Mensagem Oficial do MNBD/OABB: 30/08/2012. Votação do PL 2154 fica para setembro. Manipulação das provas. #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL


Prezados(as) Colegas MNBDistas:

Inicialmente, peço desculpas pelo atraso no encaminhamento das informações mais recentes, mas em função da constante correria entre minha base paulista e Brasília, além de outras cidades (Goiânia e Florianópolis) que estou visitando, não tenho tido acesso permanente com a Net e nem tempo para buscar alternativas de contato.

O trabalho em Brasília está sendo muito bom e teremos resultados de bastidores em breve podendo ser divulgados com certeza. Os colegas sabem que muito trabalho nos bastidores não tem como ser divulgado antes de ser concretizado, já que a OAB é extremamente forte e sem estratégia não temos como vencê-la.

Porém, temos muitas boas noticias na luta pela aprovação do PL 2154 e também sobre as iniciativas para uma CPI da OAB.

APOIO AO PL 2154:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Estivemos em contato com lideranças de várias bancadas na Câmara dos Deputados. O PC do B está 99% favorável ao PL 2154 e ao fim do exame aplicado pela OAB. É a afirmação da Líder Luciana (foto anexa) destacando o trabalho do Dr. Protógenes (foto anexa) na divulgação das provas de manipulação junto à bancada, onde também se destaca a deputada Perpétua Almeida (foto anexa).

O PT ainda está dividido, mas com ampla margem à nossa luta. Em conversa com o Líder da bancada, Jilmar Tatto, ele reafirmou que estaria enviando cópias das provas de manipulação a todos os deputados.

Ainda no PT, tivemos uma conversa com o Deputado Vicentinho para que ele reforce os debates sobre as provas de manipulação na Bancada e em plenário.

No bloco formado por vários partidos, liderados pelo Deputado Lincoln Portela (fotos anexas) temos grande apoio, sendo que a bancada deverá estar recebendo as provas de manipulação após nossa conversa com o Líder Portela.

Nosso contato com a Bancada do PSB destaco abaixo. Tivemos ainda contatos com as lideranças do PSBD, Democratas e PPS, a base da oposição na Casa. Os partidos de sustentação do Governo já estão com as informações passadas pelo Deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), assim como vários parlamentares que “vestiram nossa camisa”, como os Deputados Vicentinho (PT/SP), Izalci (PR/DF), Jair Bolsonaro (PP/RJ), Pastor Marco Feliciano (PSC/SP), Domingos Dutra (PT/MA), Pastor Eurico, Sandra Rosado e Gilvaldo Carimbão (PSB), o líder Henrique Alves e o vice-líder Francisco Escórcio (PMDB) e vários outros.

É importante esclarecer que há um confronto entre a base do governo e a oposição, por causa das emendas parlamentares (recursos para obras nas bases dos deputados) que o Governo Federal ainda não liberou. O Presidente Marco Maia que foi o fiador deste acordo para liberação das verbas das emendas, está segurando a pauta das votações e assim, a base de oposição está obstruindo as votações em plenário.

Assim, temos apoio para a votação do PL 2154, mas por causa da obstrução não há votações. Há o ponto que, por causa das assinaturas dos 9 líderes para tramitação em regime de urgência, os partidos de oposição achavam que o PL 2154 era de autoria/interesse do governo.

Nosso trabalho principal junto aos partidos de oposição foi explicar que é um PL de iniciativa do Deputado Eduardo Cunha e não do Governo, assim como apresentar as provas de manipulação para que entendam a urgência de uma ação parlamentar para acabar com o estelionato que a OAB nos aplica.

Desta forma, nossas conversas com assessores diretos dos líderes Bruno (PSDB), ACM Neto (DEM) e Rubens Bueno (PPS) estão dando uma possibilidade de tramitação acelerada a questão. Temos apenas que aguardar as conversações. Havendo um acordo fechado, estaremos divulgando. Apenas reitero que são excelentes as possibilidades.

REUNIÃO COM PSB

No final da tarde de 3ª feira, dia 21, estivemos participando de uma reunião com a bancada do PSB. A iniciativa foi da Líder Sandra Rosado, que foi substituída na liderança pelo deputado Givaldo Carimbão que manteve o encontro e o coordenou.

Representamos os Movimentos Unidos contra o exame e destacamos a inconstitucionalidade e as manipulações do exame, iniciando a explanação. Representando a OAB, estava o Pres. da OAB-DF, Francisco Caputo.

Após apresentarmos as provas em 20 minutos de explanação, Caputo apenas reafirmou o discurso básico e único da OAB: As faculdades são ruins, o exame protege a sociedade, etc, etc.

