Resultado da Audiência Pública realizada em 28/11/2012. #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL #CPIdaOAB


A audiência pública foi transmitida pela internet, assim, em razão das transmissões algumas partes foram cortadas, mas conseguimos extrair um resumo.

Durante a audiência foi contestado o fato dos Bacharéis não terem direito de advogar apesar de terem se graduado.

Enquanto a faculdade de medicina forma médicos, de engenharia forma engenheiros a graduação de direito forma Bacharéis e não advogados.

O Representante da OAB falou maravilhas sobre o exame de ordem e o Dep. Eduardo Cunha arrancou gargalhadas da plateia dizendo que estava no paraíso. Este falou ainda em investigar a OAB e outros deputados também falaram sobre o assunto já que os fatos foram trazidos a uma audiência pública e que, portanto haveria indícios para iniciar as investigações. Por várias vezes durante a audiência pública falou-se em investigação da OAB.

O Dep. Carlos Magno chamou a atenção ainda para o desvio de 3bi a 5bi em precatórios em Rondônia com o envolvimento da OAB.

O Dep. Siba Machado falou sobre as falcatruas para aprovação das universidades. Não foi enfático, mas deu a impressão de que é a favor da extinção do exame de ordem.

O Dep. Zé afirmou que o exame de ordem é um mal necessário e Rubens Teixeira disse que se é um mal temos que extirpar e não mantê-lo.

O Dep. Vicentinho mostrou-se categoricamente contra o exame de ordem e que não estava tão engajado por não fazer parte da comissão, mas quando chegasse para votação a coisa iria pegar fogo.  Que não se pode trocar 5 anos de faculdade por uma prova de 3 horas. Perguntou ao Representante da OAB se realmente Ophir Cavalcante não fez o exame de ordem e este confirmou. Afirmou anda que Rui Barbosa e outros juristas não passariam no exame.

Vasco Vasconcelos afirmou que a OAB esta cometendo estupro a Constituição Federal e citou vários artigos violados.

Reynaldo Arantes do MNBD-OABB mostrou várias falcatruas efetuadas pela OAB e colocou-se a disposição dos Deputados para mostrar os materiais.

A UNE esteve presente demonstrando apoio aos Bacharéis e afirmou que suas opiniões foram colhidas dos estudantes.

Giza dos Bacharéis em Ação afirmou que os conselheiros da OAB não passariam no exame. Emocionou-se e emocionou a plateia enquanto relatava a situação vivida por milhares de bacharéis que terminaram a faculdade sem ter direito ao trabalho.

Rubens Teixeira defende o fim do exame de ordem afirmando que somente os bacharéis em direito são penalizados. Trata-se de cerceamento ao emprego. Questionou ainda o fato de nos Juizados não precisar de advogado e mesmo assim os Bacharéis não poderem atuar. O exame de ordem é um ente canibal.

Willyan Jonnes afirmou que nos concursos públicos não existem reclamações e pagam-se bem. Não se sabe para onde vão os milhões arrecadados pela OAB, 75 milhões arrecadados em cada certame. Questionou ainda os números da OAB afirmando que são 200 Mil Bacharéis, a OAB disse nunca ter defendido 4 Milhões.

O Representante da OAB foi criticada por um dos Deputados já que aquele trouxe um texto escrito e assim não participou do debate. O Representante falou ainda que a OAB tem contestado a abertura de novas faculdades em 95% de seus pareceres.

Esse post foi publicado em GERAL e marcado , , . Guardar link permanente.

22 respostas para Resultado da Audiência Pública realizada em 28/11/2012. #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL #CPIdaOAB

  1. Cesar disse:

    SOU A FAVOR DO EXAME. Fiz e passei. Será que os que não passaram já fizeram uma reflexão acerca do porquê não ter logrado êxito e outros sim. É difícil para uns e impossível para outros?! Por que? O exame não forma qualidade, mas sim APTIDÃO TÉCNICA… a diferença é grande. Não existe reserva de vargas, o candidato concorre consigo. Os outros cursos já existem estudos com a mesma pretensão, ou seja, realização de provas de aptidão. Quanto mais avaliado o futuro profissional, melhor. Se não fosse assim, para que concurso público?!

