, PARA OAB MANTER SUA RESERVA DE MERCADO. INFELIZMENTE SE NÓS NÃO IRMOS AS RUAS PROTESTAR COMO FAZ AS OUTRAS CLASSES, SEREMOS ETERNAMENTE ESCRAVOS DO EXAME DA OAB E INFELIZMENTE NÃO IREMOS PASSAR NUNCA. ABRAÇOS. JOÃO BATISTA SUAVE.

  6. ANTONIO MARCOS LANGA disse:

    UNIDOS SOMOS MAIS FORTES, VAMOS AS RUAS E EM FRENTE DO CONGRESSO NACIONAL PROTESTAR E REIVINDICAR NOSSO DIREITO DO EXERCÍCIO DO TRABALHO. O EXAME DA OAB SÓ INTERESSA PARA OS COFRES DA OAB. A OAB QUER QUE OS BACHARÉIS SE EXPLODA. AINDA HÁ TEMPO, VAMOS À LUTA!

  7. JOSE SILO DA SILVA disse:

    A CPI – COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO
    PEDIDO: ABERTURA DE CPI CONTRA O EXAME DA OAB(ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL)
    FUNDAMENTAÇÃO:
    CARTA ABERTA AOS MILHÕES DE BACHARÉIS EM DIREITO E SUAS RESPECTIVAS FAMÍLIAS:
    A/C DO TST(TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO)
    A OAB É UMA MALDITA INSTITUIÇÃO, QUE DESTROE SONHOS DE MILHARES DE BACHARÉIS EM DIREITO, PORQUE É UM JOGO DE CARTAS MARCADAS, OS PROFESSORES SÃO ORIENTADOS A REPROVAR MAIS DE 85%(OITENTA E CINCOPOR CENTO), DOS QUE SE INSCREVE. TEM PROVAS EM PODER DAS ASSOCIAÇÕES, SINDICATOS E FEDERAÇÃO DOS BACHARÉIS, QUE HÁ MANIPULAÇÃO/FRAUDE EM TODOS OS CERTAMES DA OAB/FGV REALIZADOS ATÉ A PRESENTE DATA. PROVAS ESTAS, QUE JÁ FORAM ENVIADAS TAMBÉM PARA O CONGRESSO NACIONAL. E OS POLÍTICOS, O QUE ESTÃO FAZENDO PARA OS MILHÕES DE BACHARÉIS E FAMÍLIAS, INFELIZMENTE, NENUM RESULTADO CONCRETO ATÉ AGORA?

    SE NINGUÉM FIZER NADA, JÁ QUE A MAIORIA DOS POLÍTICOS SE CALAM, OS MILHARES DE BACHARÉIS CONTINUARÃO SER ESCRAVOS DO EXAME DA OAB. QUANTO MAIS SE REPROVA, AUMENTA AINDA MAIS A ARRECADAÇÃO. QUANTOS BACHARÉIS FALECERAM (PERDERAM SUAS VIDAS) DE DOENÇAS NO ÂMBITO DA PSIQUIATRIA, PSICOLOGIA E PSICANÁLISE, ESTUDANDO COMO LOUCOS, ACHANDO QUE UM DIA VAI PASSAR. IMAGINE QUEM FORMA NUMA FACULDADE, NO OUTRO DIA CAI A FICHA, QUE NÃO FORMOU PARA NADA. QUEM FORMA EM DIREITO O QUE É, SEM A CARTEIRA DA OAB? RESPONDEMOS: NADA………………….

