Teatro de Ophir: OAB vai processar Rocha Mattos por exercício irregular da advocacia #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL #CPIdaOAB


Agora o Doto Ophir resolveu processar o Juiz aposentado a bem do serviço público Rocha Mattos por exercício irregular da advocacia.

Tudo isto não passa de um teatro, pois a OAB não pode fazer nada mais do que espernear.

Uma ação como esta seria mais uma de suas ações temerárias.  Se assim não fosse então os “Office Boys” de luxo dos advogados, os tais de “para legais”, que estão mais para despachantes, também deveriam ser alvo de processos pela OAB.

Um “Habeas Corpus” pode ser assinado por qualquer pessoa, inclusive por um preso, amigo de alguém que esteja preso. Pode ser feito em um rolo de papel higiênico sujo. E ainda assim o Juiz teria que despachar (analisar).

Quando um advogado assina uma petição e protocola na Justiça, temos um documento pronto e acabado, não importa quem o fez; quem assinou é o responsável.

Este teatro todo ocorre para manter a intimidação da reserva de mercado e porque precisam de alguma maneira suplantar a imagem negativa que a sociedade tem da entidade e de seus dirigentes.

Todas estas, honrarias criadas pela OAB e seus Clubes, tais como, medalhas de honra ao mérito, troféus e cruzes (e cruz credo) de todas as coisas nos remete ao “mágico de oz – 1939”  onde o ser supremo, depois de descoberto como uma criação humana, afirma a aquele que queria ser inteligente que bastava apenas que alguém, não importa quem, lhe conferisse um título para que fosse doutor. Então o charlatão lhe concede um certificado e todos ficam contentes.

Inúmeros factoides são criados para dar lastro a bizarras honrarias que na realidade não passam de hipocrisias.

Agora vejam a matéria objeto do comentário:

OAB vai processar Rocha Mattos por exercício irregular da advocacia

Rocha Mattos foi processado na Operação Anaconda, que investigou em 2003 membros do Judiciário. Então juiz federal, ele ficou preso cinco anos em regime fechado e dois no semiaberto.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) informou nesta segunda-feira (21) que vai processar criminalmente o ex-juiz João Carlos da Rocha Mattos por exercício irregular da profissão.

De acordo com a entidade, o presidente da OAB nacional, Ophir Cavalcante, conversou com o presidente da seccional paulista, Marcos da Costa, pedindo que entre com a representação.

Rocha Mattos foi processado na Operação Anaconda, que investigou em 2003 membros do Judiciário. Então juiz federal, ele ficou preso cinco anos em regime fechado e dois no semiaberto.

Ele já foi condenado a mais de 20 anos de prisão em diferentes processos. Desde abril de 2011, cumpre a pena em regime aberto.

No domingo (20), o jornal O Estado de S. Paulo publicou uma entrevista de Rocha Mattos afirmando que está advogando, apesar de não assinar documentos em seu nome. Em agosto do ano passado, ele pediu à OAB para reativar seu registro na entidade.

Rocha Mattos começou advogar em 1975, mas interrompeu atividade depois que passou pela Polícia Federal, Ministério Público e Justiça Federal.

Para Ophir Cavalcante, a entrevista do ex-juiz é uma evidência do exercício irregular da profissão. “O ex-juiz reconhece publicamente que está advogando por interpostas pessoas, ou seja, que voltou a cometer novo ilícito penal. Esse reconhecimento é um escárnio”, afirmou o advogado.

Rocha Mattos afirma que só assina habeas corpus em seu nome. “Quem melhor pode advogar para mim do que eu mesmo?”

De acordo com ele, seu sócio no escritório revisa os documentos antes de assiná-lo. “Jamais assinei algo em nome de terceiros”, afirmou o ex-juiz, que atua principalmente na área do direito penal.

Esse post foi publicado em EXAME DE ORDEM e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s