A tortura escolar e o #FimDaReservaDeMercadoDaOAB


REF: ARTIGO: Tortura escolar nunca mais

Ricardo Semler

Tendências e Debates Folha de  S.Paulo  de 28.04.2015 

Por Vasco Vasconcelos, escritor e jurista 

vascovasconcelosExcelente Artigo:“ Tortura escolar nunca mais” da lavra do  empresário  Ricardo Semler veiculado na Folha  de S.Paulo , edição de 28.04 onde fez um diagnóstico perfeito da nossa educação e declinou os caminhos para se chegar a educação dos países desenvolvidos. Ele foi muito feliz ao dizer: Na era do Google, é um crime insistir no método da decoreba. Será que esse desabafo foi dirigido aos mercenários da OAB?  Segundo o art. 209 a Constituição compete ao poder público avaliar o ensino. Mas OAB, entidade privada, há quase vinte anos vem usurpando papel do Estado ao impor goela abaixo seu Exame caça-níqueis, arquitetado estatisticamente não para medir conhecimento e sim reprovação em massa. Vendem-se dificuldades para colher facilidades. Isso é fato, OAB não tem interesse em melhorar o ensino jurídico. Se tivesse bastaria qualificar os professores inscritos em seus quadros.  Se para ser  Ministro do Egrégio Supremo Tribunal Federal – STF, não precisa ser Bacharel em Direito (Advogado),  basta o cidadão ter mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada (art.101) da Constituição. Se para ocupar vagas nos Tribunais Superiores OAB se utiliza de listas de apadrinhados da elite? (Quinto dos apadrinhados)? Por quê para ser advogado o bacharel tem que passar por essa cruel humilhação e terrorismo?

Durante o lançamento do livro ‘Ilegalidade e inconstitucionalidade do Exame de Ordem do corregedor do TRF da 5º Região, Desembargador Vladimir Souza Carvalho, afirmou que Exame da OAB é um monstro criado  pela OAB. Disse que nem mesmo a OAB sabe do que ele se trata e que as provas, hoje, têm nível semelhante às realizadas em concursos públicos para procuradores e juízes. “É uma mentira que a aprovação de 10% dos estudantes mensure que o ensino jurídico do país está ruim. Não é possível falar em didática com decoreba”, completou Vladimir Carvalho. 

A privação do emprego é um ataque frontal aos direitos humanos. Assistir os desassistidos e integrar na sociedade os excluídos. Afinal qual o medo do Congresso Nacional abolir de vez a a última ditadura, a escravidão contemporânea da OAB?  Pela provação urgente do PL 2154/2011 do nobre deputado Eduardo Cunha, Presidente da Câmara dos Deputados. Urge substituir a pena do desemprego  imposta pela OAB, por 40  chibatadas, dói menos. “De todos os aspectos da miséria social nada é tão doloroso quanto o desemprego” (Jane Addams).

Vasco Vasconcelos, escritor e jurista

Brasília-DF

e-mail: vasco.vasconcelos@brturbo.com.br

Tel(061) 96288173

 

Esse post foi publicado em EXAME DE ORDEM e marcado . Guardar link permanente.

14 respostas para A tortura escolar e o #FimDaReservaDeMercadoDaOAB

  1. José disse:

    Recebi um e-mail perguntando a onde esta matéria caluniosa contra a OAB. Pois, eu vou lhe responder publicamente: A matéria está no youtube, que foi ventilada na TV Cultura , no programa Roda Viva , bloco 4, em 16-03-2015. A matéria retrata quem realmente é a OAB , do que ela é capaz de fazer, para reprovarem em massa. Até a NASA está sabendo das safadezas da OAB, só o Sr. que não sabe?

  2. José disse:

    O defensor da OAB, que se chama Guma, é homem ou mué. Viu dona Guma ou seu Guma, a OAB da golpe rasteiro, para poder reprovar por atacado os bacharéis. Por isso é que, o exame da entidade não tem credibilidade. Só o fato do Ilustre Deputado Eduardo Cunha ter denunciado que a OAB paga em dobro por cada reprovação dos bacharéis , já merece as nossas considerações. Esse nós podemos chamar de brasileiro, e homem de caráter, que não se deixa intimidar diante desta máfia imunda . Ao contrário de muitos que se borram de medo da ameaças da OAB.

