O QUE É NOVO PRESIDENTE NA OAB PARA OS BACHARÉIS EM DIREITO #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL #CPIdaOAB


NOVO PRESIDENTE NA OAB

A OAB Nacional tem novo presidente: Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Com 64 votos contra 16 para Alberto Machado, Marcus obteve a presidência pelos próximos 3 anos. Vamos lutar para ser ele o homem a assinar o fim do exame de ordem da OAB.

marcus_Vinicius_Furtado_Coelho_2Ele já sentiu pessoalmente a rejeição do Congresso pelo exame da OAB em audiência em Maio de 2011, quando representou a Ordem enviado por Ophir Cavalcante. Na ocasião, ele se esmerou em destacar pontos periféricos e desviar das acusações de manipulação e de inconstitucionalidade que foram feitas.

O último registro de sua presença na Câmara foi na audiência solicitada pelo Deputado Eduardo Cunha com o representante do MEC no dia 31 de outubro. Chegou de forma discreta, conversou pouco com parlamentares, sentou nas últimas fileiras e só acompanhou os debates. Quem manteve as conversas com os deputados foram os advogados da OAB Jovem que estavam trabalhando a favor do exame na Casa.

Marcus esteve também no julgamento no Supremo Tribunal Federal em 2011, acompanhando Ophir Cavalcante e Flávio D’Urso na votação em que Marco Aurélio “virou a casaca” e deixou aliviados os defensores do exame.

Ele foi secretário geral da OAB na gestão Ophir, uma gestão marcada por trapalhadas do presidente que nos auxiliaram na luta contra o exame, pois as declarações e ações de Ophir conseguiram criar um sentimento de repulsa junto à parlamentares e até entre os conselheiros federais.

Calmo e aparentemente controlado, diferente portanto de Ophir Cavalcante que tem fama de “pavio curto”, Marcus será a personificação de nosso adversário a ser batido nos próximos anos.

Não temos como avaliá-lo como estrategista, já que seu acordo para a eleição com o grupo de Alberto Machado, tirando representação de São Paulo na direção da OAB Nacional foi o motivo de haver disputa no voto pela direção da OAB depois de 15 anos de chapa única.

As denúncias e as traições a acordos feitas durante a campanha – leia aqui – criaram um clima de instabilidade e levaram a eleição na OAB para a mídia nacional.

Tramita na Câmara projeto de lei do Deputado Hugo Leal que propõe a eleição para a direção nacional da OAB em eleição direta com a participação de todos os inscritos no país. Atualmente, assim como era na ditadura militar, os votantes fazem parte de um colégio eleitoral formado por 81 conselheiros federais

Quem sabe esta foi a última eleição indireta na OAB para seu conselho federal e na próxima tenhamos um bacharel que ganhou a carteira e os direitos políticos com o fim do exame da OAB.

Leia sobre a eleição na noticia da Folha de São Paulo no portal UOL. Clique aqui.

Fonte: MNBD-OABB

Esse post foi publicado em EXAME DE ORDEM, Mensagem oficial do MNBD/OABB e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para O QUE É NOVO PRESIDENTE NA OAB PARA OS BACHARÉIS EM DIREITO #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL #CPIdaOAB

  1. Braz martins disse:

    Eu, sou bacharel em direito desde 2004, fiz essa prova algumas vezes… passei na prova objetiva mas não passei na pratica profissional por 1,4 pontos!! Depois de tantas reclamações de bachareis que estudaram tanto se preparando para obter a Carteira de Advogado e sequer conseguem passar na primeira fase.Desta forma não adianta eu estudar, fazer cursinhos etc., e quando receber o caderno de prova ver que a prova foi elaborada para o bacharel não passar,isso me entristesse muito!! Não me convenso jamais, que de cada 100 bachareis, passam na segunda fase no maximo 15, será que a maioria não estudaram? Será que essa maioria não tiveram professores com títulos de Doutores e mestres? Minhas notas na universidade sempre foram boas, fui representante de classe por 4 anos, trabalhei como Conciliador com portaria na Vara da Família no Forum de minha Cidade no periodo de 1 ano. Mas não tenho mais vontade de fazer a prova pelo seguinte motivo: não acredito na seriedade da prova. Quando essa prova for elaborada para que o bacharel em direito possa mostrar seu conhecimento, sem pegadinhas absurdas que só faz o bacharel ficar com dor de cabeça por não saber o que a pergunta quer dizer e como responder!! Aí sim, eu vou fazer a prova e ainda se ela existir…Meus sentimentos são de profunda tristeza por ter estudado tanto durante incansáveis 5anos e não conseguir alcançar meu sonho de garoto de ser um bom advogado.

