Como funciona as eleições na OAB – majoritáriamente maçonica – Um golpe de Estado #CPIdaOAB


As eleições da OAB atualmente são feitas de forma indireta, a legislação permite que se privilegie que um grupo de pessoas ou a elas ligadas para estejam permanentemente no poder.

Posso até estar errado, mas tenho observado que os presidentes da entidade geralmente são maçons. O que induz clara afronta a nossa Constituição que desprivilegia grupos em detrimento dos demais.

E tem ainda a questão de nosso Estado, que é laico; assim a OAB deve estar composta por pessoas de todas as crenças e raças.

Devemos observar ainda que dificilmente temos uma mulher como presidente da OAB. O que corrobora a tese já que só recentemente foi criada no mundo antigo esta ordem para mulheres, com ritos próprios e separados da maçonaria masculina.

Ocorre que uma espécie de pacto interno, princípio da fidelidade, da amizade ou algo assim, e o medo de um suposto superpoder alheio e temor reverencial cria um ambiente que favorece a criação de sectários com fins próprios. Fins estes, muitas vezes, até desconhecidos dos demais maçons.

A questão das diretas já foi superada ha muito tempo. Nossa constituição é plural e todos os cargos eletivos em eleições gerais são diretos desde 1988.

Então o que sobrou na OAB foram os caciques que se escondem atrás de uma confraria para alavancarem seus desígnios egoísticos, aproveitando-se, inclusive, da ingenuidade e ignorância de seus pares.

Quem pensa que o problema mais grave reside no explanado se engana. Ocorre que o quinto constitucional do STF pertencente a OAB e é eleito pelos cabeças da entidade. Ou seja, a esmagadora parte de seus membros nada decide, mas apenas uns poucos que sempre se mantém no poder.

Então, enquanto no executivo e no legislativo todos são eleitos pelo voto de todos os Cidadãos, um Ministro do STF, que decide a vida de  200 Milhões de Brasileiros e que pode substituir o Chefe do Executivo é eleito por uns poucos.

Vejam a matéria feita pelo site Quero votar e entenda como funciona as eleições na OAB.

——–

Como funciona a eleição indireta

Entenda como funciona hoje o processo para eleger o presidente do Conselho Federal da OAB via colégio eleitoral e como ficará com as eleições diretas.

Como funciona hoje a eleição indireta

– A eleição indireta está prevista no artigo 67, inciso IV da Lei 8906/94. O advogado para se candidatar a presidente do Conselho Federal da OAB precisa obter declaração de apoio de pelo menos seis conselhos seccionais. Não é necessário ser conselheiro federal.

– Os demais cargos da diretoria são preenchidos até 25 de dezembro do ano anterior à eleição, exclusivamente por conselheiros federais.

– O voto no Conselho Federal é tomado por delegação, com exceção apenas para eleição dos membros da diretoria que é individual. Os conselheiros federais são eleitos, pelo voto direto, quando das eleições estaduais.

– Em janeiro do seu primeiro ano de mandato, os conselheiros federais elegem de forma indireta a diretoria do Conselho Federal. Basta ter maioria simples, metade mais um, para a chapa ser vencedora

– Compete ao presidente executar e fazer executar o estatuto e a legislação complementar, art. 100, inciso VII, Regulamento.

Como ficará com a eleição direta

– A proposta do Plebiscito pelas Eleições Diretas para presidente do Conselho Federal da OAB – Proposição 2011.19.01958-02 – é de autoria do conselheiro federal pela Bahia Luiz Viana Queiroz e tem como relator o conselheiro federal de Roraima Maryvaldo Bassal de Freire.

– O movimento prevê a instituição de eleições diretas para presidente do Conselho Federal da OAB e voto federativo – um voto por estado, resultante da maioria de votos diretos de advogados e advogadas em cada unidade da federação.

Fonte: querovotar.org

Esse post foi publicado em GERAL e marcado , . Guardar link permanente.

7 respostas para Como funciona as eleições na OAB – majoritáriamente maçonica – Um golpe de Estado #CPIdaOAB

  1. Joao disse:

    A voces que tanto discutem ética,direitos e deveres,eu indico o seguinte,creia voce que crer não importa os livros que lido ou estudado se é bacharel ou phd nisso ou naquilo,tem um livro que voces precisam ler,estudar,aprender e colocar em prática,esse livro se estiver embaixo é a base se estiver no meio é o corpo se estiver em cima é a cabeça de todos os livros,leia A Bíblia Sagrada pense hómens abraço a todos e boa leitura. Teodorojoao@hotmail.com,Sorriso MT.

  2. Idebenone disse:

    “O que queremos é a busca da coerência na atuação institucional da Ordem. Não está em causa a competência da direção da entidade. Não se cogita questionar sua legitimidade, erros ou acertos. Apenas, tão somente, que 84% dos advogados ouvidos em pesquisa do Ibope afirmaram sua preferência pelas eleições diretas”, explica.

  3. JUSTIÇA ... NÃO VETA DILMA. O PETRÓLEO É DA NAÇÃO. disse:

    QUEM É CONVIDADO A PARTICIPA DESTES GRUPOS, É POBRE ???? CREIO QUE NÃO, PORTANTO TODOS TEM QUE POSSUIR UM CERTO PODER ECONÔMICO RELEVANTE. OU SEJA, QUALQUER UM PODE FAZER PARTE, NO INTUITO DE AJUDA E INFLUENCIAS MUTUAS EM QUALQUER RAMIFICAÇÕES DA SOCIEDADE.

