O preço de ser honesto! OAB pede a cabeça de Barbosa ao CNJ #FIMdaCORRUPÇÃO


UNÂNIME, OAB PEDE AO CNJ QUE INVESTIGUE BARBOSA

Edição/247 Fotos: Folhapress/ABr/Reprodução:

O documento aprovado por todos os conselheiros federais da Ordem dos Advogados do Brasil, presidida por Marcus Vinícius Furtado Coelho, é ainda mais grave do que uma moção de repúdio a Joaquim Barbosa; a OAB, que liderou movimentos históricos, como o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, cobra do Conselho Nacional de Justiça uma investigação sobre a conduta do presidente do Supremo Tribunal Federal; estopim da crise foi a decisão de Barbosa de substituir o juiz responsável pela execução das penas dos condenados na Ação Penal 470; saiu Ademar Vasconcelos, entrou Bruno Ribeiro, filho de um dirigente do PSDB no Distrito Federal; decisão responde a uma cobrança feita, nesta tarde, no 247, pelo criminalista e ex-presidente da entidade José Roberto Batochio

247 – Acaba de ser aprovada, por unanimidade, pela Ordem dos Advogados do Brasil, uma decisão que ainda é ainda mais grave do que uma simples moção de repúdio ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. A OAB irá cobrar do Conselho Nacional de Justiça uma investigação sobre a troca do juiz responsável pela execução das penas do chamado “mensalão”.

Após pressões de Joaquim Barbosa, repudiadas por juristas e advogados, o juiz titular da Vara de Execuções Penais, Ademar Vasconcelos, foi substituído por Bruno Ribeiro, filho de um dirigente do PSDB do Distrito Federal. A decisão fere direitos da magistratura e também dos réus.A decisão causou espanto na magistratura. “Eu espero que não esteja havendo politização, porque não vamos permitir a quebra de um princípio fundamental, que é uma garantia do cidadão, do juiz natural, independentemente de quem seja o réu”, afirmou João Ricardo dos Santos Costa, presidente eleito da Associação dos Magistrados do Brasil. Segundo o jurista Claudio Lembo, já existem razões objetivas para o impeachment de Joaquim Barbosa. Os juristas Dalmo de Abreu Dallari e Celso Bandeira de Mello publicaram um manifesto em que defendem uma reação do Supremo Tribunal Federal, para que a corte não se torne refém de seu presidente.

A OAB agiu em resposta a uma cobrança pública feita no início desta tarde por um ex-presidente da entidade, José Roberto Batochio, em reportagem publicada no 247.  “Se alguém pode trocar um juiz, porque acha que este será mais rigoroso com os réus, deveria também ser facultado aos réus o direito de escolher o juiz pelo qual querem ser julgados”, disse Batochio.

Pela primeira vez na história, o Conselho Nacional de Justiça receberá um pedido de investigação contra um ato de seu próprio presidente, uma vez que Joaquim Barbosa, como chefe do STF, acumula também o comando do CNJ.

Leia abaixo a nota:

segunda-feira, 25 de novembro de 2013 às 18h23

Salvador (BA) – O Conselho Pleno da OAB aprovou por aclamação o envio pela diretoria da entidade, de ofício requerendo a análise do Conselho nacional de Justiça (CNJ), sobre a regularidade da substituição de magistrado da Vara de Execuções Criminais. A decisão do Pleno foi motivada pela recente substituição do juiz responsável pela execução das penas da AP 470.

Leia, abaixo, reportagem anterior sobre a cobrança feita por José Roberto Batochio:

BATOCHIO: “SILÊNCIO DA OAB JÁ FOI ALÉM DO RAZOÁVEL”

Ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, o criminalista José Roberto Batochio cobra uma postura mais firme do atual presidente da entidade, Marcus Vinícius Furtado Coelho, em relação aos abusos cometidos pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, e faz até uma piada: “se o chefe do Poder Judiciário pode escolher um juiz fora dos parâmetros legais porque acha que ele será mais rigoroso do que o juiz natural, deveria ser dado aos réus o direito de também escolher o juiz pelo qual querem ser julgados”; Batochio aponta “heterodoxia” no caso e critica a postura da OAB; polêmica recente diz respeito à escolha feita por Barbosa do juiz Bruno Ribeiro para tocar as prisões da Ação Penal 470

25 DE NOVEMBRO DE 2013 ÀS 14:34

247 – O criminalista José Roberto Batochio, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, cobra da própria OAB uma atitude mais firme diante dos desmandos do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. Segundo ele, o sistema judiciário brasileiro tem dado exemplos recorrentes de “heterodoxia” na Ação Penal 470. Batochio afirma ainda que “o silêncio da OAB já foi além do razoável”.

