Deputados e Senadores apoiam o fim do exame da OAB diz presidente doMovimento Estadual – #examedeordemINCONSTITUCIONAL


FIM DO EXAME DA OAB

Mais uma vitória! Depois do Ministério Público Federal, Procuradoria Geral da União, vários Deputados Federais e Senadores

O Presidente do Movimento Estadual dos Bacharéis de Direito do Estado de Rondônia e, Servidor Público da Justiças do Trabalho de Rondônia Wander Sanders, informa. Mais uma vitória! Depois do Ministério Público Federal, Procuradoria Geral da União, vários Deputados Federais e Senadores, o compromisso do relator do processo, Ministro do Supremo Tribunal Federal, Marcos Aurélio de Melo, tendo em vista que os autos já encontra-se no STF” tentar colocar em pauta ” julgar”, o processo o mais rápido possível! A luta continua, Agora o Movimento pelo FIM DA PROVA DA OAB, ganha mais aliados, a bancada de Deputados Federais do PT, comandada pelo Deputado Federal Vicentinho PT/SP, aderiram a luta pelo FIM DESTA PROVA! pois, além de reprovar 94,88%, dos bacharéis no último exame da Ordem da OAB, agora à OAB, quer abranger à todos os outros cursos superiores do Brasil, este mesmo exame, é pura reserva de mercado! a lei que à OAB, usa de argumento só consta no estatuto da própria OAB, e nada mais! Porém, o movimento Estadual e Nacional, estão de acordo com uma nova modalidade de avaliação dos Bacharéis, esta nova modalidade será de caráter brando! Pois não resta mais dúvidas da INCONSTITUCIONALIDADE, da mesma!

Movimento para o fim do Exame da OAB ganha oxigênio na Câmara dos Deputados

A Comissão de Educação e Cultura realizou no dia 12 de maio de 2011, no Plenário 12, do Anexo II da Câmara dos Deputados, Audiência Pública, proposta pelos Deputados Domingos Dutra (PT-MA) e Biffi (PT-MS), tendo por finalidade debater a obrigatoriedade do exame de ordem da Ordem dos Advogados do Brasil para Bacharéis em Direito, os quais encontram-se insatisfeitos com a exigência prevista no inciso IV, do Artigo 8º da Lei nº 8.906/94 (Estatuto da OAB).

A informou que Deputados e representantes de entidades ligadas a acadêmicos e bacharéis em Direito questionaram os critérios utilizados e a legitimidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para aplicar as provas que habilitam recém-formados a exercerem a advocacia. Os parlamentares consideram como principais pontos controversos, os critérios de elaboração das provas, o conteúdo do exame e o alto custo da taxa de inscrição (R$ 200,00), que inviabiliza a participação daqueles que possuem baixa renda. Os Parlamentares lembraram, também, as várias denúncias de fraudes no exame e até anulação de provas em alguns estados, afirmando: “.”

O Deputado Domingos Dutra (), afirmou: “não é justo os alunos passarem cinco anos na faculdade e não se tornarem advogados.” Presente ao debate, a Ordem dos Advogados do Brasil (AOB), representada pelo secretário-geral, Marcus Vinícius Furtado Coelho, manifestou concordância com a realização do exame de ordem, ao argumento de que o exame seria imprescindível à qualidade do ensino, além de colaborar para impedir a proliferação de cursos de direito sem qualidade. Presentes, também, ao debate, vários representantes de entidades ligadas a acadêmicos e bacharéis em Direito manifestaram sua posição contrária em relação ao exame de ordem da OAB.

O vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Tiago Ventura, posicionou-se em relação ao exame de ordem, afirmando que não caberia à OAB definir quem deve e quem não deve exercer a profissão de advogado. Afirmando, ainda: “Essa atribuição, em nossa opinião, cabe ao Ministério da Educação”. A Organização dos Acadêmicos e Bacharéis do Brasil esteve presente ao debate e manifestou-se pela abolição do exame de ordem da OAB, através de seu representante Reinaldo Arantes, que, ainda, alegou não competir à OAB a avaliação do conhecimento de um bacharel em direito.

