FIM DA TAXA DE EXAME – Parece “jabuti”, mas não é. #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL #CPIdaOAB


OAB DESESPERADA !!!

EDUARDO CUNHA CHUTA A PARTE MAIS SENSÍVEL DO EXAME: O BOLSO!!!

Deputado_Eduardo_Cunha_PMDB_RJ

Quando o Presidente Fernando Collor colocou como prioridade em seu governo a desburocratização do ensino superior para a iniciativa privada, a OAB imaginou o uso do exame de ordem para fazer uma reserva de mercado que protegesse o mercado dos já inscritos de uma concorrência que diminuísse os ganhos e o status dos advogados.

Quando começou a entrar dinheiro e as reprovações manipuladas começaram formar “currais de reprovados” e a “engordar” as receitas das seccionais, sem que fosse exigida prestação de contas, o objetivo do exame mudou…

São quase duas décadas de “assalto a mão desarmada” praticados pelos líderes da OAB contra os acadêmicos e bacharéis em Direito no Brasil. Antes de ser um exame nacional, São Paulo bateu recorde ao reprovar 97% dos examinandos no inicio dos anos 2000.

Em 2002, começa o contra ataque dos bacharéis e a luta segue até os dias de hoje. O resumo da luta ainda está em destaque em nosso site. Leia aqui.

Em 2.013, o Deputado Eduardo Cunha colocou um “jabuti” (emenda diferente do assunto tratado) com o fim do exame de ordem da OAB na Medida Provisória do programa “Mais Médicos”. Foram 2 horas de debates no plenário…

Agora, na Medida Provisória 627/2013 que trata de impostos e taxas federais, Cunha colocou uma emenda que fez os novos líderes da OAB perderem o sono… Sua emenda extingue a cobrança de taxas para o exame.

A iniciativa do Deputado Eduardo Cunha foi um “soco na boca do estômago” que tirou todo o “ar” que a OAB tinha para defender o exame.

A OAB sempre disse que o exame é uma garantia para a sociedade de bons advogados. Sempre afirmou que é papel fundamental da entidade aplicar um exame que separa os bons advogados entre as “vitimas” do estelionato educacional praticado pelas universidades…

Os líderes da OAB sempre afirmaram que a aplicação do exame é uma “obrigação” da entidade na defesa do usuário do trabalho do advogado.

Dep._Cunha_e_ReynaldoO que a OAB nunca disse em público, é que manipula os resultados para manter um “curral” de examinandos reprovados, pagando R$ 200 muitas vezes e garantindo rendas de mais de 75 milhões de reais a cada ano, valores que não presta contas a ninguém sobre a destinação dada…

Esta acusação – embasada em provas com documentos da própria OAB – é do MNBD/OABB desde o inicio de 2012. Em várias audiências públicas e em debates com a OAB, temos falado com todas as letras que a OAB mente em falar em “estelionato educacional” e que estelionatário – sem aspas – é o exame que a OAB aplica…

CUMPRIMENTO COM CHAPÉU ALHEIO…

Os antigos diziam ser muito feio cumprimentar as pessoas com chapéus alheios… É o que a OAB sempre fez, já que aplica o exame que afirma ser imprescindível com cobrança de taxas absurdas há quase duas décadas. Assim, ao invés de investir na prova que afirma ser primordial, bancando os custos do exame, faz das taxas fonte de recursos milionários dos quais não presta contas a ninguém.

Assim, a proposta do Deputado Eduardo Cunha tira TODOS os argumentos públicos da OAB, pois NÃO está propondo o FIM do exame. APENAS está tornando o mesmo gratuito, transferindo o ônus para a OAB.

Se a OAB mantiver a posição de que o exame é “imprescindível” para “proteger a sociedade”, que cumpra seu papel bancando os custos da prova.

Ou será que Marcus Vinícius Furtado vai confessar que as taxas são só para “engordar” receitas não declaradas???

