Alunos de medicina da Unicamp decidem boicotar exame do Cremesp #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL


Boa esta! Faculdades seguem diretrizes da OAB para passar seus alunos no exame de ordem ao invés de seguir as aquelas apresentadas pela equipe especializada do MEC.

O objetivo agora não é mais ser um profissional, mas passar em uma prova corpoorativa e tendenciosa.

Os estudantes de medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) informaram em nota na segunda-feira que decidiram em assembleia pelo boicote ao Exame do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp). Em julho, o órgão determinou que, a partir deste ano, egressos dos cursos de medicina do Estado teriam que apresentar declaração de realização da prova, até então opcional, para obter o registro profissional.

André Palma, do 2º ano do curso de medicina da Unicamp e integrante do Centro Acadêmico Adolfo Lutz, explica que os alunos optaram por marcar todas as opções do exame com a letra “B”, de boicote. “Nosso objetivo é mostrar para a sociedade que o exame não vai melhorar a educação médica e muito menos a saúde pública”, afirma.

Os alunos já haviam divulgado na internet um abaixo-assinado se mostrando contrários ao exame e afirmando que a prova será prejudicial aos currículos, “que passarão a seguir menos as diretrizes curriculares do MEC (Ministério da Educação) e mais os macetes para sua aprovação”.

Na ocasião em que foi anunciada a obrigatoriedade do exame, o Cremesp explicou que a resolução tem como objetivo avançar o debate sobre a criação do Exame Nacional de Habilitação como requisito para o exercício legal da medicina no Brasil, a exemplo do Exame de Ordem da OAB, que avalia os estudantes de direito e a aprovação é requisito necessário para a inscrição como advogado.

De acordo com dados do conselho, em dez anos aumentou em 302% a quantidade de processos ético-profissionais, relacionados a má prática, erro médico ou infrações diversas ao Código de Ética Médica, em andamento a partir de denúncias contra médicos. O número passou 1.022 processos em 2001 para 3.089 processos em 2011. No mesmo período, os médicos que foram julgados culpados e receberam uma das penalidades previstas em lei passaram de 246, em 2001, para 444 em 2011, aumento de 180%.

O exame deste ano está previsto para dia 11 de novembro e contará com o mesmo índice de dificuldade, em nove áreas básicas do conhecimento médico.

Fonte: obb

Esse post foi publicado em GERAL e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para Alunos de medicina da Unicamp decidem boicotar exame do Cremesp #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL

  1. Elço Ferreira dos Santos disse:

    Eu vejo isso, como uma forma deturpada, os numeros apontados, podem não ser a realialida de procedimentos direitos dos médicos, senão vejamos, um hospital ou clinica, que não tenha o minimo básico para o médico trabalhar, que culpa teria o médico, vamos exemplificar:
    Se o local de atendimento não tem limpeza adequada, onde pode proliferar bacterias, que culpa tem o médico, se no,local não tem equipamentos edequados para exames, que culpa tem o médico. O ensino de medicina no Brasil é um dos melhores mundo os médicos brasileiros fazem milagres, apesar do povo não saber votar nos melhores e mais sérios politicos, e a saude estar em queda, por falta de bons administradores, e de bons salários´para os médicos que culpa tem os médicos?.

  2. olimpio fernandes de oliveira disse:

    Não entendo oque se passa na cabeça destes alunos de medicina ai do brasil, a prova só provaria e quantificaria uma minoria que realmente sabem medicina, então esta minoria está tranquila, mas e ai que fazer com uma carrada de alunos que estudaram 6 anos,mas nao estao aptos para trabalhar, com nivel de conhecimento baixo péssimos medicos que ao sairem aprendem com erros e com sofrimento da população mal tratada.E dai se a prova nao melhoraria a qualidade de encino? E dai se isso nao resolveria a fraca qualidade de encino no brasil? Bom e porque os estudantes de medicina do brasil tem preconceito contra estudantes de medicina da Bolivia, Argentina, Cuba, etc etc etc, Eu estudo na Bolivia, e vou passar pelo teste imposto pra que eu trabalhe no brasil, é difícil de mas a prova porem se eu estudei 6 anos farei e provarei que sou capaz de trabalhar na medicina no brasil… agora é uma vergonha estes frangotes da unicampi que não sao seguros de si mesmos e provam que nao sabem nada estão com medo de fazer a prova e ver a realidade de que eles são pessimos formados…. nao geralizando ok. tem bons no meio da carrada incapaz de ser aprovado pelo cremesp… kkkkk pra vcs que tem meda…..medinho de ser reprovados… ja pra nós que estamos fora do brasil “Digo a vc bem vindo ao meu mundo, se prepare q a prova de convalidação esta chegando pra vc tbm maluko”

    • Elço Ferreira dos Santos disse:

      Com todo o respeito, acho que comentario, esqueceu que o direito legal para para qualquer tipo de exame é do Mec, pois êle o Mec é que pode autorizar cursos, fechar cursos, autorizar abertura de escola, fechar escola, autorizar abertura de faculdade , fechar faculdade. È o Mec que tem a legalidade para fazer e desfazer, a sua estrutura para a sociedade é bastante cara, e nós pagamos essa conta.
      Um conselho de classe seja êle qual for, não tem titularidade legal para isso, a OAB é atravez de fraude é que conseguiu essa prerrogativa, colocando o exame, no estatuto dos advogados. Alei criou o estatuto, e dentro do estatuto é tem o exame, de forma disfarçada.prejudicando os bachareis de direito. a OAB e um conselho perigoso e a sociedade tem que observar o seu comportamento, já começa sem prestar conta a ninguem, sendo um conselho sui generis, os outros conselhos prestam conta ao TCU.
      Não deixe o conselho de medicina embarcar nessa atitude, o mercado é quem escolhe os melhores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s