Pelo fim dos exames da OAB! Ossami Sakamori #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL #CPIdaOAB


Pelo fim dos exames da OAB!

Hoje, vou tocar nas questões delicadas que são exames da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.  Profissionalmente estou no outro extremo, isto é, sou profissional da área de ciências exatas, especificamente, engenheiro civil.  Pode parecer intromissão, na área alheia, mas faço comentário como qualquer cidadão brasileiro.

Domingo passado, houve exame de OAB, 11ª Edição, para 101.156 inscritos.  Houve queda de inscrição em relação aos inscritos na  10ª Edição que teve 124 mil inscritos, sendo desse total, 33.965 aprovados.  O índice de aprovação da X Edição foi de 28%.  Para começar acho absurdo o índice de aprovação e também da realização dos próprios exames.

As OABs funciona como Conselhos Regionais de qualquer outra profissão. Os Conselhos Regionais foram criados para regular e fiscalizar a atividade profissional. São entidades fiscalizadas pelos Conselhos Federais e têm seu espaço de atuação delimitado por leis constitucionais e, muitas vezes, estão impedidos legalmente de fazer mais pela profissão.

Dentre as atribuições delegadas pelas leis, a mim me parece inconstitucional OAB exigir exame de habilitação para o exercício da profissão aos formados em Cursos Superiores de direito, com carga plena, cursos com duração de 5 anos.

Para mim, a realização dos exames é uma anomalia.  A OAB ou a sua Confederação, exorbita da função de Conselhos Regionais, pelo menos, previsto no espírito da criação dos Conselhos.  Se à OAB foram dados requisitos especiais, como realização de exames de habilitações, deve ser extirpados tais direitos.  Alega-se a OAB que tem muitos bachareis em direito formando no Brasil.

Se há excesso de bachareis, não é culpa dos que se formam em faculdades de direito, espalhados Brasil a fora.  Os cursos de direitos, se é que tem demais, foram autorizados pelo Ministério da Educação, não cabendo a OAB utilizar isto como justificativa para realização de exames.  Caberia sim, fazer gestão junto ao Ministério da Educação restringir a criação de novos cursos de direitos.  Matar o problema no nascedouro e não tentar fazer vez do MEC, realizando prova de habilitação.

Não vejo em outras profissões a realização de exames de habilitações para exercício da profissão.  Qualquer Conselhos Regionais, exige como pré-requisito para sua inscrição, a apresentação de conclusão de cursos nas respectivas classe de profissionais a que pertencem.  Se a profissão exige nível superior, exige-se diploma do nível superior.  Se a profissão exige nível médio específico, exige-se certificado de conclusão do nível médio.  E pronto!

O Conselho existe para fiscalização do exercício da profissão, em resumo.  A OAB também.  Muitos médicos que agiram fora da ética médica ou imperícia médica, são seus registros no Conselho Regional de Medicina cassados.  E assim, acontecem nas demais classes de profissionais.  Que eu tenha conhecimento, não vi até hoje, algum advogado sendo seu registro na OAB cassado.  Posso estar errado, se conhecer algum, favor postar no espaço de comentário no rodapé.

Eu já estou na lida de comércio e de engenharia há 45 anos. A prática do cotidiano mostra que como qualquer profissão, há advogado competente e advogado incompetente, assim como tem engenheiro competente e engenheiro incompetente.  É coisa do ser humano, há advogado com registro na OAB, bandido, como há também engenheiro com registro no CREA, bandido.

Os registros na OAB não são passaportes para entrar no reino da moralidade pública e da competência.  Os registros na OAB, não significa que pode tudo.  Os advogados são como qualquer outra profissão, sujeitos às mesmas regras impostas aos profissionais de outras áreas.   A carteira da OAB, vale tanto quanto carteira do CREA, vale apenas como identidade, nada mais.

Os advogados não são autoridades, assim como engenheiros não são. Nem os advogados, nem os médicos, nem os engenheiros, fazem parte da casta prilegiada de classes sociais. Somos apenas reles brasileiros à serviço do povo brasileiro.  Devemos assim, seguir e obedecer a Constituição e Leis brasileiras, como todos demais 200 milhões de brasileiros.  Vamos baixa a bola, vamos!

Pelo fim dos exames do OAB!

Ossami Sakamori
Esse post foi publicado em GERAL e marcado , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Pelo fim dos exames da OAB! Ossami Sakamori #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL #CPIdaOAB

  1. Elço Ferreira dos Santos disse:

    Vamos pedir CPI para abrir a caixa preta da OAB, quanto ganha um presidente nacional da Ordem, os presidentes das oabs dos Estados, mais os conselheiros, é preciso saber qual é o salários dessa gente, A soma gasta em campanha é muito alta qual é o interesse.

