Jô Soares insiste em formar opinião pública em favor do exame de ordem


Em que pese à qualidade dos entrevistados no Programa do Jô, há de saber que nem todos estão ali para levar informações e conhecimentos culturais ou científicos, mas também, para divulgar seus interesses, usando a audiência desse conceituado programa da Rede Globo de Televisão no intuito de forçar a opinião pública naquilo que lhes convém.

Assim foi o caso do presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Arystóbulo de Oliveira Freitas, quando foi entrevistado nesse programa, na madrugada do dia seis, próximo passado, onde Jô Soares e seu “convidado” deram um show de inverdades ao debaterem o exame de ordem, no propósito de forçar a opinião pública de acordo com suas opiniões, omitindo a inconstitucionalidade da prova e dizendo que apenas um grupo de bacharéis seria contrário a esse certame.

Não bastasse esse ocorrido, no dia quatorze de setembro, para justificar os milhares de emails repudiando aquele fato, Jô Soares, abriu seu programa, dizendo que havia recebido “alguns” emails de bacharéis reclamando da obrigatoriedade do exame em todo o país e, em resposta reafirmou sua opinião favorável ao exame de ordem, citando como exemplo vários países com tradição jurídica, que aplicam exame para o exercício da advocacia, onde, suas palavras, foram exatamente iguais as do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, ou seja, evidência clara do comprometimento com a permanência de uma inconstitucionalidade e interesses de uma minoria.

Ao dizer que é difícil tomar partido diante a uma discussão desse porte e, deixando claro que tomou partido apenas para melhorar o nível dos profissionais em direito, então, antes de afirmar que é leigo no assunto, que os favoráveis ao exame sabem realmente o que dizem e que tem apenas o primário completo, Jô Soares deveria saber que a maioria dos contrários ao exame de ordem, não possuem apenas o primário completo, estudaram bem mais do que isso, são formados em direito e realmente sabem por que são contrários a essa ilegalidade. Estaria ele querendo dizer que, se tem formação para ser Presidente da República, tem formação para melhorar o nível dos profissionais do direito?

Se ele tivesse dito que possui nível superior e realmente o tivesse, talvez soubesse que nos Estados Unidos, Itália… Conforme citados, todos com tradição jurídica e em outros países, a pena de morte e/ou a prisão perpétua é legal, no entanto, no Brasil, são inconstitucionais e tais penas não podem ser aplicadas, assim como o exame de ordem é e não deveria existir. Isso sem contar que naqueles países a lei funciona de forma igualitária e o direito de resposta é respeitado, ao contrário do Brasil, onde a carteirada e os interesses de uma minoria prevalecem acima da lei.

Ao finalizar seu comentário, sugerindo que, doravante o debate continue entre os interessados no caso em questão, a meu ver, desde o início, ele não deveria ter sido parcial, tampouco agora, usar o repúdio recebido por milhares de emails dos contrários ao exame, como instrumento para continuar forçando a opinião pública em forma de resposta, deixando centenas de milhares de brasileiros, ainda mais indignados.

No meu humilde entendimento, quem informa através da mídia não deve opinar, até porque, poderá formar na sociedade uma opinião errônea e até mesmo injusta como já vimos por várias vezes no passado, onde a exaltação da sociedade, estimulada pelo sensacionalismo, julgou e condenou pessoas que ao final do processo provaram sua inocência.

Lamentavelmente temos visto uma reprise dessa irresponsabilidade, pois o que está em questão é a inconstitucionalidade do exame aplicado pela OAB e não a opinião de quem quer que seja, no entanto, de forma irresponsável, veículos de comunicação de grande alcance, por intermédio de apresentadores e/ou “convidados” que conseguem espaço em programas de grande audiência, pressionam a opinião pública a acreditar que, se trata da insatisfação dos contrários a prova e não das ilegalidades praticadas pela OAB, que através de seus representantes, mantém uma reserva de mercado e explora centenas de milhares de brasileiros, que pagam pela esperança de poderem trabalhar com dignidade.

Contudo, espero estar contribuindo para melhorar o nível dos profissionais em comunicação. Como Jô Soares.

Willyan Johnes.

Acessem.

http://www.youtube.com/watch?v=j1Gz95Zy0xA&feature=youtu.be

Esse post foi publicado em GERAL. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Jô Soares insiste em formar opinião pública em favor do exame de ordem

  1. Pingback: Rede globo e investigada por sonegação na copa. Valores chegam a R$ 615 milhões. #FIMdaCORRUPÇÃO | Inacio Vacchiano – Filósofo, jurista, jornalista

  2. Jose Felipe disse:

    A inconstitucionalidade do exame de ordem
    Fernando Lima
    Elaborado em 06/2006.
    Em suma: o Exame de Ordem é inconstitucional, porque contraria as disposições dos arts. 1º, II, III e IV, 3º, I, II, III e IV, 5º, II, XIII, 84, IV, 170, 193, 205, 207, 209, II e 214, IV e V, todos da Constituição Federal. Além disso, conflita com o disposto no art. 44, I da própria Lei da Advocacia (Lei n° 8.906/94). E, finalmente, descumpre, também, disposições contidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9.394/96), em especial, as constantes dos arts. 1º, 2º, 43, I e II, 48 e 53, VI.