Um ponto fundamental para nossa análise, é que NESTA Medida Provisória, Eduardo Cunha é o relator. É ele quem vai fazer o relatório final e decidir quais emendas serão aceitas ou não.

Alguém acredita que ele vai tirar sua PRÓPRIA EMENDA do relatório que vai a votação?

Outro ponto a ser analisado, é que esta Medida Provisória é de iniciativa do Governo Federal, ou seja, TEM O APOIO do governo para ser debatida, votada e aprovada.

A principal preocupação nossa é o poder de influência que a OAB possa ter diretamente com a Presidenta Dilma Rousseff. Ela é quem poderá vetar este artigo da MP depois que de sua aprovação no Congresso.

Neste caso, temos um equilíbrio a ser utilizado: A Presidenta Dilma não gosta do Deputado Eduardo Cunha e poderia vetar apenas para retaliar o deputado, que a frente da liderança do PMDB na Câmara tem medido forças com a Presidenta publicamente.

Reynaldo_Vicentinho_Clailton_e_NalvaPor outro lado, temos na Liderança da Bancada do PT nosso grande defensor e bacharel em Direito Vicentinho. É um grande equilíbrio nas forças e nosso representante que fala diretamente com a Presidenta Dilma.

Temos ainda os argumentos à nosso favor que são a transferência do exame de ordem da OAB para o MEC ou a troca pela Residência Jurídica que estarão sendo colocados na CCJC em breve.

O que nós nunca pensamos poderá acontecer: A OAB passar a defender a passagem do exame para o MEC ou a troca pela Residência Jurídica, como saída honrosa para não ter que confessar que aplica o exame para ganhar dinheiro às custas dos bacharéis…

De uma forma ou outra, teremos de mostrar união nesta batalha…

Teremos audiências públicas nos dias 25 e 26 de fevereiro e o MNBD/OABB estará presente, buscando espaço para defender a proposta do Deputado Eduardo Cunha e fortalecer a gratuidade do exame.

Será a hora de unir acadêmicos e bacharéis em Direito e lutar uma batalha que pode acabar com nossa “guerra” contra o exame…

Leia a matéria do Jornal da Câmara sobre a proposta de Eduardo Cunha. Clique aqui.

Fonte: mnbd.org

Esse post foi publicado em EXAME DE ORDEM, Mensagem oficial do MNBD/OABB e marcado , , . Guardar link permanente.

15 respostas para FIM DA TAXA DE EXAME – Parece “jabuti”, mas não é. #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL #CPIdaOAB

  1. Net Fair writes for Apartment Ratings website Apartmentreviews.
    Critics state that in the game, the rummy philosophy is about holding on or
    landlords letting go. See-it – Naomi Watts and Sean Penn star in this
    dramatic, landlords action-packed, mystery/suspense about the CIA, New York, where he comes from. http://rentguaranteeinsurance.moonfruit.com

  2. Elço F. dos Santos disse:

    Passei por uma banca de jornal e vi que a revista Isto é, colocou na capa a image do deputado Eduardo Cunha, como um dep. que só quer poder, mas essa mesma revista Isto é, não teve a coragem de defender os bachareis de direito, ou seja é um veiculo, que só trabalha quando houver vantagens financeiras. Bateu no governo quando não tinha vantagens. Agora bate quem combate o governo, ou seja na folha do governo, bate no Dep. Eduardo Cunha que defende os bachareis de direito. Agora sei que certas revistas joga muito no lado financeiro, nada de idealismo, essa é a imprensa do sr. Chatobriant. Brasil Para principiantes segundo Peter Kiliman.

  3. O DIREITO É UM CONTO DE FADAS, CONTADO POR PINÓQUIOS. disse:

    INSCREVAM-SE, MAS NÃO PAGUEM … O BOLETO.

