BOMBA!!! CNJ tem que fiscalizar a OAB, que é uma caixa preta”, diz Ajufe #bandidosdetoga


Associação dos Juízes Federais quer ampliar atuação do CNJ para que ele investigue recursos da OAB e puna advogados

Texto:

Foto: Ajufe

Presidente interino da Ajufe, Fabrício de Castro

O presidente interino da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fabrício Fernandes de Castro, disse ao iG que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deveria ter suas atribuições ampliadas para fiscalizar, além do judiciário, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). De acordo com ele, a entidade é uma “caixa-preta” e, apesar de ser uma autarquia, não presta contas de seus recursos.

Leia também: Decisão sobre poderes do CNJ racha Supremo
Decisões contra o CNJ fortaleceram o órgão, avalia ex-conselheiro

“A OAB é obscura, é uma caixa-preta. É uma autarquia mas não presta contas ao Tribunal de Contas, e cobra anualiadade de todos os advogados, uma contribuição que é obrigatória. Ela também não faz concurso para contratar pessoal. E não temos notícia de advogados que é punido quando desvia a conduta”, disse.

O presidente interino ainda afirmou que “diversas” reclamações sobre advogados chegam ao judiciário. Entre as quais destacou a apropriação indébita de recursos ganhos em ações por parte dos advogados.

“Há diversos casos em que o advogado se apropria do que é do cliente. Ao invés de repassar o dinheiro ganho numa ação judicial, ele retém. O CNJ deveria ter capacidade de punir esse tipo de coisa também”, disse.

Para justificar a necessidade de ampliar o escopo de atuação do CNJ para a OAB, Fabrício diz que a Constituição é “imperativa” ao citar que a advocacia é “imprescindível à administração da Justiça”.

“Como parte do sistema judiciário, a OAB também deveria se submeter ao CNJ. O CNJ tem advogados em sua composição, nada mais coerente que fiscalizar também os maus advogados que, como no caso dos Tribunais, acredito que são poucos”.

Passeata

A manifestação do presidente da Ajufe se dá após a divulgação de uma passeata em favor dos poderes de investigação do CNJ, que vai ser promovida pela OAB. Para Fabrício, o ato, para além do apoio ao Conselho, é, na verdade, uma afronta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que numa liminar interrompeu uma investigação contra juízes de São Paulo.

“A OAB está realizando um ato contra o STF. Isso é grave e vai contra o Estado Democrático de Direito, contra a República. A OAB não quer respeitar a autoridade do STF”, disse.

Contra o CNJ

A Ajufe é contra a possibilidade do CNJ julgar processos disciplinares contra juízes antes que a corregedoria do Tribunal local se manifeste. Para a associação, o CNJ só poderia agir em caso de omissão ou ausência da corregedoria local.

“Não defendemos a impunidade, quem erra tem de ser punido. Mas sem desrespeitar o devido processo legal. O CNJ só pode agir em caso de omissão da corregedoria local, nunca antes disso”, destacou.

Defensores do CNJ, contudo, avaliam que impedir o Conselho de “puxar” casos que estão nos Tribunais enfraquece o órgão. Ele foi criado justamente devido à lentidão das corregedorias locais ou suspeitas de corporativismo na hora de colegas de Corte punirem os magistrados nos Tribunais regionais.

Fonte: ultimosegundo.ig

Esse post foi publicado em Direito e justiça e marcado . Guardar link permanente.

5 respostas para BOMBA!!! CNJ tem que fiscalizar a OAB, que é uma caixa preta”, diz Ajufe #bandidosdetoga

  1. Alves disse:

    A OAB e seus bandidos tem que serem TODOS INVESTIGADOS E PUNIDOS à rigor inclusive seus presidentes da OAB (OPHIR CAVALCANTE JÚNIOR) e o Ministro do STF MARCO AURÉLIO. Nada obstante, lugar de BANDIDOS É ATRÁS DAS GRADES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Alves disse:

    Excelente, a OAB e seus bandidos tem que serem TODOS INVESTIGADOS E PUNIDOS à rigor inclusive seus presidentes da OAB (OPHIR CAVALCANTE JÚNIOR) e o Ministro do STF MARCO AURÉLIO. Nada obstante, lugar de BANDIDOS É ATRÁS DAS GRADES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Albert disse:

    Oab é o 4 poder com apoio do 3(STF) Corruptos e corruptiveis.

    Que queimem tudo no marmore do inferno.

  4. ASSUNÇÃO disse:

    POR ESSA A OAB, NÃO ESPERAVA, JÁ REINAVA ATÉ AGORA, ABSOLUTA ACIMA DE TUDO, AGORA VAI TER NA SUA COLA O CNJ, PARA FISCALIZAR SUAS CONTAS E SUA CAIXA PRETA,VAI SER BEM VINDA EM BOA HORA. O BRASIL AGRADECE.

  5. Regina disse:

    “A OAB está realizando um ato contra o STF. Isso é grave e vai contra o Estado Democrático de Direito, contra a República. A OAB não quer respeitar a autoridade do STF”, disse.

    O CNJ deverá partir sim em cima da OAB, pois estes sim mostraram coragem para defender nossa CF, pois esta é lei maior e tem que ser respeitada, já o STF não podemos dizer nada, pois foi contra bacharéis e agora vai ver quem é a OAB, pois esta quer tomar seu lugar e se não abrirem os olhos vão sim comandar nosso PAIS com estes absurdos de lei que são da propria entidade
    Chegou nossa hora de lutarmos juntos pela nossa liberdade de trabalho, um povo unido jamais serão vencidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s