A liberdade vale mais que a vida: Monge coloca fogo em seu corpo em prol a libertação do Tibet


 

Imagem feita a partir de um vídeo divulgado nesta segunda-feira (21) mostra o momento que um monge budista tibetano coloca fogo em seu corpo em Dawu, na província de Sichuan, na China, no último dia 3 de novembro. O vídeo foi colocado na internet pela organização Estudantes para um Tibete Livre Estudantes para um Tibet Livre/AFP

Fonte: http://fattosefottos.blogspot.com

 

PEQUIM – Um monge budista tibetano morreu após colocar fogo em si mesmo nesta segunda-feira, na China, em protesto para pedir a volta do líder espiritual Dalai Lama, que foi exilado após ser condenado pelo governo chinês como separatista. A organização pela libertação do Tibet, localizada em Londres, disse que Tsewang Norbu, de 29 anos, fazia parte de um monastério em Tawu, cerca de 150 km do local onde ele se sacrificou. O órgão conta que o religioso bebeu e se banhou de combustível, e logo depois colocou fogo em seu próprio corpo.

– Testemunhas no local o ouviram dizer ‘Nós tibetanos queremos liberdade. Vida longa a Dalai Lama. Deixem que Dalai Lama volte para o Tibet’ – contou o grupo.

O suicídio do monge pode iniciar uma nova onda tensões entre os moradores da região de Sichuan, vizinhos da região oficial do Tibet, com forças do governo, como aconteceu em março deste ano, quando um outro monge queimou a si mesmo e gerou uma série de manifestações.

A agência de notícias oficial da China, a Xinhua News, somente reportou que um monge havia se sacrificado, mas disse não estava claro o porquê do suicídio.

Fonte: oglobo.globo

Esse post foi publicado em Direitos humanos, Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s