Deputado Berzoini inscreve na pauta da CCJC projeto de lei que propõe o fim do exame da OAB #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL #CPIdaOAB


Segundo o deputado Eduardo Cunha, autor da proposta, o PL, por ser conclusivo, seguirá diretamente para o Senado

BRASÍLIA – A luta pela extinção do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) continua firme.

Clique na foto para ampliá-la

O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), o deputado federal Ricardo Berzoini, atendeu ao pedido do deputado Eduardo Cunha e inscreveu na pauta desta semana o projeto de lei para acabar com a prova da OAB.

Na semana passada, a Câmara, em votação nominal no Plenário, rejeitou a proposta de requerimento de urgência para votação, na Câmara, do projeto de lei 2154/11, que põe fim à exigência do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o exercício da advocacia.
Pelo “sim”, votaram 145 deputados, pelo “não”, 233. Houve apenas seis abstenções.

O projeto é conclusivo nas comissões e nem irá à plenário, seguindo diretamente para apreciação do Senado.

Fonte: portaleduardocunha

Obs.: O Deputado Berzoini votou a favor dos Bacharéis em Direito na Urgência.

Esse post foi publicado em A Marcha dos Bacharéis, GERAL e marcado , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Deputado Berzoini inscreve na pauta da CCJC projeto de lei que propõe o fim do exame da OAB #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL #CPIdaOAB

  1. Mariluci disse:

    GOSTARIA DE FAZER UMA ÚNICA CONSIDERAÇÃO A RESPEITO DO EXAME DE ORDEM QUE NA VERDADE ESTÁ UMA DESORDEM.
    SERIA INTERESSANTE QUE OS BACHAREIS PUDESSEM SE MANIFESTAR DE FORMA MAIS DIRETA. POR EXEMPLO, VAMOS LISTAR OS NOMES DOS VOTOS A FAVOR DO EXAME DE ORDEM E TODOS QUE DEFENDEM A POLÍTICA DA OAB JUNTAMENTE COM OS DIRIGENTES NACIONAIS, NESTE CASO, ME REFIRO A PRESIDENTA DILMA E AO EX PRESIDENTE LULA QUE COM CERTEZA, DISPUTARÃO NAS ELEIÇÕES DE 2014 OU, EM ÚLTIMA HIPÓTESE DEFENDERAM OUTROS NOMES E QUEM QUER QUE SEJA, ESTARÁ ALIADO AOS SEUS PROPÓSITOS POLÍTICOS.
    É CHEGADA A HORA DO GRANDE NUMERO DE BACHARÉIS SE CONECTAREM NESTE SENTIDO, AFINAL SOMOS POUCO MAIS QUE 4 MILHÕES DE BRASILEIROS QUE VOTAM.
    INICIALMENTE PODERÍAMOS COMEÇAR COM UM ABAIXO ASSINADO PELO FIM DO EXAME DE ORDEM DA OAB, E, DEPOIS , COM PROTESTOS PÚBLICOS. TENHO VISTO COMENTARIOS ERRANTES, REZAS, CREIO QUE ATÉ DESPACHOS PARA O MELHOR SANTO DA CASA, NO ENTANTO, A NÍVEL NACIONAL NÃO TENHO OBSERVADO MOVIMENTO CONTRA O EXAME DA ORDEM DE FORMA MAIS ABRANGENTE ONDE TODOS OS MOVIMENTOS EXISTENTES NO TERRITÓRIO BRASILEIRO TENHAM SE UNIDO LITERALMENTE PARA GRITAR CONTRA O ABSURDO DESTE EXAME QUE FAZ COM CERCA DE 4 MILHÕES DE BRASILEIRO FIQUEM DESEMPREGADOS.
    ESTAREI ACOMPANHANDO AQUI OS COMENTARIOS POR FAVOR PEÇO QUE LISTEM AQUI SEUS E-MAILS E ME DIGAM SE ESTOU ERRADA.SE ACASO CONCORDAM COMIGO VAMOS INICIAR ESTE ABAIXO ASSINADO.

  2. Breno disse:

    aos deputados, Eduardo Cunha, Jair Bolsonaro, Ricardo Berzoini receba nossa gratidão por nos representarem suas campanhas em 2014 é nosso objetivo politico com nossos amigos, familiares e redes sociais. aos traidores que justififica o pântano batizado pelo Ophir Cavalcante nossa resposta será exata, eles podem esperar, não somos o zé povinho que eles pensam, sabemos usar a mesma tática usada por eles. aguardem !

  3. JUSTIÇA ... ACIMA DE TUDO. disse:

    OBRIGADO DEPUTADOS RICARDO BERZOINI E EDUARDO CUNHA E OS 143 DEPUTADOS QUE VOTARAM A NOSSO FAVOR. SEUS NOMES SERÃO LEMBRADOS POR NOSSAS FAMÍLIAS E AMIGOS NO MOMENTO OPORTUNO, RETRIBUINDO NOSSA GRATIDÃO.

    QUANTO AQUELES 233 DEPUTADOS TRAIDORES DO POVO, TERÃO O TROCO EM 2014.

    AS LISTAS COM SEUS NOMES, ESTA SENDO BEM ACESSADA E CONSULTADAS.

    DEPUTADOS, “TRAIDORES”, VOCÊS ESQUECERAM QUE, NÃO SOMOS PARTE DO POVO LEIGOS. VOCÊS TERÃO O TROCO EM 2014. ESPEREM PARA VER. ” A VINGANÇA”.