Interessante foi que quanto as provas apresentadas do estelionato que a OAB nos aplica (entreguei cópias das provas de manipulação a Caputo após minhas afirmações) sua resposta vaga foi de que tais afirmações seriam calúnias…

Relembro que calúnia (imputar atividade criminosa) é crime com pena de reclusão. Terei o maior prazer em me defender na Justiça se a questão for levada pela OAB ao judiciário…

Após as explanações de cerca de 20 minutos, respondemos perguntas dos parlamentares e tivemos 2 minutos para as considerações finais. Em seguida nos retiramos e a bancada seguiu sua reunião.

Informações posteriores destacaram que mais de 70% da bancada estava definida quanto a necessidade do fim do exame aplicado pela OAB e que sua posição era de que prova deve ser feita pelo MEC e não pelos conselhos profissionais.

Algo que ficou claro na reunião, foi de que a OAB está fazendo trabalho ativo nos bastidores junto aos parlamentares. Alguns ao se manifestarem deixaram claro que haviam sido “catequizados” pela OAB. Mesmo estes balançaram ao receber as provas de manipulação…

EXPECTATIVAS

Mesmo estando com ampla maioria, há muitos parlamentares defendendo a OAB e as lideranças ainda não têm o acordo fechado para a votação da PL 2154.

O Deputado Sibá Machado (PT) aprovou um requerimento de audiência pública para um debate sobre a questão. O Deputado Dr. Grilo (PSC) requereu audiência no mesmo sentido após conversar conosco.

Desta forma, a votação deve ser particionada. A aprovação da urgência que via de regra é conjunta com o Projeto. Ou seja, aprovada a urgência já se analisa o Projeto, deve ser particionada, com a votação da urgência e a votação do Projeto ficar para mais para a frente. É esta a possibilidade mais real.

A mudança pode nos ser favorável (tese de transformar limão em limonada) a depender de nossas ações nos bastidores. Perderemos alguns dias/semanas agora e ganhamos meses na frente. Reitero que não podemos ser mais explícitos, pois a OAB está querendo saber de nossos passos para nos impedir de avançarmos…

DESCULPAS

Peço desculpas aos colegas pelo fato do site sair do ar por 2 dias recentemente. Eu imprimi o boleto para pagamento do provedor e na correria em Brasília, me esqueci de pagá-lo. A culpa foi só minha e desta vez não foi culpa dos hackers a serviço da OAB.

ELEIÇÃO 2012: VEREADORES E PREFEITOS

Não temos como dar diretrizes a nossos colegas sobre em quem votar na próxima eleição. Candidatos a vereador e à prefeito devem ser escolhidos entre colegas do movimento, apoiadores em geral e alguns parlamentares que nos apoiam e que são candidatos a prefeito, caso do Deputado Antonio Carlos Valadares Filho do PSB em Aracajú/SE.

É o caso ainda do vereador Carlos Bolsonaro, irmão do deputado estadual Flávio e filho do deputado federal Jair Bolsonaro na cidade do rio de Janeiro.

Vários colegas são candidatos a vereador em suas cidades. É o caso do presidente do Movimento Brasil (MBBAD) Júlio Velho em Porto Alegre, do nosso vice-presidente catarinense Ademir Gonçalves em Florianópolis e vários outros que estão entrando em contato conosco.

Se o colega está em campanha, nos informe e vamos divulgar para que tenha apoio. Basta seu email estar em nosso mailing nacional para sabermos se é membro do MNBD/OABB e ter nosso apoio. Familiares de membros também serão divulgados com nome, partido e cidade em que disputam.

Peço aos colegas que votem nos nossos candidatos em suas cidades e peçam votos para familiares e amigos. É uma forma de fortalecer nossa luta com a base do Poder Legislativo. Tenha em mente que os vereadores e prefeitos são a base dos poderes e que eles tem influência enorme nos partidos políticos e portanto nas bancadas em Brasília.

Peço aos colegas que trabalhem também nas cidades vizinhas ou onde há parentes e amigos que podem ser contatados para pedir apoio a candidatos ligados a nossa luta. Mesmo que o colega não vote na outra cidade, seu apoio e o pedido de votos é mais que importante para fortalecer nossa luta contra o exame.

Vamos estar fazendo uma lista com os colegas e defensores a serem apoiados.

FINALIZANDO

Nos próximos dias 18 a 20 de setembro, estaremos novamente em Brasília, lutando pela votação e aprovação do PL 2154.

Precisamos de colegas presentes,

Gostaria de destacar a colega Clarice, moradora no estado do Acre e que está constantemente em Brasília nos auxiliando na luta dentro do Congresso. Que seu exemplo inspire outros colegas a se unirem a nós nesta luta.

Já estou em São Paulo e meus fones para contato são os do site.

Saudações MNBDistas!!!

Reynaldo Arantes

OABB/MNBD

Visite nosso site www.mnbd.org

Esse post foi publicado em A Marcha dos Bacharéis, GERAL, Mensagem oficial do MNBD/OABB e marcado , . Guardar link permanente.

