Declarações do Deputado Marcos Feliciano contra exame de ordem repercutem na ISTOÉ #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL #CPIdaOAB


FELICIANO NA ISTOÉ

A Entrevista do Deputado Federal Pastor Marco Feliciano (PSC/SP) ao programa “Eis a questão” da TV Câmara que foi reproduzida e compartilhada pelos colegas no Facebook e em outras redes sociais, levaram o deputado a ser entrevistado na revista Isto É do último final de semana.

A conclusão de que a repercussão nas redes sociais é que levaram a Isto É a se interessar pelas manifestações do parlamentar são lógicas. Jornalistas de todas as mídias navegam constantemente pelas redes sociais, já nenhum deles (ou muito poucos) vêem os programas da TV Câmara…

Assim, o importante foi a revista semanal dar destaque as frases de efeito do deputado: A “escravidão intelectual” e a função de enriquecer a “OAB” (entre aspas, pois a entidade é séria e feita de maioria esmagadora honesta, com algumas lideranças que insistem nesta arrecadação que não sabemos para onde vai) afirmando que mais de 70 milhões de reais foram arrecadados em 2012.

Aliás, quem defende a OAB e seu estelionatário exame, aproveitou para mostrar a falha da matéria que disse que os 70 milhões foram arrecadados em um só exame…

Erro de digitação talvez, mas valor correto com os 3 exames aplicados em 2012…

O importante ainda foi a manchete “Exame de Ordem da OAB: Negócio milionário”

Veja a noticia no site individado (clique aqui ) ou no site Espaço Vital que piblicou a nota original (clique aqui ) ou leia a nota original abaixo:

(26.02.13)

O deputado federal Marcos Feliciano (PSC-SP) é o relator de um novo projeto que quer acabar com o Exame de Ordem.

Ele diz que, perante a opinião pública, “está cada vez mais claro que a principal função do exame não é melhorar a formação dos candidatos mas enriquecer a OAB”. 

Ele define isso como “uma escravidão intelectual”. E arremata com valores. “Só um dos Exames de Ordem de 2012 rendeu mais de R$ 70 milhões”. 

Leia a entrevista do parlamentar à revista IstoÉ desta semana

Agência Câmara

Marcos Feliciano, o relator

ISTOÉ – O sr. acredita que será possível aprovar o projeto?

Feliciano – Está cada vez mais claro que a principal função do exame não é melhorar a formação dos candidatos mas enriquecer a OAB. É uma escravidão intelectual.

ISTOÉ – E a pressão dos advogados?

Feliciano – Uma única prova rendeu mais de R$ 70 milhões à OAB. A sociedade sabe que isso é um absurdo.

ISTOÉ – O sr. acredita na boa vontade dos parlamentares para enfrentar essa força?

Feliciano – Depois que o então presidente da OAB, Ophir Cavalcanti, chamou a Câmara de pântano, vários deputados e senadores me procuraram para dizer que era preciso acabar com o exame. A Ordem nos ajudou

Fonte: MNBD/OABB

Esse post foi publicado em EXAME DE ORDEM, Mensagem oficial do MNBD/OABB e marcado , , . Guardar link permanente.

19 respostas para Declarações do Deputado Marcos Feliciano contra exame de ordem repercutem na ISTOÉ #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL #CPIdaOAB

  1. PRA CONSERTAR TEM QUE DESTRUIR ! disse:

    QUEBRA – QUEBRA NELES EM 2014 !

  2. Talita disse:

    Sou totalmente contra a obrigatoriedade do Exame da Ordem. É totalmente INCONSTITUCIONAL E INDISCUTÍVEL o fato de Bacharéis de Direito estudarem e dedicarem 5 anos de suas vidas a NADA, pois se não forem aprovados na OAB, esqueçam… Guarde o seu Diploma e conforme-se em não ter uma profissão! Conforme-se em ter estudado e se dedicado tanto para NADA. Esse tipo de coisa só acontece no Brasil. Nem mesmo os Médicos, que lidam diretamente com vidas precisam passar por um exame desses. Somente no BRasil um advogado não é advogado se não passar na OAB. Injusto, Imoral, Inconstitucional!!!!
    Apoio totalmente o ponto de Vista do Deputado Feliciano e tenho esperanças de que através dele algo seja feito! Já é um começo!