  4. O DIREITO É UM CONTO DE FADAS, CONTADO POR PINÓQUIOS. disse:

    PENSO QUE TODOS DEVAM SE INSCREVER E NÃO PAGAR … ELES VÃO FICA “P” DA VIDA ..

  5. Charles disse:

    Devemos lembrar que hoje nós somos formadores de opinião sendo assim, nos devemos começar a informar a população do quanto a OAB é picareta, ou nos fazemos isto ou a OAB vai se tornar o quarto poder do Brasil ( legislativo, executivo, judiciário, OAB)

  6. Hermenegildo Ribeiro Alberto disse:

    Eu tenho certeza vamos vencer esta batalha, cedo ou mais tarde, importante é não par mais esta luta, e dizer, que foi os bacharéis em direito que trouxe muitas mudanças para este país no meio social os mais velhos bacharéis sabem muito bem o que estamos dizendo através das escritas.

  7. Sandra Vargas disse:

    O que o José disse é a mais pura verdade, foi o que eu sempre defendi, para deveras terminar essa pouca vergonha é nos Bacharéis deixar de ser ansiosos e não prestar esse exame, espera e verá, a coisa vai mudar, e só assim vai mudar, a OAB fala que é imprescindível, imprescindível é para as suas burras permanecerem cheias as custas das necessidades alheias, pois é só mesmo para isso que esse famigerado exame serve, o que mais se ouve, é golpe de advogado que passou no exame da Ordem, qto a Dilma, ela ñ tem que ficar com picuinhas com deputado nenhum, o que ela tem que fazer é apoiar a população que deu emprego de presidente para ela, e de mais a mais eu não acredito nessa guerra de deputados a nosso favor, se quisessem já o tinham feito, agora é hora pessoal, quem está dentro tem que cair fora, e fazer isso até a coisa melhorar, estamos com a faca e o queijo nas mãos, STF, STJ, tudo é uma farsa tentando nos enganar, chamando nos de otários. só que infelizmente temos a massa né, que vende voto, e isso entorna o caldo.

  8. Paulino JF disse:

    PAULINO JF
    ATENÇÃO SENHORES REPRESENTES DO POVO, ESTAMOS NO AGUARDO DE POSIÇÕES POSITIVAS EM RELAÇÃO A ESSE FAMIGERADO EXAME, E MAIS A CPI NA OAB, ESPERO QUE NÃO NOS DEIXE AS MARGENS, EXCLUSOS.
    PRESUMO QUE VOCÊS, NÃO VÃO DEIXE TIRA-NOS A CIDADANIA E POSSAMOS VOTAR, PORQUE SE NÃO SERVIMOS PARA TRABALHAR CONFORME NOSSA GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO , NÃO SERVIMOS PARA VOTAR .
    RESPEITO, DIGNIDADE, ORDEM É PROGRESSO É O NOSSO DILEMA.
    TIRANIA JÁ MAIS, DITADURA NUNCA MAIS “SUPRESSÃO DE DIREITOS CONSTITUCIONAIS”.
    A CONSTITUIÇÃO DE 1988 APAGOU OS RASTROS DA DITADURA MILITAR E ESTABELECEU PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS NO PAÍS, E O RESPEITO AO TRABALHO DIGO A TODOS OS TRABALHADORES DESTA PAIS.
    O MURO DE BERLIM CAI, A GUERRA FRIA ACABOU E ESTE POVO SOFRIDO HOJE TEM O DIREITO A
    LIBERDADES E DIREITOS INDIVIDUAIS ASSEGURADOS A TODOS OS SERES DO PLANETA E SEU FORTALECIMENTO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA.
    ENTÃO, QUANDO NOS DEPARAMOS COM A MENTALIDADE DE ALGUNS REPRESENTANTES DA OAB, QUE FAZEM A CABEÇA DE ALGUNS REPRESENTANTES DO POVO, NÃO É IMPOTENTE RECORDAR QUE NÃO PODE TIRAR DIREITOS FUNDAMENTAIS DE CERTOS CIDADÃOS. DEUS SALVE ESTES PAIS, E MOSTRE AOS NOSSOS REPRESENTANTES, QUE NÃO PODEMOS LEGISLAR CONFORME A CABEÇA DE ALGUNS EM NOME DE UMA SITUAÇÃO INDIVIDUAL E PESSOAL QUE SERVE SÓ PARA ALGUNS. PREJUDICAR ALGUNS EM DETRIMENTO DE OUTRTOS

