LIBERDADE DE EXPRESSÃO E O CASO OPHIR CAVALCANTE: Uso da Justiça para inibir jornalistas é criticado. #FIMEXAMEOAB #examedeordempeloMEC #examedeordemINCONSTITUCIONAL


Coibir a liberdade de expressão é uma das bandeiras da NAZI OAB onde seu principal representante Ophir Cavalcante abriu processos contra alguns dos integrantes  da Frente contra o exame de ordem.

Sob o pretexto de defender sua imagem, solicita aos magistrados para que os donos dos blogs se abstenham de publicar qualquer matéria sobre o autor.

Ocorre que a pessoa de Ophir Cavalcante não interessa aos Bacharéis, à estes não seve para nada, é insignificante.

Contudo este tenta vincular sua imagem pessoal a imagem da OAB para que sejam proibidas quaisquer reportagem sobre a entidade.

É  que as denuncias apresentadas pelos Bacharéis em Direito estão causando estragos.

A OAB está na iminência de perder o exame de ordem e ainda de enfrentar uma CPI a ser iniciada na Câmara dos Deputados.

O Deputado Marco Maia Presidente da Câmara já recolheu os documentos e dentre tantos deputados que já se manifestaram a favor da CPI, na audiência pública realizada em 17 de outubro de 2012, na presença de 28 parlamentares, o  Deputado Hugo Leal (PSC/RJ) afirmou assinar qualquer lista para que o Congresso faça uma CPI da OAB.

Agora vejam matéria extraída do Conjur sobre a liberdade de expressão.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Uso da Justiça para inibir jornalistas é criticado

Por Tadeu Rover e Lívia Scocuglia

Em artigo publicado no jornal Folha de S.Paulo, o jornalista Fábio Pannunzio expôs a motivação que o levou a encerrar as publicações em seu blog dedicado à reflexão política e à denúncia de iniciativas visando sufocar a liberdade de expressão, promover ou justificar a corrupção. De acordo com o jornalista, o excesso de processos que recebeu e o elevado valor gasto para se defender destes processos o levou a parar de publicar.

“Jamais fui condenado, mas é fato inquestionável que o exercício das garantias constitucionais é excessivamente custoso para quem não está respaldado por uma estrutura empresarial — ou não vendeu a alma ao diabo”, afirma o jornalista. Ele ainda apontou que assim como ele, há muitos outros casos em que jornalistas são processados e com isso acabam tendo sua liberdade de imprensa restrita.

Advogados especialistas na área de imprensa criticam o uso do Poder Judiciário para inibir o trabalho de jornalistas. “Tristes iniciativas essas, que acabam cerceando a circulação da informação”, afirma a advogada Taís Gasparian, do escritório Rodrigues Barbosa, Mac Dowell de Figueiredo, Gasparian – Advogados. Ela destaca a ironia do caso do Pannunzio, que jamais foi condenado. “Veja a ironia, porque, no caso do jornalista Pannunzio, ele diz que não perdeu nenhum processo. Mas só o custo da defesa ja o desencorajou. A tática de processar jornalistas é antiga, e tem por objetivo justamente inibir e constranger. Em suma, censurar”.

Ela acredita que os jornalistas vinculados a um veículo sofrem um pouco menos pois, muitas vezes, os custos são pagos pela empresa. Para os jornalistas independentes, a advogada sugere uma união para criar um fundo que arcasse com as despesas de eventuais processos.

O advogado Alexandre Fidalgo, do Espallargas, Gonzalez, Sampaio, Ciochetti e Fidalgo Advogados, não enxerga nas decisões da Justiça um meio de censura, porém ele ressalta que há muitos que se utilizam do Poder Judiciário para inibir. “A ação é um direito constitucional. Se a pessoa se sentir ofendida deve ir buscar na Justiça a proteção. Porém, pode-se perceber que a quantidade de demandas contrárias a jornalistas, de alguma forma, ameaça, inibe e tolhe a liberdade de imprensa”.

Entretando, para Fidalgo, durante o período eleitoral há abuso da Justiça. “Eu senti que a Justiça Eleitoral, ao entender como abusiva ou como propaganda uma matéria jornalística comete censura. Há de se rever isso, pois é neste período em que mais se deveria defender a democracia e a liberdade de expressão e informação”, afirma.

Para o criminalista, Rodrigo Dall´Acqua, sócio do Oliveira Lima, Hungria, Dall”Acqua e Furrier Advogados, é comum que jornalistas sejam vítimas de “ações infundadas” ajuizadas por pessoas que sabem que a ação é fadada ao insucesso, mas entra com ação, mesmo assim, pois sabem que o jornalista terá de arcar com os custos financeiros e com o tempo perdido em audiências. “Usa-se o processo como ameaça e instrumento de constrangimento ao profissisnal de imprensa.”