    NOS CAUSA INDIGNAÇÃO A OAB(ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL), ESTÁ REALIZANDO NA DATA DE 29/05/2015, UM SEMINÁRIO NA RESPEITÁVEL INSTITUIÇÃO DO TST(TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO), COM APENAS PALESTRANTES QUE DEFENDE A MANUTENÇÃO DO EXAME DA OAB; MAIS UMA VEZ ESTÁ CRISTALIZADO A VIOLAÇÃO DO DIREITO DE ISONOMIA, PORQUE DEVERIA SER CONVIDADOS E CONFIRMADOS TAMBÉM A PRESENÇA DE PALESTRANTES QUE SÃO CONTRA A MANUTENÇÃO DO EXAME DA OAB/FGV. A OAB QUER IMPLANTAR NA CABEÇA DA SOCIEDADE, QUE SEU EXAME É BOM E NECESSÁRIO; SABENDO-SE QUE A CADA CERTAME IMPLANTADO, MAIS BACHARÉIS SÃO LANÇADOS NO MERCADO COMO BURROS, POR NÃO PASSAREM NO EXAME DE REPROVAÇÃO EM MASSA DA OAB/FGV, CERTAME ESTE, QUE É RECHEADO DE PEGADINHAS, CRUEL, DE ARRECADAÇÃO MILIONÁRIA, QUE DESTROE SONHOS DOS QUE INSCREVE NO CERTAME, PAGANDO UMA TAXA EXORBITANTE DE R$ 240,00(DUZENTOS E QUARENTA REAIS). O BACHAREL PAGOU CINCO ANOS DE FACULDADE PARA NADA. A OAB COBRA A TAXA ABSURDA PARA INSCRIÇÃO, O INSCRITO ARCA AINDA COM CUSTOS ABSURDOS COM LIVROS, CURSINHOS E NO FINAL NÃO PASSA. SE UM DIA PASSAR, TEM QUE TENTAR FAZER AS PROVAS NO MÍNIMO DEZ VEZES. RESSALTA-SE, NA MAIORIA DOS CASOS, O EXAMINANDO DESISTE. O ÍNDICE DE REPROVAÇÃO NO EXAME DA OAB CRESCE CADA VEZ MAIS. HOJE SÃO CERCA DE MAIS DE 85% DOS QUE INSCREVE, SÃO REPROVADOS. É UM ABSURDO, É SEM NOÇÃO, UMA ESCRAVIDÃO?

    HAVERÁ NOVAS ELEIÇÕES E NÃO VOTAREMOS EM NENUM POLÍTICO QUE DE FATO CONCLUÍRAM E CONSEGUIRAM APROVAR PROJETOS EM FAVOR DA CLASSE DOS QUASE CINCO MILHÕES DE BACHARÉIS EM DIREITO QUE SÃO ESCRAVOS DO EXAME DE EXCLUSÃO SOCIAL DA OAB, QUE DESTROE MILHARES DE SONHOS EM TODOS OS EXAMES APLICADOS. SERÁ QUE AINDA HÁ JUSTIÇA NESTE PLANETA TERRA?

    RIO DE JANEIRO-RJ, 11 DE MAIO DE 2.015

    JOSÉ SILO DA SILVA – PRESIDENTE ESTADUAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS DO RIO DE JANEIRO-RJ
    JOÃO BATISTA SUAVE – PRESIDENTE NACIONAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS DO BRASIL
    PEDRO DOS SANTOS CARDOSO DE FREITAS – PRESIDENTE NACIONAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS DESEMPREGADOS
    ROSANGELA SANTANA MENDONÇA – PRESIDENTE NACIONAL DOS BACHARÉIS VÍTIMAS DO EXAME DA OAB/FGV

  8. FAGUNDES disse:

    PARABÉNS….DEPUTADO PELA SUA INICIATIVA. ACABAR COM A TAXA E MESMO QUE EXTINGUIR O EXAME, ELES SÓ VISA DINHEIRO SÃO MERCENÁRIOS….

  9. FAGUNDES disse:

    PARABÉNS DEPUTADO…….DEUS TE ILUMINE.

  10. José disse:

    O que não podemos é comparar a OAB com os animais de raça pura. Nem vira-lata devem ser comparado com a OAB. Não podemos depreciar tanto os animais, eles não merecem! São fieis aos seus donos, o oposto dos dirigentes da entidade, que se mantém extorquindo dinheiro dos Bacharéis.

  11. nair stehr disse:

    Deveriam pedir prestação de contas do dinheiro arrecadado com o exame de ordem.