    • Luiz Gonzaga Ferreira disse:

      Prezado Cesar e demais colegas,
      Muito interessante seu comentário, mas garanto a você que quanto a ter êxito ou não é o ponto a ser questionado. Já enviei comentário a respeito de minha situação e que em breve linhas tentarei fazer-me entender; estava para concluir o curso quando minha esposa adquiriu o 1º câncer de mama e travamos juntos uma batalha de 5 anos. Entendendo estar curada consegui concluir o curso e quis o destino que minha esposa adquirisse um 2º câncer o qual continuamos lutando até hoje. Sem dinheiro para pagar “cursinhos” fiz por minha conta o 7º exame de ordem, passando na 1ª fase e sendo torpedeado na 2ª fase por incompetentes que ao corrigir minha petição entenderam estar em desacordo co o gabarito oficial ( vide direito tributário). Tenho 60 anos e sem carteira de estagiário e para sustento de minha família faço petições para colegas já aprovados, mas que não me troco por eles. Aptidão é estudar 5 anos, assistir audiências, fazer núcleo jurídico, comprar livros caros, estudar com professores (desembargadores, promotores, juízes) e ao final do curso ter que ser submetido a uma bendita prova para provar aptidão, ora, não me venham com demagogia com essa de quanto mais avaliado melhor será o profissional, para quê, Pois o que se vê é profissional “bem avaliado” cometendo as mais diversas barbáries. Quanto ao serviço, público, cabe sim concurso, pois com todo controle ainda se vê o nepotismo a reinar. .

  2. Elço Ferreira dos Santos disse:

    Quem defende o exame defende a covardia a maldade, não percebe que a pessoa estuda faz um monte de prova, recebe um diploma, e não pode trabalhar, veja a incoerencia, o estágiario é menos que os formados, esses podem trabalhar como escravo de advogados, mas depois de formados não podem nem serem escravos. Total estupidez, isso é Brasil onde um STF defende o exame, defende a familia diferente, pois a constituição fala em homem e mulher, o STF diz que pode ser tambem homem com homem, mulher com mulher e quem vai mudar o artigo 226 paragrafo 5ª da constituição?

  3. JUSTIÇA, NÃO VETA DILMA. O PETRÓLEO É DA NAÇÃO. (art 20 E 177 CF) disse:

    TEMOS QUE FAZER COM QUE A UNE ENTENDA E FIQUE DO NOSSO LADO, E NAO EM CIMA DO MURO. SERA QUE A UNE JÁ ESTA MANIPULADA PELO CONSELHO DO OBA-OBA ???

    A UNE PRECISAMOS DA UNE DO NOSSO LADO, E NAO CONTRA. ELA SERIA DE GRANDE AJUDA PARA VISITAR AS FACULDADES DE DIREITO EXPLICANDO QUE TODOS TERÃO QUE SE SUBMETER A MALDIÇÃO DO OBA-OBA.

    SE LOGO DO INICIO DOS PRIMEIROS PERÍODOS FOSSE LEVADO ESTE PROBLEMA PARA ALUNOS, TALVEZ, AS FACULDADES MUDASSEM QUANDO OBSERVASSEM AS EVASÕES DE ALUNOS QUE SÃO ENGANADOS.

    VISITAÇÃO CONSTANTE DA UNE NAS FACULDADES. ACHO QUE SERIA UM ALERTA AOS FUTUROS BACHARÉIS QUE SAEM SONHANDO COM OS CONTOS DE FADAS CONTADOS PELOS PROFESSORES – ” ALICE NO PAIS DAS MARAVILHAS “. TÍNHAMOS QUE SER ENSINADOS AO CONTRARIO – ” ABUTRES E VAMPIROS DA ORDEM “.