    QUE TIPO DE MODERAÇÃO ESTÁ AGUARDANDO MEU COMENTÁRIO MNBD?
    NEM NA ÉPOCA DA DITATURA MILITAR ESSE COMENTÁRIO ERA REPRIMIDO?
    PERGUNTO? SERÁ QUE ESTÁ SENDO CRIADO UM QUINTO PODER?!… ESSE PROJETO LEI JÁ FOI PROTOCOLADO NO CONGRESSO NACIONAL? OU JÁ FOI APROVADO E SÓ ESTÁ FALTANDO SER SANCIONADA A LEI!?…
    O MNBD ainda não entrou com QUEIXA POR VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS AOS ÓRGÃOS DE CONTROLO DAS NAÇÕES UNIDAS?
    Todas as prerrogativas no ordenamento jurídico brasileiros foram violadas. Está explicita a INCONSTITUCIONALIDADE do Famigerado caça níqueis e mercado de capital do Exame da Ordem, além da prática BULLYNG SOCIAL.
    A Queixa pode ser apresentada individual ou coletiva. Para quem tem dúvidas é só acessar este site: http://www.gddc.pt / http://www.gddc.pt/default.asp, que vocês encontram o modelo.

    Preencher o formulário e postar via correios e, não é necessário escrever em Inglês, podendo ser escrito em nosso próprio idioma.
    Há muito jogo político disputa de poder.
    Onde estão às caras pintadas, as manifestações dos estudantes?
    Porque as caras pintadas não aparecem mais?!
    Não há mais interesses políticos para as caras pintadas? Será que foram todos iludibriados com os parlamentares nos interesses dos três poderes, com ordem do quarto poder?
    Onde está a Constituição Federal do Brasil? Prá que serve?!
    Será que está nas mãos do Khadafi, ou foi enterrada nas mãos do Saddam Hussein? Ou está na China? Quem sabe no Irã?,…
    Eis aí o nosso Brasil, pós-colonial portuguesa, pós proclamação da república, pós ditadura militar.
    Qual a diferença entre a época da ditadura militar com a de hoje? Apenas mudou de comando.
    Quem está no comando da vergonhosa e escalabrosa corrupção? É só voltar no pretérito!
    O que está acontecendo com os três poderes?!,…
    Qual o interesse deles em manter a inconstitucionalidade das caças níqueis!?…
    A OAB é um Poder maior do que uma Constituição de um País? E, do que um Tratado Internacional de Direitos Humanos? Ela tem este direito e poder de manipular tudo que quer usufruindo de dinheiro ilícito e fraudulenta impedindo os formandos de exercer sua profissão, direito garantido dentro do Ordenamento Jurídico Brasileiro.
    O Brasil é um país de economia capitalista? Ou, é um país de regime comunista disfarçado pelo comando da OAB?
    Acho que é este país onde vivemos, sob as bênçãos de conseguirmos em nossa Carta Magna um Estado de Direito. Infelizmente o Brasil continua repleto de feudos e a politicagem manipulando a todo custo a Justiça.

    ———————————————————————————————————————
    Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) é uma das entidades do sistema interamericano de proteção e promoção dos direitos humanos nas Américas. Tem sua sede em Washington, D.C. O outro órgão é a Corte Interamericana de Direitos Humanos, com sede em São José, Costa Rica.

    Comissão interamericana de Direitos Humanos
    1889 F St., N.W.,
    Washington, D.C., U.S.A. 20006
    E-mail: cidhoea@oas.org
    Telefone: (202) 458.6002
    Fax: (202) 458-3992

    ———————————————————————————————————–
    Para apresentar uma queixa ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, basta enviar uma carta para:
    SECRETARIA DO TRIBUNAL EUROPEU DOS DIREITOS DO HOMEM
    F-67075 Strasbourg Cedex
    FRANCE
    ———————————————————————————————————

    As comunicações destinadas a apreciação do Comité devem ser dirigidas ao:
    Committee on the Elimination of Racial Discrimination
    c/o Centre for Human Rights

    United Nations Office at Geneva
    1211 Geneva 10, Switzerland
    O Comité não pode receber uma comunicação se respeitar a um Estado que, sendo embora parte na Convenção, não reconheça a competência do Comité para fazê-lo.

