No dia 12/03, agentes federais de todo o Brasil viajarão para BRASÍLIA onde será realizada uma marcha nacional contra a BUROCRACIA e o SUCATEAMENTO da Polícia Federal.
Os elefantes brancos infláveis representam a burocracia e a ineficiência do modelo atual de investigação adotado no Brasil.
Os policiais querem mudanças na forma de investigação. Entre elas a figura do investigador na cena do crime.
Hoje quando ocorre um homicídio, a Polícia Militar chega ao local e aciona um perito que vai encaminhar os dados para o delegado que vai decidir os procedimentos de investigação. Repudiam a burocracia e defendem que os policiais tenham mais autonomia na parte inicial de apuração do crime.
Um levantamento efetuado pela Fenapef mostra que menos de 10% dos inquéritos instaurados para apurar este tipo de crime chegam a algum resultado.
Outro ponto defendido é o fim do inquérito policial, tido como um modelo arcaico de apuração. Hoje a extinção do inquérito policial está desvinculada a figura do delegado.
Pretendem que como no Judiciário, onde há a figura do “Juiz natural”, haja no inquérito o “Delegado natural”.
Pretendem que o modelo [brasileiro] seja como em vários países, inclusive da América Latina, onde as investigações são designadas para os investigadores que respondem a um único chefe.
Há anos atrás, o vagabundo ao avistar uma viatura da polícia furava um buraco e enfiava dentro.
Hoje é quase a mesma coisa. O vagabundo continua furando o buraco, mas é para colocar lá dentro o corpo do policial que ele matou!!!
Ora, se a “presidenta” recebeu o mst, que tentou invadir o Palácio do Planalto, mas nem sequer olhou para os TRINTA policiais militares que sangraram ao defender aquele palácio da tentativa de invasão, perguntar mais o que??
Senhores leitores e comentaristas, atualmente com esse governo a nossa Policia está engessada e o bandido está cheio de prerrogativas, não pode isso! não pode aquilo! Tem muita gente e Partidos Políticos que se dizem defensores da sociedade defendendo bandidos. Os cidadãos de idade mediana sabe que anteriormente não era assim, à Polícia e à Justiça eram respeitadas.
Tudo no mundo te o seu ciclo! Tanto é verdade que, uns já estão na papuda.