PROTOCOLO DE JOINVILLE CONTRA A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL (início:Dezembro de 2008)”
Introdução:
A explosão demográfica no mundo precisa ser contida ou equacionada, todas as análises sinceras e imparciais demonstram isso. Análises multidisciplinares de antropologia, ecologia, de sociologia, de tecnologia, de teologia, de energia, de urbanismo, de saúde pública, etc…etc… a nível local e global , todas demonstram que vivemos numa explosão demográfica insustentável no presente e acumulando graves conseqüências para o futuro .
Muitos tabus (e controvérsias) “cercam” o tema : Explosão demográfica. Isso atrasou sua discussão serene e desapaixonada, o que torna o tema ainda mais urgente e necessário seu esclarecimento. De ceta forma, a explosão demográfica mundial já ocorreu e estamos agravando os problemas. Por isso, estamos criando o PROTOCOLO DE JOINVILLE CONTRA A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA.
Todos os países, todas as nações, todos os seres humanos, são convidadas para aderir a esta causa de educação e cidadania planetária.
O Brasil, pela suas características, sua história , seu povo (índios, Amazônia, Pantanal, manguezais, etc…), é o país mais indicado para liderar este protocolo de intenções e compromissos entre os povos e entre seus representantes legais.
Por exemplo: 40 % do desmatamento da Amazônia é para criação de gado e plantação de soja (naturalmente, as pessoas precisam comer). As necessidades gigantescas por recursos, crescem mais que a capacidade para investimentos (a violência crescente e diversificada, pode ser sintoma da explosão demográfica). No mundo, já se vê conflitos por água, terra, comida, energia, graves impactos ambientais, ecossistemas ameaçados, falta de educação ambiental, etc…
Demógrafos (geralmente sacerdotes, conservadores e afins), costumam dizer que a população estabilizará “naturalmente” em 50 anos. Isso deve ser tomado apenas como mensagem de esperança (não pode ser considerada uma análise crítica e serena para balizar o presente e futuro, a menos que a mensagem já incluía a possibilidade de surgimento do protocolo de Joinville). Por exemplo: O Brasil não consegue erradicar sequer o analfabetismo , quem dirá estabelecer a educação para o planejamento familiar (que enfrentará crenças arraigadas, instintos fisiológicos , outros poderão entender como invasão de privacidade, etc…).
A revista Veja 20071, de 30/07/2008, sob título de capa: CADÊ OS BEBÊS ? apresenta estudo equivocado de José E. Diniz Alves (do IBGE), que só considera a atual taxa de fertilidade da mulher (em aproxim. 1,8 filhos por mulher), afirmando que esse numero indica redução da população, o que é terrível equivoco que deve ser atribuído ao Sr. Jose E. D. Alves e não ao IBGE, pois colocaria em cheque a credibilidade de tão importante instituição . Não considera a taxa de crescimento populacional no Brasil (de aproxim. 1,6% ao ano, o que significa acréscimo de aproxim. 3,5 milhões de pessoas a cada ano ) . A reportagem citada, também não combina com a reportagem da página 130, na mesma revista, bem como desmente-se por declaração do Fundo da ONU para a população que afirma taxa de crescimento da população em 1,3 % ao ano (isso significa acréscimo de aproxim. 2,3 milhões de pessoas há mais por ano, só no Brasil, calcule-se no mundo inteiro (?) .
De 1940 a 1980, a população mundial mais que dobrou: passou de 2 bilhões para quase 4,5 bilhões de pessoas . Isto significa: em apenas 40 anos a população cresceu mais que em toda sua história de milhares de anos. Atualmente; 2008, já somos 6,7 bilhões de pessoas . Onde chegaremos? à auto-destruição ? Sérios estudos mostram que a sociedade tem pouca compreensão de matemática (e lógica), por exemplo: “basta um casal humano jovem, ter dois filhos, para aumentar sua população em mais 300 % (trezentos por cento) em setenta anos” **. O mito de que atualmente as famílias são menores e isso evita a explosão demográfica , cai por terra (em Joinville, atualmente, ainda temos centenas de mulheres jovens com prole de dez filhos ou mais. Em outras regiões do país a situação não é diferente) . Se no passado havia grande aumento populacional relativo (por exemplo: 3% ao ano, no Brasil na década de 1950. E 1,7% ao ano , década de 2000), atualmente tem-se gigantesco aumento populacional absoluto , atualmente, acréscimo (i.é. já descontado os que morrem) de aproxim. dois e meio milhões de pessoas, a cada ano, só no Brasil .
E não há perspectiva de diminuição. Pois, mesmo se decrescer muito a taxa de crescimento relativo, por fatores como; diminuição da natalidade, aumento da longevidade, redução da mortalidade, etc… , fatalmente farão explodir o crescimento absoluto, devido ao forte crescimento relativo ocorrido no passado recente (ou últimos duzentos anos). A situação é análoga para a maior parte dos grandes países. Por exemplo , o querido país Filipinas, que sofreu ditaduras cruéis e desastres naturais terríveis como tsunamis, etc…possui população de 92.681.453 milhões de habitantes , que deve duplicar em trinta anos.