  12. PEDRO DOS SANTOS CARDOSO DE FREITAS disse:

    CARTA ABERTA AOS MILHÕES DE BACHARÉIS EM DIREITO E SUAS RESPECTIVAS FAMÍLIAS:

    A/C DO TST(TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO)

    PARABÉNS AO NOBRE DEPUTADO JAIR BOLSONARO, PELA IMPORTANTE INICIATIVA, DE DESENGAVETAR O “PL DA GRATUIDADE DA TAXA DO EXAME DA OAB”. ESPERAMOS QUE O NOBRE DEPUTADO, DÊ CONTINUIDADE A RELEVANTE INICIATIVA. INFELIZMENTE, NENHUM PROJETO VAI EM FRENTE QUANDO BENEFICIA A CLASSE DOS BACHARÉIS. ESTE EXAME DA OAB É UM MONSTRO PARA SOCIEDADE, POIS O BACHAREL SE FORMA, SOFRE COM 5 ANOS DE ÁRDUOS INVESTIMENTO FINANCEIRO E PSICOLÓGICO, NO FINAL GANHA, MAS NÃO LEVA.

    A OAB É UMA MALDITA INSTITUIÇÃO, QUE DESTROE SONHOS DE MILHARES DE BACHARÉIS EM DIREITO, PORQUÊ É UM JOGO DE CARTAS MARCADAS, OS PROFESSORES SÃO ORIENTADOS A REPROVAR MAIS DE 85%(OITENTA E CINCOPOR CENTO), DOS QUE SE INSCREVE. TEM PROVAS EM PODER DAS ASSOCIAÇÕES, SINDICATOS E FEDERAÇÃO DOS BACHARÉIS, QUE HÁ MANIPULAÇÃO/FRAUDE EM TODOS OS CERTAMES DA OAB/FGV REALIZADOS ATÉ A PRESENTE DATA. PROVAS ESTAS, QUE JÁ FORAM ENVIADAS TAMBÉM PARA O CONGRESSO NACIONAL. E OS POLÍTICOS, O QUE ESTÃO FAZENDO PARA OS MILHÕES DE BACHARÉIS E FAMÍLIAS, INFELIZMENTE, NENUM RESULTADO CONCRETO ATÉ AGORA?

    SE NINGUÉM FIZER NADA, JÁ QUE A MAIORIA DOS POLÍTICOS SE CALAM, OS MILHARES DE BACHARÉIS CONTINUARÃO SER ESCRAVOS DO EXAME DA OAB. QUANTO MAIS SE REPROVA, AUMENTA AINDA MAIS A ARRECADAÇÃO. QUANTOS BACHARÉIS FALECERAM (PERDERAM SUAS VIDAS) DE DOENÇAS NO ÂMBITO DA PSIQUIATRIA, PSICOLOGIA E PSICANÁLISE, ESTUDANDO COMO LOUCOS, ACHANDO QUE UM DIA VAI PASSAR. IMAGINE QUEM FORMA NUMA FACULDADE, NO OUTRO DIA CAI A FICHA, QUE NÃO FORMOU PARA NADA. QUEM FORMA EM DIREITO O QUE É, SEM A CARTEIRA DA OAB? RESPONDEMOS: NADA………………….