    ——————————————————————————————————–

    Para obter mais informações sobre tais procedimentos, escreva, por favor, para:
    United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO)
    Human Rights and Peace Division

    7, Place de Fontenoy
    75700 Paris, France;
    International Labour Organization (ILO)
    International Labour Standards Department

    4, Route des Morillons
    1211 Geneva 22, Swizterland.

  3. Lauro disse:

    Quando aos trinta e cinco anos prestei vestibular para cursar a faculdade de direito, acreditei que por ser a instituição autorizada pelo MEC, eu estava seguro.
    Acreditava também que a instituição de ensino que eu frequentava era idônea, que as disciplinas la ministrada eram respeitadas pelos trés poderes constituídos, que garantem o estado democrático de direito.
    Dos professores que presidiam as aulas, tinha grande admiração, e com o passar dos cincos anos que frequentei a instituição de ensino, alimentei um sonho, atuar na área jurídica, com ética, empenho e orgulho.
    O que aconteceu foi que apos prestar o exame de ordem, e já estar trabalhando em um escritório de advocacia, o que experimentei foi a humilhação de não poder atuar em audiências, pois não tenho a dita inscrição na ordem, por diversas vezes me submeti ao constrangimento nos cartórios, e ate mesmo diante dos clientes do escritório por não estar inscrito não OAB.
    Como disse no inicio a instituição de ensino que frequentei é reconhecida pelo mec, e mesmo assim meu diploma não serve para nada, durante o curso paguei parcialmente as mensalidade, sendo que uma parte foi financiada pelo governo, que isentiva a frequência e a formação acadêmica, as chamadas politica inclusão social.
    Conversa fiada, frequentar um curso superior só piorou minha vida, estou endividado, desempregado, humilhado.
    O que acontece comigo e com muitos bacharéis é que fomos enganados pelas instituições de ensino que frequentamos e pelo governo.
    A primeira porque se omitiu, já que formou um bando de incapacitados, segundo a OAB. e o segundo por ter certificado uma instituição incompetente para formação profissional,
    Quem ira se responsabilizar por este estelionato educacional que continua acontecendo?

  4. José Felipe disse:

    A inconstitucionalidade do exame de ordem
    Fernando Lima
    Elaborado em 06/2006.
    Em suma: o Exame de Ordem é inconstitucional, porque contraria as disposições dos arts. 1º, II, III e IV, 3º, I, II, III e IV, 5º, II, XIII, 84, IV, 170, 193, 205, 207, 209, II e 214, IV e V, todos da Constituição Federal. Além disso, conflita com o disposto no art. 44, I da própria Lei da Advocacia (Lei n° 8.906/94). E, finalmente, descumpre, também, disposições contidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9.394/96), em especial, as constantes dos arts. 1º, 2º, 43, I e II, 48 e 53, VI.

    O MNBD ainda não entrou com QUEIXA POR VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS AOS ÓRGÃOS DE CONTROLO DAS NAÇÕES UNIDAS?
    Todas as prerrogativas no ordenamento jurídico brasileiros foram violadas. Está explicita a INCONSTITUCIONALIDADE do Famigerado caça níqueis e mercado de capital do Exame da Ordem, além da prática BULLYNG SOCIAL.
    A Queixa pode ser apresentada individual ou coletiva. Para quem tem dúvidas é só acessar este site: http://www.gddc.pt / http://www.gddc.pt/default.asp, que vocês encontram o modelo.

    Preencher o formulário e postar via correios e, não é necessário escrever em Inglês, podendo ser escrito em nosso próprio idioma.
    Há muito jogo político disputa de poder.
    Onde estão às caras pintadas, as manifestações dos estudantes?
    Porque as caras pintadas não aparecem mais?!
    Não há mais interesses políticos para as caras pintadas? Será que foram todos iludibriados com os parlamentares nos interesses dos três poderes, com ordem do quarto poder?
    Onde está a Constituição Federal do Brasil? Prá que serve?!
    Será que está nas mãos do Khadafi, ou foi enterrada nas mãos do Saddam Hussein? Ou está na China? Quem sabe no Irã?,…
    Eis aí o nosso Brasil, pós-colonial portuguesa, pós proclamação da república, pós ditadura militar.
    Qual a diferença entre a época da ditadura militar com a de hoje? Apenas mudou de comando.
    Quem está no comando da vergonhosa e escalabrosa corrupção? É só voltar no pretérito!
    O que está acontecendo com os três poderes?!,…
    Qual o interesse deles em manter a inconstitucionalidade das caças níqueis!?…
    A OAB é um Poder maior do que uma Constituição de um País? E, do que um Tratado Internacional de Direitos Humanos? Ela tem este direito e poder de manipular tudo que quer usufruindo de dinheiro ilícito e fraudulenta impedindo os formandos de exercer sua profissão, direito garantido dentro do Ordenamento Jurídico Brasileiro.
    O Brasil é um país de economia capitalista? Ou, é um país de regime comunista disfarçado pelo comando da OAB?
    Acho que é este país onde vivemos, sob as bênçãos de conseguirmos em nossa Carta Magna um Estado de Direito. Infelizmente o Brasil continua repleto de feudos e a politicagem manipulando a todo custo a Justiça.