A polêmica mais recente diz respeito à determinação feita por Joaquim Barbosa para que o juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, Ademar Vasconcelos, que conduzia as prisões da Ação Penal 470, fosse substituído por Bruno Ribeiro, filho de um dirigente do PSDB do Distrito Federal. Em relação ao caso, Batochio faz até uma piada. “Se alguém pode trocar um juiz, porque acha que este será mais rigoroso com os réus, deveria também ser facultado aos réus o direito de escolher o juiz pelo qual querem ser julgados”, afirma.

A decisão, segundo Batochio, desrespeita a magistratura como um todo, uma vez que os juízes têm vários direitos assegurados, e também a defesa – uma vez que todo réu tem direito ao chamado juiz natural.

Não custa lembrar que Barbosa tentou minar a atuação de Ademar Vasconcelos antes mesmo das prisões, uma vez que, dez dias atrás, já havia mandado as ordens de prisão para Bruno Ribeiro, que estava de férias – e não para o juiz natural.

Fonte:  brasil247

Esse post foi publicado em Direito e justiça, Fim da corrupção, OAB e marcado . Guardar link permanente.

14 respostas para O preço de ser honesto! OAB pede a cabeça de Barbosa ao CNJ #FIMdaCORRUPÇÃO

  1. Paulino JF disse:

    Paulino JF
    O que podemos concluir de qualquer posição a oab :
    Ela é soberana, nada pode incomodar tal instituição de ensino,
    Ela pode, manipular, legislar, sonegar, ela pode pedir a cabeça do presente do STF, defender qualquer pessoa com índole duvidosa, pode calar a boca de políticos em todas as esfera.
    Ela pode manipular a Constituição em seu favor.
    Ela pode manipular o Judiciário e outras entidade voltada ao ensino.
    Ela pode engolir todos que estão pensando que pode tirar um centavo dela.
    Afinal, quem dá azas para cobra, pode ser picado.
    A Credito, que muitos brasileiros respeitam o Presidente do STF, pelo desprendimento no julgamento que colocou muitos políticos e poderosos na grade.
    O que falta e ordem, respeito aos Bacharéis, e ao povo brasileiro.
    O que falta é o fim do famigerado exame da ordem, e libertar os operadores do direito impedidos de exercer seu oficio .
    O que falta a CPI na oab.

  2. José disse:

    Foi bom o que aconteceu com o Ministro. Aliás, a OAB nunca teve respeito pelas instituições. O Ministro que foi desrespeitado, é o mesmo que votou a favor da constitucionalidade do exame da ordem, contrariando vários dispositivos da Constituição. Quem alimenta uma fera sabe das consequências. Por isso é que, Deus não deu asas a cobra.

  3. MÁRCIO MOURA disse:

    Colegas, duas questões pertinentes ao “Estelionato exame da oab”. Primeiro: Continuem votando na enquete da Câmara dos Deputados pois estamos precisando mostrar o nosso repudio a esse “V”exame. Cada computador, Tablet, Smarthfone vale um voto. Segundo: Existe uma nova Petição da Avaaz na pagina dos Bacharéis em Ação, participem também votando contra esse “Câncer” da oab. Abs. a todos.

  4. José disse:

    É bom a OAB e a FGV ficarem atentas. Já temos Deputados e ex-Ministro presos, portanto à justiça está começando a colocar estes quadrilheiros na cadeia. O primeiro passo é fazer uma auditoria nas contas da OAB, se entidade pode legislar e fazer leis em seu benefício, e é , considerada uma autarquia especial, o TCU pode agir. Inclusive, STF pode rever às injustiças cometidas contra os bacharéis em direito.

  5. Elço Ferreira dos Santos disse:

    Bom acredito que agora o CNJ poderá pedir tambem que seja investigado as contas da OAB, que seja investigado tambem porque a OAB faz um concurso público, sendo uma entidade privada, que seja investigado tambem porque a OAB não faz concurso publico para seus empregados, e que seja investiago tambem quanto ganha os presidentes desse conselho totalitario, seus conselheiros.
    O ideal que seja tudo investigado pelo CNJ tudo que existe na OAB, muita coisa podre vai aparecer.

  6. sandra disse:

    foi mal DR JOAQUIM BARBOSA, joaquem não da né. erro gráfico.