    POIS, A NOVA ORDEM SERA QUANDO TOMARMOS O CONTROLE DESTE CONSELHO, E RESTABELECERMOS A ÉTICA, E A VERDADEIRA ORDEM.

  4. Valéria. disse:

    Como mencionou a colega, a OBA é o tumulto generalizado da Nação, serve apenas a se sobressair à custa de valores alheios e sem fiscalizar advogado algum. Há uma decomposição na esfera jurídica e no cenário advocatício, pois é impossível pessoas que atuem na área desconheça ou fique em silêncio consternado, sem se indignar em saber para onde se destinam os valores arrecadados em decorrência de todos os princípios e leis desrespeitados. É conivência ou displicência quanto aos valores observados pela Constituição? É, no mínimo, retrógrado, sem retorno positivo à vida dos Bacharéis(Advogados), capazes de atuar na profissão e requererem em qualquer instância seus Direitos. É brincadeira, é ato típico de criança, fingir estar em um mundo onde o fator essencial (mega sena) esta ocorrendo claramente sem ser esclarecido, envolvendo um percentual significativo de formados(com carteira e sem carteira), enquanto uma parcela se inibe e acoberta, portando-se a favor desta desconstrução social, como se estivesse incentivando ou sendo conivente com situação tipificamente em contraste com o cenário atual. É inadmissível acreditar que exista alguém contrário não somente à aplicação da CONSTITUIÇÃO, o fim do exame de ordem, mas defenda ponto de vista absurdo que é esta arrecadação. A OBA é desmedida, pouco se importa em opinar quando a questão envolvida demanda não apenas seriedade, mas empenho, trabalho, tendo se esquivado em debater e solucionar várias questões abordadas pela opinião pública. A prisão dos bombeiros, por exemplo. Quando se trata de algemas é a primeira defender o não uso. É a primeira a se opor a prisão de advogado e a revista dos mesmos em penitenciárias. Advogado encarteirado deve ser revistado, como se faz necessária a situação. Sequer se manifesta no tocante ao furto de carro Brasileiro levado a país vizinho e registrado no país onde o carro foi recebido. A OBA quer um país submisso a seus provimentos, pessoas dependentes e insatisfeitas. É uma forma de se encontrar irredutível, destemida, imbatível a permanecer uma instituição sui generi, categoria impar, ou o que mais? é um órgão diferenciado das demais autarquias? Pode-se chamar de autarquia, associação, ou comércio fraudulento, paralelo ao cominho da ruína. Está evidente a preocupação da OBA em querer ser intitulada, ter uma personalidade jurídica. É viável esta condição, bem como o receber milhares de reais sem contar nada a quem quer que seja, tampouco ao Tribunal de Contas ou à Receita Federal. É uma situação além de lucrativa, totalmente confortável, pois sem vínculo algum com ninguém não tem responsabilidade e vem atuando a seu bel prazer, sem defender realmente a sociedade. A OBA deve ser uma festa. Deve ser presente para todos os lados. Haja CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA ISSO.
    Valéria.

  5. Wilson Bihain disse:

    Falem com o Deputado Vilson Covatti que o mesmo esta do nosso lado

  6. Zé ferreira disse,Boris cazoi responde

  7. FRANCISCO URSINO DA SILVA disse:

    Submeti-me ao exame por duas vezes passei nas primeiras etapas, na segunda não aceitaram meu recurso, acertei 85% da prova e disseram que a minha caligrafia era ilegível, tenho 60 anos, contador, era meu sonho ser advogado, este sonho reacendeu , inspirado por esses maravilhosos guerreiros , verdadeiros patriotas do MNBD, A MINHA COLABORAÇÃO financeira que tenho dado é Ínfima , mas quero sempre colaborar , Avante avante colegas, que Deus nos ilumine a todos. Uma sugestão, quem sabe se fiz´sssemos um embate ombro a ombra nas faculdades, junto aos estudantes, alertando-os pelo que lhes espera la na frete , (sofrimento, sofrimento com essa famigerada MALDIÇÃO exame . Grto pela oporltunidade. até.Um abraço Giza e Rubens e demais herois. FRancisco Ursino da Silva –