    ———————————————————————————————————————
    Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) é uma das entidades do sistema interamericano de proteção e promoção dos direitos humanos nas Américas. Tem sua sede em Washington, D.C. O outro órgão é a Corte Interamericana de Direitos Humanos, com sede em São José, Costa Rica.

    Comissão interamericana de Direitos Humanos
    1889 F St., N.W.,
    Washington, D.C., U.S.A. 20006
    E-mail: cidhoea@oas.org
    Telefone: (202) 458.6002
    Fax: (202) 458-3992

    ———————————————————————————————————–
    Para apresentar uma queixa ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, basta enviar uma carta para:
    SECRETARIA DO TRIBUNAL EUROPEU DOS DIREITOS DO HOMEM
    F-67075 Strasbourg Cedex
    FRANCE
    ———————————————————————————————————

    As comunicações destinadas a apreciação do Comité devem ser dirigidas ao:
    Committee on the Elimination of Racial Discrimination
    c/o Centre for Human Rights

    United Nations Office at Geneva
    1211 Geneva 10, Switzerland
    O Comité não pode receber uma comunicação se respeitar a um Estado que, sendo embora parte na Convenção, não reconheça a competência do Comité para fazê-lo.

    ——————————————————————————————————–

    Para obter mais informações sobre tais procedimentos, escreva, por favor, para:
    United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO)
    Human Rights and Peace Division

    7, Place de Fontenoy
    75700 Paris, France;
    International Labour Organization (ILO)
    International Labour Standards Department

    4, Route des Morillons
    1211 Geneva 22, Swizterland.

  5. Alves disse:

    RETIFICAÇÃO:
    Jô / gordo,
    Você é realmente um dos seguindores da oab isso é muito mal, pois contamina a mídia e leva informações inverídicas, de matérias jurídicas Você não compreednde nada mesmo. Cuidado com a língua !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Alves disse:

    Jô / gordo,
    Você é realmente um dos seguindores da oab é muito mal, pois contamina a mídia e leva informações inverídicas, relamente de matéria jurídica Você não compreednde nada mesmo. Cuidado com a língua !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Corrigindo as palavras no texto acima publicado:
    Ministros
    concedido
    extingui
    Google

  8. DIGNOS BACHARÉIS em DIREITO
    Todos que sabem discernir a direita da esquerda.
    O leigo do ilustrado em direito nacional
    Quem
    se dispõe em dar CRÉDITO aos INSENSATOS perde a NOÇÃO de DIGNIDADE da PESSOA HUMANA…
    Nosso Miinstros do STF tem opinião formada em questões de REPERCUSSÃO GERAL…
    Os ONZE hão de dar seus VOTOS no PLENÁRIO no RE 603.583 sem se sentirem a favor do EXAME de ORDEM da OAB…
    Ela, a OAB sabe de fonte limpa que o exercício de “ganha ganha” na coleta de grana dos bacharéis em direito,ludribriando-os contra o DIPLOMA a eles concedito pela LDB não pode,nem deve ficar algemado pela inusitada Lei 8906/94 artigo 8 IV.
    Lei Pétrea. Não se REVOGA nem se exingue por atos contrários a dignidade justiça.Vale por que Vale a Lei Soberana 4.215/63 artigos 47/66.
    JÔ SOARES:
    Quando nascestes nesta terra já notáveis ADVOGADOS pleiteavam nos TRIBUNAIS defesas de centenas e centenas de cidadãos, sem o ardil de EXAME de ORDEM da OAB.
    Examines
    Nome e nome deles no Googlhe e em outras fontes fáceis de localizá-los:
    Por exemplo:
    RUI BARBOSA
    JOÃO MENDES
    EVARISTO de MORAIS FILHO
    EVANDRO LINS e SILVA
    MIGUEL REALE
    E o notável CARLOS MAXIMILIANO
    Estes
    Conhoeceram a Lei de perto e de longe.Sem Exeme de Ordem da OAB
    João Ribeiro Padilha
    Presidente de Honra do MNBD em São Paulo
    180911 domingo 22h58
    OAB SP 40385 AASP 8740

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s