Objetivo Geral
Promover de forma organizada um fórum bi-anual com todos os lideres mundiais, para educação e discussão dos problemas da explosão demográfica no planeta terra, quiçá conseguir estabelecer metas demográficas para cada país, conforme as realidades de cada país.
Objetivos específicos
1º ) Colaborar e promover a educação para a paternidade e maternidade responsável.
2º) Estamos propondo que a explosão demográfica humana no mundo seja enquadrada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença Humana, Social e Ambiental. Cujos efeitos nocivos prejudica a saúde de toda a humanidade.
Assim, da mesma como foi necessário criar vacinas para doenças como Varíola, Polimielite, Tétano, coqueluche, etc… também é necessário esforço mundial para enfrentar a doença “Explosão demográfica humana mundial” (assim, fica afastado o falso argumento de que “a explosão demográfica é vontade de Deus” , pois uma doença existe e deve ser tratada independentemente de alguém supor que seja “vontade de Deus”.)
Justificativa
Alguém pode argumentar : se sobrevoarmos o interior do Brasil e arredores de grandes cidades, pode-se ver que temos muitas matas e áreas que poderiam “tranquilamente” abrigar “muitas” moradias. Essa “constatação” é outro terrível equívoco, pois as pessoas não dependem só de “moradias” (ou casas), dependem de alimentação (mais desmatamento), água, sistema de esgoto, de lazer, de transportes (automóvel, moto, ônibus, etc…), roupas (algodão), sapatos (couro, plásticos, etc…), fraldas (descartáveis ou não. Muitas mães não aceitem não poderem usar as “descartáveis”, é direito antropológico, afirmam). Em suma: Os impactos ambientais serão desastrosos e para sempre, muito além das “inocentes” moradias . Ademais, essa
ocupação trágica; das matas e encostas já está ocorrendo velozmente.
Outro eventual argumento, contra nosso projeto de redução de redução da explosão demográfica, é :
no interior do Brasil vê-se pequenas cidades diminuindo sua população. Mas, isso ocorre em algumas cidades cuja cultura já é de poucos filhos, por exemplo, cidades de origem alemã de santa Catarina, mas mesmo aqui existem cidades com cultura de muitos filhos, essas últimas não crescem sua população, mas o êxodo rural faz essa população aumentar em outras cidades.
Outro contra-argumento é de que, em alguns países; como a Alemanha, a população decresceu e hoje a taxa de crescimento é zero. Isso é um equívoco. Não é zero, ocorre que; a Alemanha incentivou sua população para emigrar, especialmente nos últimos dois séculos. Assim,
sua população atualmente está crescendo em outros continentes . Destruindo o planeta em ambientes, onde antes havia o equilíbrio: população x natureza (observe-se quantos milhões de brasileiros, são oriundos da Alemanha, provavelmente uns 20 milhões de pessoas. Faria grande diferença lá, pois no Brasil cabem 23 Alemanhas Também é sabido que os alemães , talvez devido a influência da igreja Luterana, geralmente tem prole de poucos filhos) . Também, conforme Cláudio Vicentino [1], até o século 11 a população na Europa tinha taxa de crescimento zero, mas após o século 13 passou a índice positivo e; para nosso problema, esse índice não parou mais de crescer, então urge retomar a taxa de crescimento zero, pois os víveres, aumentaram de forna significativa (impactando e destruindo mais o meio ambiente) mas continuam limitados .
Grandes economistas, no passado já alertavam para o problema da explosão demográfica, como por exemplo: Thomas Malthus, James Mil e John Mil e outros. Em nossa época, líderes mundiais tem apresentado importantes indicativos deste problema (Nosso futuro comum da ONU, Protocolo de Kyoto, de Montreal, Comitê do clima , etc…), mas ficam carentes de uma solução efetiva, pois social e complexa. Mas, agora, com nosso complemento há mais esperanças.
Estamos propondo que a explosão demográfica humana no mundo seja enquadrada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença Humana, Social e Ambiental. Cujos efeitos nocivos prejudica a saúde de toda a humanidade. Assim, da mesma como foi necessário criar vacinas para doenças como Varíola, Polimielite, Tétano, coqueluche, etc… também é necessário esforço mundial para enfrentar a doença Explosão demográfica humana mundial (assim, fica afastado o falso argumento de que “a explosão demográfica é vontade de Deus” , pois uma doença existe e deve ser tratada, independente de ser vontade de Deus.)
A situação é tão grave que, mesmo religiosos tem apresentado preocupação latente e já aceitam um certo “controle planejado” da população humana . É lícito afirmar que; naturalmente, não podemos impedir a explosão demográfica, poderemos apenas diminuir sua velocidade de crescimento. Urge explicar que combater a explosão demográfica por meios humanitários, não prejudica a religião, pelo contrário, pode-se chamar de uma cooperação divina (Deus agindo em defesa da humanidade, ou: Deus escreve certo por linha tortas…) . Algumas religiões, num primeiro momento, poderão resistir a esse novo paradigma, mas cremos que lentamente deverão aderir e trazer grandes contribuições .