  3. JOSE MARIA DE AQUINO disse:

    O argumento da OAB em defesa do Exame consiste na baixa qualidade de ensino jurídico. Ora meus amigos Bacharéis em Direito de todo o Brasil. Dizendo isto a OAB está jogando contra o patrimônio, ou seja, marcando gol contra. A verdade é a maioria dos Professores dos Cursos de Direito são Advogados devidamente inscritos na OAB. Então, se é baixa a qualidade de ensino, a própria OAB está declarando que são maus professores e, se não sabem ensinar, obviamente não saberão postular em defesa dos interesses de seus clientes. Na maioria das Universidades Brasileiras Juizes também são professores. Na verdade o que temos é uma usurpação de poder, visto que é COMPETENCIA EXCLUSIVA DO MEC fiscalizar a educação no Brasil.

  4. Imprensa e Cidadania disse:

    Na oportunidade, enviamos a presente sugestão acerca da aplicação ou não do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

    Se o argumento da OAB em defesa do Exame consiste na baixa qualidade de ensino jurídico, então sugerimos a criação de mecanismos que possibilitem o MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO aplicar a prova. O argumento sempre foi a baixa qualidade do ENSINO jurídico?

    No entanto, se adentrarmos no âmbito da profissionalização, então sugerimos a criação de meios que permitam ao MINISTÉRIO DO TRABALHO auferir se há ou não condições técnicas para o exercicio da PROFISSÃO de advogado.

    Convenhamos que algo precisa ser feito, para conter o excesso de arrecadação (lucro) da OAB.

    São anuidades pagas pelos advogados em atividade. São tmilhares de taxas de inscrições dos bacharéis, ou seja, a Ordem dos Advogados do Brasil possui um vasto e farto campo de arrecadação financeira (lucro).

    Superior ao lucro de muitas empresas, vitimas da carga tributária.

    Certamente é muito lucro para um órgão de classe.

    Sem mais.

    Imprensa e Cidadania.

    E-mail: imprensaecidadania@hotmail.com

    SP/SP

  5. GERSON disse:

    É UMA VERGONHA… OS SENHORES REITORES NÃO DIZEM NADA…REPRESENTAM O ESTADO COM PODERES PARA CONFERIR O GRAU, OS SENHORES PROFESSORES, JUÍZES, DESEMBARGADORES, DELEGADOS DE POLICIA, PROMOTORES DE JUSTIÇA TODOS SÃO TAXADOS DE INCOMPETENTES, DONOS DE CURSINHOS PREPARATÓRIOS, MUITOS COM CENTENAS DE LIVROS JURÍDICOS PUBLICADOS, E NENHUM SE MANIFESTA… O SR. OPHIR ALEGA O NÍVEL QUE É DA PÉSSIMA QUALIDADE NO ENSINO…

