1ª Fase do IX exame de ordem, anulou três questões e reprovou 83,13% #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL #CPIdaOAB


Considerações sobre o resultado da 1ª Fase do IX Exame de Ordem

Deciões, amoçãoConte até 10.

Saiu o resultado da 1ª Fase do IX Exame de Ordem, que apontou três questões anuladas e uma aprovação de 16,67% dos presentes.

Esse resultado já era algo esperado quando, de forma inédita, a OAB omitiu o número de aprovados no resultado preliminar. Logo, algo havia de ter. Não tenho como afirmar com certeza, mas sem as anulações é possível que esse percentual ficasse na casa dos 12%, 13%. Algo inacreditável levando em consideração o retrospecto dos últimos exames:

VII Exame de Ordem – 111.909 inscritos – 41,01% de aprovação
VIII Exame de Ordem – 117.852 inscritos – 43,51% de aprovação

Ninguém estava preparado para isso, nem mesmo os cursos preparatórios, que amargam com cursos cancelados e salas vazias para a 2ª Fase do IX Exame de Ordem.

Não sei se quem errou na medida foi a OAB ou a FGV, já que ambas concorrem para a seleção das questões (confira), mas para uma prova que busca aferir o mínimo de qualificação para o exercício da advocacia, é cristalino que houve exagero.

Mais munição para aqueles que buscam a extinção do certame ou alteração da competência para a sua aplicação. Enquanto a OAB, que é preocupada com a competência dos bacharéis que querem entrar no mercado da advocacia, não trabalhar de forma clara, com um edital no padrão dos concursos públicos e mais transparência sobre o mínimo que eles querem que o bacharel saiba, a insatisfação e descrédito sobre as intenções do Exame de Ordem continuarão.

Então, se você acertou 60 questões na última prova e nessa não passou, não necessariamente significa que tenhas tido sorte na anterior e que não estavas preparado para esta, ou que não sabias a matéria etc. O fato é que este foi um caso atípico,  se vai se repetir, não sabemos.

É hora de se fortalecer ainda mais, compreender o fato e caprichar estudos, pois, como diz o provérbio popular: “O quão tem remédio, remediado está”.

Aos que passaram, primeiramente, meus parabéns. Pode ser que venha por aí a melhor 2ª Fase de todos os tempos, pois não acredito que a OAB irá seguir o mesmo padrão da primeira fase, senão teremos 4, 5% de aprovados. Algo totalmente inimaginável e que, se acontecer, certamente trará incomodo para todos.

Bons estudos.

Fonte: assimpassei

Esse post foi publicado em Estatísticas, GERAL e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para 1ª Fase do IX exame de ordem, anulou três questões e reprovou 83,13% #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL #CPIdaOAB

  1. Elço Ferreira dos Santos disse:

    Acho ser a hora da Ordem dos Bachareis do Brasil, criar por Lei o seu estatuto, e ser um conselho com as mesmas prerrogativas da OAB, a concorrência e bôa e salutar, dois conselhos de classes, um totalitario perigoso que pratica o democratismo, e outro que aplica a democracia.

  2. O OLHO DE HONRUS disse:

    SAUDADES DA DITADURA MILITAR, QUANDO OS BACHARÉIS PODIAM ADVOGAR … HOJE, COMUNISTAS E TERRORISTAS ESTÃO ACABANDO COM O BRASIL …. ESTENDAM COMO QUISEREM. PENA QUE OS MILITARES NÃO EXTERMINARAM COM ELES.

  3. Jose Maria Aquino disse:

    Cad a Presidenta do Brasil, cad a moralidade pblica. Preocupam tanto com um cachoeira se um mar de lamas desagua todos os dias nas costas dos brasileiros honestos, dos que desejam trabalhar e so impedidos pela OAB.AGORA FUTEBOL, PREPARAR O PAS PARA OS GRINGOS E OS BRASILEIROS QUE SE F………., ENTENDAM COMO QUISER.

    Date: Wed, 16 Jan 2013 02:54:50 +0000 To: jmaquino-55@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s