“Eduque os pais e governos, ou não conseguirá dar água e alimentar tantas crianças, chorarás com elas, mas isso não as alimentarás. Ainda assim, se saciares milhões delas, não saciarás bilhões delas, pois a terra é limitada (e na tentativa de saciá-las, destruiu toda a natureza) então descobrirás que apenas enganou-as por um tempo, chegou ao limite e piorou a vida delas, pois destruiu também a esperança e o futuro. Única solução: PROTOCOLO DE JOINVILLE CONTRA A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL ” .
Esta é uma iniciativa popular pela cidadania, independente e com base ética, voluntária e não remunerada, sem vínculo com quaisquer organizações, seitas e/ou ou interesses econômicos ou políticos partidários. Para evitar mal entendido, ao se falar para a população humilde (e pessoas pouco esclarecidas) é aconselhável usar o termoexplosão humana no mundo. Pois, pessoas simplórias, na sua santa ingenuidade, tendem a confundir “demografia”, com coisa do “demo” (demônio), diante dessa palavra eles se calam assustados.
**Análise da imigração sofrida pelo Brasil (nos últimos duzentos anos), isso para cada casal jovem que entrou no Brasil . Com a agravante de que os imigrantes (portugueses, espanhóis, africanos, libaneses, etc…) geralmente tinham bem mais que dois filhos (estima-se aproxim. média de seis filhos). Ademais a campanha precisa ser mundial (todos os povos). Uma única pessoa, desde seu nascimento e durante toda sua vida (em media 73 anos) , produzirá toneladas de lixo inorgânico e orgânico , toneladas de esgoto, toneladas de gazes poluentes (incluindo-se fumaça, gás carbônico etc…), sem saber (só comprando comida) desmatará centenas de hectares de matas nativas e secundarias, sem saber (só comprando roupas de algodão e similares) desmatará centenas de hectares de florestas para plantação de algodão. Poluirá rios , lagos, mangues e mares.
***Doutores deverão ser chamados para explicar nossa proposta, espero que não esqueçam de chamar a mim, que não sou doutor, sou do povo. Temos mais fundamentos para embasar e executar a proposta.
Nota: O símbolo do protocolo de Joinville é o UROPLATUS. Animal das ILHAS MADAGASCAR .
Existem poucos indivíduos , pois seus habitats estão sendo invadidos por humanos (habitação, agricultura, etc…). Mas, o símbolo também poderá ser um bebê,
uma arara-azul, um peixe-boi, o Planeta terra, aceita-se sugestões :
O texto a seguir, foi acrescentado pelo advento do FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, que; neste ano, está ocorrendo em Manaus – AM – Brasil. O autor é estudioso de ecologia (sendo ecologista desde 1983), É co-fundador da ONG: Associação Movimento Ecológico Harmonia. Com todo o respeito, o atual FÓRUM SOCIAL MUNDIAL , denunciando a devastação da amazônia, etc…, etc… precisa fazer uma reflexão e unirmos-nos nesta causa : A devastação ocorre porque existe demanda (isto é: existe quem compra, e assim motiva quem quer ou precisa vender. Assim como existe quem vende “salvação da alma”, se “livrar dos pecados”, etc… ). Desta forma um passa a depender do outro, assim, ocorre com os devastadores da Amazônia, eles não se importam com nossas necessidades de sociedade, cidadãos, ecologistas, ambientalistas, etc…etc… Pois , “Apenas, respeitar a natureza”” não vai colocar comida na mesa de quem tem fome”. Cabe a nós; estudados, “privilegiados”, pensantes, ambientalistas, tão somente buscar; formas humanistas de regular o número de famintos, antes que seja tarde demais.
Algumas pessoas ligadas às igrejas tem nos combatido (ou apenas nos contrariado), pois consideram nosso pensamento contrário aos dogmas de igrejas. Mas, reflitamos: pessoas que prestaram juramento ou ritual de obediência aos dogmas da igreja, merecem mais compreensão que críticas. Na verdade, as igrejas são resultado de uma “benção” que é a liberdade de pensamento e expressão (pois, se os imperadores de Roma, não tivessem permitido Cristo e seus discípulos, não poderiam sair pelas ruas discursando e arregimentando pessoas. Nem Maomé, nem outros “profetas” poderiam sair às ruas pregando suas “descobertas” e conclamando pessoas a seguir-lhe), então: bendita seja a liberdade de pensamento e expressão, ou livre arbítrio, verdadeira força divina, tão útil a vida da civilização.
Com relação ao FORUM SOCIAL MUNDIAL, nos últimos dias temos vistos, sacerdotes de várias matizes, denunciando o “egoísmo no capitalismo, que precisa ser enfrentado” , “…” , “…”, blá-blá-blá. Ocorre que o vaticano; na bolsa de valores, compra ações de fabricantes de preservativos (apesar de combater o uso de preservativos) . Portanto, o vaticano é capitalista (o que não é pecado, obviamente) .