    NOS CAUSA INDIGNAÇÃO A OAB(ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL), ESTÁ REALIZANDO NA DATA DE 29/05/2015, UM SEMINÁRIO NA RESPEITÁVEL INSTITUIÇÃO DO TST(TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO), COM APENAS PALESTRANTES QUE DEFENDE A MANUTENÇÃO DO EXAME DA OAB; MAIS UMA VEZ ESTÁ CRISTALIZADO A VIOLAÇÃO DO DIREITO DE ISONOMIA, PORQUE DEVERIA SER CONVIDADOS E CONFIRMADOS TAMBÉM A PRESENÇA DE PALESTRANTES QUE SÃO CONTRA A MANUTENÇÃO DO EXAME DA OAB/FGV. A OAB QUER IMPLANTAR NA CABEÇA DA SOCIEDADE, QUE SEU EXAME É BOM E NECESSÁRIO; SABENDO-SE QUE A CADA CERTAME IMPLANTADO, MAIS BACHARÉIS SÃO LANÇADOS NO MERCADO COMO BURROS, POR NÃO PASSAREM NO EXAME DE REPROVAÇÃO EM MASSA DA OAB/FGV, CERTAME ESTE, QUE É RECHEADO DE PEGADINHAS, CRUEL, DE ARRECADAÇÃO MILIONÁRIA, QUE DESTROE SONHOS DOS QUE INSCREVE NO CERTAME, PAGANDO UMA TAXA EXORBITANTE DE R$ 240,00(DUZENTOS E QUARENTA REAIS). O BACHAREL PAGOU CINCO ANOS DE FACULDADE PARA NADA. A OAB COBRA A TAXA ABSURDA PARA INSCRIÇÃO, O INSCRITO ARCA AINDA COM CUSTOS ABSURDOS COM LIVROS, CURSINHOS E NO FINAL NÃO PASSA. SE UM DIA PASSAR, TEM QUE TENTAR FAZER AS PROVAS NO MÍNIMO DEZ VEZES. RESSALTA-SE, NA MAIORIA DOS CASOS, O EXAMINANDO DESISTE. O ÍNDICE DE REPROVAÇÃO NO EXAME DA OAB CRESCE CADA VEZ MAIS. HOJE SÃO CERCA DE MAIS DE 85% DOS QUE INSCREVE, SÃO REPROVADOS. É UM ABSURDO, É SEM NOÇÃO, UMA ESCRAVIDÃO?

    HAVERÁ NOVAS ELEIÇÕES E NÃO VOTAREMOS EM NENUM POLÍTICO QUE DE FATO CONCLUÍRAM E CONSEGUIRAM APROVAR PROJETOS EM FAVOR DA CLASSE DOS QUASE CINCO MILHÕES DE BACHARÉIS EM DIREITO QUE SÃO ESCRAVOS DO EXAME DE EXCLUSÃO SOCIAL DA OAB, QUE DESTROE MILHARES DE SONHOS EM TODOS OS EXAMES APLICADOS. SERÁ QUE AINDA HÁ JUSTIÇA NESTE PLANETA TERRA?

    JOSÉ SILO DA SILVA – PRESIDENTE ESTADUAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS DO RIO DE JANEIRO-RJ
    JOÃO BATISTA SUAVE – PRESIDENTE NACIONAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS DO BRASIL
    PEDRO DOS SANTOS CARDOSO DE FREITAS – PRESIDENTE NACIONAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS DESEMPREGADOS
    ROSANGELA SANTANA MENDONÇA – PRESIDENTE NACIONAL DOS BACHARÉIS VÍTIMAS DO EXAME DA OAB/FGV

  13. Antonio Jose disse:

    Temos que lutar e acabar de uma vez por todas com essa vergonha chamada exame da desordem social imposta pelo sindicato OAB.Até quando eles vão sustentar essa ilegalidade.
    Senhores Deputados,Sanadores e STF,.Respeitem os Bacharéis em Direito, cumpram sua missão constitucional, acabem de uma vez por todas com essa vergonha imposta aos colegas legitimamente formados e diplomados pelo MEC. Por favor, leiam a constituição conforme colocada logo abaixo e tirem suas conclusões.
    art. 5º inciso XIII da Constituição diz: “É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. E o que diz a lei sobre qualificações profissionais? A resposta censurada pela imprensa marrom, está no art. 29 § 1º do Código de Ética Disciplina da OAB (Das regras deontológicas fundamentais) “Títulos ou qualificações profissionais são os relativos à profissão de advogado conferidos por universidades ou instituições de ensino superior, reconhecidas.

