Faixa horizontal com olho de gato diminui colisão nas esquinas.


Uma das formas que mais implicam no acometimento de acidentes com veículos nas zonas urbanas vem a ser o fato de não pararem nas esquinas.

E um dos motivos que isto ocorre é devido à falta de sinalização.

Ocorre ainda  que muitos motoristas não sabem que é obrigatório a parada nas esquinas quando não há sinalização que indique a preferencial. A ainda aqueles que ignoram inclusive as placas.

Os motoristas em geral olham para frente enquanto estão dirigindo, outros, mais imperitos, só olham para frente, com medo de bater caso vire para os lados. E afinal se bater em qualquer dos outros lados a culpa tende a ser para o outro.

Então, mesmo com a sinalização vertical (como a placa de pare nas esquinas), quando existe torna-se ineficiente e a sinalização horizontal pode sair onerosa, afinal em uma esquina comum deve-se pintar as quatro saídas.

Mas existe uma outra forma de se fazer isto. Foi uma ideia que me surgiu quando fiz um curso de eletrônica. Elias desde aquela época tive a impressão de que o correto seria daquele modo e sempre fiquei aguardando que o fizessem assim.

Trata-se de pintar uma faixa contínua horizontal, na via, no sentido da preferencial de forma que atravesse um pouco a via não preferencial.

Deste modo com uma única faixa torna-se desnecessária (ou mesmo um “plus”) a colocação das placas verticais e das sinalizações nas saídas das vias para se evitar uma colisão.

Isto pode ainda ser melhorado quando colocado os olhos de gato sobre a faixa. Eis que os motoristas da preferencial veriam a faixa de longe, mesmo a noite. Os motoristas da via não preferencial vislumbrariam uma barreira luminosa a sua frente.

Agora há um motivo bem visível para se parar nas esquinas.

faixa com olho de gato nas esquinas

 

 

Outra opção:

Aqui somente o motorista da via não preferencial vê a sinalização.

faixa com olho de gato nas esquinas opçao 2

 

Vejam agora como ocorre este tipo de acidente.

 

 

Esse post foi publicado em Cultura, Diversos, Organizações. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s