    • vanda disse:

      Concordo com todas as colocações, mas o que eu gostaria de saber ( se é que alguém pode responder ) para onde vai todo dinheiro que cai nas mãos da OBA ,pois nenhum beneficio é repassdo aos advogados que pagam fielmente seus carnes,.Qual é a finalidade para o pagamento ? O que ela proporciona ao ADVOGADO ? O bacharel ao sair da Universidade deve ser telemarketing,vendedor,camelo ? TERMINAR A FACULDAE NÃO É SINONiMO DE COMPETÊNCIA ,ISTO VIROU UMA GRANDE PIADA SÃO CINCO ANOS JOGADOS NO LIXO PELA OAB,É LAMENTAVÉL !!!!!

  8. JUSTIÇA ... NÃO VETA DILMA. O PETRÓLEO É DA NAÇÃO. (art 20 E 177 CF) disse:

    AGORA SÓ DEUS SABE A PRÓXIMA AUDIÊNCIA, OU QUEM SAIBA, SEJA UM TAL DE MAUMAU…, DE UM CERTO PORTAL, BABA OVO, PUXA SACO E PELA SACO, DEVE SABER QUANDO SERÁ A PRÓXIMA AUDIÊNCIA.

    ELE ESTA MAIS PREOCUPADO, QUE OS BACHARÉIS, ELE VAI FICAR SEM BABA OVO DO EXAME DO OBA-OBA, E PERDERA A MESADINHA QUE ELE RECEBE, PAGA PELOS BACHARÉIS.

    KKKKKK

  9. Clarrice teixeira maia disse:

    Sem comentários, sem acreditar nos homens que representam milhões de brasileiros e que nada fazem em beneficio dos mesmos. Pois como sabemos os lobitas falam mais alto. como é o caso da OAB.

  10. fernanda souza disse:

    Parabéns, a todos MNBD e bachareis em ação! ! Transmitiram exatamente o que o exame da oab significa, podridao e destruição de familias, exame criminoso que somente serve para enriquecer a corja da OAB!!!

  11. marcelo matias de suza disse:

    Quero agradecer ao MNBD, OABB, aos nobres DEPUTADOS enganjados nesta luta tão desigual, onde o respeito pelos BACHAREIS em DIREITO não existe, onde OAB não tem se quer o menor respeito pela classe, a todo custo e sacrifício quer fazer reserva de MERCADO para prívilegiar um grupo, DEUS estará no comando orientando e dando sustentação a estes parlamentares para que se faça justiça e faça com que chegue ao fim este EXAME DE ORDEM!!!

  12. Luiz Gonzaga Ferreira disse:

    Aguardo ansioso o resultado da audiência pública, pois desempregado, tendo em vista minha carteira de estagiário ter perdido a validade, ter sessenta anos, minha esposa lutando contra um terceiro câncer, morando de favor na casa de meus pais, passar na 1ª fase desse nefasto exame e por conveniências ser reprovado na 2ª fase ( entenda-se 7º E.O.), ter pago R$ 600,00 pois não tenho condições de pagar cursinhos,essa é minha situação e não venham me dizer que não estudo pois consigo ainda sobreviver fazendo petições para uns advogados acomodados e graças ao bom DEUS, tenho obtido êxito em todas. Então fica a pergunta ? Posso ser considerado um vagabundo, preguiçoso e ignorante como muitos ficam apregoando. Que seja extinto esse bendito exame.