  7. sandra disse:

    é extremamente transparente para quem quer ver, quem apoia o mal é do mal, esse Batochio deve ser um tremendo puxa saco e de um caráter um tanto quanto duvidoso, ficar do lado do mal, só pode ser filho das trevas assim como os réus, IMPEACHMENT, SÓ SE FOR DO EXAME DA OAB e de seus componentes, que o mantem, o JOAQUEM BARBOSA é uma pedra no sapato desse povo do mal, Presidenta Dilma, será que não tem ninguém do seu lado para dar força para tomar uma atitude contra a OAB, e dar um basta nesse exame idiota que anula as ações do MEC, porque será que todos os poderes tem medo da OAB, será que por traz dessa cortina tem tanta coisa escusa que eles tem medo de penetra-la, é a única explicação, caso contrario ninguém entende, a Presidenta entra debaixo da mesa e finge que nada vê, o que estão fazendo do BRASIL? um país anárquico.

  8. MÁRCIO MOURA disse:

    Senhores, para a nossa luta, essas agressões as autoridades devidamente constituídas, são de muito bom grado, quanto mais os dirigentes da oab atacam essas autoridades, melhor para a nossa luta. Só falta eles atacarem o PGR Dr. Rodrigo Janot que eles engolem sem nada poderem fazer, visto que foi ele que fez o parecer que dizimava com o “V”exame da oab em 2011. O nosso maior cabo eleitoral na verdade foi o Ex-presidente Ophir Cavalcante, o qual afirmava que o Congresso Nacional era um PÂNTANO, e que o AR em Brasília era irrespirável. Que bom tais afirmações, só criou adversidades para ele e a oab. Tenho saudade dos desatinos de Ophir Cavalcante. Abs. a todos

  9. antoniomalzoni@gmail.com disse:

    A OAB liderou movimentos históricos inclusive com o impeachment do ex-presidente Fernando Collor.

    Liderou este movimento de impeachment porque o ex-presidente não aprovou a exigência do Exame da Ordem e o fazendo tão somente com o presidente Itamar.

    Será que o 4º Poder está com medo de o Ministro Barbosa for contra este excremento da Lei 8906/94 e por isso está querendo dar o mesmo golpe ?

  10. VERGONHA DE SER BRASILEIRO disse:

    SÓ O QUEBRA -QUEBRA PODE CONSERTAR O MUNDO DE PORQUEIRA DESSA REPUBLIQUETA, DESACREDITADA PELA SOCIEDADE E PELO MUNDO. TÁ NA HORA !
    “VERGONHA DE SER BRASILEIRO” ACABE COM O PT OU ELE ACABA COM O BRASIL.
    TÁ MUITO VERGONHOSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. JOSE BENEDITO MARTINS disse:

    Na condição de cidadão comum, vejo com indignação essa manifestação da OAB contra o presidente do STF, que vem demonstrando a Nação o verdadeiro papel daquela Corte.
    O que realmente ocorre e visível ao mais leigo são disputas entre partidos políticos que querem colocar a LEI sob segundo suas intenções,
    Presidente Joaquim Barbosa, não se intimide, Vossa Excelência tem o apoio do POVO, que NOTA suas reais intenções em prol da comunidade brasileira e do Estado Democrático de Direito.

    • JOSE MARIA DE AQUINO disse:

      Me solidarizo com o senhor JOSE BENEDITO MARTINS – JOAQUIM BARBOSA É UM MINISTRO HONESTO E O POVO BRASILEIRO ESTÁ COM ELE. QUEM DERA SE NAQUELA CORTE TIVESSE PELO MENOS UMA MEIA DE JOAQUIM BARBOSA.

  12. AOM disse:

    A OAB esta acostumada a cortar a cabeça de milhares de honestos bacharéis, com o famigerado exame de ordem, não contente, querem agora a cabeça de um dos mais honesto Magistrado do Brasil, porque não, do planeta!!!!!! Cuidado João Batista, digo Joaquim Barbosa!

  13. ELES DEVERIAM ERA INVESTIGAR BOA PARTE DE ALGUNS ADVOGADOS COM CARTEIRINHA QUE SÓ F. A VIDA DA GENTE, QUE POR EXAME INCONSTITUCIONAL IMPOSTOS POR ESSE GRUPO,FUNÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO,PELO MENOS QUANDO FIZ O CURSO DE DIREITO ME PARECIA ASSIM, SE NÃO ELES TERIAM QUE REGISTRAR TAMBÉM O DIPLOMA, ESTOU ERRADA! É O TAL REVALIDA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s