Juiz defende pena de morte para magistrado corrupto. #FIMdaCORRUPÇÃO


Em entrevista, candidato à presidência da AMB diz que punição capital ‘seria adequada’ para quem tem dever de ser correto.

Juiz candidado a AMB defende pena de morte para juízes corruptosO juiz Roberto Bacellar, candidato à presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), defendeu pena de morte para juízes corruptos. “Não se admite pena de morte no Brasil, eu sou contra a pena de morte, mas para esse tipo de autoridade, como juiz, como polícia, que pratica atos de corrupção, aí até mesmo a pena de morte eu acho que seria adequada no País. É duro isso que estou falando, mas é porque quem tem o dever de dar proteção para o cidadão, de ser firme, correto, não pode ser corrupto.”

Veja também:
link ÁUDIO: Ouça a entrevista com o juiz Roberto Bacellar

As declarações de Bacellar agitam a toga. Aliados consideram que ele foi “imprudente” ao pregar a pena capital para os próprios pares envolvidos com malfeitos. Adversários fazem críticas.

Há 24 anos na carreira, ele é juiz estadual no Paraná, onde já integrou o Conselho Estadual de Direitos Humanos, e preside a Escola Nacional da Magistratura. Sua manifestação foi publicada em 1.º de julho pela imprensa do Piauí. Em campanha, Bacellar fez conferência com jornalistas e falou sobre a valorização de sua classe.

A AMB aloja cerca de 15 mil juízes em todo o País, é a maior e mais influente entidade da classe. Bacellar é candidato da situação. Tem o apoio do presidente Henrique Nélson Calandra. Sua plataforma eleitoral prega o resgate “da força da magistratura para um País melhor”. No dia 12, Bacellar lança sua chapa com o slogan “AMB para os magistrados, Justiça para o Brasil”.

Durante a entrevista, ao abordar o envolvimento de juízes com venda de sentença e o crime organizado, ele declarou: “Isso não é uma prerrogativa, uma exclusividade do Poder Judiciário, todos os poderes têm as suas mazelas, em todas as profissões, mesmo na área do jornalismo, a gente vai encontrar bons e ruins. Temos como ponto de honra trabalhar na valorização do bom juiz. O juiz é aquele que presta um serviço público relevante à sociedade”.

Após falar em pena de morte para autoridades corruptas ele fez uma ressalva, pela garantia do direito de defesa a todos. “Outra coisa é dizer que as pessoas vão ser afastadas de imediato, sem o devido processo legal. Isso não é possível, todo criminoso, pelo mais grave crime que cometa, tem de ser submetido ao devido processo legal, tem de ter o direito de se defender, seja um jornalista, seja um advogado, seja uma pessoa da comunidade. Não admitimos que, seja juiz ou não, seja julgado sem o devido processo legal.”

‘Expressão metafórica’. Ontem, Bacellar disse que sua declaração em defesa da pena de morte “é metafórica, força de expressão”. “Sou absolutamente contra a pena de morte”, afirmou. “A pena de morte não existe no Brasil, nunca vai existir, é cláusula pétrea. Sou a favor do agravamento das penas para os crimes de corrupção, em todos os aspectos, civil, administrativo, econômico e penal. No contexto da entrevista falamos sobre prerrogativas e segurança dos magistrados e também sobre corrupção, grande mal do País.”

Fausto Macedo – O Estado de S. Paulo

Veja ainda:

Princípio “pro vida”: Em defesa da pena de morte. #FIMdaCORRUPÇÃO

Esse post foi publicado em Direito e justiça e marcado . Guardar link permanente.

5 respostas para Juiz defende pena de morte para magistrado corrupto. #FIMdaCORRUPÇÃO

  1. AOM disse:

    O correto, é demissão por justa causa e retornar para a fila da previdência e cumprir o que falta para sua bela aposentadoria de teto da PS. .

  2. sandra disse:

    Quaestio Facti é que sem generalizar; porem tem juízes que sinceramente não deveriam ocupar o posto que ocupa, pois os próprios são corruptos, e em vez de praticar a justiça o que eles fazem é exatamente o contrario, se o Dr. Bacelar estiver mesmo bem intencionado então que seja abençoado, protegido e inspirado por DEUS, o que temos é que moralizar a justiça, pois a mesma é a chave do bom andamento e limpeza do País, pois se a justiça é corrupta e assassina a quem recorrermos, só nos sobra o pau da bandeira, quanto os corruptos e malfeitores, vão se preocupar com quem e com que, se quem poderia e deveria punir é igual.

  3. Gold Price disse:

    Para ele, a nova perspectiva aberta com a interpretação do revisor pode fazer justiça a outros réus, também acusados por crimes semelhantes. “O voto do revisor faz uma análise equilibrada e típica de juiz”, afirmou o advogado Marcelo Leonardo, que representa o publicitário Marcos Valério.

  4. Elço Ferreira dos Santos disse:

    Eu entendo a revolta do magistrado,parece ser um homem sério comprometido com a justiça,isso é que é necessário atualmente no Brasil. A corte maior não poderia ser indicação do Presidente com envolvimento da OAB.
    O tribunal juridico é o STJ, o supremo tribunal federal é tribunal politico, e julga conforme a onda dos seus interesses.

  5. MÁRCIO MOURA disse:

    O juiz candidato a Presidência da AMB, se eleito for, deveria (se quiser moralizar o serviço público), pedir alteração do artigo 95 da C/F retirando a “Inamovibilidade e a Vitaliciedade” dos juízes, pois seria um grande passo na estória do judiciário Brasileiro. A manutenção desse artigo supra, é um premio para juízes Corruptos. que praticam Pedofilia e outras atrocidades contra o povo no país, pois se acham semideuses e quando são condenados, são premiados com uma aposentadoria compulsória. Como qualquer servidor público, em caso de condenação deve ser demitido sumariamente em caso de transito julgado e o direito amplo de defesa. Defender pena de morte é balela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s