É lícito afirmar: aumento super-exagerado da população é o atual e principal problema mundial, não é o “egoísmo”, não é a “falta de ética e caráter dos políticos, ou de capitalistas, etc… ” (sim, estes são problemas que precisam ser enfrentados e equacionados, mas não são os mais prioritários. Já que todos somos humanos e vítimas das franquezas humanas, … . Todas as fraquezas humanas, sempre existiram e; provavelmente, continuaram a existir). Mas os sacerdotes já direcionaram (e limitam) as discussões para o FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, que é : “COMBATER O EGOÍSMO, TÃO SOMENTE” (?), [interprete-se: apenas combater o “capitalismo selvagem” (?), o que limita; ou restringe a discussão]. O capitalismo (ou: exploração da produção excedente. Ou ainda: livre iniciativa , com participação, ou sem participação do governo) é apenas um caminho econômico para assegurar víveres à espécie humana, mas o dito “capitalismo” não tem limites , exceto se considerar a existência do meio ambiente. Encaminhamos carta ao presidente Lula, convidando-o a participar e liderar essa campanha a nível mundial .
As igrejas todas, serão muito bem vindas no FÓRUM: PROTOCOLO DE JOINVILLE CONTRA A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL. Afinal , precisamos unir nossos ideais maiores, que são: Proteger a vida dos seres humanos e proteger a toda a natureza, agora mais do que nunca .
Existe latente estratégia de combate ao crescimento do islamismo no mundo, contra-atacando com crescimento populacional no ocidente. Mas, urge uma trégua, a natureza pede trégua às disputas humana-político-religiosas (muitas vezes travestidas de “guerras santas”).
O texto a seguir é um comentário explicativo, devido a surgimento de um outro movimento para salvação do planeta contra a explosão demográfica mundial, chamado: Movimento de Extinção Humana Voluntária (desconhecemos a origem deste movimento, ver mais detalhes em http://www.vhemt.org/pindex.htm), cuja essência é agrupar pessoas e educa-las para não terem filho, pois afirmam : “deixar de procriar, permitirá à biosfera terrestre retornar à boa saúde. Condições sufocadas e escassez de recursos apresentarão melhora à medida que nos tornarmos menos densos”. Este movimento significa e traz uma mensagem para todos nós humanos, que entre nós terráqueos existem pessoas que são espiritualistas, religiosos, humanistas e congeneres, que temem a morte (ou que valorizam a vida humana, como bem maior a preservar), mas não somos todos iguais, temos semelhantes que pensam bem diferente e não podemos ignorar. Significa que a situação da demografia humana está tão ameaçadora e grave que grupos de humanos já decidiram se auto extinguir, não procriando ( Infelizmente , essa “não procriação”, será entendida por pessoas cultas ou bem inteligentes e estas não procriarão. Mas, as pessoas simplórias , brutas, com deficiência de aprendizagem, ou com baixo “QI”, se procriarão , pois são dominadas fortemente apenas pelo instinto sexual descontrolado, assim, para o futuro, à sociedade faltará cérebros hereditários. Numa situação parecida com o filme IDIOCRACIA, que pode ser assistido inteiro no site youtube, assista em : http://www.youtube.com/watch?v=gK2diven4RU ).
Urge reafirmar, que o PROTOCOLO DE JOINVILLE, NÃO PROPÕE ATOS DE AUTO EXTINÇÃO , mas tão somente reunir todos os líderes mundiais, para juntos, em comum acordo implantarem políticas de planejamento familiar com objetivo de redução do crescimento populacional e quiçá estabelecer metas a serem atingidas (entendendo-se como meta : estabelecer objetivos ou valores absolutos a alcançar em um tempo certo).
O texto a seguir foi inserido pelo advento do encontro de autoridades, em 05/03/2009, para discussão das calamidades naturais (furacão, enchentes, etc…) ocorridas no Estado de Santa Catarina com centenas de mortes, e proposta de instalar no Estado um sofisticado laboratório de acompanhamento climático :
Durante o evento, na câmara de vereadores de Joinville , pedi apoios dos deputados federais Gabeira e Paulo Bornhausen. O Gabeira (famoso político e militante ecologista) foi pego de surpresa e respondeu assim:
─ “O problema da explosão demográfica, passa pela educação e informação” .
Porém, ocorre que o FORUM que estamos propondo, vem exatamente cumprir essa função
EDUCAR, INFORMAR, CONSCIENTIZAR VERDADEIRAMENTE (e não apenas com discursos em plenários fechados) .
Recebam nosso caloroso convite especial para vocês todos participarem conosco, caso desejem.
Ficaremos muito felizes em contar com vossos apoios (e/ou sugestões).
As recentes enchentes com centenas de mortes, ocorridas em Santa Catarina (nas encostas de Angra dos Reis -RJ e em outras localidades) podem ajudar a quebrar eventuais dúvidas e/ou resistências teo-políticas. Pois, com todo o respeito aos participantes de defesas civis (que tem nossos incondicionais apoios), mas pode-se inferir que muitos eventos ricos em discursos e trágicas reclamações, há décadas , apenas amaldiçoam a escuridão, porém agora podemos acender uma luz (ou pelo menos tentar analisar caminhos seguros, afinal as tragédias naturais tendem a aumentar com a explosão demográfica).