  3. José disse:

    Compreendo que o espaço é democrático, e que às pessoas podem se manifestar, mas infelizmente tem gente que defende um lado mas não tem conhecimento de causa e não sabe o que está defendendo. Para aqueles que não sabem, os comentários do sr. Vasco Vasconcelos , são todos fundamentados com às leis, mais precisamente com à Constituição, lembrando que, é o maior documento do País, e que foi desrespeitada pelos Poderes. Por outro lado, é importante destacar que em nenhum País do mundo o exame de Proficiência é aplicado por entidade privada , e sim, por órgão estatal. Portanto, tem pessoas que terão que se informar melhor , para depois postar seus comentários.

    • José disse:

      Dizem que nós podemos escolher o caminho, que poderá ser do bem ou do mal , de Deus ou do diabo. Aqueles que são contra às injustiças sempre estão com Deus no coração , ainda que venha a morrer ficará perpetuado para às futuras gerações. Exemplos: Princesa Isabel, Tiradentes e etc.

  4. PAULINO MIRANDA disse:

    ILUSTRE VASCO VASCONCELOS. ILUSTRÍSSIMO MIRE-SE NA CONSTITUIÇÃO NO ESTADO DE DIREITO, NOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. FIQUE EM PAZ PORQUE: É PRECISO FAZER O BEM NO LIMITE DE SUAS FORÇAS, PORQUE CADA UM RESPONDERÁ POR TODO O MAL QUE RESULTE DO BEM QUE NÃO TIVER FEITO. PELO FIM DO EXAME DA ORDEM JÁ! TENHA O MEU APOIO.

  5. guma disse:

    Sr. Vasco Vasconcelos, o senhor já pensou em estudar? o sr. acredita na loucura que escreve? impressionante a luta contra um exame que é aplicado em todos os países desenvolvidos!!! uma pena a busca pela ignorância intelectual!!! Que Deus lhe de paz no coração!!!

    • manuel disse:

      Sr. Guma, entendo que falta muito estudo para sua compreensão seu limite intelectual não esta a altura do Sr. Vasco para que ele possa dar uma resposta para sua ignorância, entretanto, antes de escrever besteiras, procure ler uma Constituição Federal Brasileira, caso não entenda as leis, podemos dar uma aula gratuita.

      • Guma disse:

        Poderia dar aula para todos os ministros do stf? Vc eh o cara!

        • José disse:

          Sim, qualquer um deles poderia dar aula para aqueles que violam as leis, a Constituição e os Direitos Humanos, independente do seu cargo. O Zé Dirceu também foi Ministro. O fato da pessoa ser Ministro não isenta ele de fazer besteiras.

          • sergio disse:

            parabéns pela sua resposta, tendo em vista que os nossos Ministros julgam com interesses e não com as leis…………….

  6. MÁRCIO MOURA disse:

    Torcemos que agora no dia 26 de maio, os nobres deputados com o numero de Bels. Direito que estão confirmando presença em Brasilia, possamos impressionar e IMPULSIONAR para que tenhamos um boa receptividade pelo nobres parlamentares e pelo presidente da câmara dep. Eduardo Cunha, como pelo presidente da CCJ e do Relator dos Pls que visam extinguir o exame da OAB ou transferir para o MEC ou extinguir a TAXA de inscrição. Seja qualquer um desses, está de bom tamanho. Dia 26 de maio estaremos pressionando em Brasilia os deputados indecisos. E que seja Bem – vindos quem desejar nos acompanhar, afinal, a luta não é minha, não é sua, é de todos nós!!!. Abs. a todos.

    • José disse:

      Ilustre colega, somente extinguir a taxa de inscrição não resolve o problema. Segundo o ´Presidente da OAB, caso seja extinta a taxa, ele fará um só exame por ano. Portanto, vai prejudicar muita gente. Não deixa de ser uma forma de retaliação. Da OAB nós podemos esperar tudo, eles não tem limite, são vingativos. Quem não está do lado deles, está contra eles e aí, começa a perseguição.

      • José disse:

        Em complemento ao comentário acima: Depois que o Presidente da Câmara Deputado Eduardo Cunha disse em rede nacional com todas as letras , que os dirigentes da OAB pagam em dobro para os examinadores, por cada REPROVAÇÃO , não dá para mensurar o caráter deles, passou dos limites toleráveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s