EXCELENTÍSSIMOS SENHORES DEPUTADOS FEDERAIS, SENADORES E PRESIDENTA DILMA:
Não podemos fingir que nada está acontecendo, são milhares de Bacharéis em Direito e suas respectivas famílias envolvidas neste sofrimento que formou(ganhou), mas não levou. Que adianta formar num curso superior durante árduos anos de estudo e depois não conseguir exercer a profissão com dignidade. Surge a OAB com um discurso medíocre que o seu exame é para proteger a sociedade, situação esta totalmente descabida, pois quem protege a sociedade dos maus profissionais é ela mesma, se isto não fosse verdade, não existiria “ADVOGADOS COM INSCRIÇÃO NA OAB”, envolvidos em corrupção ou praticando atos que não corrobora com a dignidade da profissão.
Lamentavelmente o MEC sempre está omisso quando há um debate sobre o exame da OAB, isto torna o estado vulnerável a ações poderosas do corporativismo da OAB. Os nossos Deputados, Senadores e a nossa Presidenta Dilma deveriam então encontrar uma saída em caráter de urgente e abrir as portas do mercado do trabalho para os milhões de Bacharéis em Direito, que estão sendo punidos por não passarem na prova da OAB; enquanto que as faculdades que os formaram não tem nenhuma punição. O MEC aprova os diplomas emitidos pelas Faculdades/Universidades e também não é punido. Enfim sobra para os Bacharéis em Direito a CRUZ PESADA e todo o sangue derramado pelo pânico de ser considerado “burro”, por não exercer a profissão porque não passam na prova da OAB. Inclusive, são motivos de risos(chacotas) da própria sociedade porque como “Bacharéis”, os mesmos não têm nenhum espaço no mercado de trabalho, pois em conformidade com o Estatuto da OAB, todos os atos profissionais são privativos dos “ADVOGADOS”, que possuem inscrição em sua ORDEM.
Enfim várias propostas já foram apresentadas para a extinção do exame da OAB ou mudança da aplicação das provas para o MEC, entre outras.
PEDIMOS NO MÍNIMO AOS REPRESENTANTES DO POVO DE UM MODO EM GERAL, PELO AMOR DE DEUS, “APROVEM O FIM DA COBRANÇA DA TAXA DO EXAME DA OAB”, EM CARÁTER DE URGÊNCIA. ENTENDEMOS QUE A OAB É PÚBLICA QUANDO É DE SEU INTERESSE DEFENDER INTERESSE PÚBLICO, MAS TAMBÉM É PRIVADA PARA ARRECADAR MILHÕES POR ANO COM TAXAS DE EXAME SEM PRESTAR CONTAS À NINGUÉM. O PRÓPRIO STF(SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL) DECLAROU QUE A OAB NÃO É NEM PÚBLICA E NEM PRIVADA.
BELO HORIZONTE – MG, 26 DE MARÇO DE 2014
JOÃO BATISTA SUAVE – PRESIDENTE NACIONAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREIO
PEDRO CARDOSO DOS SANTOS – PRESIDENTE NACIONAL DOS BACHARÉIS DESEMPREGADOS E ENDIVIDADOS PELO FIES
SAUDADES DO GOVERNO MILITAR. À ÉPOCA OS BACHARÉIS PODIAM ADVOGAR. É UM GRANDE CONTRASSENSO. O MAR DE LAMA JÁ SE INSTALOU NAQUELE CONGRESSO E NAQUELA DESORDEM DO OBA-OBA … NÃO ACREDITO QUE PASSE ESTA MP. NÃO ACREDITO EM MAIS NADA NESTE PAIS. POR ISSO, NADA MAIS ME SURPREENDE VINDO DESTA GENTE. HOJE SÓ ACREDITO VENDO. MINHA PARTE, JÁ FOI FEITA HÁ TEMPOS.
HOJE FAÇO O 4º PERÍODO DE ENGENHARIA CIVIL. PREOCUPADO COM OS CALHORDAS QUE POSSAM INVENTAR UM CAÇA NÍQUEL …
POR ISSO CANSEI DE ESPERAR.
Senhores representantes do nosso País, como Bacharel em Direito sou mais um no meio de tantos que tem a coragem de se manifestar, mais a nossa situação é vergonhosa, e precisamos contar com o apoio de vossas senhorias qual tem a caneta não mão, é do conhecimento de todos a situação em que se encontram milhares de Bacharel em Direito em nosso País, todos impedidos de exercer a sua profissão, isto por determinação da OAB, que nos tornaram os Escravos do seculo XXI, senhores, foram cinco longos anos, longe da familia, passando sono, canseira, falta de dinheiro, passando ate fome para concluir o curso o qual nos daria uma profissão tão almejada, formamos, fomos avaliados mensalmente, fomos avaliados pela BANCA na entrega do projeto, em fim fomos aprovados no curso de Direito, reconhecido pelo MEC, o qual nos concedeu o Certificado de formados, colamos grau, fizemos até o juramento, e hoje nos encontramos abandonados, somos impedidos de exercer a nossa profissão, no Brasil é a unica profissão que depois de formado exige-se que o formando passe no exame de pegadinha da ordem, temos conhecimento do que esta se buscando, mais isto é mais um desabafo diante de tantas injustiças praticadas por quem deveria fazer com que a justiça fosse cumprida, e não criar uma categoria de escravos no seculo XXI, isso não pode ser ter como exemplo em um País como o nosso Brasil.
Hoje, o Presidente Nacional da OAB homenageou os Advogados e os demais, que lutaram contra a ditadura. Nenhum deles fez o exame de ordem. É um contraste para quem reprova 100 mil candidatos a cada exame, com o uso de um poder inconstitucional, falar em democracia ou em Direitos Humanos. As vezes eu sinto vergonha do meu próprio País, e mais ainda, das autoridades que são os responsáveis por permitirem esses abusos!
Espero que nosso Congresso tenha sensibilidade e votem a favor dos bacharéis que há tanto tempo tem sido tratados sem dignidade humana, ou situação degradantes.Acorda Congresso !! seja Rrepresentante do povo pelo povo
Lendo os relatos do Bacharéis (Advogados), o que mais me dá nojo é ter que escrever esses siglas chamada de OAB. Para aqueles que não sabem a entidade tem um departamento interno que se intitula defensora dos Direitos Humanos. Atualmente não há, do verbo haver, uma entidade de Classe que viola mais os Direitos Humanos do que a OAB, juntamente com a FGV que faz parte do esquema , e o MEC que é omisso, que finge que nada está acontecendo . O STF, dispensa comentário depois do julgamento do RE. O Congresso por sua vez , está tentando corrigir um erro cometido no passado, por um governo fragilizado. É o mínimo que os Bacharéis esperam dos Congressistas.