O texto a seguir, foi acrescentado em maio/2009, devido a polêmica do Código ambiental de Santa Catarina (lei do Governador de Estado, que já foi aprovada Assembléia legislativa), que preconiza redução da área de mata ciliar a ser preservada para 5 (cinco metros em cada lado de rios, pela lei federal é 30 , trinta , metros). No nosso entender, até poucos anos atrás área a ser preservada poderia ter cem metros, e não teria problemas porque havia terras sobrando. Porém, agora alguns agricultores brigam por 25 metros, logo vão também exigir todas as margens dos rios e depois vão exigir plantar até sobre os rios, o que é de se prever e se esperar, a menos que reduza-se a cegueira da pressão geográfica-econômica provocada pela atual explosão demográfica.
Muitos governantes vêem o crescimento populacional como útil, pois aumenta aritmeticamente a arrecadação de impostos, assim, podendo-se atender mais necessidades da população (ideal nobre), mas enganoso, pois aumentam-se exponencialmente as demandas/necessidades (até um ponto de equilíbrio, já alcançado na maioria dos Estados) . Zerar a taxa de crescimento, terá implicação na economia (ou, no processo econômico atual) pois a “economia precisa crescer”, mas isso pode ser equacionado depois, pois zerar a taxa de crescimento da natalidade, não significa parar de nascer gente, é diferente (analisamos a questão econômica e forças sociais, a economia continuará crescendo, apenas crescerá com mais humanidade e menor impacto ao meio ambiente).
Para vossas análises, o plano básico é conseguir realizar o Fórum daqui cinco anos; no Centreventos de Joinville, por exemplo (será encontro ecumênico, supra-partidário, transnacional, e quiçá: transcendental).
Desejamos contar com o apoio da ONU, OEA, FAO, OIT, UNESCO, CNBB, UNICEF, Greenpeace, WWF, SOS Mata Atlântica, One hearth.org (assistam um filme, em : http://www.youtube.com/watch?v=u2mlwLNC3RA) , sociedade mundial organizada e afins, a princípio para divulgação e preparação.
O Forum PROTOCOLO DE JOINVILLE CONTRA A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL é iniciativa popular e legítima, está sendo coordenado pela nossa ONG :
ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO ECOLÓGICO HARMONIA (fundada legalmente em 1985, na cidade de Joinville –Santa Catarina – Brasil).
_________________________________________
Adendos, a considerar, para inserir:
Respondamos, a pergunta abaixo, sob uma visão maior
Como estou? , ou como estamos, todos ? :
Resposta: a) ”sem saída ! ” tal qual náufragos numa ilha distante, para sair precisaremos “navegar” pelo espaço, milhares de anos luzes… sem certeza de chegada …
Resposta b) “perdidos e sem saída” , enlouquecidos, todos cegos; tal qual vermes irracionais, atacando e comendo; ferozmente e desesperadamente, uma pequena e frágil fruta chamada planeta terra…
Seriam assim, sugestões de respostas para a pergunta, como estou? ou como estamos?
É difícil entender?
A massa (população mundial ); perdoemos, infelizmente não podem entender isso, a massa ao que parece, consegue entender coisas simples, por exemplo, que: assistir jogo de futebol é passatempo, diversão, “esporte”, “saúde” (?) … e outras trivialidades, ou “ocupações inocentes” (ou seriam: negligências e irresponsabilidades? então ajudemos-os. Mas, por prudência deveríamos considera-los “imputáveis” , i.é. não podem ser responsabilizados por seu atos, por mais graves e ultrajantes que sejam ). Para a massa nos compreender pode exigir grande, demorado e paciente esforço em educação , mas não há mais tempo, a hora é urgente, ou tudo será perdido, e seremos nós (líderes ou inteligentes os únicos culpados) , não importando se o sofrimento é perda é de todos.
As pessoas (a massa, a multidão) em Bangladesh, Índia e outros lugares; se se olhar bem, se se comparar ao padrão de vida de países desenvolvidos e na visão dos que vivem nesses países desenvolvidos, vivem como vermes irracionais. Recentemente, uma reportagem mostrou uma senhora indiana , que foi buscar água para sua prole , num balde como faz todos os dias; mas para pegar a água, antes teve que afastar a carcaça de um animal morto que flutuava na água
em meio ao lixo. E lá consideram isso como destino, natural, “provação divina”, ou outra forma de se conformar. Aqui no Brasil , nas grandes cidades, a situação não é muito diferente, dada a violência e criminalidade.
Assim, a Explosão demográfica, vai se firmando e destruindo tudo.
Essa bomba retardada e silenciosa chamada explosão demográfica , sem sabermos é protegida e encorajada pela religião, ou melhor pela interpretação errada da religião. A ganância, o egocentrismo e cegueira de alguns líderes religiosos, está nos colocando num terrível caminho de tristezas, sem volta.
Vamos exigir da população mundial:
Por amor aos bebês, paremos de ter tantos bebês !
Reservamos todo o respeito à religião (religação a Deus criador), reconhecemos suas imperfeições bem como sua história e sua contribuição para o progresso da civilização . Assim, naturalmente , num mundo extremamente conturbado de antigamente (idade média), medidas drásticas foram tomadas , mas que precisam ser revistas, por exemplo:
Porque o Planeta terra está sendo destruído pela explosão demográfica mundial ?