  14. PEDRO DOS SANTOS CARDOSO DE FREITAS disse:

    PARABÉNS AO DEPUTADO JAIR BOLSONARO PELA IMPORTANTE INICIATIVA, DE DESENGAVETAR O PL DA GRATUIDADE DA TAXA DO EXAME DA OAB. ESPERAMOS QUE O NOBRE DEPUTADO DÊ CONTINUIDADE A RELEVANTE INICIATIVA. INFELIZMENTE, COM ALGUMAS EXCESSÕES, NENHUM PROJETO VAI EM FRENTE QUANDO BENEFICIA A CLASSE DOS BACHARÉIS. ESTE EXAME DA OAB É UM MONSTRO PARA SOCIEDADE, POIS O BACHAREL SE FORMA, SOFRE COM 5 ANOS DE ÁRDUOS INVESTIMENTO FINANCEIRO E PSICOLÓGICO, NO FINAL GANHA, MAS NÃO LEVA.

    A OAB É UMA MALDITA INSTITUIÇÃO, QUE DESTROEM SONHOS DE MILHARES DE BACHARÉIS EM DIREITO, PORQUÊ É UM JOGO DE CARTAS MARCADAS, OS PROFESSORES SÃO ORIENTADOS A REPROVAR MAIS DE 80% DOS QUE SE INSCREVEM.

    SE NINGUÉM FIZER NADA, JÁ QUE A MAIORIA DOS POLÍTICOS SE CALAM, OS MILHARES DE BACHARÉIS CONTINUARÃO SER ESCRAVOS DO EXAME DA OAB. QUANTO MAIS SE REPROVA, AUMENTA AINDA MAIS A ARRECADAÇÃO. QUANTOS BACHARÉIS FALECERAM(PERDERAM SUAS VIDAS) DE DOENÇAS NO ÂMBITO DA PSIQUIATRIA, PSICOLOGIA E PSICANÁLISE ESTUDANDO COMO LOUCOS, ACHANDO QUE VAI PASSAR. IMAGINE QUEM FORMA NUMA FACULDADE, NO OUTRO DIA CAI A FICHA, QUE NÃO FORMOU PARA NADA. QUEM FORMA EM DIREITO O QUE É, SEM A CARTEIRA DA OAB? RESPONDEMOS: NADA………………….

    NOS CAUSA INDIGNAÇÃO A OAB(ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL), ESTÁ REALIZANDO NA DATA DE 29/05/2015, UM SEMINÁRIO NA RESPEITÁVEL INSTITUIÇÃO DO TST(TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO), QUERENDO IMPLANTAR NA CABEÇA DA SOCIEDADE, QUE SEU EXAME É BOM E NECESSÁRIO, SABENDO-SE QUE A CADA CERTAME IMPLANTADO, MAIS BACHARÉIS SÃO LANÇADOS NO MERCADO COM BURROS, POR NÃO PASSAREM NO EXAME DE REPROVAÇÃO EM MASSA DA OAB/FGV, CERTAME CRUEL E DE ARRECADAÇÃO MILIONÁRIA, QUE DESTROEM SONHOS SEMPRE DOS QUE INSCREVEM NO CERTAME PAGANDO UMA TAXA EXORBITANTE DE R$ 240,00(DUZENTOS E QUARENTA REAIS). O BACHAREL PAGOU CINCO ANOS DE FACULDADE PARA NADA. A OAB COBRA A TAXA ABSURDA PARA INSCRIÇÃO, O INSCRITO ARCA COM CUSTOS ABSURDOS COM LIVROS, CURSINHOS E NO FINAL NÃO PASSA. SE UM DIA PASSAR, TEM QUE TENTAR FAZER AS PROVAS NO MÍNIMO DEZ VEZES. O ÍNDICE DE REPROVAÇÃO NO EXAME DA OAB CRESCE CADA VEZ MAIS. HOJE SÃO CERCA DE MAIS DE 85% DOS QUE INSCREVE, SÃO REPROVADOS. É UM ABSURDO, SEM NOÇÃO, UMA ESCRAVIDÃO?

    HAVERÁ NOVAS ELEIÇÕES E NÃO VOTAREMOS EM NENHUM POLÍTICO QUE DE FATO CONCLUÍRAM E CONSEGUIRAM APROVARA PROJETOS EM FAVOR DA CLASSE DOS QUASE CINCO MILHÕES DE BACHARÉIS EM DIREITO QUE SÃO ESCRAVOS DO EXAME DE EXCLUSÃO SOCIAL DA OAB, QUE DESTROEM MILHARES DE SONHOS TODOS OS EXAMES. SERÁ QUE AINDA HÁ JUSTIÇA NESTE PLANETA TERRA?