    ISSO TEM QUE ACABAR… COMO PODE A OAB DIZER QUE O BACHAREL NÃO É ADVOGADO? ORA ABSURDO E CONTROVERSO, TENDO EM VISTA QUE DURANTE A GRADUAÇÃO SE TEM CINCO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS TODOS COM AVALIAÇÃO POR UM PROFESSOR COORDENADOR, ONDE SE ATUA COMO ADVOGADO FOSSE, FAZ TUDO, ATENDE CLIENTE, FAZ A PEÇA, RECURSOS, ASSISTE AUDIÊNCIAS, ENTRE OUTRAS FUNÇÕES, ALÉM DISSO, SE NÃO PODE ADVOGAR PARA QUE SERVE O JURAMENTO NA COLAÇÃO DE GRAU? Juramento do Bacharel em Direito “JURO, COMO BACHAREL EM DIREITO, NO EXERCÍCIO DAS MINHAS FUNÇÕES E DO MEU OFÍCIO, RESPEITAR OS PRINCÍPIOS SOBRE OS QUAIS SE ASSENTAM AS LEIS, GUIAR-ME À LUZ DA ÉTICA, SEMPRE EM BUSCA DA JUSTIÇA, E DOS VALORES HUMANOS, VALENDO-ME DO DIREITO COMO INSTRUMENTO MÁXIMO PARA ASSEGURAR AOS HOMENS OS SEUS DIREITOS FUNDAMENTAIS E INTOCÁVEIS, SEM DISTINÇÃO DE QUALQUER NATUREZA. E, ACIMA DE TUDO DEFENDER A LIBERDADE, POIS SEM ELA NÃO HÁ DIREITO QUE SOBREVIVA, NEM PAZ QUE SE CONCRETIZE.”! ABSURDO ISSO … SE O BACHAREL SÓ TERÁ COMPETÊNCIA A PARTIR DE UM EXAME E QUE A OAB ALEGA QUE ISSO SERVE PARA PROTEGER O CIDADÃO, RAZÃO NÃO TEM DE EXISTIR UM TRIBUNAL DE ÉTICA E DISCIPLINA? EXAME DA OAB NÃO PODE SER EQUIPARADO A CONCURSO PÚBLICO AO CARGO DE ADVOGADO.

    TEMOS QUE ACABAR COM ESSE CÂNCER QUE É O EXAME DE ORDEM… NÃO PODEMOS ACEITAR… NÃO PODEMOS PERDER MAIS TEMPO…. ISSO NÃO PODE VIRAR EM MOVIMENTO POLÍTICO EM TRAMPOLIM PARA CANDIDATOS A ELEIÇÃO NA CARREIRA POLÍTICA… TEMOS QUE UNIR FORÇAS URGENTEMENTE E SE MANIFESTAR DIRETAMENTE COM A PRESIDENTE DILMA, ACREDITO QUE É DESSA MANEIRA QUE CONSEGUIREMOS DERRUBAR O EXAME DE ORDEM..

    NÃO PODEMOS MAIS ACEITAR ESSA CONDIÇÃO INDIGNA E HUMILHANTE COM TOTAL DESRESPEITO QUE A OAB IMPÕE AO BACHAREL DE DIREITO.

    IMPEACHMENT JÁ … FORA DILMA …

    • mario miranda disse:

      isso significa que as faculdades,professores,mestrados,doutores,juizes,promotores,desembargadores,e,outros professores estão enganando milhares de alunos,ou,não sabem transmitir conteudos,para que macomunados com OAB,fiquem calados ante vergonhosa reprovação em massa ….alguma coisa tá errado, inclusive o falastrão do ministro da educação…que agora fica inventando moda,e, ainda por cima veladamente apoia a OAB.

  6. JOSE MARIA DE AQUINO disse:

    Vejam o que diz a nossa Constituição, isto é, se ela esta acima da lei 8.906:

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    XX – ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;
    O Estatuto da OAB apesar de uma lei federal, cujo objetivo é o pulo do gato, não tem e nem pode ter força de constituição.
    Então, a única solução é pedir que a nossa presidenta renuncie ao TURISMO e tome posse de verdade para fazer cumprir a lei. Nosso país precisa muito de JUSTIÇA SOCIAL e já está quase sobre uma maca no CTI do caos e do abandono. Quando não se respeita uma constituição, quando coloca em risco as liberdades individuais dos cidadãos, não há outro recurso a não ser trazer de volta os CARA PINTADAS que retiraram do poder o Presidente Fernando Collor de Melo.
    Acho que os nossos políticos estão brincando demais com coisa séria, ferindo sobremaneira a dignidade dos cidadãos bacharéis, muitos deles que usarm emprestimos bancários e hoje sem oportunidades de trabalho como irão pagar o banco.
    Lutaram contra o regime OPRESSOR NA DITADURA MILITAR, pois queria um país onde os bailarinos do poder andassem na corda bamba. Hoje somos uma democracia temporona que somente funciona nos primeiros momentos que antecedem as eleições no país.
    Parem de brincar com o sentimento do povo, sejam honestos, sejam conhecedores das causas que os levaram a estar onde estão. O dinheiro dos bacharéis não foram frutos de lavagem e graças a Deus nem das máquinas caça níqueis.
    Usamos na faculdade um dinheiro adquirido com muita dificuldade, deixando na maioria das vezes de dar conforto aos nossos filhos para empregar num sonho ora transformado num terrível pesadelo pela OAB.
    Ainda acredito naquela luzinha lá do fim do tunel. O exame de ordem não prova capacidade de postulação. Se assim o fosse o Doutor ORPHIR CAVALCANTE e tantos outros da época dele não teriam condições de ocupar nem cargos de Presidente da OAB, nem outros cargos privativos de advogados. Ou talvez seja por eles serem incompetentes estão querendo nos julgar segundo a suas ações.
    AVANTE CAMARA FEDERAL, AVANTE STF, AVANTE CNJ, AVANTE CCJ – se voces não puderem nos ouvir, quem mais poderão nos ajudar?

  7. marlene augusto de paulo azevedo disse:

    Eu agradeço por ter alguém que possa nos ajudar nesta luta!

  8. zenaide disse:

    Parabéns a todos que lutam e acreditam que a oab é uma farsa. Discrimina, engana, omite a verdade, massacra, ludibria, extorsão aos que batalharam para estudar e conseguiram, propaganda enganosa, influência negativa, provoca desemprego, e por aí vai……. Até mesmo os cegos enxergam a verdade nua e crua no dia a dia da OAB maldita e infeliz!
    Peço socorro!!!!!!!!!! É só o que me resta. Mas a quem? Quem me houve? A minoria, parece.

  9. Elço Ferreira dos Santos disse:

    EXISTE NA CAMARA DEPUTADOS ADVOGADOS QUE SÃO MANIPULADOS PELOS CURSINHOS E PELA OAB, ESSA PASSA SER UMA BRIGA EM QUE A MORALIDADE DESSES DEPUTADOS DEVE SER QUESTIONADA, SÃO POLITICOS COMPROMETIDOS, PENSO QUE SERIA MAIS LÓGICO DEFENDER O EXAME , NA FORMA DA PROFICIENCIA, OU SEJA TODOS OS BACHAREIS DE DEVERSAS AREAS, SÓ RECEBERIAM O DIPLOMA DO MEC APÓS EXAME SEM INTERFERENCIA DE QUALQUER CONSELHO.

  10. Helena Nunes disse:

    Parabenizo ao Deputado e correligionário Marco Feliciano e demais autoridades que compreendem a dor dos nobres Bacharéis em Direito=ADVOGADOS quem somos isso é claro e constitucional.
    Ao cumprirmos todas as etapas curriculares exigidas pelo MEC único órgão que possui prerrogativas constitucionais que garantem a qualificação do profissional, estamos aptos ao exercício da profissão. Compete então à instituição OAB órgão de classe apenas a fiscalização profissional inclusive a própria instituição faz parte das comissões quando da aprovação nas faculdades para o curso de direito.
    Com a criação da Reserva de Mercado estabelecido por imposição da OAB, criaram-se dois pesos e duas medidas:
    1º) A OAB aprova o curso de direito e diz que tal faculdade está apta a manter o curso por todos os requisitos aprovados;
    2º) Em seguida a mesma OAB diz que as faculdades e professores são ineficientes para a formação acadêmica dos advogados.