A igreja judaica e católica (que são base de muitas outras religiões) precisou desprezar as outras espécies de seres vivos, a fauna, a flora, os habitas naturais (biomas), provavelmente, porque estas não podiam pegar em armas para defender a igreja nos conflitos de antigamente (como os das cruzadas, nos séculos X e XII, contra os muçulmanos), as igrejas precisavam de gente para a guerra , como precisavam de “bala de canhão” . Provavelmente, desta necessidade de defender a igreja, veio a ordem : CRESCEI E MULTIPLICAI E ENCHEI A TERRA DOMINAI TODAS AS CRIATURAS. Com o tempo, as pessoas tornaram isso “sagrado” (e por isso, até hoje, todos tem medo de falar nisso, pensam que é pecado, é contra a igreja, etc…) e foi esquecido para que foi criada aquela ordem (tão danosa ao planeta em nossa época, mas talvez justificável nas épocas antigas) .
Não existe uma ação internacional (ou holística) para o bem de todos as espécies que formam a vida no Planeta (isso sim é um maior pecado, é uma opção pela morte de todos, uma negligência grave, está condenando à morte milhares de espécies e formas de vida que possibilitam a vida no planeta). Infelizmente, na nossa civilização, só existem ações para o bem da igreja, para o bem dos costumes e do poder de governar (isso parece difícil as pessoas perceberem, mas insistamos, faz sentido), não existem ações da civilização para defender e possibilitar a vida de todos em harmonia com a natureza do planeta (como havia , por exemplo, entre os índios nativos do Brasil pré-cabralino) seja nas igrejas cristãs, Judaicas, ou Islamismo, nem hinduísta.
Chegamos a uma “encruzilhada” , urge tomarmos uma decisão: “OU MUDANÇA, ou continuar a MATANÇA” (isto é : matança das outras espécies, que compartilham a terra, aves, répteis, peixes, florestas, insetos, etc…, etc… e outras milhares de espécies. Não dá mais para continuar assim. Provavelmente, só há uma saída:
Only solution:
JOINVILLE PROTOCOL AGAINST THE WORLD POPULATION EXPLOSION. Explore, help us : www.amayorca.blogspot.com.br
Única saída, PROTOCOLO DE JONVILLE CONTRA A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL, visite , conheça , apoie:
Não é fácil aceitar essa constatação, mas nossa “espécie humana” está virando uma espécie de praga , atacando ferozmente; como se tivesse vida independente, uma bela fruta de bilhões de anos chamada Planeta Terra. No nordeste brasileiro voltou a ser comum casais terem vinte filhos (para ganhar o bolsa família). Vejam a situação dramática que é a Índia, Bangladesh, indonésia e outros países superpopulosos (dramática também é a situação no Brasil, devido a insegurança, o trânsito sempre congestionado das grandes cidades, bem como a terrível ocupação dos morros , encostas, mangues e outros ecossistemas, no Rio de Janeiro a prefeitura já cerca topos de morro com muros para impedir a invasão, mas os invasores abrem buracos no muro, situação tão silenciosa quanto desesperadora).
Cabe uma analogia entre ação humana e equilíbrio ambiental (preservação). Por exemplo, para muitas pessoas é triste ver pássaros nativos presos em gaiolas (principalmente , porque muitos pássaros não se reproduzem em cativeiros, presos estão condenados a desaparecer sua espécie, é o caso por exemplo do sanhaçu vermelho, sabiá e outras), porém mesmo não aprisionando pássaros em gaiolas, as pessoas estão destruindo suas espécies, pois cada casa (terreno) para habitação, derrubou uma ou mais florestas (ou incentivou, ou patrocinou a derrubada) desalojando famílias de pássaros e milhares de outras espécies, assim reduzindo paulatinamente a quantidade de espécies e agravando os desequilíbrios ambientais.
.
Cada país tem seus problemas e soluções internas de administração e política, que são de rotina. Mas, infelizmente, não há tempo para “promover a educação …blá, blá…” , temos que salvar as pessoas e seu planeta, antes que não exista mais equilíbrio ambiental, florestas, rios limpos, espécies nativas, etc…
A igreja (ou setores ligados a ela), afirma que : “não haverá explosão demográfica , porque a população se estabilizará em 2050 ” . Nos nossos estudos, infere-se que a população não estabilizará em 2050, longe disso. Também: “a explosão demográfica humana mundial, não vai ocorrer, ela já está ocorrendo desde os anos sessenta e setenta. Se Planeta Terra atualmente, já somos mais de 7 bilhões de pessoas , sob taxa de crescimento de aproximadamente 1,8 % a.a. Em nossa época, estamos acrescentando 112 milhões de pessoas todo ano (certamente a maioria da população contribui com esse insano acréscimo sem se perceber e sem calcular os tramáticos problemas insolúveis que acarretam) . Assim, em 2050 , sob previsão otimista, se se obter população de 9 bilhões de pessoas , estaremos acrescentando todo ano cerca 100 (cem milhões de pessoas). Mas, todos são números fictícios (mesmo os oficiais), pois, a ONU não descarta a possibilidade da população humana chegar aos catastróficos 30 bilhões de pessoas (isso ocorrerá se medidas de prevenção não forem tomadas a tempo, afirmam. Isso indica que a ONU pede ajuda, o que é compreensível e admirável ) .