  4. Luiz Gonzaga Ferreira disse:

    Prezado Inacio,

    Peço que leia carta dirigida ao Pres. da Comissão de Exame de Ordem dos Advogados Unificado, sem que obtivesse retorno, peço inclusive que a mesma seja encaminhada para os deputados e os fervorosos defensores desse nefasto exame fazendo ver o que realmente acontece com diversos colegas como o caso mais recente de nossa colega de Minas.

    O MEC não assume por quê? Porque não acontece como os residentes de medicina a mesma coisa com os bacharéis em direito.

    Excelentíssimo Sr. Presidente da Comissão de Exame de Ordem do Advogados Unificado

    Minha esposa foi acometida de câncer de mama em 2004, justamente no ano em que iria colar grau, larguei tudo para dedicar-me a sua cura o que graças a Deus conseguimos.

    Em 2008 perco meu emprego (estou atualmente com 60anos).

    Em 2010 sofre minha esposa novo câncer, dessa vez de ovário e útero, e novamente voltamos ao INCA e mais uma vez Deus olhou por nós e minha esposa foi salva.

    Com enorme vontade de me formar para entrar no mercado de trabalho consegui colar grau.

    Mais uma vez, em 2011, o destino me reserva outra situação da qual não pude fugir e na condição de pai cedi um rim para meu filho que teve paralisação total dos rins. Nesse ínterim tentei fazer o exame de ordem, mas fui reprovado na 1ª fase (obtive 34 pontos) e em função da operação, não pude prestar novo exame.

    Agora em maio p.p. prestei novo exame e obtive aprovação na 1ª fase (43 pontos), ficando em êxtase, junto com minha família, mas minha alegria durou pouco pois na 2ª fase (eu optei por tributário), Fui reprovado ZERANDO minha peça (entendi ser cabível anulatória com antecipação de tutela) e apresentaram uma MS com liminar.

    Interpus recurso e, em apenas uma e mísera linha, confirmaram que o espelho apresentado pela banca (MS) estava correto e, isto posto, indeferiram meu recurso.

    Resposta da banca ao meu recurso “Peça corretamente corrigida conforme o padrão de gabarito divulgado”.

    Ainda, insatisfeito com o resultado acessei a correção da prova e para minha surpresa tinham corrigido e aplicado nota final 1,5 (um e meio) em minha peça. Confrontando as correções do MS, minha 1ª correção (ZERO) e a 2ª (1,5) pude perceber a incoerência na aplicação das faixas de valores, o que com um pouco de boa vontade eu poderia obter minha aprovação, visto que por zelar na construção da peça, quase perco o tempo para as repostas das demais questões. (TENHO TODOS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS – MS / MINHA PETIÇÃO E CORREÇÃO OAB/FGV)

    Mostrei minha peça a alguns “colegas advogados” e foram unânimes em apontar que minha peça estava bem estruturada, limpa e não traria nenhum prejuízo ao meu cliente, atendendo perfeitamente aos seus anseios.

    Posso adiantar que para sobreviver “já que adoro o que faço”, sou solicitado por alguns colegas para confeccionar peças diversas, menos em criminal, e, para minha satisfação tenho obtido êxito no desfecho das mesmas.

    Continuo desempregado, minha esposa que ainda é monitorada pelo INCA chora pela minha situação, estou morando com meus pais e vivo num quarto (eu, minha esposa e meu filho de 17 anos), NÃO TENHO MAIS CARTEIRA DE ESTAGIÁRIO e estou nesse hiato criado pela OAB, ou seja, não posso exercer a profissão que escolhi e que se houvesse um pouco de boa vontade da banca examinadora eu poderia ser aprovado e não mereço essa expiação, tendo em vista que nos exames anteriores alguns colegas obtiveram aprovação em contato pessoal com os participantes da banca examinadora, conseguindo pontos salvadores.

    Em tempo – Devido minha operação de rins posso lhe garantir que é altamente desconfortável e desumano o que estou passando, pois durante a realização das provas tenho que interromper meus pensamentos, necessitando beber água bem com ir ao banheiro.

    Esse é um desabafo desesperador, tendo em vista não ter condições psicológicas e financeiras para participar de novo exame, E A OAB NÃO ME VENHA ACUSAR DE VAGABUNDO, pois só não consegui a aprovação por questões nebulosas.

    Nesse momento minha esposa luta contra um possível 3º tumor, o qual peço a Deus que não seja maligno.

    É triste passar na 1ª fase, ser reprovado(?) na 2ª fase e ter que realizar novo exame a partir da 1ª fase e gastar mais R$ 200,00.

    Muito obrigado pela leitura.

    Luiz Gonzaga Ferreira
    Inscrição – 168094540.
    e-mail – Luiz.g.f@globo.com
    tel. (21) 2218.4460 – residencial
    (21) 9590.6525

  5. Alves disse:

    Ilustríssimo Presidente da CCJC, Deputado Federal RICARDO BERZOINI, parabéns por mais uma iniciativa em defesa dos colegas diplomados em Direito, essa é uma luta que já se estende por muitos anos, ainda que o STF tenha rasgado parte da nossa Constituição Federal negando um direito adquirido pelos nobres colegas bacharéis e mais, chegou a hora do congresso nacional sendo representado por nobres constitucionalistas e soberanos democráticos na pessoa dos Deputados Eduardo Cunha e Ricardo Berzoini, que se diga passagem, homens de íntegros e de elevado saber ilibado, obrigado pela luta justa em prol dos diplomados em direito.

  6. Os nossos legisladores tem que acabar com essa aberração logo e de forma definitiva. O EXAME DE ORDEM é um ENGODO e que o povo Braseilo ainda não percebeu. Mas os nossos legisladores não podem continuar fechados para essa vergonha nacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s