Aprovada PEC que exige Exame de Ordem em concurso de delegado #examedeordemINCONSTITUCIONAL


 Não sabemos se é alguma piada, mas a fonte está no final da matéria…

Assessoria/FB

O Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que inclui o cargo de delegado nas carreiras jurídicas do Estado foi aprovado, em primeira votação, pela Assembleia Legislativa na manhã de hoje (26). Com isso, os próximos concursos para delegado da Polícia Civil irão exigir que o candidato seja aprovado no Exame de Ordem.

Em maio deste ano, o delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, e o presidente da Adepol (Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul), Fabiano Gastaldi, se reuniram com o presidente da OAB/MS, Leonardo Avelino Duarte, para solicitar apoio ao projeto.

De acordo com Razanauskas, há cerca de 110 vagas em aberto para a função e o edital do concurso pode ser divulgado ainda este ano. “A exigência do Exame de Ordem será uma alteração da Lei Orgânica da instituição”, explicou o chefe da Polícia Civil.

Para o presidente Leonardo Duarte, a nova exigência qualifica os quadros da Polícia Civil no Estado e será positiva. “Traz mais benefícios para a sociedade e para a polícia, já que o candidato tem de ser mais preparado para ingressar em seus quadros. A seleção será entre os mais qualificados”, ressalta.

Pela proposta, apresentada pelo deputado estadual Júnior Mochi, aprovada pelos deputados, o artigo 44 da Constituição Estadual agora dispõe de um parágrafo único, destacando que o cargo de delegado de polícia integra, para todos os fins, as carreiras jurídicas do Estado.

 

Fonte: midiamax

Esse post foi publicado em GERAL e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para Aprovada PEC que exige Exame de Ordem em concurso de delegado #examedeordemINCONSTITUCIONAL

  1. Valéria. disse:

    É inviável e inadmissível tal medida com intuito de salientar pessoas melhores preparadas à função de delegado, quando o exame de ordem sequer avalia, muito menos é seletivo. É imperdoável, é presunção obrigar o BACHAREL ser inscrito na oab para ocupar o cargo que for. O concurso faz concorrência. Tampouco, por isso, o concurso é suficientemente capaz de afirmar quem está apto a exercer a função ou não. É aprovado o candidato que alcançou a melhor nota. Aqui já está ocorrendo uma comparação; há o porquê para superar os demais candidatos. São várias etapas, diga-se de passagem, exigentes, além de experiências que os Bacharéis não têm. No entanto, é passível de afirmação que candidato que se sobressai ao outro em primeiro lugar não é melhor que aprovado em décimo. O concurso é concorrência à vaga, aprova a melhor nota. O conhecimento dentre os que participam também é discutível. Sempre haverá um candidado melhor que o outro. O concurso em momento algum irá medir a capacitação dos mesmos, mas diferir exclusão por meio de competição, tendo em vista a inexperiência em lidar com acontecimentos ocorridos após a nomeação, em executar o desempenho. Desde quando a prova da oab mede este desempenho? Além de que inexiste no exame da oab o CUSTO BENEFÍCIO. Em concursos o candidato se inscreve com o intuito de ser aprovado, o estímulo é outro. A oab está caminhando na contra mão, ocupando um espaço fora da esfera a qual pertence. Está impedindo Bacharéis Advogados de conquistarem o seu lugar por direito. Além de serem impedidos de se inscrever nos quadros respectivos, estão, também, impedidos de prestar concursos? A prova de ordem, além de ser desqualificada, está por este motivo sendo mais um transtorno a ser transponível a tílulo de CONCURSOS, tendo em vista o despropósito de sua exigência à conquista para tais metas.

    • Reinaldo Duarte disse:

      Para complementar…. para que ter a OAB se depois de passar no concurso vc terá que abrir mão. Vc não pode ser advogado e delegado ao mesmo tempo… é uma incoerencia. Tem gente que não vive a situação e quer impor regras absurdas.

  2. manuel disse:

    só pode ser brincadeira….. infelizmente cada notícia que recebo so vejo que com a OAB ninguem pode, quem sabe um dia, talvez uma outra geração futura, em que as pessoas tenham um pouco mais de cultura, coloquem pessoas dignas para governarem esta BOSTA………

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s