A ameaçadora existência de 400 usinas nucleares no mundo, as 67 usinas nucleares em construção e as 41 usinas nucleares encomendadas, somadas à necessidade da usina de Belo Monte e mais “Belos Montes” , e mais usinas nucleares, é um sintoma trágico dessa explosão demográfica escancarada . Em nosso Estado de Santa Catarina, em 1974, sofremos uma enchente marcante , quando uma barragem rompeu, inundando e matando mais de cem pessoas (em Orleans, usina hidrelétrica). Isto nos traz uma importante reflexão, que pode ser interpretada para a “barragem demográfica” : O QUE ROMPE UMA BARRAGEM , NÃO SÃO OS MILHÕES DE METROS CÚBICOS D´ ÁGUA ARMAZENADOS, MAS OS ÚLTIMOS MILILITROS (OU SEJA , AS ÚLTIMAS GOTAS) , QUE TORNAM A CATÁSTROFE IRREVERSÍVEL.
No meio acadêmico, mais de esquerda (socialista) existe uma opinião:
“Quem destrói a natureza são os ricos, porque estes consomem mais alimentos, produzem mais lixo, mais esgotos, gases , poluição , etc…)” .
Contudo, observa-se a seguinte realidade:
A) Aqui, está em discussão a defesa da natureza do planeta terra, salvar nosso ambiente, fauna, e flora, não está em discussão justiça social, capitalismo, socialismo, egoísmo, altruísmo, etc… (nem divisão da sociedade sócio-econômica, racial, cultural, religiosa, etc… ademais injustiças sociais ocorrem em qualquer regime de governo, quando se corrompeu o ideal do regime inicialmente proposto) são pontos importantes, mas não cabe aqui (ademais justiça social muda com tempo e governos. Mas, talvez, depois, no futuro, justiça social possa até ser encaixado neste protocolo, mas não podemos criar chantagens com a natureza, criar dificuldades para a sustentabilidade perene de todos que vivem em interação no Planeta terra) .
B) Seja o “terráqueo” rico ou pobre (cidadão), ambos tem culpa pela destruição do planeta. Pois, sendo rico só se pode almoçar uma vez ao dia, jantar uma vez ao dia, dirigir só um carro. Vestir só uma roupa. Morar só numa casa (p. ex. ainda que tenha casa de praia, só se pode ocupar uma de cada vez).
C) Seja rico ou pobre, ambos são réus (culpados pela destruição da natureza), pois, para cada rico com poder de consumo, p. ex. devem existir 1.000 pobres (ou mais) que, pela quantidade, produzem também muito lixo e destruição, principalmente desmatando as florestas para criar lotes, terrenos para tantas habitações (casas, terrenos, ruas, praças, escolas, plantações, etc…, etc…). Coincidentemente, grande quantidade de gente significa mais produção de lixo, em nossa época (2013, descartar lixo é um grande problema, em Singapura, estão queimando o lixo e aterrando piscinas feitas no mar, para assim; com as cinzas do lixos, formar ilhas, ou aumentar a área do continente avançando o mar, porém para cercar essa piscina exige pedras e/ou outro material finito retirado do ambiente natural).
D) Para a natureza, não importa quem está destruindo-a e desaparecendo espécies todos os dias, para ela o que interessa é que: Parem de destruí-la ! venha donde vier a destruição.
Poder-se-ia sugerir: projetos de “ocupação sustentável” (o que, em muitos lugares, já é tarde demais), contudo também tem riscos, estas são ações isoladas, localizadas, pequenas, planejadas, mas é impraticável a nível global. Urge entender isso ! Quem entender isso, por favor divulguem. Nosso estudo e proposta é sério e bem embasado, que é o projeto:
PROTOCOLO DE JOINVILLE CONTRA A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL É para pensar com profundidade mesmo. É uma realidade dura, mas necessária enfrentá-la.
- e)Recentemente, temos visto pensadores como Leonardo Boff, argumentar que “a vida humana será extinta, …” . Discordamos disso, entendemos que a espécie humana continuará existindo, mas como nauseabundos desanimados e perdidos em violências, como já vivem os viciados em drogas da Cracolândia e outros lugares.
Cabe refletir: a quem pertence a vida de um indivíduo? os seres vivos não nos pertencem , todos os seres que nascem pertencem à própria vida, para que ela possa existir , por isso nascimento e morte são necessários à vida. Entretanto, rompemos esta ética quando, talvez por egoísmo ou boa intenção de alguns, aceitamos e adotamos a conhecida “ordem” que nos foi imposta: “CRESCEI E MULTIPLICAI E ENCHEI A TERRA, DOMINAI TODAS AS CRIATURAS…” que nos foi imposta por religiosos tão sentimentais quanto bem intencionados, mas nos colocou num tremendo desequilíbrio e catastrófico aumento demográfica e ambiental mundial.
