OAB: 9 em cada 10 professores de Direito são incompetentes – 90% DOS CURSOS DE DIREITO NÃO SÃO RECOMENDADOS #examedeordempeloMEC


90% DOS CURSOS DE DIREITO NÃO SÃO RECOMENDADOS

 

Em um universo de 1.210 cursos de Direito existentes no Brasil atualmente, apenas 90 cursos, ou 7,4%, acabaram sendo recomendados pelo Selo OAB para atestar a ensino jurídico satisfatório. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (23/11), durante do lançamento do Selo OAB na XXI Conferência Nacional dos Advogados, que acontece em Curitiba.

Do total de cursos de Direito do país, 791 foram avaliados depois de preencherem os pré-requisitos de ter participado dos três últimos Exame de Ordem unificados, sendo que cada um precisou ter, no mínimo, 20 alunos participando de cada Exame. Em seguida, para apurar os 90 cursos de qualidade recomendada, a Comissão Especial, integrada por advogados, que são professores e especialistas em educação jurídica, utilizou como instrumentos de avaliação uma ponderação dos índices obtidos por eles em aprovação nos Exames de Ordem (2010.2, 2010.3 e 2011.1) e no conceito obtido no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2009.

A OAB não leva em conta, no entanto, o fato de um mesmo aluno de uma escola fazer o Exame de Ordem várias vezes, em anos consecutivos. Ou seja, o aluno reprovado pode ser contado até três vezes na avaliação da escola. Não considerou também o fato de os alunos da USP não participarem do Enade, e mesmo assim serem avaliados como os demais. Esses fatores desvirtuam, em parte os critérios de avaliação do Selo.

Dentre as 27 unidades da Federação que tiveram seus cursos de Direito avaliados, dois Estados não tiveram nenhum recomendado: Acre e Mato Grosso. Os cursos desses dois Estados não atingiram a nota mínima dentro dos critérios de avaliação da OAB ou estão submetidos a processos de supervisão do Ministério da Educação (MEC), ou, ainda, tiveram parecer desfavorável da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB nacional durante a análise dos processos de reconhecimento ou de renovação. De acordo com o presidente nacional da Ordem, Ophir Cavalcante, o Selo OAB é uma resposta da entidade à “inércia governamental” diante da baixa qualidade do ensino jurídico em nosso país.

Segundo ele, a OAB não tem com esse trabalho na linha do antigo OAB Recomenda, para os cursos de Direito a pretensão de medir a qualidade do ensino jurídico, “mas diante da inércia governamental e da falta de compromisso do Ministério da Educação com o ensino superior, a entidade se julgou no dever de indicar quais são as instituições que apresentam índices de ensino em Direito mais satisfatórios no país”.

Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, somente a Universidade Estadual de MS (UEMS) Dourados e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) receberam o selo.

Fonte/Autor: Conjur

Esse post foi publicado em GERAL e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para OAB: 9 em cada 10 professores de Direito são incompetentes – 90% DOS CURSOS DE DIREITO NÃO SÃO RECOMENDADOS #examedeordempeloMEC

  1. carla lacerda disse:

    Atenção !!!
    Há “Fortes indícios” do Exame ser uma fraude, fabrica de resultados ,questões com duas respostas,elaboração de enunciado errôneo, outras sem respostas,resposta de recursos sem nexo por parte da banca ,e sem direito a recurso, estão desmoralizando os bachareis e as faculdades de forma fraudulenta …. Devemos Exigir membros do ministério publico, magistratura,representantes das faculdades e dos bacharéis na elaboração e ou fiscalização do Exame de Ordem JÁ…

  2. carla lacerda disse:

    Inacio, como colocar no ar a recente noticia do blog do Franco OEXAMEDEORDEM – tem uma que é batata. advogado analfabeto corrige provas dos bachareis. tente publicar isso. atc. carla lacerda

  3. IZABEL disse:

    Mas os processores são Juizes, Promotores, Desembrgadores, Ministros, e então, como é isso?

  4. Regina Celia disse:

    Na avaliação de faculdades não podem dizer que á maus professores, pois fiz minha faculdade de direito numa das cidades não citadas, mas os meus mestres eram cranios, excelentes professores,podendo eu citar apenas um deles Fernando Tourinho Filho..
    Como pode a OAB querer sair da responsabilidade de suas provas mal aplicadas falando mal de professores de faculdade? o erro não esta nos professores mas sim no bendito exame, pois aqueles que passaram, com certeza fizeram um bom cursinho, pois para prestar o exame temos que nos virar nos trinta, é claro, isto para aqueles que tem condições, aqueles que não tem como eu,com familia muito grande para sustentar dança, pois fiquei com dívida do fiez para pagar e sou impedida de trabalhar.
    Agora é facil para a OAB jogar culpa nas faculdades, eles tem que permanecer mais um pouco, pois deram todo o credito para esta máfia agora estão se achando o todo poderoso.
    Nossa lei brasileira deixou de seguir a Constituição Federal, agora quem manda em nosso Pais é a OAB COM SUAS PROPRIAS LEIS, IGNORANDO A VERDADEIRA LEI DE NOSSO PAIS.
    ISTO É UMA VERGONHA PARA NOSSOS GOVERNANTES TER QUE FECHAR OS OLHOS PARA TAMANHA SAFADESA DE UMA INSTITUIÇÃO QUE FICOU MILIONARIA COM DINHEIRO DE SEUS BACHARÉIS……..
    Ola gente grande, cuidado que a OAB vai tomar seus lugares colocando gente de dentro da instituição, cuidado, mais um pouco quem vai governar o nosso Pais é a famosa instituição, depois não digam que não foram avisados, de somente uma olhadinha nos ministros desta instituição, se olharem bem nos olhos deles voces terão certeza deste aviso OK?

    Tem ministro que disse que não passaria neste exame se um dia tivesse que presta-lo, agora, pimenta nos olhos dos outros é refresco, será que só ele não passaria…..?
    Cuidado com os selos rsss……

  5. carla lacerda disse:

    ESSE CARA AINDA TÁ POR AÍ? CAI FORA OPHIM!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s