    • JOSE MARIA DE AQUINO disse:

      Faço uma modesta pergunta ao colega sobre esta prova da OAB: Na gestão Orphor Cavalcante pude observar tantos adjetivos dirigidos ao bacharéis e o mais lembrado foi “Pedigri”. Nos chamou de cães. Pois bem, ainda existem advogados que militam e que na epoca deles não existiam exame de ordem, ou melhor, uma reserva de mercado. Pergunto: Estes advogados sem passarem pelo exame de ordem são os melhores profissionais do mercado ou são uma vergonha para a OAB?

  2. carlos disse:

    DIGA FIM ÃO EXAME DE ORDEM ,POIS SÓ TEM PROVEITO PARA A OAB.GANHAR DINHEIRO!

  3. Wilson Bihain disse:

    Meus colegas Bachareis que lutan contra o (AI-5) da ditadura da (oab, mec- e ministro da educacao), meus sinceros urgulho pois sou um sofredor maior que pode existir dentro da classe dos Bachareis em direito, pois em julho de 2007 eu colei grau e de la ate a data de hoje participei de todas as provas da (oab) e fui aprovadas eo 06 na primeira fase mas acabei caindo na 2º fase. Digo para voces colegas, de todo os gastaos que eu tive na colacao de grau, eu ja gastei outro tanto valor so em cursinho, livros, viagens. Eu, caros colegas confesso de todo meu coracao, que estou arependido por ter escolhido o curso de direito, nao por ser ele desprestigiado, ao contrario eu fico com vergonha, olhando tantos joves com sua carteirinha mostrando que sao diplomados e podem exercer sua profissao com dignidade. Colegas, se tinha escolhido para ser medico veterinario, era bem mais faciel pois e so ir em uma granja de suinicultura e aprender castrar leitois e sair com o diploma de medico veterinario, ou se formar médico e fazer medicina medica e sair abringo barigas e cabecas dos pacientes que tem seu diploma reconhecido pelo MEC, ou ser engenheiro civil e construir predios que depois venham a dezabar e ocorrer grandes tragedias que tambem possuiem sua carteira reconhecida. Caros colegas, sera que o (MEC) nao devolve todo esse dinheiro que nos estudantes pagamos todo nosso curso de graduacao, eu iria mesmo depois de velho cursar medicima veterinaria e lidar com (merda) sertamente teria meu diploma reconhecido pelo (mec). Com todo respeito aos proficionais de medicina veterinaria estou colocando isto apenas para um desabafo o que eu quis dizer e porque somente nos bachareis nao podemos ser reconhecidos nossa diploma?, deixem entao nos voltar a faculdade por mais ums dois anos ou tres anos entao eu concordaria pois assim meu sofrimento eu tinha conciencia que um dia acabaria e eu conseguida ter meu diploma reconhecido, mas do geito que esta fica uma incognita, mas vamos esperar, conto com o movimento.

  4. Selma martins disse:

    Boa noite, gostaria de lembrar que quando se fala em segunda fase do exame de ordem, exige-se uma peça prático profissional, porém, é importante lembrar que essa exigência nao tem fundamento, uma vez que, o bacharel não tem essa prática, pois a prática só se adquire no dia-a-dia de exercicio da profissão! Eu não consigo entender como se pode exigir o impossivel, a primeira fase é dificil mas tenho certeza já ser suficiente, mesmo porque, a correção da segunda fase deixa margem para que os criminosos da OAB pratiquem seus crimes hediondos sem punição.

  5. Mar Carnio disse:

    Muito bom seu Blog, vejo que vc não fica em cima do muro defende de verdade os Bachareis, pois tem blog aí se aproveitando dos bachareis para vender cursinhos e fica publicando algo por cima, mas na hora de pôr a boca no trombone se cala, pois acabando esse infeliz EXAME acaba também a fortuna que eles ganham com esses cursinhos. Mandei uma publicação sua para expandir mais para o blog dessa pessoa ela nem ouvido, nem visão nem atenção deu assim me liguei a importancia qual era manter o blog com os anuncios e apelação para os bachareis eu fui uma das que já pagou caro por um desses cursinhos, só que não dar mais não tenho como buscar tanto dinheiro para conseguir uma carteira para poder trabalhar, sem profissão sem dinheiro. Vou usar minha carteira profissional mesmo em busca de algo para ganhar dinheiro porque essa Carteira para advogar ta mais dificil do que pé de cobra. Parabéns pelo Blog, e vamos expandir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s