    JOSÉ SILO DA SILVA – PRESIDENTE ESTADUAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS DO RIO DE JANEIRO-RJ
    JOÃO BATISTA SUAVE – PRESIDENTE NACIONAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS DO BRASIL
    PEDRO DOS SANTOS CARDOSO DE FREITAS – PRESIDENTE NACIONAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS DESEMPREGADOS

    • MÁRCIO MOURA disse:

      Pedro dos Santos Cardoso de Freitas e os outros que subscrevem. Gostaria de saber se vocês tem CNPJ para que possamos remeter ao Relator da matéria exame da OAB, o qual foram pedidos CNPJ, Telefones, e-mails e nomes completos de todos. Se tiverem, postem na pagina de Inácio Vacchiano ou repassem para ele que ele me passará. Abs, Márcio Moura.

  15. william disse:

    Parabens para o deputado

  16. MÁRCIO MOURA disse:

    Convoco aos colegas, para participar em Brasilia no dia 26 de maio no salão verde da câmara dos deputados, em um contato que iremos ter com parlamentares com finalidade especifica de pedir apoio para colher votos e derrubarmos com o exame da OAB que vem extorquindo e afrontando a Carta da Republica. Sabemos que muitos colegas por questões financeiras não tenham condições de arcar com os custos de deslocamento até Brasilia, exatamente pelo cerceamento imposto por um exame para o exercício da profissão. Mesmo assim, aqueles que puderem fazer um esforço, participe, talvez estaremos iniciando, dando o ponta pé em um processo que vai tirar milhares de Bels. Direito do quadro do ostracismo profissional. Qualquer iniciativa que seja, tirar a TAXA ou o FIM do exame, é bem vinda. Vários Projetos estão apensados ao PL 5.054/05 como o 2154/11 do deputado Eduardo Cunha, inclusive o 8.220/14 que extingue” com a “Famigerada” Taxa do exame. Aqueles que puderem participar do evento no dia 26 de maio, faça um esforço. Contamos com todos de uma forma direta ou indireta, pois a preocupação da OAB é tanta que ela marcou um seminário para o dia 29 de maio (três dias após a nossa), como forma de desconstituir o que nós estamos buscando que é “Dizimar” com o “Mercadológico” exame. Abs. a todos.

  17. José disse:

    O Deputado não tem que separar nenhum Projeto de Lei que estão inserida no contesto , tem que partir do principio da ilegalidade do exame, a taxa é consequência desta ilegalidade. Não se ataca as consequências e sim, as causas. Como eles tem Pedigree social, nós bacharéis, temos que dar para os dirigentes da OAB a mesma ração que deram para os Mensaleiros e os Petroleiros.

  18. Val´ disse:

    Senhor Deputado Jair Bolsonaro, assim como o Deputado Eduardo Cunha, contamos com parlamentares, idealistas, sérios, honrados que não decepcionem a Classe dos Advogados sem habilitação, todos aprovados pelas Universidades devidamente reconhecidas pelo MEC e sendo alvos de humilhação, lucro fácil e sem qualquer chance para o trabalho, pois quando o formado se torna Advogado sem a habilitação esgotam-se propositadamente quaisquer possibilidades para se aprimorar na profissão à qual se formou, justamente para incutirem em todas as esferas a grande mentira de que os Formados são incapazes, articulando dessa forma a continuidade para manter alto lucro sem prestação de contas a ninguém e inferiorizar àqueles que estudaram cinco anos e, por direito, devem ter acesso ao mercado de trabalho.

    Para a manutenção do exame de ordem, os Formados/Advogados estão deixando de aprender na prática, oportunidade imprescindível a aperfeiçoar o conhecimento, modelar o aprendizado jurídico e adquirir experiência não apenas jurídica, mas traquejo profissional.