- f)Temos conversado com diversos especialistas em demografia e áreas correlatas, como: biólogos, sociólogos, pediatras, religiosos e outros. Observa-se conflitos e desconhecimentos nos conceitos mais básicos, por exemplo; afirmamos : “Mesmo que um casal tenha apenas dois filhos, paradoxalmente e de forma chocante, isso não significa ‘repor a população’, significará aumentar a população em cerca de 400% a cada 80 anos”. Isso, porque a taxa de vida média está em aproximadamente 80 anos de idade, assim a cada vinte anos ocorrerá novo nascimento de mais dois humanos , num crescimento com taxa exponencial. Também, muitos não consideram as brutais diferenças regionais, por exemplo: enquanto muitas famílias da região sul tem dois filhos, na região norte e nordeste as famílias tem mais de dez filhos e nada é feito para equacionar essas diferenças. Outro dado que leca a confusão, é: citar “taxa de crescimento de “2% ao ano, isto é muito diferente de entender “2 filhos por casal”.
G)As irreproduzíveis florestas (sua diversidade, floras e faunas) não precisam de nós, nós é que dependemos das florestas. Todas as espécies querem e precisam viver, não só a nossa. Chega de tantos inconsequentes nascimentos humanos, busquemos a redução da explosão demográfica já ! Alguém pode argumentar : “Se existe explosão demográfica da espécie humana, e isto causa desequilíbrio ambiental, Deus quis assim, pois ele tudo criou a vida como ela é ” . Respondemos que : “Deus criou a vida e morte, vários tipos de mortes (pestes, doenças, acidentes, .. falhas desde a concepção, para que ocorressem muitas mortes e assim se manter o equilíbrio ambiental), nós com invenções, conseguimos fugir de muitas mortes e aumentamos nossa longevidade, assim, nós é que somos culpados pela explosão demográfica e pelos problemas e ameaças que ela nos traz . Única saída : PROTOCOLO DE JOINVILLE CONTRA A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL .
Fonte: amayorca
nunc suus ‘ad realem’
Todas as instituições sejam elas governamentais ou nao, elas fingem quererem salvar o planeta, querendo salvar um bicho aqui e outro ali, Nem uma tem como objetivo principal o controle de natalidade humana. Pois o controle de natalidade humana por si só, já resolve todos os outros problemas, Pois sem o parasitismo humano, a própria natureza se regenera sozinha. Assim sendo, todo ou qualquer projeto que diz querer salvar o planeta que nao tenha como tema principal, controle de Natalidade Humana, é falso, é só para a recardar dinheiro.
Senhores, como previsto, a enquete da câmara tem mostrado que aqueles que defendem a manutenção dessa “Aberração” (in)constitucional, tem derrubado em nosso desfavor. Vejo muitos nessa pagina falarem contra o exame, mas o que me admira e me entristece é a falta de compromisso com a luta para dizimar com o dito cujo exame. Recentemente criticaram o colega Reynaldo Arantes do MNBD em postar fotos com Congressistas que ASSINARAM o PL que visa extinguir com a taxa do exame, ao afirmarem que o mesmo estava fazendo “campanha” para os mesmos. Ora colegas, se Reynaldo está fazendo campanha para aqueles que ASSINARAM o PL em nosso favor, qual é o mal que ele está fazendo se foi publicado nessa mesma pagina a candidatura de Wyllian Johnes da OBB a Deputado Federal por São Paulo,como também é candidato a Deputado Federal Paulo Teixeira que é irmão de Rubens Teixeira, esses que são baluartes da nossa luta??? Pior nisso tudo, é ver uma enquete com menos de 40. Mil Bels. Direito votantes, quando no universo de reprovados no exame são mais de (100) cem mil. Pior, pagando R$.200,00 duzentos reais a OAB e sem nada fazerem. Se somos (4.000 quatro milhões de Bacharéis em Direito no Brasil, acredito que o grande culpado nessa luta somos nós. Algumas vezes chego a pensar se vale a pena entrar numa luta em que os seus principais atores se acovardam ou tomaram o veneno de Estocolmo. Já fiz esse comentário anteriormente, e repito, não tenho procuração de Reynaldo ou de quem quer seja, apenas acho injusto ataques a praticamente um único movimento que tem se debruçado sozinho nessa luta sem o apoio dos maiores interessados que são os Bels. Direito. Digo mais, NÃO sou filiado ao MNBD, sou independente nesta luta, participo junto com qualquer Entidade que queira o mesmo objetivo que é a queda desse “Sinistro” exame, me filio a qualquer pessoa que tenha o mesmo objetivo que é arrancar esse câncer que dizima com sonhos de milhares de Bels. Direito e seus familiares. Se querem ajudar, passem a se ajudar em primeiro lugar. Ainda sonho com dias melhores para todos. Depende de nós. Abs. a todos.
NULO NELES ! É O VOTO INTELIGENTE ! OS BANDIDOS SÃO OS MESMOS.
Precisamos alinhar nossos pensamentos na busca de soluções cientificas. Uma delas é a migração para outro planeta, razão pela qual os povos mais adiantados tecnologicamente estão sondando o universo e descobrindo sistemas apropriados para essa façanha. Por outra, aprender a cuidar mais da TERRA é matéria urgente para toda nossa civilização. Neste contexto, os meios de comunicação como este que usamos no momento, é sem dúvida, o veículo a ser escolhido para somar esforços neste sentido.