Uma crítica a literatura Brasileira e seu corpo docente.


livrolixoHoje gostaria de fazer uma crítica à literatura Brasileira.

Quando cursava o 2º nos empurraram goela abaixo um monte de lixo escrito por tísicos depressivos entre outros  autores que por não terem nada a escrever enchiam detalhes de coisas inúteis.

Foi ai que comecei a aprender a leitura dinâmica. Pulava um monte de baboseiras que não serviam para nada e procurava umas poucas linhas de conteúdo que realmente era o que caia nas provas.

Não é a toa que os jovens não gostam de ler. A leitura que impunham na escola mais parecia um castigo. Estudar aquela bosta era um suplício.

Contudo gostava de ir às bibliotecas e livrarias e sempre que me sobrava algum dinheiro comprava um livro que realmente me interessava.

Os professores de literatura podem não concordar com o que estamos afirmando, até porque foram condicionados a isto. Vivem em um meio em que é razoável pensar assim. Para fazer parte do grupo deve-se pensar deste modo.

Com resultado nossas escolas tem injetado na sociedade pessoas que não pensam. Não formam opinião própria, precisam de outros que lhes digam o que pensar.

Isto é muito bom para os que estão bem no poder e querem a manutenção do “status quo” sem resistência. Ajuda também a manter o salário dos professores lá em baixo. Preço justo pelo lixo que enfiam na cabeça de seus alunos… Por não lhes ensinarem a pensar!

Quando conheci Shakespeare fiquei encantado. Pensava: de onde ele tirava todas aquelas coisas. É necessário um grande talento de abstração para compreender o que diz, mas mesmo as mentes menos privilegiadas podem se maravilhar.

No vestibular para filosofia, a prova de redação continha um trecho de Voltaire. Em poucas palavras era capaz de dizer um universo de coisas.

Já trabalhava no foro e a Juíza da vara onde prestava serviços sugeriu para que mudasse para Direito. Não pude fazer isto…

Estudávamos os pensadores em suas épocas. Não a leitura fria que se é feita de um trecho qualquer. E nos vinha à dúvida:

O tempo fez o pensador ou o pensador fez o seu tempo?

O conhecimento não tem pátria. Não adianta cultuarmos um monte de lixo que não leva a nada. Que não farão com que nossos jovens progridam. Os países mais desenvolvidos já perceberam isto.

Após a 2º guerra mundial, principalmente, Estados Unidos e Rússia importaram (raptaram) tantas mentes brilhantes quanto puderam para seus países.

No Brasil criamos um sistema educacional que faculta a alienação. E quando um talento se sobressai se tem alguma condição acaba indo para outro lugar, pois nosso meio ainda é hostil para com pessoas talentosas, com aquilo que não podem compreender.

Esse post foi publicado em Cultura. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Uma crítica a literatura Brasileira e seu corpo docente.

  1. Gaspar Frois disse:

    Nesse quesito eu sou meio “zé povão”, onde as fichas literárias, tão temidas nas aulas de lingua portuguesa eram feitas em cima de livros de Machado de Assis, José de Alencar, Jorge Amado, dentre outros. Pelo que entendi voce acha essas obras um verdadeiro “lixo”, é isso?

    • Não sejamos genéricos. Mas há muita coisa inútil e até danosa a psique em nossa literatura. Como resultado temos um povo alienado em meio a governos corruptos. As religiões fazem milhões as custas das desgraças alheias com a promessa do paraíso e ai vai o resultado da péssima educação que nosso povo tem recebido. A escola hoje é uma condicionante de alienados. Estudar em nosso pais é um martírio.

  2. sandra telma vargasri disse:

    aqui não há espaço para quem pensa e vê, os nossos políticos não gostão disso, por isso não há incentivo ao conhecimento, quase não tem com quem conversar ou trocar ideias, a maioria da população não conhece seus direitos e os que conhecem se acovardam e não abrem a boca para nada, engolindo tudo o os políticos mandam seja doce ou seja amargo, quando alguém briga por seus direitos e enfrenta políticos, a maioria duvida que ele fez, sinceramente, não entendo.

  3. No Brasil criamos um sistema educacional que faculta a alienação. E quando um talento se sobressai se tem alguma condição acaba indo para outro lugar, pois nosso meio ainda é hostil para com pessoas talentosas, com aquilo que não podem compreender.
    No Brasil criamos um sistema educacional que faculta a alienação. E quando um talento se sobressai se tem alguma condição acaba indo para outro lugar, pois nosso meio ainda é hostil para com pessoas talentosas, com aquilo que não podem compreender.

    Uma critica a literatura Brasileira e seu corpo docente:

    Tomando conhecimento do texto em destaque: “Uma critica a literatura Brasileira e seu corpo docente.”
    O leitor da pagina de INACIO VACCHIANO se manifesta com elegância e respeito aos que se dizem fieis ao senso de amor ao direito liquido e certo, mas o coloca no vazio da ilegalidade.
    E o faço com fundamento no último parágrafo do texto em destaque:
    A responsabilidade absoluta para invocar sabedoria com amor intelectual e vigiar pelo pronto acolhimento na Câmara dos Deputados na busca serena e justa de extinguir o Exame de Ordem compete individualmente a cada PARLAMENTAR. Sem distinção de sigla partidária.
    Se
    Se dividirem na questão do PL 2154/11 de EDUARDO CUNHA o ato assim praticado trará a cada qual dos dissidentes a perda pessoal da dignidade de justiça. O bacharel clama pela libertação do jugo insensato e desumano da ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. Com a criação do artigo oitavo parágrafo primeiro na Lei Anencéfala 8906/94.
    Vivam os que verdadeiramente amam as cores verde, amarelo, azul e branco.
    Presidente de Honra do MNBD em São Paulo,

  4. CARLOS ALBERTO NANNI NANNI disse:

    BRILHANTE!… Concordo plenamente com INACIO VACCHIANO, afinal… Este o BRASIL que os governantes sempre desejaram… QUANTO MAIS ESTUPIDO MELHOR… – Ainda bem que nascem alguns Incios por a, para mudar os pensamentos, e abrir o olhos do povo…. – No fechem os olhos…. plantem a semente do bem, do amor, da sabedoria, da justia…da boa leitura… enfim… plante no seu caminho aquilo que possa dar bons frutos… SSA A LEI PARA TORNAR ESTE PAS CADA VEZ MELHOR e extirpar os males que nos afligem…

    Em 21 de abril de 2013 15:59, Inacio Vacchiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s