13 respostas para Mensagem Oficial do MNBD/OABB: 30/08/2012. Votação do PL 2154 fica para setembro. Manipulação das provas. #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL

  1. Olá meus amigos, vamos a luta contra esse famigerado exame, vamos acabar com essa reserva de mercado que é o exame da OAB. Caros amigos e sou de Cuiabá-MT, eu gostaria de saber se haverá caravanas de Cuiabá-MT para Brasília-DF, que dia e o horário, vamos mobilizar todos os Bachareis de Direito do Brasil, para mostrar aos parlamentares que a nossa categoria é forte. Avante Bachareis, vamos a luta. Abraços a todos

  2. FRANCISCO CARLOS ANONI disse:

    EU SÓ QUERO SABER POR QUE O CASO DO DAGOBERTO FOI JULGADO AS PRESSAS, SENÃO ELE NÃO PODERIA SER CANDIDATO ( DECISÃO FAVORAVEL AO CANDIDATO, DIGA-SE DE PASSAGEM ) E O CASO COAÇÃO DO  GOVERNADOR AINDA NÃO ? 

    ESTARÁ O GOVERNADOR E O SEU CANDIDATO SENDO PROTEGIDOS ?

  3. Luciano e Álvaro disse:

    Neste momento e com ampla honradez que que todos os colegas bacharéis em direito, saudá antecipadamente a gloria da tão esplendida magnitude em prol do belíssimo empenho junto a todos os parlamentares que estão colaborando para a grande final que é a votação da PL 2154/11, a qual põe fim ao exame de ordem.

  4. CLEIDSON MASCIO PIRES disse:

    vamu que vamu minha gente a luta continua…

  5. Afonso Celso Soares Moraes disse:

    estou feliz pela força e clareza como o OBB e demais movimentos vem batalhando de forma triunfande pela extinção do exame de ordem.
    Quando na participação politica estou empenhado em pedir voto para a senhora Nubia, esposa do parlamentar Dultra, que e candidata ao cargo de prefeita na cidade de Paço do Lumiar/Ma.

  6. Braz martins disse:

    Parabéns ao movimento, pois só assim conseguiremos provar e levar ao conhecimento da sociedade que não somos burros é a prova que está sendo elaborada para que os bacharéis em direito não passem e ainda fiquem com fama de burros!! Infelizmente! Tenho fé que conseguiremos alcançar nosso objetivo! Trabalhar na profissão que escolhemos e estudamos durante cinco longos anos com muito sacrifício.

  7. manoel disse:

    Gostaria de entender uma coisa… como pode ter aprovação o requerimento de audiencia pública referente ao exame da ordem? quantas audiencias públicas já foram realizadas? novamente agora? somente para jogar a votação do projeto para frente? Acho que a resposta é sempre a mesma.. tudo acaba em pizza…… e o exame continua

  8. MARCELO M. DE SOUZA disse:

    Parabens, pela luta que vocês do MNBD estão tendo em relação a juntar forças da classe política de todos os estados do país,para que os políticos revejam o tamanho do erro cometido pela OAB, com essa reserva de mercado imposta aos BACHAREIS EM DIREITO. Vamos mostrar o trabalho do MNBD e,a conduta dos políticos( DEPUTADOS )em relação ao nosso pleito, vamos divulgar os nomes daqueles que nos ajudou, parabens a todos , até a vitoria.

  9. FRANCISCO CARLOS ANONI disse:

    ESTÁ  ACONTECENDO ALGO ESTRANHO, FUI ABRIR ESTE E-MAIL, ESTAVA EM BRANCO, RESOLVI RESPONDER PARA PERGUNTAR SE HAVIA ALGUM ERRO DA PARTE DO ENVIO, APARECE O TEXTO EM BAIXO !

    >________________________________ >De: Inacio Vacchiano >Para: franciscocanoni@yahoo.com.br >Enviadas: Quinta-feira, 30 de Agosto de 2012 13:32 >Assunto: [Novo post] Mensagem Oficial do MNBD/OABB: 30/08/2012. Votação do PL 2154 fica para setembro. Manipulação das provas. #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL > >Inacio Vacchiano publicou: “Prezados(as) Colegas MNBDistas: Inicialmente, peço desculpas pelo atraso no encaminhamento das informações mais recentes, mas em função da constante correria entre minha base paulista e Brasília, além de outras cidades (Goiânia e Florianópolis” >

  10. Parabens Bels. estou acompanhando a luta de voces, vão em frente que vai dá certo, o direito é de voces e a OAB não pode negar, já era tempo de se tomar providencia, pois o povo tem que ser respeitado. E mais o PL tem que ser votado e não discutido, pois a discussão é manobra, cuidado.

    • João Evangelista Andrade Neto disse:

      Quero parabenizar o movimento e dizer que estarei seguindo as orientações em relação a votar nos candidatos indicados pelao movimento, sou de Aracaju e irei votar indicado pelo movimento Antonio Carlos Valadares Filho, candidato a Prefeito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s