    A “oab” vem desrespeitando frontalmente a CONSTITUIÇÃO e causando PREJUÍZO ao futuros Advogados que, sem atuar, estão sendo lesionados não somente em seu direito essencial ao TRABALHO, mas no decorrer de sua vida, pois quem os indenizará a titulo previdenciário por deixar de exercerem a profissão diante de uma INCONSTITUCIONALIDADE AMPARADA, de um direito que, há muito tempo deveria ter sido extirpado, em momento algum permitido. O Estado em sua omissão e a “oab” com a insistência da reserva de mercado e com o seu PROVIMENTO devem assumir todo esse prejuízo moral e material.

    O bacharel/Formado/Advogado, somente pode fazer estágio em escritório, único lugar, sem ter um salário condizente para com seus gastos. Trabalha sem provento algum.

    A lei do estagiário somente permite ao bacharelando fazer estágio em Instituições, e não permite ao Advogado FORMADO, denominado simplesmente bacharel. Para o bacharelando, estudante, há salário.

    A intenção atribuída pela autarquia de proteger a sociedade está bem longe de realmente favorece-la já que a mesma é responsável pelo restrito mercado de trabalho, restrição esta, imposta no momento de impedirem quem de fato tem o direito de atuar e se tornar um profissional por excelência igual aos demais que nunca precisaram de uma reserva para em nome do exame se intitular advogado.

    Além de bater de frente com a Constituição, é persecutória, pois cinicamente induz a todos ao erro, não somente os bacharéis , mas a sociedade que depende dos advogados antigos e dos que receberam a habilitação por unanimidade dos conselheiros e presidentes da “ oab”, convencendo os leigos habilitados e demais pessoas não pertencentes ao mundo jurídico de que esse exame é essencial à proteção dos direitos quando a sociedade é vítima de advogados sem a menor ética, profissionalismo e da própria “oab” e, que por conta dessa autarquia, estão marginalizando a Classe, já que um não se sobrepõe aos interesses do outro, assim, como um exame inútil que separa dez por cento a um lado e noventa por cento a outro lado e depois alega que os dez por cento são capazes enquanto os demais são demasiadamente incapazes, também não se sobrepões em nada ao outro. O que de fato ocorre, é que noventa por cento dos inscritos vem tendo a proteção e continuam atuando sem nenhuma reserva, sem nenhuma punição, enquanto os noventa por cento dos desabilitados estão sendo punidos

    Senhores Deputados o que vem ocorrendo é exatamente isso.

    A “aob” vem agindo de maneira inconstante, fingindo se importar com o dano causado pelo causídico, dizendo a todos que tal conduta é repreensível, e faz exatamente o contrário, permite que tais faltas se perpetuem com o mesmo atuante sem que o mesmo que mereceu a representação fosse autuado ou extinto do referido quadro.

    Esse fato está ocorrendo e se o causídico não for responsabilizado pelos seus erros, a “oab” deverá indenizar os clientes. Não se pode ponderar, sequer permitir esse conluio pondo iminentemente os direitos, a vida do cidadão, todo o seu empenho para garantir os seus direitos e sucessos diretamente previstos na Constituição serem levianamente tripudiados e sonegados pelo próprio representante instituído ou pela própria autarquia. Isso senhores Deputados, não pode acontecer. Nem um fato, nem o outro. Nem a inconstitucionalidade quanto aos Bacharéis/Advogados, tampouco para com as faltas cometida por causídico em desfavor aos clientes.

    A “oab” está incentivando exatamente isso. Ela vive disso. É esse arsenal financeiro que mantém a própria autarquia.

    O Bacharel/Advogado fica impedido de fazer estágio em Instituições, somente o estudante, bacharelando pode, justamente, por causa da lei do estagiário.

    O Bacharel somente pode prestar concurso às Instituições possuindo o tempo de estágio. Para ter a prática é necessário ter o estágio. É facultativo a qualquer escritório manter um Bacharel/Advogado durante esse prazo. É prejuízo aos Bacharel/Advogado trabalhar gratuitamente sem custo/benefício. Sem possibilidades financeiras, sem chance de inscrição para se inscrever no respectivo concurso ou curso específico à área em que pretender concorrer.