Deputado Vicentinho (PT-SP), que também é Bacharel em Direito, declara, em entrevista à TV Câmara, ser contrário ao Exame de Ordem da OAB. Indagado na reportagem a respeito de pessoa que faz a prova da OAB duas, três ou quatro vezes se estaria, ela, nesse caso, preparada para ser Advogado, o Ilustre Deputado respondeu ao questionamento com outra pergunta:“Será que Rui Barbosa fizesse a prova hoje, será que ele passaria? Será que João Mendes passaria no Exame da Ordem dos Advogados?”

Fonte: oobservador

Esse post foi publicado em GERAL e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Deputados e Senadores apoiam o fim do exame da OAB diz presidente doMovimento Estadual – #examedeordemINCONSTITUCIONAL

  1. Egydio Fernandes Maglia Neto disse:

    O Presidente da OAB prestou exame de ordem….?

  2. Pingback: São 4,5 milhões de bacharéis sem carteira da OAB afirma presidente da OAB do Rio de Janeiro Wadih Damous. #examedeordemINCONSTITUCIONAL #examedeordempeloMEC | Inacio Vacchiano

  3. Pingback: São 4,5 milhões de bacharéis sem carteira da OAB afirma presidente da OAB do Rio de Janeiro Wadih Damous. #examedeordemINCONSTITUCIONAL #examedeordempeloMEC | Inacio Vacchiano

  4. José Felipe disse:

    Caros Doutores e Doutoras Bacharéis em Direito. É chegada à hora da decisão, temos que participar em massa dia 26/10/2011, próxima quarta feira á Brasília para o julgamento da INCOSTITUCIONALIDADE DO EXAME DA OAB. O STF precisa dar um ponto final nesta corrupção e combater o fisiologismo e corporativismo nos “Três poderes, que na qual e comandado pelo quarto poder OAB”. CARA PINTADA FORÇA TOTAL É CHEGADA À HORA.
    Os BACHAREIS Doutores e Doutoras em Direito, em face da política da ditadura com cunho estritamente discriminatório, segregacionista da apartheid político e social, elitista e em afronta a diversos dispositivos Constitucionais e Leis Vigentes.
    A OAB e os Três poderes estão causando inveja a qualquer higienista social do III Reich na demonstração da INCONSTITUCIONALIDADE DO EXAME DA OAB, BULLYNG SOCIAL e a prática do TERCEIRO REICH.
    Os Bacharéis podem apresentar queixa individual ou coletiva para a Comissão de Direitos Humanos. Para quem tem dúvidas é só acessar este site: http://www.gddc.pt / http://www.gddc.pt/default.asp, que vocês encontram o modelo.
    Preencher o formulário e postar via correios e, não é necessário escrever em Inglês, podendo ser escrito em nosso próprio idioma.
    Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) é uma das entidades do sistema interamericano de proteção e promoção dos direitos humanos nas Américas. Tem sua sede em Washington, D.C. O outro órgão é a Corte Interamericana de Direitos Humanos, com sede em São José, Costa Rica.

    Comissão interamericana de Direitos Humanos
    1889 F St., N.W.,
    Washington, D.C., U.S.A. 20006
    E-mail: cidhoea@oas.org
    Telefone: (202) 458.6002
    Fax: (202) 458-3992
    ——————————————————————————————————-
    Para apresentar uma queixa ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, basta enviar uma carta para:
    SECRETARIA DO TRIBUNAL EUROPEU DOS DIREITOS DO HOMEM
    F-67075 Strasbourg Cedex
    FRANCE
    ———————————————————————————————————
    As comunicações destinadas à apreciação do Comité devem ser dirigidas ao:
    Committee on the Elimination of Racial Discrimination
    c/o Centre for Human Rights

    United Nations Office at Geneva
    1211 Geneva 10, Switzerland
    O Comité não pode receber uma comunicação se respeitar a um Estado que, sendo embora parte na Convenção, não reconheça a competência do Comité para fazê-lo.
    ——————————————————————————————————–
    Para obter mais informações sobre tais procedimentos, escreva, por favor, para:
    United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO)
    Human Rights and Peace Division

    7, Place de Fontenoy
    75700 Paris, France;
    International Labour Organization (ILO)
    International Labour Standards Department

    4, Route des Morillons
    1211 Geneva 22, Swizterland.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s