OAB consegue manter reserva de mercado. MEC suspende cursos de direito. #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL #CPIdaOAB


OAB ENGANA MERCADANTE

Os primeiros passos do novo presidente da OAB, Marcus Furtado indicam que ele caminha para obter algo que a OAB sonha há anos: fazer MAIS reserva de mercado com o fechamento de cursos de direito no Brasil…

Ele tem mantido reuniões com o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante e já obteve uma primeira vitória com  “congelamento” da aprovação de mais de 100 cursos que estavam sob análise no MEC, conforme o Ministro Mercadante declarou hoje.

Mas como sempre, a OAB quer mais…

Senador_Aloizio_MercadanteO Ministro Mercadante já falou em estágio junto a órgãos públicos como complementação…

Mercadante fala sem saber a realidade… Vende o “peixe” que a OAB vendeu para ele. Sem contestar…

Do noticiário de hoje – e todas as redes de televisão destacaram as palavras do Ministro Mercadante nos tele jornais de horário nobre – o único ponto que nos interessa é a parte em que alguns órgãos de imprensa destacaram: A questão do estágio será debatida em DIVERSAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS…

Nenhuma dúvida que estaremos presentes e nos faremos ouvir…

O MNBD/OABB vai preparar uma Nota Oficial Pública e divulgar neste final de semana a respeito. Aguardem para nos ajudar a divulgar para a sociedade.

Leiam a matéria – uma das primeiras – publicada no Portal UOL no setor de educação.Clique aqui ou leia abaixo no site da UOL:

MEC suspende abertura de cursos de direito até criação de novas regras

Do UOL, em São Paulo

22/03/201313h18 > Atualizada 22/03/201316h04

O MEC (Ministério da Educação) suspendeu a abertura de cursos de direito até o estabelecimento de novos critérios para a expansão e regulação dos cursos. A suspensão foi anunciada nesta sexta-feira (22), durante a assinatura de  um acordo de cooperação técnica com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

“Temos em torno de 25% de ociosidade nas vagas autorizadas dos cursos de direito. E temos uma demanda em estoque de cem cursos novos para serem abertos, mais 25 mil vagas. Não podemos continuar simplesmente abrindo sem uma avaliação rigorosa da política de expansão do ensino de direito do Brasil”, afirmou o ministro Aloizio Mercadante.

Há hoje no Brasil 1.200 cursos de direito, com aproximadamente 800 mil matrículas. “O MEC não pode continuar assistindo a uma situaçao em que 93% dos estudantes são reprovados no exame da OAB, como aconteceu no último exame”, disse o ministro.

“O balcão fechou. Fechou para medicina e acabou de fechar para direito”, afirmou.

Novas regras

Entre as mudanças que serão debatidas, está o estágio obrigatório e acompanhado. Além disso, há a possibilidade de que novos cursos só possam ser abertos por edital do MEC.

De acordo com o ministro, deverão ser analisadas também as faculdades com menor número de aprovados no exame de ordem da OAB. As regras serão discutidas em um grupo de trabalho com audiências públicas. Ainda não há data para o término dessas discussões.

Fechamento de cursos

Em 2013, termina um ciclo de avaliação dos cursos de direito do país e serão divulgados os indicadores IGC (Índice Geral de Cursos) e CPC (Conceito Preliminar de Curso).

Os cursos que tiverem notas inferiores a 3 (de uma escala de 1 a 5) terão seus vestibulares suspensos por um ano. Os cursos que tiverem notas inferiores a 3 mas tiverem evoluído positivamente em relação à avaliação anterior poderão reabrir o vestibular se apresentarem um plano de trabalho para melhora de corpo docente e infraestrutura.

Fonte: mnbd.org

Esse post foi publicado em EXAME DE ORDEM, Mensagem oficial do MNBD/OABB e marcado , , . Guardar link permanente.