    Ora senhores (as), é sabido por todos que uma das principais exigências do MEC para implantação do curso de direito é a formação dos professores que deve ser Mestres e Doutores e a maioria desses além da titularidade atuam nas funções da magistratura, são juízes em pleno exercício da função, promotores, delegados, desembargadores, advogados todos possuem referências, seriam então todos os nossos digníssimos Mestres uma farsa? Ao que parece é isso que a OAB vem afirmando que as faculdades são estelionatárias e os professores pseudo profissionais e o mais intrigante é que todos são advogados e sindicalizados no órgão de classe OAB, então como é que a OAB explica esse imbróglio?

    Com a palavra as autoridades CFOAB.

    • 2014 VOTE NULO disse:

      ESSE BLÁ BLÁ …….JÁ DÁ NÔJO, SE O CONGRESSO NACIONAL FOSSE UMA CASA REPRESENTATIVA DO CIDADÃO DE VERDADE, JÁ TERIA ACABADO COM ESSE ESTELIONÁTO DA OAB. LAMENTAVEL É SABER QUE OS BURROS VAI VOTAR NESSES CROCODILOS NOVAMENTE EM 2014. SALVO ALGUMAS EXCEÇÕES O OPHIR USOU O TERMO CERTO ” PÂNTANO”.

  11. Dayse Machado Ferrari disse:

    Nós bachareis em direito não temos o apoio da própria classe, muitos ainda acham que é necessário este funil, e acreditam que isto realmente vai selecionar os profissionais na área; não parecem que são inteligentes…e esquecem dos valores surreais que são arrecadados, sendo ” um negócio milionário” para a OAB. Que haja seleção, mas não de forma abusiva. Espero contar com os colegas o apoio ao Deputado Marcos Feliciano que está empenhado nesta verdadeira justiça.

    • LUCIMAR MUNHOZ disse:

      ISSO É VERDADE E REVOLTANTE….PORQUE NÃO IMPEDEM OS MÉDICO QUE FAZEM A PROVA DO CRM E NÃO PASSAM DE TRABALHAR COMO MÉDICOS? ISSO SIM É SÉRIO SENDO QUE UM ERRO “MÉDICO” PODE MATAR UMA PESSOA. É ISSO QUE OAB CHAMA TRATAR OS IGUAIS IGUALMENTE?

      • Jose Carlos da Silva disse:

        QUE NADA MEU IRMÃO, ISSO É BRAZIL, QUEM TEM É QUEM MANDA,VAMOS ELEGER POLITIVOS NOVAMENTE PARA SE SENTAR NAS CADEIRAS E RIREM DAS NOSSAS CARAS, DE OTARIOS.É BRAZIL COM Z DE ZEBRA.

  12. JOSE MARIA DE AQUINO disse:

    Parabéns grande Deputado Marcos Feliciano, agora são mais de 4 milhões de bacharéis em Direito que irão apoiá-lo e que realmente estão passando por uma escravidão intelectual. Vamos a luta.

    • Só os cegos não vê que a OAB, só quer encher seus cofres, enganando o povo, com seu dicurso de honestidade, e ainda tem ministro que cai nessa é o caso de Mercadante., vamos lá deputados se unam pelo povo, essa massa so tem vocês pra salvar dessa escravidão do exame injusto, indecente, inutil, imoral, isso é uma das maiores injustiça e arbitrariedades que já foi feita na educação no Brasil, por uma instituição que desvia a sua finalidade para julgar a capacidade de bels, o que na verdade é de competencia do governo federal. A OAB tem que dá o acesso ao Bel., em fazer sua inscrição, pois este já foi avaliado pela faculdade, que ela mesmo deu condições de criar o curso. Todos sabem a finalidade da OAB é fiscalizar seus associados.

      • UMA “Auditoria no Mínimo”, ou quem sabe Uma “CPI”, só assim, SABEREMOS QUEM ESTÁ POR TRAZ DESTA “CAIXA PRETA” . Ou mesmo para onde vai todo esse dinheiro arrecado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s