BOLSONARO É O 1º
COMEÇO DOS TRABALHOS PELA GRATUIDADE
PRÉ-CANDIDATO A PRESIDÊNCIA, BOLSONARO É O 1º A ASSINAR…
Começamos esta semana o trabalho dos primeiros contatos oficiais em busca de apoios para a “Gratuidade da Taxa do Exame da OAB”, após definirmos nossos líderes nas duas casas, como já destacamos em matéria aqui no site. Veja aqui.
Como o PLS da gratuidade “abraçado” pelo Senador Marcelo Crivella foi assinado no Rio de Janeiro, o original para começar a coleta de assinaturas no Senado ainda não chegou.
Assim, começamos os contatos para a coleta de apoios na Câmara Federal. Nossa estratégia é obter as primeiras assinaturas de deputados que já apresentaram projetos em nossa defesa e que vestiram “nossa camisa” publicamente.
Por esta razão, buscamos nosso líder no Senado entre os 20 senadores que nos apoiaram em 2011, Senador Valadares (PSB/SE), Ricardo Ferraço (PMDB/ES) e Marcelo Crivella (PRB/RJ). Quem abraçou mais rapidamente foi justamente o senador carioca, que já havia manifestado seu apoio á nossa luta em 2009, quando fez o PLS 43/09.
Na Câmara, o autor da “criança” é nosso líder também por via de projeto de lei. O Deputado Eduardo Cunha entrou na luta em 2010, em 2011 propôs 2 PLs (fim do exame e FIÉS só depois do exame), em 2012 levou o tema a plenário com seu requerimento de urgência, em 2014 colocou o famoso “jabuti” na MP do “Mais Médicos” e levantou o tema “Exame da OAB” de novo no Congresso, trabalha uma proposta de residência jurídica e desfechou um “tiro certeiro” ao propor a gratuidade da taxa do exame na MP 627.
Assim, quem tem o PL mais antigo pelo fim do exame e que segue com mandato na Câmara, é o Deputado Jair Bolsonaro (PP/RJ) autor do PL 2429/2007, que não só ele, mas a família vestiu a camisa dos bacharéis em Direito.
Seu filho Flávio Bolsonaro, Deputado Estadual carioca esteve na audiência pública no Senado em 2008, é bacharel em Direito, passou no exame e por apoiar nossa luta contra o estelionatário exame, em represália da OAB RJ, teve sua carteira cassada. Veja aqui o discurso do Deputado Flávio em 2008 em duas partes. Parte 1 – Parte 2
Desta forma, seguindo nossa estratégia de apoiar quem nos apoia, a primeira assinatura de apoio à gratuidade nos projetos foi do atual pré-candidato a Presidência da República, Jair Bolsonaro. Sua página no Facebook – Bolsonaro Presidente – já teve 456 MIL curtidas… Quem tem facebook acesse o link:https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro?fref=ts
O nosso defensor histórico após a assinatura gravou uma mensagem aos colegas, falando da gratuidade, dando idéias novas sobre cotas e agradecendo o apoio que os colegas já vem registrando a sua candidatura à Presidência da República pelo PP – Partido Popular. Veja aqui o vídeo.
SEQUENCIA DOS TRABALHOS.
A 2ª assinatura já está certa com o Deputado Domingos Dutra, autor do PL 5.277/13 (que mantém o exame e acaba com o impedimento de inscrição e trabalho) e só não formalizamos este apoio neste inicio de semana, porque o Deputado Dutra gostaria de fazer a foto em seu gabinete com toda a importância que ele dá à proposta, mas na 3ª e 4ª ele simplesmente não teve tempo de passar no seu gabinete…
Após, vamos coletar as assinaturas de parlamentares de destaque, como verão, para finalmente apresentarmos publicamente a lista dos nossos apoiadores que sempre deixamos nos bastidores para evitar que a OAB fizesse pressão contra eles.
Agora será o momento certo, com a proposta certa, para darmos rosto e nome a nossos apoiadores com os quais mantemos conversas há anos.
Destaco que já conversei com muitos parlamentares, inicialmente com os que já agiram em nossa defesa. A única desistência foi o Deputado Dr. Grilo (SDD/MG), com o qual conversei rapidamente na 3ª (dia 20/05) nos corredores da Câmara e perguntado se ele apoiaria o PL da gratuidade, sua resposta foi “Me deixe fora disso, não quero tratar mais da questão exame de ordem”.
Busquei contato com ele, pois o Dr. Grilo promoveu o debate em 2 audiências públicas, tem projeto para isentar de anuidade os recém inscritos e se horrorizou com as provas de manipulação que apresentamos a ele em 2012.
Seguimos trabalhando e estaremos apresentando os nomes a cada semana (no final delas por questão de tempo…) e esperando o trabalho dos colegas em suas cidades/estados, contatando parlamentares, deputados e senadores, pedindo apoio formal aos PLs na Câmara e Senado e nos repassando seus nomes para formalizarmos o apoio aqui no Congresso.