Ainda de acordo com ele, o Poder Judiciário tem de ficar mais atento e “coibir esse tipo de prática sendo mais criterioso ao instaurar qualquer espécie de ação contra o jornalista e punir com verbas de sucumbência e pagamento de honorários todo aquele que fundar com único objetivo de apenas causar constrangimento ao jornalista.”

Tadeu Rover é repórter da revista Consultor Jurídico.

Lívia Scocuglia é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 1º de novembro de 2012

Esse post foi publicado em GERAL e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para LIBERDADE DE EXPRESSÃO E O CASO OPHIR CAVALCANTE: Uso da Justiça para inibir jornalistas é criticado. #FIMEXAMEOAB #examedeordempeloMEC #examedeordemINCONSTITUCIONAL

  1. Pingback: STF suspende decisão que condenou jornalista Paulo Henrique Amorim por Dano moral. #FIMdaCORRUPÇÃO | Inacio Vacchiano – Filósofo, jurista, jornalista

  2. PAULO disse:

    A MALDIÇAO E TERROR IMPOSTO PELA “ORDEM DO OBA-OBA” MAIS PERIGOSA E TEMIDA DO PAIS, NAO ATINGE E AMEDRONTA NÃO SÓ JORNALISTAS, MAS TODA A SOCIEDADE E, EM TODOS OS PODERES, E NA IMPRENSA. ONDE SERIA PARA O CIDADAO A MAIOR FERRAMENTE DE SUA DEFESA CONTRA AS FALCATRUAS E IMPROBILDADES COMETIDAS EM TODAS AS ESFERAS INSTITUCIONAIS DO PAÍS SENHORES REPOTER …

    POR ISSO, AQUELE CONSELHO DO OBA-OBA PRECISA SER DESARTICULADO, DISSOLVIDO, DESTITUIDOS E PORQUE NAO PUNIDOS CRIMINALMENTE PELOS DESVIO DE CONDUTA E FINALIDADES DOS SEUS CONSELHEIROS MILICIANOS SECCIONAIS, E DESTRUI-LOS, ESTA A PALAVRA CHAVE. ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS PARA DEMOCRACIA DO PAIS .

    OS BACHAREIS EM MEDICINA DERAM EXEMPLO DE ” U N I A O “. BACHAREIS EM DIREITO NAO SAO UNIDOS. DESTA FORMA A ” ordem do oba-oba”, CONSEGUE FAZER O QUE BEM PENSA. O DIA QUE OS “BACHAREIS ADVOGADOS” E “ADVOGADOS DIREITO” FOREM UNIDOS, ETICOS, CUMPRIDORES DOS SEUS DEVERES E OBRIGAÇOES COM A SOCIEDADE, E, LEMBRAR DO SEU LINDO JURAMENTO, E RESPEITAR A CRFB, TALVEZ TENHAMOS JUSTIÇA NO PAÍS.

    O VERDADEIRO BACHAREL EM DIREITO, É UM GENUÍNO JURISCONSULTO RESPEITADO E QUERIDO PELOS DEMAIS BACHAREIS PROFISSIONAIS DO PAÍS. MAS O QUE ESTA DESMORALIZANDO-O, SAO OS MARGINAIS DA NORMA JURIDICA, QUE A INTERPRETAM, A SEU FAVOR. OU SEJA, A CRFB NAO SERVE DE NADA PARA ESTA ” ordem do oba-oba” .

    PRECISAMOS DISSOLVER “URGENTE” ESTE CONSELHO DE CLASSE DO OBA-OBA, ANTES QUE ELE DESTRUA DE VEZ A NOSSA DEMOCRACIA. QUE INFELIZMENTE, CONTINUA SER DIRIGIDA E MANIPULADA. TANTO É VERDADE QUE TAIS REPORTER JORNALISTAS E OUTROS, TEM MEDO DE FALAR DESTE CONSELHO DO “OBA-OBA”.

    QUANDO A DEMOCRACIA É DIRIGIDA, ELA É PIOR QUE UMA DITADURA.

    O CONGRESSO NACIONAL, ATRAVES DO DEPUTADO EDUARDO CUNHA, PRECISA DO APOIO DA ORDEM DOS BACHAREIS DO BRASIL PARA EXTERMINAR E FECHAR OU ACABAR COM ESTE OBA-OBA, DO CAÇA NIQUEIS, ANTES QUE ELES DETURPEM OU PROVIDENCIEM ” D O S S I E S ” MANIPULADOS CONTRA ALGUM PARLAMENTAR CONTRA ESTE “OBA-OBA” É O MEU PARECER. FORTE ABRAÇO A TODOS QUE RESPIRAM POR. J U S T I Ç A ….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s