    Para adquirir o famoso respeito é necessário atuar e ser visto como tal, como Advogado, e é tudo isso que a “oab” não quer. Até para fazer concurso, o único caminho para se deparar com a liberdade de atuação, estabilidade profissional e um salário, essa autarquia vem pondo obstáculo, pois estão querendo instituir o exame de ordem como requisito primordial para prestá-los, exercê-lo com a mesma ideia a de proteção à sociedade, a mesma que foi aprovada para poder exercer a profissão após devidamente qualificado através de provimento.

    Senhores Deputados essa situação está insustentável. É impossível que alguém que se forme, não se forme para ter uma profissão uma vez que a faculdade é exatamente feita para essa finalidade. É impensável que em um Estado Democrático de Direito uma autarquia tenha voz.

    A oab é uma autarquia como outra qualquer. Acima da “oab” estão a Câmara e o Senado.

    Desde quando alguém ou uma autarquia tem capacidade para denegrir moralmente uma pessoa que detém a Constituição como a garantidora de seus Direitos.

    A insurgência dessa autarquia na sociedade e sua presença na Constituição vem constituindo uma afronta, uma ameaça um prejuízo, um retrocesso às Instituições, à sociedade, uma vez que a amplitude em que se encontra com toda a liberdade para agir, vem interferindo de forma nociva e contunde no quadro político, social, jurídico e sem sombra de dúvidas invadindo a esfera econômica quando transfere ou institui com a sua influência posicionamento contrário aos princípios legais e valores devidos aos cidadãos invadindo e se contrapondo por meio desses falsos preceitos a condições que melhor facilitem a vida de todos, mas que tornem as suas conveniências cada vez mais viáveis a sua existência ambígua.

    A “oab” não está acima da Constituição e o STF como guardião tem o dever de coibir, reprimir tal Inconstitucionalidade em vez de compactuar com tal abuso.

    Quem estuda e tem DIPLOMA tem DIREITOS. Ninguém estuda para não ser ninguém.

    Ou o Brasil se torna sério ou se tornará terra de ninguém; na realidade, é o que pretende a referida autarquia.

  19. Antonio Carlos disse:

    Este exame, já era , o que se busca é a sua inconstitucionalidade, vez que afronta a Constituição Federal.

  20. Quem coloca o bachael na onda de portar pedigree social o faz com sabedoria satanizada.
    O bacharel e ADVOGADO desde o dia que seu diploma e registrado pelo MEC

  21. O EXAME DE ORDEM é um CRIME DE LESA PATRIA

  22. José disse:

    Atualmente não se mata mais cobra, ela faz parte do ecossistema. No passado era comum matar cobra, e a orientação era dar a paulada na cabeça, jamais dar no corpo . A justificativa era simples, bicho peçonhento não se fere. Portanto, com a OAB não pode ter meios termos tem que ir direto na cabeça. Só retirar a taxa do exame não resolve o impasse, tem que votar direto a inconstitucionalidade do exame. Se está na Constituição tem que fazer valer, afinal quem fez toda essa merda foram os próprios Poderes, inclusive, o Congresso Nacional. Quem não participou da elaboração das leis , foram omissos, razão pela qual, todos são responsáveis.

  23. sandra disse:

    Pedigree social, eles julgam por eles mesmos, que não largam o osso, (complexo de inferioridade) querem status, querem poder, pois sem isso não são ninguém, e poderem qualificar sua prole que sabem também não serem capazes de se sair por si só, vagas nos tribunais onde os simples mortais, só através de concurso, e mesmo assim, é carta marcada, aqui no Estado de MS o deputado irmão da vice governadora, também nomeou sua prole, em vagas no TCE, com super salário, alegando que são competentes, somente eles são competentes e mais ninguém, quem deveras precisa ainda que passe em certame, não é chamado, quem não precisa ocupa vaga de quem precisa, é um país desumano, só carrascos e egoístas estão atuando no poder, e pensar que são eleitos pelo povo, como o Deputado Rinaldo.
    E nojento tudo isso, entregam a alma ao capeta, e se sentem o máximo, se é que têm alma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s