Sociólogo afirma: . “O Judiciário é tão corrupto e ineficiente quanto o Legislativo e o Executivo” #bandidosdetoga


IMAGEM POSITIVA

“Judiciário é tão corrupto quanto outros poderes”

Pesquisas de opinião feitas após as manifestações que aconteceram no país em junho mostram que entre os três poderes, a população confia mais no Poder Judiciário. De acordo com pesquisa feita em julho, a confiança no Judiciário era de 50%, enquanto no Legislativo é de 25%.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o sociólogo Aldo Fornazieri, diretor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, alerta, porém, que a situação é meramente circunstancial. “O Judiciário é tão corrupto e ineficiente quanto o Legislativo e o Executivo”, diz ele.

Para Fornazieri, um dos principais motivos para esta imagem positiva momentânea é o julgamento do mensalão. Outro fato considerado por Fornazieri é o destaque da mídia. Para ele, os escândalos do Judiciário não recebem tanto destaque quanto os dos outros poderes.

Leia abaixo os principais trechos da entrevista:

A que atribui a ausência de ataques ao Judiciário nas manifestações de junho?
No momento dos protestos, o Judiciário, especialmente o Supremo Tribunal Federal, estava com um superávit de imagem positiva. Ainda havia um recall positivo em torno do julgamento do mensalão, o que tornava esse poder, naquele momento, a instituição de maior credibilidade.

Por que frisou ‘naquele momento’?
Porque o Judiciário é tão corrupto quanto os outros dois poderes, o Legislativo e o Executivo. Recorrentemente surgem denúncias e escândalos nesta área. Envolvem muitas vezes a compra e a venda de sentenças. Se pegar o caso específico do Tribunal de Justiça de São Paulo verá que está envolvido com denúncias fortes, divulgadas na semana passada, sobre o pagamento de benesses indevidas, com o desvio de milhões de reais. Por outro lado, as tentativas de fiscalização do Conselho Nacional de Justiça enfrentaram forte resistência em São Paulo. Não há, portanto, a menor dúvida de que o Judiciário se equipara aos demais poderes em termos de corrupção.

Existiria algum outro motivo, além do mensalão, para o Judiciário ter sido poupado nos protestos?
Eu citaria mais duas razões. A primeira é que os escândalos do Judiciário não têm tanto destaque na mídia quanto os do Legislativo e do Executivo. Eles aparecem menos. A segunda é que o cidadão, de maneira geral, tem uma relação mais direta com o Legislativo e o Executivo — até porque é ele, cidadão, quem elege os representantes nesses poderes. No Judiciário, com exceção dos ministros do Supremo, as figuras são menos conhecidas. Se você citar os nomes dos juízes do Tribunal de Justiça de São Paulo, pouquíssimas pessoas vão identificá-los. A relação entre o Judiciário e os cidadãos, portanto, é mais difusa, o que atenua a fiscalização sobre esse poder.

Há menos percepção na sociedade sobre as falhas do Judiciário?
Sim. Além de tão corrupto quanto os outros poderes, o Judiciário é extremamente deficiente. Quanto demora o julgamento de um caso na Justiça? Pode demorar décadas. Já foram feitas tentativas, nos últimos quinze anos, de reforma dessa estrutura, mas os problemas continuam. O déficit de eficiência permanece.

O senhor inclui o Supremo nessa análise sobre deficiências?
Como já disse, o Supremo atravessou os protestos com a imagem razoavelmente boa, em função do mensalão. Logo em seguida, porém, começaram a surgir denúncias sobre uso indevido de equipamentos públicos por parte do próprio Joaquim Barbosa e de outros ministros. Nesse caso também a mídia não deu muita ênfase.

Revista Consultor Jurídico, 29 de julho de 2013

Esse post foi publicado em Direito e justiça e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Sociólogo afirma: . “O Judiciário é tão corrupto e ineficiente quanto o Legislativo e o Executivo” #bandidosdetoga

  1. O s três Poderes(Executivo, Legislativo e Judiciário) são autônomos, mas interdependentes. Isso é o que diz a doutrina dos Poderes de Montesquieu. E o são aqui no Brasil. Ocorre que, no Presidencialismo, o poder Executivo tem um grande poder. Então, ele interfere, sim, nos outros Poderes. Além de tudo, a chave do cofre está com o Executivo. E quem tem o dinheiro, detém o poder. Claro que Lula interfere, compra consciências e vende cargos. Ocorre que, quem é comprado é tão corrupto ,quanto o que os compra. Então, tanto Lula interfere e é corruptor, quanto os outros são corrompidos por ele . É tão crime corromper, quanto ser corrompido. A corrupção está tão generalizada no Brasil que parece ,estarmos em um beco sem saida. A indignação dos justos é tanta que os paraliza. Estamos apáticos com tudo o que se vê ,pois nos parece um grande pesadelo! Estamos sem ação! Não sabemos por onde começar a limpeza e, nem, como fazê-la. É um Deus nos acuda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s