    É AJUDÂNCIA MUTUA DE IRMÃO PARA IRMÃOS DO SEU PRÓPRIO CIRCULO ECONÔMICO, EM TROCA DE FAVORES E SUAS INFLUENCIAS.

    ESPORADICAMENTE, AJUDAM ALGUMA ENTIDADE OU INSTITUIÇÃO DE CARIDADE;

    HA MUITOS ANOS, SUA ESSÊNCIA PRINCIPAL, RONDA EM TORNO DE QUEM TEM VALOR ECONÔMICO. PÉ DE CHINELO, NÃO FAZ PARTE DESTE GRUPO MISTERIOSO. A ORDEM DO OBA-OBA, E SEUS CONSELHEIROS, TEM O SUFICIENTE ARRECADADOS DOS BACHARÉIS COM SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA, E SAÚDE DE ALGUNS E SUAS FAMÍLIAS. E DESVIANDO PRECATÓRIOS DE CLIENTES. ONDE TEM DINHEIRO, TEM ESTA GENTE INFILTRADA.

    SÃO FALÁCEAS DEMAGÓGICAS ASSIM, QUE O PAÍS TEM DE SOBRA NO PARLAMENTO. POR ISSO ESTAMOS EM 1º LUGAR NA P I L A T R O P I A.

    TODOS DEFENDEM SEU CORPORATIVISMO ACIMA DA ÉTICA, FAZ PARTE DO SER HUMANO. ALTO PRESERVAÇÃO.

    SUA RESPOSTA DR INÁCIO, FOI ALTAMENTE DE UM CAVALHEIRO.

    É O MEU ENTENDIMENTO.

  4. José de Freitas Guimarães disse:

    Peço correção aos termos abaixo:
    – onde se lê: “aceitar que não qualquer pessoa não acredite em entidades superiores”, leia-se “aceitar que qualquer pessoa não acredite em entidades superiores”;
    – onde se lê ÖB”, leia-se ÖAB”.
    Grato. .

  5. José de Freitas Guimarães disse:

    Prezado Inácio Vacchiano, boa tarde.
    Lastimo profundamente a inserção do texto que ora comento.
    Por total falta de conhecimento sobre a maçonaria, o texto em questão se mostra descabido e inoportuno, para limitar meus comentários a substantivos. Explico.
    Inicialmente, deve ser dito que a Maçonaria em nada altera a situação de Estado Laico que vivemos em nosso país, seja pelo aspecto religioso, seja por aspectos políticos.
    A Maçonaria não é uma entidade religiosa, apesar de todos seus integrantes crerem em Deus, a quem denominamos Grande Arquiteto do Universo. Crer em Deus não nos transforma em religião, mas, saiba, a liberdade existente em nossos trabalhos permite, inclusive, aceitar que não qualquer pessoa não acredite em entidades superiores.
    Apesar disso, enquanto integrantes da Maçonaria, saiba, professamos diversas religiões. Somos católicos, evangélicos, espíritas, judeus, muçulmanos, budistas, entre outras religiões. Em nossas lojas temos advogados, engenheiros, médicos, dentistas, psicólogos, químicos e militares, dentre outas profissões, além de padres, pastores, e mesmo rabinos, pais de santos.
    Afirmar que as eleições da OB se assemelham à Maçonaria é de absurdo desmedido, eis que não representamos um grupo em detrimento de outros, além de não sermos uma religião.
    Pregamos a evolução do ser humano, considerando os aspectos morais, fraternos e de liberdade, sempre com respeito à lei e aos demais cidadãos, onde o direito de um, começa onde termina o de outro.
    Ademais, saiba que apesar de alguns setores da Maçonaria entenderem que a participação da mulher nos trabalhos da Ordem devem ser restritos à benemerência e ao auxílio social aos necessitados, aqui no Brasil (entre outros países) existe a prática da Maçonaria com mulheres integrando os quadros de lojas, incluindo atuações em cargos de direção, sem preterimento delas em razão de nós, homens.
    Desta forma, peço a gentileza de previamente verificar as matérias objeto de publicação em seu blog, na medida em que podemos identificar absurdos permeados de um caráter preconceituoso que nada auxilia nosso combate aos abusos praticados pela entidade dos advogados, seja quanto à eleição indireta para presidente da entidade, seja com a aplicação do exame de ordem que, desde 2006, ao lado do prof. Fernando Lima, em minhas manifestações, sempre grafei em letras minúsculas, por total inexistência de conceituação técnico-jurídica a justificar-lhe um caráter restritivo ao livre exercício da advocacia.

  6. JUSTIÇA ... NÃO VETA DILMA. O PETRÓLEO É DA NAÇÃO. disse:

    É UM GRANDE MAR DE LAMA E PODRIDÃO DESTA GENTE … E A SOCIEDADE ACREDITANDO QUE ESTA SENDO PROTEGIDO. REALMENTE PARECE QUE SÓ TEM PRESIDENTES, E NÃO PRESIDENTA NAS NESTA ORDEM DO CÃO E DO CAUS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s