  13. Parabéns aos defensores dos bacharéis em Direito. Após estudar CINCO ANOS, somos barrados
    no MALDITO EXAME DA OAB. É inacreditável:mas o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, nada faz
    em defesa da CONSTITUIÇÃO FEDERAL. São omissos. Enfim, no Brasil não é necessário
    o Poder Judiciário. O presidente da OAB,é o “senhor da verdade”. O saudoso DOUTOR EVANDRO LINS E SILVA, na época que era estudante de Direito, o curso era de QUATRO ANOS.
    Alem disso, tinha aulas duas ou três vezes na semana. Não existia exame da OAB !!! Que tal
    os diretores da OAB e o seu impecável presidente OPHIR CAVALCANTE, acharem o caminho da
    verdade e da honestidade ????

  14. MARIVÂNIA NOGUEIRA disse:

    O que é aferido neste maldito exame da OBA não são as universidades, e sim a disputa acirrada entre os cursinhos preparatórios que vivem desta mazela, Que vivem da crueldade que a OBA vem conduzindo de forma imoral até os dias de hoje. A OBA tem como função principal, tal qual os outros Conselhos Federais das diversas profissões, fiscalizar os profissionais já formados, e a função de aferir a EDUCAÇÃO cabe tão somente ao MEC que não deve nunca delegar esta função para uma instituição sui generis. O formando em direito é condenado ao BIS IN IDEM, pois ele faz o ENADE, que é o exame oficial , que é realizado pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação. É um exame que respeita o princípio da isonomia, pois este é aplicado a todos os cursos, ou seja, a todos os formandos de todas as instituições. E ainda por cima não pagamos nenhuma taxa, e o ENADE é um sucesso . O Mec não pode delegar o que é uma função inerente à ele, sob pena de ser considerado conivente com alguma situação politica que envolva seus superiores. A fiscalização é do MEC. e este assunto que paira no MEC que qualquer o EXAME DA OBA vem para somar com a política de qualidade do ensino, isto torna-se um assunto surreal. Se o MEC não está pleno na sua forma de avaliação para o Curso de Direiot então que se extingua o ENADE. É delegar para particulares o que é de sua competência absoluta.Fora a OBA-OBA….ORDEM DAS BARBARIDADES ADVOCATÍCIAS. O Tício, Mélvio e o Caio também participam desta campanha, afinal de contas eles ficam conosco do início ao fim do Curso e não aguentam mais este exame fajuto que serve para punir. 4 milhões de votos é um diferencial para um eleger um presidente, e multiplica isto pelo número de familiares : dá aproximadamente 16 millhões de votos. E tenho dito.

  15. vanderley Andrade disse:

    Acredito que a classe politica, tenha um pouquinho de vergonha na cara, e não deixam esta aberração prosseguir com este roubo que é AOB, são mais de 75 milhões sem prestar contas a UNIÃO.

  16. vanderley Andrade disse:

    Acredito que agora os nobres Deputados, saibam que AOB, pratica a Inconstitucionalidade do Exame de Ordem, e que milhares de Bacharéis sofrem, em não poder execer a profissão, e que são executados pela Caixa por não pagar seus financiamento FIES.

  17. JUSTIÇA ... NÃO VETA DILMA. O PETRÓLEO É DA NAÇÃO. disse:

    PARABÉNS A LIGA DOS BACHARÉIS … FOI ALTAMENTE POSITIVO. REPITO AS PALAVRAS DO NOBRE DEPUTADO EDUARDO CUNHA, ” O PROBLEMA AQUI A SER RESOLVIDO, É TOTALMENTE, P O L I T I C O” . ESTA NAS MÃOS DELES. MUITO BOM. A NÃO SER QUE OS PARLAMENTARES ESTEJAM FINGINDO.

  18. Lucélia disse:

    Podemos esperar o que a partir de agora? Pelo jeito, o fim do exame foi bem defendido!!!! Agradeço a mobilização de vocês, diante de tanta injustiça!!! Chega de dar dinheiro aos cursinhos e pagar inscrições a esta prova absurda!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s