É hora de trabalhar… Todos nós !!! Em conjunto !!!
Fonte: mnbd.org
OMISSÃO DO MEC E DA PRESIDENTA DILMA EM RELAÇÃO AO EXAME DA OAB
O exame da OAB viola os direitos humanos, o direito ao trabalho, o direito de igualdade(isonomia), etc. PORQUÊ SOMENTE OS BACHARÉIS EM DIREITO TEM QUE REALIZAR EXAME DEPOIS DE FORMADOS, JÁ QUE OS FORMADOS EM MEDICINA, ENGENHARIA, PSICOLOGIA, PSIQUIATRIA, PSICOLOGIA, VETERINÁRIA, ODONTOLOGIA, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ETC. NÃO PRECISAM? Os bacharéis em direito na verdade são humilhados e discriminados pela OAB, com o aval do Estado e do MEC. O exame da OAB foi elaborado para reprovar em massa os bacharéis que se inscrevem no seu certame relâmpago, recheado de pegadinhas, de fins de arrecadação milionária, corporativista e sem fins pedagógico. Somente os bacharéis em direito, mesmo depois de formado tem que realizar o exame se quiser exercer a ADVOCACIA. Lamentavelmente o MEC sempre está omisso quando há um debate sobre o exame da OAB, isto torna o estado vulnerável a ações poderosas do corporativismo da OAB. Os nossos Deputados, Senadores e a nossa Presidenta Dilma deveriam então encontrar uma saída em caráter de urgência e abrir as portas do mercado do trabalho para os mais de milhões de Bacharéis em Direito, que estão sendo punidos por não passarem na prova da OAB; enquanto que as faculdades que os formaram não tem nenhuma punição. O MEC aprova os diplomas emitidos pelas Faculdades/Universidades e também não é punido. Enfim sobra para os Bacharéis em Direito a CRUZ PESADA e todo o sangue derramado pelo pânico de ser considerado “burro”, por não exercer a profissão porque não passam na prova da OAB. Inclusive, são motivos de risos(chacotas) da própria sociedade porque como Bacharéis, os mesmos não têm nenhum espaço no mercado de trabalho, pois em conformidade com o Estatuto da OAB, todos os atos profissionais são privativos dos “ADVOGADOS”, que possuem inscrição em sua ORDEM.
A OAB ARRECADA MAIS DE SETENTA E CINCO MILHÕES POR ANO E NÃO PRESTA CONTAS AO TCU E A NINGUÉM. A OAB alega que seu exame é para proteger a sociedade, tamanha hipocrisia, pois quem protege a sociedade é ela mesma, quanto escolhe um profissional competente; se fosse verdade o discurso da OAB, não haveria ADVOGADOS com inscrição nos quadros da OAB, envolvidos em CORRUPÇÃO e outras atividades que não corroboram com a idoneidade profissional. A OAB diz que o diploma de bacharel em direito serve para prestar concurso, outra hipocrisia, pois qualquer diploma universitário serve para prestar concurso. Infelizmente o “diploma de bacharel em direito” para o mercado de trabalho, não serve para nada, porque com o impedimento ao acesso do mercado de trabalho, patrocinado pela própria OAB, o Bacharel é nada mesmo. Qual a profissão de quem forma em Direito, NENHUMA?
JOÃO BATISTA SUAVE – Presidente Nacional da Marcha dos Bacharéis em Direito
PEDRO DOS SANTOS CARDOSO DE FREITAS- Presidente Nacional dos Bacharéis em Direito Desempregados e Endividados pelo FIES
OUTRAS ASSOCIAÇÕES QUE ASSINAM EM APOIO AO TEXTO ACIMA:
JOÃO BATISTA SUAVE – PRESIDENTE NACIONAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO(REGIÃO-ES)
SIMONE CARDOSO SANTANA – PRESIDENTE NACIONAL DA FRENTE DAS MULHERES BACHARÉIS EM DIREITO(REGIÃO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP)
LUIZ SANTANA COUTINHO – PRESIDENTE ESTADUAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL DE SÃO PAULO-SP
JOSÉ SILO DA SILVA – PRESIDENTE ESTADUAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL DO RIO DE JANEIRO-RJ
JURANDIR SOARES DE AGUIAR– PRESIDENTE ESTADUAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL DE MINAS GERAIS
Domingos Cunha Ferreira Brodoscki – Presidente Nacional da Marcha dos Acadêmicos em Direito(REGIÃO DE SANTA CATARINA)
Fernando Tristão de Albuquerque – Presidente Nacional dos Direitos Humanos dos Bacharéis em Direito(REGIÃO DA BAHIA)
Arminda Pimentel de Oliveira – Presidente Nacional da Voz dos Bacharéis em Direito-(REGIÃO DO PARANÁ)
Suely Braz Soares – Presidente Nacional dos Bacharéis Desempregados e Sem Mercado de Trabalho(REGIÃO DE PERNAMBUCO)
Sebastião Soares Pelaz – União Nacional dos Bacharéis em Direito Pedindo indenização as Faculdades Brasileiras e ao Estado”(REGIÃO DE ALAGOAS)