9 respostas para OAB consegue manter reserva de mercado. MEC suspende cursos de direito. #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL #CPIdaOAB

  1. Elço Ferreira dos Santos disse:

    O sr. Mercadante economista que nunca exerceu a profissão, sempre foi um pau mandado, está no poder numa pasta sem objetivo, não consegue siquer organizar o enem, ou seja é um ministro medilcre ,esta nessa junto com a OAB para tirar vantagem, já que a totalitaria OAB manda no Brasil, e o MEC é o grande responsavel por essa situação, êle MEC não se coloca na frente, não atua como ator principal, não sei se é por incompetência ou por interesse, e nesse cenario o Conselho totalitario vai cada vez mais se infiltrando.
    Tenho pena dos Bachareis de direito. Se existe fôrça esta na hora se ser criado por Lei o estatuto dos Bachareis de Direito, em que o mesmo terá as mesmas prerrogativas dos advogados, isso feito haverá uma concorrência sadia, o mercado dirá quem de fato é o melhor, na demanda e na defesa dos interesses da sociedade, sem entretanto ser totalitário e sem armação, para não ser igualada a OAB

  2. FABIANO ANDRADE disse:

    CHEGA DE MALHAR O BACHAREL , VANOS REAGIR ,NÃO SE FALA DOS PROFESSORES , COMO ADVOGADOS PROMOTORES JUIZES ETC…. SÃO ELES QUE MINISTRAM AULAS NESSAS INSTITUIÇÕES AGORA CONTROLADAS PELO MEC ,MAS ANTES COMO ERA? , O NEGOCIO E UMA BAGUNÇA SÓ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.ENTÃO SOMOS BURROS POR TABELA. SENÃO TOMARMOS UMA MEDIDA DRASTICA SEREMOS EXECRADOS POR ESSA CORJA.

  3. LUIZ GONZAGA FERREIRA disse:

    Ao observar esse conluio OAB x MEC, gostaria de apresentar ao Sr. Ministro da Educação a minha situação que foi criada única e exclusivamente pela OAB, pois quem consegue passar na primeira fase (7º E.O.) e faz uma segunda fase seguro de que conseguiria sua aprovação, e, na correção de sua peça ter nota ZERO, indeferido seu recurso e posteriormente ter atribuída nota UM E MEIO e ao confrontar as peças constatar que ambas têm o mesmo caminho e, foi, isso sim, mal corrigida. Tenho toda documentação para comprovação. Cadê a transparência, a isenção, a lisura, que desmontam os sonhos de milhares de bacharéis.

  4. CURSO DE DIREITO disse:

    PIOR QUE OS CURSOS DE DIREITO NO BRASIL, É A ADMINISTRAÇÃO DO PT. O QUE EVOLUIU NOS ULTIMOS 10 ANOS FOI A TAXA DE OMICIDIOS E O CONSUMO DE CRAQUE, GOVERNO DA MENTIRA.

  5. Helena Nunes disse:

    Parece piada ler e ouvir tais autoridades dizerem “criaremos novas formas de avaliação, estágio será obrigatório, fecharemos os cursos de direito que são ociosos”; ora senhores são os mesmos que aprovaram os cursos de direito que deram aval através das avaliações exigidas pelo MEC, à grade curricular das faculdades faz exigência e todos os acadêmicos devem fazer estágio obrigatório, portanto qual a novidade senhor ministro? Descobriu a pólvora, e a OAB “eureka”! O que queremos exigimos é o cumprimento constitucional que nos deixem trabalhar no livre exercício da profissão, pois assim reza a nossa Constituição Federal e para isso cumprimos cinco anos de faculdade, apresentamos nossa tese em monografia e fizemos sim dois anos de estágio proficiência; senhores sabichões do MEC e da OAB não nos engana com essa “estorinha” (com “e” mesmo), já sabemos o que interessa aos senhores é a manipulação, a reserva de mercado o retorno financeiro que isso gera aos cofres de alguns em detrimento do sofrimento dos Bacharéis em Direito e familiares bem como as demais pessoas que não tem acesso ao direito pela falta de profissionais, haja vista a matéria exibida no Fantástico sobre a carência de profissionais nas Defensorias Públicas e o quanto isso vem causando problemas a população brasileira hipossuficientes que em busca de seus direitos batem de porta em porta e não encontra justiça.
    Revolução civil, Já!

  6. JOSE MARIA DE AQUINO disse:

    Eu também desejo saber, pois gastei mais de vinte mil reais e estou sem trabalhar. Quais serão as regras para nós que ja formamos, inclusive passamos por estágio na faculdade. Seremos beneficiados? qual o tipo de benefício? se tiver ônus quem irá arcar com eles?

  7. Selma disse:

    Bom dia! Se falam em estagio obrigatorio, fechamento de cursos juridicos, novas regras para o ensino juridico. E os bachareis? Oque será feito em beneficio dos que já se formaram como eu já há anos e nao tem emprego? Qual a solução para o meu caso e o de milhares de bachareis?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s