  2. JOÃO BATISTA SUAVE disse:

    Na próxima Quinta feira, na data de 05/09/2013, vai haver uma paralisação nacional, pelos Estudantes e Bacharéis em Direito, outros Bacharéis de várias profissões, Sindicatos diversos, associações diversas e o publico de um modo geral que apóiam nossa classe, para uma manifestação em rede nacional, pedindo a extinção do exame da OAB. Vamos às ruas!
    Bacharéis em Direito, para que nosso diploma possa valer, vamos as ruas lutar pelos nossos direitos, queremos trabalhar com dignidade e contra a discriminação daqueles que já formaram e não pode tirar a carteira da OAB, porque não passaram no exame. Pedimos apoio desde já, do nosso Sindicato, da OBB(Ordem dos Bacharéis do Brasil), MNBD(Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito), BAÇÃO(Bacharéis em Ação), todas as representações dos movimentos e marchas dos bacharéis em direito, espalhados por todo território nacional e enfim da população de um modo em geral. Se nós não lutarmos com afinco pelos nossos direitos, os nossos objetivos jamais serão alcançados.
    Para fundamentar nossa indignação contra o exame injusto, imoral, desequilibrado, sem nenhuma finalidade educacional, com fins de forma cristalina, de arrecadação milionária, reserva de mercado, imposto pela ditadura da OAB, nos baseamos também no texto abaixo transcrito:
    João Batista Suave – Presidente Nacional da Marcha dos Bacharéis em Direito do Brasil

    “MERCADANTE RECEBE PROVAS
    MERCADANTE RECEBE PROVAS DE MANIPULAÇÃO DO EXAME DA OAB

    Estar domiciliado em Brasília já começa a render seus frutos, Na última 4ª feira à noite, o Ministro da Educação e Cultura (MEC) Aloísio Mercadante estava no Salão Verde da Câmara dos Deputados, conversando em coletiva com a imprensa sobre a destinação dos recursos do Pré-Sal para a Educação e para a Saúde.

    Ele explicava que a intenção da Presidenta Dilma Rousseff de destinar 75% dos recursos a serem obtidos com a Educação e 25% com a Saúde estavam tendo boa receptividade entre os parlamentares e que ele faria um trabalho corpo a corpo para que a proposta fosse aprovada no Congresso.
    Tive então, a oportunidade de conversar durante 30 segundos com o Ministro. A conversa foi direta: ” Ministro, o Deputado Eduardo Cunha já conversou com o senhor sobre a questão exame de ordem da OAB. Aqui estão provas documentais de que a OAB está manipulando para reprovar mesmo quem obtém nota para passar.”
    E passei às suas mãos as provas documentais que estamos divulgando há mais de um ano no Congresso.
    Acabou minha primeira parte da conversa. Uma jornalista da Rede Globo já chegou com o microfone aberto para entrevistá-lo. Fiquei ao lado esperando nova oportunidade.
    Acabada a entrevista, empurrei “gentilmente” um segurança da Câmara já na entrada do Plenário e completei: “Ministro, com qual assessor posso conversar para passar mais subsídios de minha afirmação ao senhor?
    Desta vez tive resposta: “Converse com qualquer técnico do SISU que ele te encaminha para a informação chegar pra mim”.
    Tinha feito uma parte da “lição de casa”.
    Na semana que entra estarei fazendo o contato com o MEC, no setor do SISU, para entregar material para derrubar a negociação criminosa e mentirosa que a OAB fez com o Ministro nos primeiros meses do ano, denegrindo os cursos de direito e propondo um estágio que, se aprovado, acaba com o curso de Direito no Brasil, pois pouquíssimos colegas acadêmicos terá como manter-se no curso e manter sua vida e sua família com os parcos salários pagos a estagiários em órgãos públicos, que pela proposta da OAB seriam obrigatórios.
    Nossa luta pelo fim do exame tem várias frentes, todas tem as bases principais aqui em Brasília…
    Como nunca perdemos a oportunidade de reiterar e divulgar as escandalosas provas de manipulação que a OAB faz em seus exames, abaixo as provas para quem quiser ler, baixar e divulgar:

    1 – PROVA DE MANIPULAÇÃO DA 1ª FASE – Duas respostas diferentes na MESMA folha de recurso da Fundação Getúlio Vargas – Leia aqui.
    2 – PROVA DE MANIPULAÇÃO DA 2ª FASE – Oficio do Presidente da OAB MT para a CESPE UnB, para que cumpram decisão judicial e dêem NOTAS IGUAIS para 15 COLEGAS QUE RESPONDERAM IGUAL E TIVERAM NOTAS DIFERENTES – Leia aqui. “.
    FONTE: SITE DO MNBD (MOVIMENTO NACIONAL DOS BACHARÉIS EM DIREITO)
    ______________________________________________________________________
    APOIO AO TEXTO ACIMA:
    *MOVIMENTO NACIONAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL
    *ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL DESEMPREGADOS
    *ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL ENDIVIDADOS PELO FIES
    *ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL(ADVOGADOS)
    *ASSOCIAÇÃO ESTADUAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL DE SÃO PAULO-SP
    *ASSOCIAÇÃO ESTADUAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL DO ES
    *ASSOCIAÇÃO ESTADUAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL DE MINAS GERAIS
    *ASSOCIAÇÃO ESTADUAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL DO RIO DE JANEIRO
    *ASSOCIAÇÃO ESTADUAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL DE BRASÍLIA-DF
    *ASSOCIAÇÃO ESTADUAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL DO CEARÁ
    *ASSOCIAÇÃO ESTADUAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL DO PERNAMBUCO
    *ASSOCIAÇÃO ESTADUAL REGIONAL DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
    *ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL
    *ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FAMÍLIAS DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL
    *ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA CLASSE FEMININA DE BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL
    *ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ESTUDANTES DE DIREITO DA MARCHA DOS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL

  3. marcos disse:

    mais uma vez fiz esse maldito exame e fui reprovado.
    essa é a ultima vez,juro por meus filhos que nunca mais vou fazer essa maldita prova outra vez.
    pois cada vez que faço essa prova porca e mal elaborada tenho que tirar do sustento da minha familia para financiar cursinho e comprar livros e etc.
    chega,nunca mais.
    mais um desempregado com um diploma que nada presta na mão…

  4. sandra disse:

    Sr. Sakamori, muito obrigada pelo interesse pela classe dos Bacharéis em Direito, demonstra inteligência e conhecimento da verdade, pois é bem isso que colocaste em tela, há Advogados com a carteira da OAB e são extremamente incompetentes, bandidos e tudo o mais que um conhecedor da lei não deveria ser, eu posso garantir que conheço vários deles, eu perdi casa comercio, e tudo isso em causa ganha, direito adquirido pelo tempo e pela lei, era só para o Juiz homologar, e os advogados que eu contratei eram mais burros do que qualquer leigo, troquei quatro vezes de advogado na expectativa de salvar algo, uns foram burros, outros malandros mesmo, e todos fizeram o exame da OAB e estão com suas carteiras nas mãos, e aí, esse exame e pra salvar a classe dos advogados, mostrar que são competentes, ora, ora, essa porcaria só serve para empatar a vida de quem quer trabalhar honestamente, eu já implorei para os bacharéis não fazerem o exame, se ninguém fizer, quero ver continuarem, é a única maneira de acabar, pois se formos depender de auxilio politico, parece que todos estão com a boca e ouvidos entupidos de algum tipo de papel, é a OAB que os elege.

  5. FABIANO disse:

    Ponto. simples . só isso que precisamos.

    • Fátima Costa disse:

      Gostaria de saber porque os médicos estrangeiros são contratados sem o revalida e sem a aprovação do CRM, para cuidar de pessoas. Já o bacharel em direito precisa prestar exame de ordem (ridículo) sob pena de causar prejuízos. Não seria isso dois pesos, duas medidas?

  6. JOSE MARIA DE AQUINO disse:

    Senhor Ossami Sakamori,
    Seus comentário à luz de pura verdade matou a pau este lobisomem chamado OAB. Como Bacharel em Direito, tomo a liberdade de poder agradecê-lo pelo apoio moral, pela sinceridade de não laborar no meio jurídico, mas por reconhecer que nós Bacharéis em Direito estamos sendo reduzidos a meros indivíduos perante um sindicato que usurpa a função do MEC por acrfeditar num sistema político totalmente tomado por uma paralisia moral e administrativa.
    A OAB fala do quesito “IDONEIDADE MORAL” como uma das primeiras portas para se adentrar no seu quadro de “advogados”. O QUE É TER IDONEIDADE MORAL?
    SERÁ AGIR EM CONLUIOS COM UMA CARTEIRA VERMELHA QUE SERVE APENAS COMO IDENTIDADE? OS PIORES BANDIDOS TAMBÉM POSSUEM IDENTIDADE? QUEM COLOCOU OS IRMÃOS NAVES NA CADEIA SEM QUE ELES DEVESSEM NADA TAMBÉM DEVEIA TER IDENTIDADE. O BRUNO EX-JOGADOR DO FLAMENNGO TAMBÉM TEM IDENTIDADE.
    Nós, os mais de cinco milhões de Bacharéis em Direito proibidos de trabalhar temos muito mais do que uma simples carteirinha de identidade: Temos uma família. Temos as nossas esposas, os nossos filhos e netos.
    QUEREMOS QUE TUDO ISSO SEJA VISTO PELOS HOMENS DE BEM E QUE IGUAL A NÓS, TAMBÉM SE PRENDE PELOS LAÇOS DE FAMÍLIA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s