  9. Fim Do Exame Já disse:

    Se dividir R$200,00 por 700.000 Advogados. Dará R$0,2857 Vinte Oito centavos de Real. Mas, segundo afirmação do Presidente da OAB: “Segundo ele, a OAB não conseguiria arcar com os custos de realização da prova apenas com o pagamento da anuidade de R$ 700 dos 1 milhão de advogados inscritos na ordem. Ele não soube precisar quanto a entidade gasta na realização do exame.” Ou seja, ele afirmou que só de anuidades entram para OAB anualmente no mínimo 700 MILHÕES DE REAIS, se fizermos a conta novamente R$200,00 / 1.000.000 teremos R$0,0002 Dois Milésimos de centavos de Real para cada ADVOGADO! https://inaciovacchiano.com/…/na-mp-627-eduardo…/… FIM A TAXA DE INSCRIÇÃO JÁ!

  10. Fim Do Exame Já disse:

    Infelizmente é o poder dos cerca de 1 BILHÃO DE REAIS que a OAB arrecada por ano sem Fiscalização & sem Impostos, que fazem os políticos deste puteiro chamado BRASIL a se ajoelharem perante a toda poderosa OAB! Deram asas a cobra e agora ninguém segura. FIM AO EXAME DA OAB JÁ! TRABALHO, DIGNIDADE, ISONOMIA & JUSTIÇA AOS BACHARÉIS DE DIREITO E ACIMA DE TUDO AO POVO BRASILEIRO. MUDA BRASIL…

  11. JOÃO BATISTA SUAVE disse:

    “SRS. DEPUTADOS e PRESIDENTA DILMA: Eu e os mais de 3 milhões de Bel. em Direito, pedimos o fim da cobrança da TAXA DO EXAME DA OAB!”

  12. JOSE SILO DA SILVA disse:

    SRS. DEPUTADOS e PRESIDENTA DILMA: Eu e os mais de 3 milhões de Bel. em Direito, pedimos o fim da cobrança da TAXA DO EXAME DA OAB!

  13. Paulo Fialho disse:

    Olá caro amigo.  Estou fazendo minha parte, hoje mesmo postei no Facebook oficial das manifestações de 2014, minha opinião sincera, e também convoquei os Bacharéis para a manifestação que está agendada para o dia 31 de março. Aconselho a todos que façam o mesmo. Um grande abraço !

  14. PR. DR. EUDES LIMA disse:

    comungo com o mesmo entendimento do colega José.
    e por ser do Mato Grosso do Sul, quero dizer uma coisa aos colegas do Brasil a fora.
    aqui, nossa dificuldade não é só passar no exame da Ordem. aqui temos que Fazer MMA. e ser aprovado também em todo tipo de luta livre, pois os dirigentes da nossa OAB/MS, exige isto dos advogados. inclusive do mais idoso. na semana passada foi porrada pra-la e porrada pra todo lado.

  15. José disse:

    Amigos, não se iludam, que nada muda se a OAB não mudar. Estamos num ano eleitoral e temos poucos parlamentares apoiando os bacharéis. A maioria apoia a entidade e se curva diante dela. O maior exemplo foi o STF em julgar contra a Constituição para beneficiar a OAB. Respeito o entendimento de todos, mas no meu entendimento só nós que podemos mudar, não se inscrevendo para os próximos exames e se juntando com os demais nos protestos. A partir do momento que deixar de entrar os milhões, a fonte começa a secar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s