Silvia Pimentel da Silveira – Presidente Nacional da Marcha dos Bacharéis em Direito do ACRE
João Cardoso da Silva – Presidente Regional da Marcha dos Bacharéis em Direito do Mato Grosso
Maria de Lurdes Soares – Presidente Regional da Marcha dos Bacharéis em Direito da Paraíba
Clodoaldo Simões Canedo – Presidente Regional da Marcha dos Bacharéis em Direito do DISTRITO FEDERAL
Rangel Santana de Aguiar – Presidente Regional da Marcha dos Bacharéis em Direito do AMAZONAS
Sebastião Aguiar Figueiredo – Presidente Regional da Marcha dos Bacharéis em Direito do PARÁ
Com exceções dos defensores e representantes dos bacharéis, e daqueles Deputados e Senadores que há anos estão lutando contra a máfia da OAB, muitos deles atualmente só querem publicidade e destaque, não se esqueçam que estamos num ano eleitoral, e para se manter no cargo eles fazem qualquer coisa. Já deu para perceber à artilharia da OAB no STF, no MEC e no Congresso. A maioria se curvam diante da entidade. Não é possível que um País como o Brasil que tem uma excelente Constituição, deixarem que uma meia dúzia de bandidos interfira nos três Poderes. Falar em OAB dentro dos Poderes é a mesma coisa que falar no diabo, a maioria vai se afastando, poucos são aqueles que tem coragem de enfrenta-los. Por outro lado, é difícil entender o papel dos Direitos Humanos, à quem eles defendem ? Eles criaram, à comissão da verdade, fatos que ocorreram 30, 40 e 50 anos atrás , e se esqueceram de apurar os fatos atuais.
Façam uma visita aos hospitais, o que a OAB faz com o dinheiro extorquido dos bacharéis, prostituição infantil, trabalho escravo etc.
ESTÁ NA HORA DOS 4 MILHÕES DE BACHAREIS E SEUS FAMILIARES VOTA EM BOLSONARO.
O MELHOR CANDIDATO DA HISTÓRIA DESTE PAIS.
HAVERÁ UM PROTESTO CONTRA O EXAME DE ORDEM, EM TODAS AS UNIDADES DA OAB EM TODO PAÍS, ONDE SERÃO REALIZADO O PRÓXIMO EXAME DA OAB.
CORAGEM BACHARÉIS EM DIREITO, LUTEM PELOS SEU DIREITOS; VAMOS A LUTA OU PREFEREM FICAR SEM TRABALHAR MESMO TENDO UM DIPLOMA SUPERIOR EM DIREITO, RECONHECIDO PELO MEC?
Essa máfia imunda se mantém extorquindo dos Bacharéis , por isso é que eles não tem interesse em acabar com o exame e nem com as taxas . Esperamos que tudo seja feito antes da eleições, porque de promessa o inferno está cheio. Lá no Congresso estão folgado, ontem mesmo , estavam votando a lei da palmada. E a extorsão que os Bacharéis veem sofrendo a vários anos nunca entra na pauta. Quando há interesse eles votam rápido. Eles estão usando a mesma tática do STF: Para julgar o mensalão foram 7 anos, para julgar o Collor foram 20 anos, é uma diferença bem significativa.
Será que o deputado Grilo, não tem vergonha de pedir para ficar fora da decisão de assinar a lista de apoio a isenção da taxa de inscrição do exame de ordem.?. não chama-lo de DR. pois é um advogado comprado pela OAB. então ele para mim é apenas um grilo falante. Desde quando presidiu aquela audiência, percebi que era mais um comprado pela OAB. também só otário que acreditaria que o Grilo falante iria apoiar os bels em direito nessa causa. Da mesma forma o dep. Fábio Trad. Os dois comprados pela OAB. mostrou que são advogados sem caráter. que Deus abençoe os bels.
Essa corja de LADRÕES do PT, com mais meia duzia de partidos corruptos temem a OAB, principalmente a represária que possam sofrer aqueles que possuem a famosa CARTEIRA VERMELHA, triste vergonha, covardes, sou A FAVOR do fim do exame de ordem sim, não existe justificativas plausíveis para esse estelionato, o que deveria-se fazer é colocar na CADEIA esses que se dizem defensores da sociedade ai eu pergunto onde está a”DEMOCRACIA”, hipócritas, mal fadados a comerem o que a OAB lhes oferece, sou brasileiro e tenho fé que em breve esse tipo de assalto praticado por entidades da estirpe da OAB sejam ceifados de suas” prerrogativas” no mínimo absurdas, peço forças para aqueles que lutam por um BRASIL de igualdades, invocando o princípio da isonomia, solicito a todos que fazem cursos superior, e principalmente aos BACHARES EM DIREITO de todo nosso país que se unam, tenham coragem de lutar por seus direitos já adquiridos com o diploma que conquistamos aos longos de cinco anos, deixemos de ser inertes e submissos, ABAIXO O EXAME DE ORDEM.